SAS_Robben Publicado 4 Fevereiro 2022 No outro dia era o Mithá, hoje é o Pacheco de Amorim na TV. A normalização está conseguida. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 4 Fevereiro 2022 Citação de Tio Hans, há 7 horas: Se te aparecer um sinal nas costas e quiseres marcar uma consulta de dermatologia, safas-te melhor na CUF ou nos Lusíadas. Se tiveres uma paregem cardio-respiratória tens mais hipóteses de sobreviver num hospital público. Isto parece-me claro e óbvio. A minha pergunta é a seguinte, em vez de estarmos todos numa guerra de trincheiras, público vs privado, porque é que não aproveitamos o que de melhor ambos têm? O privado é mais eficaz em consultas de especialidade? Mandem-se doentes para lá. O público é melhor na urgência, na emergência? Liberte-se capacidade, libertem-se recursos, libertem-se salas, quartos e enfermarias para que possa ser ainda melhor. E quem paga esse encaminhamento para o privado? Compartilhar este post Link para o post
Kaz Publicado 4 Fevereiro 2022 Nem toda a gente consegue ir para os privados gastar esses valores que referiram atrás, eu por exemplo não conseguia, morria na mesma pelos vistos. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 4 Fevereiro 2022 (editado) Citação de Kaz, há 28 minutos: Nem toda a gente consegue ir para os privados gastar esses valores que referiram atrás, eu por exemplo não conseguia, morria na mesma pelos vistos. Nem tu, nem eu, nem a maioria dos portugueses. Puxando outra vez do tema que expus, a minha familiar saiu da fila de espera para a operação porque lhe passaram o cheque. Passaram-se meses de espera, telefonemas e emails até os privados dizerem que não, não operam. Retorna ao SNS, fim da fila. Reclamámos, muito, e lá passaram novo cheque... para os mesmos privados que não operam. Se regressar ao SNS, fim da fila. Isto não pode ser. Se é suposto os privados servirem de extensão do SNS, porque essa parceria só funciona se for o Estado/SNS/wtv a pagar a factura que as pessoas não conseguem pagar para lá ir, então não podem fazer cherry-picking. Têm de tratar e têm de ter condições, ponto. Caso contrário, se é para andarem a picar os casos que querem tratar, que se lixem as parcerias, invista-se no SNS e os privados que tratem de quem os pode pagar. É que operações daquelas, conheço quem tenha sido lá operado. Mas pagaram do próprio bolso, não apareceram lá com o cheque como a minha familiar. Não vale a pena fingirmos que não percebemos o que está a acontecer. Editado 4 Fevereiro 2022 por Black Hawk Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 5 Fevereiro 2022 (editado) O problema dos privados é apenas e unicamente o dinheiro. À sua frente não têm um doente mas sim uma fonte de rendimento. Então com os exames e com a passagem de noite por la, é uma chulice incrível. Se não fosse isso, se não fossem umas sanguessugas de dinheiro, o sistema SNS-privados teria tudo para andar. Mas óbvio que não interessa assim tanto aos privados, que acima de tudo querem ter doentes que signifiquem dinheiro e sucesso e não casos complicados. Edit: falo principalmente dos grandes grupos, os consultórios e pequenas clínicas tendem a ser diferentes. Editado 5 Fevereiro 2022 por smashing_pumpkin Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 5 Fevereiro 2022 Citação de Tio Hans, há 11 horas: Se te aparecer um sinal nas costas e quiseres marcar uma consulta de dermatologia, safas-te melhor na CUF ou nos Lusíadas. Se tiveres uma paregem cardio-respiratória tens mais hipóteses de sobreviver num hospital público. Isto parece-me claro e óbvio. A minha pergunta é a seguinte, em vez de estarmos todos numa guerra de trincheiras, público vs privado, porque é que não aproveitamos o que de melhor ambos têm? O privado é mais eficaz em consultas de especialidade? Mandem-se doentes para lá. O público é melhor na urgência, na emergência? Liberte-se capacidade, libertem-se recursos, libertem-se salas, quartos e enfermarias para que possa ser ainda melhor. Essa eficácia não estará precisamente relacionada com o reduzido número de pacientes e, assim sendo, a longo prazo não seria semelhante ao actual SNS? Citação de Black Hawk, há 2 horas: Nem tu, nem eu, nem a maioria dos portugueses. Puxando outra vez do tema que expus, a minha familiar saiu da fila de espera para a operação porque lhe passaram o cheque. Passaram-se meses de espera, telefonemas e emails até os privados