Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Poeira, Agora:

É um pouco pelos motivos que entretanto o Tio já explicou. Os TP não dão resposta às necessidades actuais (que são cada vez maiores), Metro incluído.

Tive a sorte de morar num sítio servido pelo Metro, ainda que não à porta, e foi de longe o transporte que mais usei nos anos que vivi no Porto. É um meio de transporte excelente, rápido qb e super cómodo, e a forma como se insere na cidade é excelente. É uma pena que a qualidade do serviço esteja a decair assim.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 8 minutos:

Eu sei que existe tópico para as infrastruturas mas já que se fala disto, alguém me sabe explicar porque nao temos metro até Belém?

Eu faço outra pergunta, como é que ainda não se enterrou a linha de comboio, devolvendo essa zona da cidade às pessoas e tirando aquela tremenda barreira física que é a dita linha.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, Agora:

Eu faço outra pergunta, como é que ainda não se enterrou a linha de comboio, devolvendo essa zona da cidade às pessoas e tirando aquela tremenda barreira física que é a dita linha.

Supostamente está em projeto, a partir de Algés até ao Cais do Sodré.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 1 minuto:

Supostamente está em projeto, a partir de Algés até ao Cais do Sodré.

Há tanta coisa em projeto que assim fica eternamente...

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 4 minutos:

E colocar os comboios a pararem todos em Belém. A zona ocidental de Lisboa está completamente desligada do centro. Além de poucas alternativas de transportes públicos, as carreiras atuais da Carris que chegam a essa zona têm percurso extremamente demorados. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 horas:

Tudo bem que pode ser linda, é a capital, tudo acontece lá, etc., mas algum dia eu trocava a minha vidinha no interior para ir para Lisboa? Só se ficasse maluco.

Lisboa > Tudo o resto

• Triste 1
  • Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda este domingo eu e a minha namorada decidimos ir a uns museus, deixar o carro em casa e ir de metro, visto que moramos junto a das estações.

Fomos ao Museu de Arte Contemporânea no Chiado e chegámos lá num instante. Almoçamos por lá, demos uma volta na baixa e queriamos ir ao Maat.

Só que um gajo depois apercebe-se que da baixa a Belém de transportes é uma porra e abandonámos o plano e fomos para a Gulbenkian.

A verdade é que só não vou à zona de Belém mais vezes porque de transportes não dá.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 41 minutos:

Ainda este domingo eu e a minha namorada decidimos ir a uns museus, deixar o carro em casa e ir de metro, visto que moramos junto a das estações.

Fomos ao Museu de Arte Contemporânea no Chiado e chegámos lá num instante. Almoçamos por lá, demos uma volta na baixa e queriamos ir ao Maat.

Só que um gajo depois apercebe-se que da baixa a Belém de transportes é uma porra e abandonámos o plano e fomos para a Gulbenkian.

A verdade é que só não vou à zona de Belém mais vezes porque de transportes não dá.

Aquele eléctrico que vai até ao terreiro do paço ou assim é muito lento? Lembro-me de fazer esse caminho nele (Belém - terreiro do paço) há uns anos.

Sobre o Porto, é uma bela m*rda que a linha seja tão limitada á linha central e não haja mais flexibilidade. Gaia precisa de mais rede de metro, é uma cidade que serve uma população enorme e que tem uma oferta de transportes públicos paupérrima. Depois existe o problema de linhas circulares. Eu no São João ia muitas vezes a Matosinhos/parque da cidade e acabava sempre por me meter no 205 e apanhar um trânsito do crl porque acabava por compensar ter de ir de metro para a trindade e trocar lá para a linha azul. Acho que já faz parte dos planos ter uma linha na circunvalação, mas isso deve estar na fila de trás...esta linha rosa que se está a fazer é que é a verdadeira linha dos turistas .

Acho que Lisboa tem uma rede que faz muito mais sentido, mais abrangente e flexível, e invejo isso sempre que vou lá

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 51 minutos:

Rapidamente chegas a pé ao cais sodré (se não te quiseres meter no metro) e apanhas um comboio. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 10 minutos:

Aquele eléctrico que vai até ao terreiro do paço ou assim é muito lento? Lembro-me de fazer esse caminho nele (Belém - terreiro do paço) há uns anos.

