Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Hammerfall, Em 01/07/2023 at 22:47:

O que é que fariam para que as empresas pudessem ter o "poderio" que empresas estrangeiras têm para suportar o SMN mínimo que os países que o estabelecem como o triplo do nosso o fazem?

Pois é amigos, parecem a oposição de qualquer governo, ninguém me diz nada, só querem é falar de m*rda que não interessa a ninguém 😞 😞 

Editado por Hammerfall

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 10 minutos:

Pois é amigos, parecem a oposição de qualquer governo, ninguém me diz nada, só querem é falar de m*rda que não interessa a ninguém 😞 😞 

A questão é que a tua premissa faz pouco sentido, estás a assumir que "as empresas" não têm essa capacidade, estás a assumir que o SMN é estabelecido com base nos ordenados que as empresas conseguem suportar e estás a assumir que existem soluções que possam ser assim dadas do pé para a mão que não sejam cortes fiscais.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 2 minutos:

A questão é que a tua premissa faz pouco sentido, estás a assumir que "as empresas" não têm essa capacidade, estás a assumir que o SMN é estabelecido com base nos ordenados que as empresas conseguem suportar e estás a assumir que existem soluções que possam ser assim dadas do pé para a mão que não sejam cortes fiscais.

Mas é o que se ouve e lê por partes das pequenas e médias empresas cada vez que pensam em pôr o SMN em valores maiores que o que depois é colocado.

Que o empregador não tem só essa despesa, mas outras inerentes a isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 11 minutos:

Mas é o que se ouve e lê por partes das pequenas e médias empresas cada vez que pensam em pôr o SMN em valores maiores que o que depois é colocado.

Que o empregador não tem só essa despesa, mas outras inerentes a isso.

Mas achas que existe algum lado no mundo onde as PMEs que empregam gente com o SMN batem palmas quando o SMN é aumentado?

O que eu sei é que o SMN hoje em dia são 760€ e há 10 anos eram 485€, se fosses dizer às empresas há 10 anos que o SMN ia aumentar mais de 50% desse valor base em 10 anos não faltaria gente a dizer que o fim do mundo estava perto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 11 minutos:

Mas achas que existe algum lado no mundo onde as PMEs que empregam gente com o SMN batem palmas quando o SMN é aumentado?

O que eu sei é que o SMN hoje em dia são 760€ e há 10 anos eram 485€, se fosses dizer às empresas há 10 anos que o SMN ia aumentar mais de 50% desse valor base em 10 anos não faltaria gente a dizer que o fim do mundo estava perto.

Então deixa pôr isto de outra maneira.

Que soluções (não quero que me apresentes os problemas, isso toda a gente o faz) é que o governo pode capacitar essas empresas e não a incentivarem pagamento de salários/subsídios/etc que não sejam o mínimo do mínimos?

Porque o aumento do SMN é muito bonito e tudo mais, mas a classe média, o motor da economia (quem consegue tirar umas férias, comprar umas m*rda extra aqui e ali) está cada vez mais assemelhada(?) à capacidade salarial de um SMN.

Daqui a uns anos, somos um país que esmagadora maioria da população anda a SMN.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 28 minutos:

Há 10 anos?
Todos os anos que se tem aumentado o SMN as empresas falam como se viesse aí o apocalipse e as empresas fossem falir todas a 1 de janeiro.

Citação de Hammerfall, há 16 minutos:

Então deixa pôr isto de outra maneira.

Que soluções (não quero que me apresentes os problemas, isso toda a gente o faz) é que o governo pode capacitar essas empresas e não a incentivarem pagamento de salários/subsídios/etc que não sejam o mínimo do mínimos?

Porque o aumento do SMN é muito bonito e tudo mais, mas a classe média, o motor da economia (quem consegue tirar umas férias, comprar umas m*rda extra aqui e ali) está cada vez mais assemelhada(?) à capacidade salarial de um SMN.

Daqui a uns anos, somos um país que esmagadora maioria da população anda a SMN.

Já 30% da população anda a SMN, por isso caminhamos bem para lá.

Soluções são difíceis, porque podes dizer "reduzir impostos", mas nada impede as empresas de absorverem a diferença.

A única solução real é atrair empresas de sectores lucrativos, em vez da constante aposta em tornar isto a Índia da Europa.
Como? Não sei, mas quase 10 anos deste governo já deram tempo para pensar nisso, honestamente.