dizerem que não, não operam. Retorna ao SNS, fim da fila. Reclamámos, muito, e lá passaram novo cheque... para os mesmos privados que não operam. Se regressar ao SNS, fim da fila. Isto não pode ser. Se é suposto os privados servirem de extensão do SNS, porque essa parceria só funciona se for o Estado/SNS/wtv a pagar a factura que as pessoas não conseguem pagar para lá ir, então não podem fazer cherry-picking. Têm de tratar e têm de ter condições, ponto. Caso contrário, se é para andarem a picar os casos que querem tratar, que se lixem as parcerias, invista-se no SNS e os privados que tratem de quem os pode pagar. É que operações daquelas, conheço quem tenha sido lá operado. Mas pagaram do próprio bolso, não apareceram lá com o cheque como a minha familiar. Não vale a pena fingirmos que não percebemos o que está a acontecer. Dafuq, isso é sequer legal? Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 5 Fevereiro 2022 Estamos aqui a falar de coisas diferentes. No Norte da Europa basicamente funciona da forma que o @Tio Hans diz, coisas urgentes publico, coisas nao urgentes no privado (como consultas de especialidade ou medico de familia). E quem paga é sempre o estado que funciona como um "seguro". O privado tem de ter convencao com o estado que por sua vez lhe paga um valor tabelado pela consulta/operacao/whatever... Qual é a duvida que este sistema é bastante melhor do que o que temos em Portugal. O SNS é bom (alias é dos melhores a nivel de qualidade de saude), mas deixa a desejar nessa parte administrativa. Btw, o @Genzo é que podia falar da sua experiencia, visto que pelo menos mensalmente tem algum parente com uma doenca grave ou alguem a morrer num hospital... 2 Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 5 Fevereiro 2022 (editado) Citação de Black Hawk, há 21 horas: No caso de uma familiar minha passaram o cheque para operação no privado, mas como é uma operação de risco todos os privados da região disseram que não têm condições para fazer a operação. Retornámos ao SNS, passaram novo cheque porque o anterior tinha passado o prazo enquanto os privados decidiam se podiam operar ou não, surpresa: os privados disponíveis continuam a ser os mesmos e descobrimos que eles tratam se forem coisas simples, mas operações de risco não querem fazer. Que se phodam os privados. aí a culpa também é do SNS. A operação foi rejeitada e mandam o teu familiar para os mesmos gajos? Porque não encaminham para outro hospital público? Há a possibilidade de pedires para te encaminharem para outro hospital se não consegues ser operado no "teu" hospital. Editado 5 Fevereiro 2022 por Puto Perdiz Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 5 Fevereiro 2022 (editado) Citação de Puto Perdiz, há 2 horas: aí a culpa também é do SNS. A operação foi rejeitada e mandam o teu familiar para os mesmos gajos? Porque não encaminham para outro hospital público? Há a possibilidade de pedires para te encaminharem para outro hospital se não consegues ser operado no "teu" hospital. Isso também me parece a base por detrás de muitos destes casos: incompetência. E não é só no SNS, uma tia da minha namorada foi à CUF cheia de dores na zona abdominal, deram-lhe medicamentos para as dores e mandaram-na para casa. Como não passou, foi a outro privado e descobriram-lhe uma infecção incrivelmente séria, penso que no útero/ovários, e o médico que a atendeu disse que, mais 2 ou 3 dias, e a infecção poderia ter avançado demasiado para ser recuperável (ou seja, iria morrer). Portanto, mais do que ser o modelo privado ou público, acaba por ser uma questão de competência. Editado 5 Fevereiro 2022 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 5 Fevereiro 2022 A minha mãe estava há uma porrada de tempo a tentar ser operada às amígdalas no público, e nunca conseguiu vaga. Foi ao privado e já está recuperada e a enfardar doces. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 5 Fevereiro 2022 Citação de Puto Perdiz, há 4 horas: aí a culpa também é do SNS. A operação foi rejeitada e mandam o teu familiar para os mesmos gajos? Porque não encaminham para outro hospital público? Há a possibilidade de pedires para te encaminharem para outro hospital se não consegues ser operado no "teu" hospital. Nunca apresentaram essa oportunidade. Na verdade nunca deram isso sequer como possibilidade. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 5 Fevereiro 2022 Citação de Black Hawk, há 1 hora: Nunca apresentaram essa oportunidade. Na verdade nunca deram isso sequer como possibilidade. é a Livre Acesso e Circulação no SNS, e dá para tudo. Por exemplo, quando vais ao teu médico de família pedir uma consulta de especialidade podes lhe pedir para ver quais são os hospitais com o o tempo média de resposta mais baixo. Compartilhar este post Link para o post