Sobre o Porto, é uma bela m*rda que a linha seja tão limitada á linha central e não haja mais flexibilidade. Gaia precisa de mais rede de metro, é uma cidade que serve uma população enorme e que tem uma oferta de transportes públicos paupérrima. Depois existe o problema de linhas circulares. Eu no São João ia muitas vezes a Matosinhos/parque da cidade e acabava sempre por me meter no 205 e apanhar um trânsito do crl porque acabava por compensar ter de ir de metro para a trindade e trocar lá para a linha azul. Acho que já faz parte dos planos ter uma linha na circunvalação, mas isso deve estar na fila de trás...esta linha rosa que se está a fazer é que é a verdadeira linha dos turistas .

Acho que Lisboa tem uma rede que faz muito mais sentido, mais abrangente e flexível, e invejo isso sempre que vou lá

Não é a linha dos turistas. É um pequeno primeiro passo rumo à linha circular que vai servir, se tudo correr como previsto, o Carvalhido e toda a zona da Rua da Constituição, a Areosa, as Antas, etc, com uma série de cruzamentos com as outras linhas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

Isso era obra para durar quanto tempo?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 37 minutos:

Isso era obra para durar quanto tempo?

Ao ritmo que se fazem obras em Portugal? Acredito que lá para 2040 isso esteja a ser iniciado.

Se para a linha Rosa demoraram todo este tempo só para dar início, para alargar a linha amarelo até St. Ovídio foi um calvário.. imagino quando começar a falar das zonas que o Tio Hans referiu.

Ainda por cima, uma zona como a Areosa vai logo meter três concelhos ao barulho (Porto, Gondomar e Maia). E sempre que há ali problemas nenhum dos três quer saber.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 2 horas:

bem, em Lisboa p'ece que andar a mexer no underground nas zonas ribeirinhas não é muito boa ideia, na medida em que metade era rio que a gente foi holandizando

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 2 horas:

Citação de smashing_pumpkin , há 1 hora:

Rapidamente chegas a pé ao cais sodré (se não te quiseres meter no metro) e apanhas um comboio. 

Um colega meu fez isso nos Santos Populares. Já não havia comboios e foi embora a pé desde o Cais do Sodré em direcção a Cascais. Quando chegou a Belém é que se lembrou que tinha levado carro e que estava lá para a zona do bairro alto. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 3 horas:

É uma ideia que tem paralelo no Porto. Para quem trabalha aqui e vem de Matosinhos/Maia/Gondomar/Valongo, acredito que muitos dias sejam um pesadelo. Para mim, que posso ir a pé para qualquer parte do centro do Porto e ainda vivo numa zona relativamente calma (e trabalho em casa), é uma maravilha.

Sim, na baixa e no centro histórico a vontade de andar regularmente já não é muita porque tudo está cheio de turistas até ao tecto. Mas não trocava isto de forma nenhuma, e também vivi a infância/adolescência praticamente toda fora daqui.

Ia a pé para a escola, vou a pé para o trabalho, vou a pé para o Bessa, que mais posso pedir a Deus?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Há o 728 de Lisboa para Belém, ia muitas vezes

mas ir de bicicleta é ainda mais rápido e mais fácil

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 3 horas:

Não é a linha dos turistas. É um pequeno primeiro passo rumo à linha circular que vai servir, se tudo correr como previsto, o Carvalhido e toda a zona da Rua da Constituição, a Areosa, as Antas, etc, com uma série de cruzamentos com as outras linhas.

A ideia inicial não era até ir até á foz? O que alterou esse plano? (É pergunta semi retórica porque acredito que seja pre$$ão de quem tem casa na Gomes da Costa)

Por enquanto acho um investimento que não devia ter começado onde começou, pois o resultado para a vida das pessoas que usam o metro diariamente vai ser quase nulo durante muito tempo ainda

Compartilhar este post

Link para o post

Não gosto nada do metro do Porto. Muito raramente me serviu de alguma coisa. Sempre preferi a opção do autocarro por levar menos e chegar mais perto de onde quero

Compartilhar este post

Link para o post

A semana passada estive no Railway Summit (evento bastante interessante já agora) e houve uma mesa redonda com os presidentes do metro do Porto, do metro de Lisboa, da Carris e da CP. Se me pedissem para escolher algum deles, fugia dos presidentes da Carris e do metro de Lisboa. 