Só vejo a vir para aqui calçado, têxteis, alimentação, supermercados, hotéis.
Mas essa m*rda é quase tudo corrido a SMN ou pouco mais, e sempre que se aperta com eles, ameaçam ir para outro sítio mais barato.

E se calhar mais polémico, parar com esta brincadeira de trazer dezenas de milhares de trabalhadores pouco qualificados que não servem para mais do que desvalorizar o trabalho, baixando salários e as condições que as empresas oferecem.
(e aqui a culpa não é do desgraçado que vem do Nepal, ou dos CPLP, é de quem permite que venham para aqui ser explorados à força toda, muitas vezes sem trabalho nem casa garantida, prontinhos a estarem desesperados o suficiente para aceitar qualquer coisa)

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 2 minutos:

Há 10 anos?
Todos os anos que se tem aumentado o SMN as empresas falam como se viesse aí o apocalipse e as empresas fossem falir todas a 1 de janeiro.

Já 30% da população anda a SMN, por isso caminhamos bem para lá.

Soluções são difíceis, porque podes dizer "reduzir impostos", mas nada impede as empresas de absorverem a diferença.

A única solução real é atrair empresas de sectores lucrativos, em vez da constante aposta em tornar isto a Índia da Europa.
Como? Não sei, mas quase 10 anos deste governo já deram tempo para pensar nisso, honestamente.

Só vejo a vir para aqui calçado, têxteis, alimentação, supermercados, hotéis.
Mas essa m*rda é quase tudo corrido a SMN ou pouco mais, e sempre que se aperta com eles, ameaçam ir para outro sítio mais barato.

E se calhar mais polémico, parar com esta brincadeira de trazer dezenas de milhares de trabalhadores pouco qualificados que não servem para mais do que desvalorizar o trabalho, baixando salários e as condições que as empresas oferecem.
(e aqui a culpa não é do desgraçado que vem do Nepal, ou dos CPLP, é de quem permite que venham para aqui ser explorados à força toda, muitas vezes sem trabalho nem casa garantida, prontinhos a estarem desesperados o suficiente para aceitar qualquer coisa)

Não vejo a polémica nisso.

Eu tendo naturalmente para a esquerda e para um Estado mais social (não o extremo secalhar que tem sido este governo e anteriores) e no entanto consigo concordar com pontos de vista que uma pessoa que tenda para a direita possa a ter.

E isso da imigração descontrolada é de facto de um problema que poderá tornar-se sério daqui a uns anos. As pessoas que rejeitam esse precariedade e salários ridículos, muitas vezes abaixo do SMN ao contornar as leis existentes, e que poderiam forçar a mão dessas empresas "aproveitadoras", não o fazem porque tem sempre alguém que vai aceitar isso, desconhecendo a realidade que existe. E daí vem a parte esquerda, digamos, do meu ponto de vista.

O Estado deveria regular mais as empresas privadas. Como? Estou-vos a perguntar porque eu não sei. E queria também saber o porquê de alguns de vocês não concordarem com esta posição de o Estado não poder regular um privado.

Extingiu-se o SEF, mas o órgão que iria tomar conta daquilo ainda não está a funcionar a 100%. Por isso anda um SEF zombie a fazer o mínimo dos mínimos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 26 minutos:

Não vejo a polémica nisso.

Eu tendo naturalmente para a esquerda e para um Estado mais social (não o extremo secalhar que tem sido este governo e anteriores) e no entanto consigo concordar com pontos de vista que uma pessoa que tenda para a direita possa a ter.

E isso da imigração descontrolada é de facto de um problema que poderá tornar-se sério daqui a uns anos. As pessoas que rejeitam esse precariedade e salários ridículos, muitas vezes abaixo do SMN ao contornar as leis existentes, e que poderiam forçar a mão dessas empresas "aproveitadoras", não o fazem porque tem sempre alguém que vai aceitar isso, desconhecendo a realidade que existe. E daí vem a parte esquerda, digamos, do meu ponto de vista.

O Estado deveria regular mais as empresas privadas. Como? Estou-vos a perguntar porque eu não sei. E queria também saber o porquê de alguns de vocês não concordarem com esta posição de o Estado não poder regular um privado.

Extingiu-se o SEF, mas o órgão que iria tomar conta daquilo ainda não está a funcionar a 100%. Por isso anda um SEF zombie a fazer o mínimo dos mínimos.