Jardel_ Publicado 5 Fevereiro 2022 Privado > Público em certas coisas. Público > Privado noutras. Um misto/colaboração dos 2 seria o ideal, à imagem do que existe noutros países. Compartilhar este post Link para o post
Prata Publicado 5 Fevereiro 2022 É óbvio que a cooperação entre o público, privado e social, desamarrado de qualquer barreiras ideológicas é a forma de termos um melhor sistema do saúde. Nenhum deles é perfeito, todos têm defeitos e muitas vezes os defeitos são dos médicos e não do sistema. Compartilhar este post Link para o post
El Colosso Publicado 6 Fevereiro 2022 Adoro a "limpeza" que o pessoal da IL está a tentar fazer ao DPA, é absolutamente incrível 2 Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 6 Fevereiro 2022 Críticos pedem mudança de "linha política" do BE e não excluem convenção extraordinária O movimento Convergência, crítico da atual direção do BE, considerou que o partido continua a evitar fazer um balanço das eleições, defendendo uma mudança da "linha política" e não excluindo a convocação de uma Convenção extraordinária. https://www.dn.pt/politica/criticos-pedem-mudanca-de-linha-politica-do-be-e-nao-excluem-convencao-extraordinaria-14563133.html Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 6 Fevereiro 2022 Fala-se que a Direção quer manter a Catarina Martins até 2023, muito medo. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 6 Fevereiro 2022 Citação de Lebohang, há 11 minutos: Fala-se que a Direção quer manter a Catarina Martins até 2023, muito medo. Talvez a ideia seja deixar a queimar durante este ano e depois lançar alguém mais fresco para as eleições de 2026. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 6 Fevereiro 2022 Citação de SAS_Robben, há 2 minutos: Talvez a ideia seja deixar a queimar durante este ano e depois lançar alguém mais fresco para as eleições de 2026. 2026 vais ter as Presidenciais logo a abrir em Janeiro, Legislativas só serão em Outubro. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 6 Fevereiro 2022 (editado) Citação de El Colosso, há 12 horas: Adoro a "limpeza" que o pessoal da IL está a tentar fazer ao DPA, é absolutamente incrível As comparações com a Edite Estrela são fantásticas. Mas não me admira. Devido à prestação naquele debate o Rui Tavares já levou com o rótulo de extrema esquerda. Funciona assim: PCP? Vuvuzela, Coreia do Norte, Cuba. BE? Bancos, FP25. Livre? Stasi. PS? Xuxalismo. E anda à volta disto. Editado 6 Fevereiro 2022 por HappyKing 1 Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 6 Fevereiro 2022 Citação de SAS_Robben, há 12 minutos: Talvez a ideia seja deixar a queimar durante este ano e depois lançar alguém mais fresco para as eleições de 2026. isso só funciona com o PS ou PSD após estarem no governo. Esse líder para queimar leva com as culpas da última legislatura, onde estiveram à frente do país, e depois aparece um, quando o governo actual já está desgastado, que faz a quebra. Aconteceu com o CDS PP, mas foi porque estiveram no governo do Durão Barroso, depois quando cheirou que as coisas estavam mal para o PS o Portas e a pandilha voltaram. Com o BE e CDU é diferente porque não estiveram no governo, apesar de o terem aprovado, e porque estiveram contra os dois últimos e último orçamento. Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 6 Fevereiro 2022 https://www.publico.pt/2022/02/05/politica/noticia/aproximar-eleitores-eleitos-ps-abandona-reforma-sistema-eleitoral-1994431 🤡 Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 6 Fevereiro 2022 Citação de Lebohang, há 1 hora: 2026 vais ter as Presidenciais logo a abrir em Janeiro, Legislativas só serão em Outubro. Não há Europeias entretanto? Europeias são perfeitas para um partido ganhar balanço. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 6 Fevereiro 2022 meter o pax*xa amorim para vice do parlamento é pedir para que seja chumbado. se metessem o mithá ribeiro se calhar ainda passava, mas esse não é objectivo deles. 1 Compartilhar este post Link para o post