Compartilhar este post

Link para o post

Agora que o Seguro reapareceu. Comecei a pensar, não vejo um candidato que conseguisse derrotar o Ventura com maior vantagem que ele numa segunda volta.

Por um lado até os comunistas iam votar nele. Por outro era capaz de captar a direita moderada. Situação win win.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 12 horas:

A ideia inicial não era até ir até á foz? O que alterou esse plano? (É pergunta semi retórica porque acredito que seja pre$$ão de quem tem casa na Gomes da Costa)

Por enquanto acho um investimento que não devia ter começado onde começou, pois o resultado para a vida das pessoas que usam o metro diariamente vai ser quase nulo durante muito tempo ainda

Sim. Quando se começou a construir o Metro do Porto, o Rui Rio teimou em fazer uma linha na Avenida da Boavista. Se bem me recordo, chegou a haver uma fachada lateral de um prédio, ali junto ao McDonalds da Av. da Boavista com o traçado desenhado, etc. Mas já lá vão demasiados anos. O PS, morto no Porto depois de anos de desgoverno da CMP, e enxovalhado pela histórica derrota do Fernando Gomes vs Rui Rio tentou mostrar que existia e bateu o pé conta essa linha preferindo a linha do Campo Alegre, o que até fazia algum sentido. Dado que o país tem sido governado pelo PS, foi essa ideia que prevaleceu, logicamente. Essa linha sairia de S. Bento e teria o traçado da tal linha Rosa que estão a construir mas, na Praça da Galiza seguiria pelas Ruas do Campo Alegre e Diogo Botelho, até à Praça do Império e depois pela eternamente prometida Avenida Nun'Álvares até ao Castelo do Queijo e seguidamente até Matosinhos. Ora, este projecto teve vários problemas, (1) a Avenida Nun'Álvares nunca mais sai do papel, vamos ver se agora é de vez, impedindo a ligação a Matosinhos e roubando retorno potencial à linha e (2) percebeu-se que o metro, em boa parte da percurso, teria que ser enterrado, pois não haveria espaço à superfície para metro e autocarros funcionarem ao mesmo tempo. Como o metro do Porto tem sido feito pelo barato, desde sempre, o projeto da linha do Campo Alegre foi abandonado. De qualquer forma a linha não será inútil. Vai poupar um pouco a Trindade, que já está caótica e vai servir o Hospital de Santo António e a Praça da Galiza, zonas com demasiado trânsito e muitos escritórios, hospitais, serviços, faculdades, etc.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 42 minutos:

Vai poupar um pouco a Trindade, que já está caótica

Aquele alívio de ir ao escritório e o comboio esvaziar na Trindade para poder respirar outra vez ❤️
Imagino que ao fim da tarde, quando sai tudo do trabalho, é pior que sardinhas o metro a partir de lá, não?
Eu quando vou, só regresso depois das 18.30, imagino que o pior já passou

Editado por rcoelho14

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente é chato a zona de Belém não estar ligada pelo metro, mas há autocarro, elétrico e comboio até lá (e ainda bicicleta para quem pode). Se é verdade que os dois primeiros podem ter o inconveniente do trânsito, qual é o problema com o comboio? Não sei se há assim tanta gente a fazer o percurso Cais > Belém para se deslocar para o trabalho que justifique um metro para lá como uma prioridade em relação a outras zonas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 33 minutos:

Aquele alívio de ir ao escritório e o comboio esvaziar na Trindade para poder respirar outra vez ❤️
Imagino que ao fim da tarde, quando sai tudo do trabalho, é pior que sardinhas o metro a partir de lá, não?
Eu quando vou, só regresso depois das 18.30, imagino que o pior já passou

Eu infelizmente não posso ir trabalhar de metro, mas sim, sempre que lá passo, normalmente ao f-d-s, aquilo está sempre cheio de gente.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...