Acho polémico porque há quem considere isto bom, porque vai ajudar a colmatar a Segurança Social, ou porque acha que deveremos ajudar toda a gente.
Acho que vai ser um problema num futuro próximo. Até a Suécia, que era o modelo exemplar de país que acolhia tudo e todos sem pensar duas vezes, está a chegar à conclusão que foi errado e, do que li, os próprios partidos estão a refletir essa posição.

O Estado tem de regular as empresas. Mais do que uma vez as empresas privadas provaram que nunca se vão autorregular e por isso alguém tem de o fazer, neste caso, nós, através de quem elegemos para nos governar.
É tipo a ladaínha do "trickle down economics" e do "mercado livre", que não são nada mais do que chavões para justificar a distribuição de dinheiro dos pobre para os ricos. E no caso do "o Estado não deveria regular empresas" é só dog whistle para "queremos destruir o progresso feito nos direitos laborais conseguidos nos últimos 100 anos".

A cena do SEF também é ridícula. Usaram o caso do Ucraniano como justificação para a destruição do SEF, metendo aquilo num limbo em que não está morto nem vivo, ao mesmo tempo que vão passando leis que facilitam cada vez mais a imigração descontrolada.

PS: não sou de direita, neste momento cada vez revejo-me menos no que apresentam, e entristece-me que direita hoje em dia seja cada vez mais significado de posições extremistas ou de compactuar com estas posições por interesse.
O facto do maior partido da oposição estar a fazer jogo de engate com o Chega é absolutamente nojento.

Compartilhar este post

Link para o post

O que vai ser um problema num futuro próximo (fingindo que não é de momento) é a falta de mão de obra. Somos um país envelhecido e precisamos mesmo muito de imigrantes. 

Quanto ao sector privado ser regulado pelo estado, ele é. Existe legislação laboral, existem mecanismos fiscalizadores e existem mecanismos de apoio ao trabalhador. 

Mas também como tudo na vida, não podemos exigir café a 0,60 cêntimos e depois esperar que o empregado seja bem pago.

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 4 minutos:

Não me acredito num Livre na casa dos 1%, num CDS nos 2%, do Chega apenas nos 9 nem do PSD tão bem. Resumindo: a meu ver se as eleições fossem hoje acho que os resultados seriam radicalmente diferentes dos que ai estão. Aliás, mal estaria o PSD se o resultado da subida viessem das camisolas 🙂 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 5 minutos:

Não me acredito num Livre na casa dos 1%, num CDS nos 2%, do Chega apenas nos 9 nem do PSD tão bem. Resumindo: a meu ver se as eleições fossem hoje acho que os resultados seriam radicalmente diferentes dos que ai estão. Aliás, mal estaria o PSD se o resultado da subida viessem das camisolas 🙂 

Estava a ser irónico, obviamente.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 1 minuto:

Estava a ser irónico, obviamente.

Eu percebi. Eu comentava era a sondagem que me parece desfasada da realidade. 

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 17 minutos:

Está explicado o porquê de hoje no Observador estarem tão animados a falar de uma sondagem qualquer 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 3 minutos:

rip marcelo

Cavaco style

Compartilhar este post

Link para o post

No dia em que se começarem a publicar sondagens com margens de erro e intervalos de confiança aplicados directamente aos resultados pago uma grade de cerveja ao pessoal do tópico. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 10 minutos:

No dia em que se começarem a publicar sondagens com margens de erro e intervalos de confiança aplicados directamente aos resultados pago uma grade de cerveja ao pessoal do tópico. 

@Ticampos

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 3 minutos:

Uma grade para cada um?

obviamente, somos mais de 24 no tópico

Compartilhar este post

Link para o post

Intrapolls no Twitter: "Cenário Político Português a 05/07/2023: PSD: 32,0% (+5,5%) PS: 28,8% (+0,5%) CH: 12,2% (-0,1%) IL: 7,7% (-0,8%) BE: 7,1% (-0,7%) CDU: 2,6% (-1,8%) PAN: 1,6% (-1,0%) CDS: 1,3% (-1,0%) L: 1,2% (-0,8%) OBNS: 5,5% (+0,4%) https://t.co/hak6orxfRs" / Twitter

Citação de antifa, há 12 minutos:

Marcelo 😬

Credo. O homem não pode ter uma indisposição começa tudo a pensar na morte do homem.

Citação de Sumudica by Night, há 1 hora:

rip marcelo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 1 hora:

rip marcelo

não suportou as tunas e fingiu o desmaio para não ficar mal.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...