Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Gilberto Carlos, há 16 minutos:

Esse passe Ferroviário Nacional é uma bela ideia. Falta apenas haver linhas decentes

A ideia é, mas é só para regionais. Uma porcaria, portanto.

O novo user que veio cá destilar ódio ao BE até tem razão.

Citação de Mica, há 8 minutos:

Pode conhecer algum Portugal. O comboio nem sequer vai a todas as capitais de distrito.

E depois isto, claro. Como é que se pode falar em ferrovia quando o comboio não chega a todas as capitais de distrito, porra...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IceCreamSoGood., há 1 hora:

Estes gajos fazem uma festa pela m*rda de um passe ferroviário ser 50 euros. Na Alemanha tens passes a 50 euros para todo o tipo de transportes com um salário mínimo que é o dobro do nosso. Se precisasse de pagar passe sentia-me insultado por essa imagem com as bandeirinhas ou o que crl é aquilo. Se não é a gozar com a cara das pessoas, parece...

Não merecem votos nem em Lisboa, nem em lado nenhum. O Tavares pode falar muito bem de vez em quando, mas se o partido apresenta estas m*rda como uma vitória só estão a estorvar...

Oh burro, Portugal também tem um passe para todos os transportes por 40€.

Isso é um passe ferroviário que te permite andar de comboio em qualquer parte do país sem comprares vários bilhetes. 

Têm propósitos diferentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode-se carregar só nos meses em que se pretende viajar, sem "período de fidelização"?

Se sim, é uma medida porreira para malta jovem usar 1 mês por ano a fazer férias de mochila às costas, tipo intrarail.

Se não, acho que a adesão vai ser quase nula. Quem é que tem 50€/mês para andar a fazer viagens quase todos os meses? Estão a assumir que o português médio faz passeios de >50€ (em gasolina + portagens) pelo menos uma vez por mês?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 5 minutos:

Pode-se carregar só nos meses em que se pretende viajar, sem "período de fidelização"?

Se sim, é uma medida porreira para malta jovem usar 1 mês por ano a fazer férias de mochila às costas, tipo intrarail.

Se não, acho que a adesão vai ser quase nula. Quem é que tem 50€/mês para andar a fazer viagens quase todos os meses? Estão a assumir que o português médio faz passeios de >50€ (em gasolina + portagens) pelo menos uma vez por mês?

que comentário de burguês. Passeios :4_joy::4_joy::4_joy:

e quem usa o comboio como transporte diário? Quem vive na linha Aveiro - Coimbra e usa o regional todos os dias como se fosse um metro?

f*da-se desculpem o double post mas fico mesmo parvo com isto

"quem é que faz passeios todos os meses" ai o crl

essa faz lembrar a maneira como se olha para as ciclovias. Clássico car-brain - métodos de transporte para além do carro são para lazer :16_relieved:

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 16 minutos:

Período de fidelização? Nem as operadoras privadas de transporte, quanto mais.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 21 minutos:

que comentário de burguês. Passeios :4_joy::4_joy::4_joy:

e quem usa o comboio como transporte diário? Quem vive na linha Aveiro - Coimbra e usa o regional todos os dias como se fosse um metro?

f*da-se desculpem o double post mas fico mesmo parvo com isto

"quem é que faz passeios todos os meses" ai o crl

essa faz lembrar a maneira como se olha para as ciclovias. Clássico car-brain - métodos de transporte para além do carro são para lazer :16_relieved:

Mas há alguma linha de comboio que não obrigue a um 2º transporte fora da Grande Lisboa e do Grande Porto? Se sim, é ignorância minha e peço desculpa. Assumi que ninguém vai passar a ir de comboio para o emprego fora dessas duas zonas geográficas porque depois ainda há que fazer o percurso estação-local de trabalho, que não estará coberto pelo passe mensal, logo será um acréscimo no custo total das deslocações.

Há 15-20 a nossa rede ferroviária era muito melhor do que a atual, e já era má. Há 17 anos (porra) ganhei com uns amigos um intrarail num concurso, e para ir de comboio até à pousada da juventude de Lagos tivemos que fazer Portalegre-Entroncamento, Entroncamento-Oriente, Oriente-Tunes, Tunes-Lagos e depois ainda andar um bom bocado.

Quem viajar de/para Portalegre fica literalmente a kms do centro da cidade. Acontece parecido, não em tão grande escala, em Évora. Por isso é que nem sequer me passou pela cabeça usar este passe como meio de transporte para o emprego. Para além de que o próprio tweet do Livre fala em "conhecer o país".

E eu desloco-me para o meu emprego de autocarro + metro.

Citação de Mayday, há 8 minutos:

Período de fidelização? Nem as operadoras privadas de transporte, quanto mais.

Certo, seria muito estranho mas perguntei para confirmar. Não existindo fidelização, não é a melhor forma de comunicar o preço. Quando se diz que alguma coisa custa x/mês, a tendência imediata das pessoas é assumir que existirão vários pagamentos recorrentes.

Exemplo de comunicação do Navegante Municipal (tirei do próprio site) que me parece mais adequado: "A validade é mensal, isto é, do primeiro ao último dia do mês para o qual foi adquirido."

Editado por Quan Chi

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 1 hora:

tem período de fidelização

de 1 mês.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 26 minutos:

tem período de fidelização

de 1 mês.

Obrigado pela contribuição 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, Em 29/07/2023 at 22:29:

Oh burro, Portugal também tem um passe para todos os transportes por 40€.

Isso é um passe ferroviário que te permite andar de comboio em qualquer parte do país sem comprares vários bilhetes. 

Têm propósitos diferentes.

Todos os transportes dentro da AML ... Se não tens dinheiro para a renda dentro da AML e tens de vir de fora, tens de pagar mais...

50 euros para todos os transportes dentro de todo o país já era caro. Depois de pagar alimentação e renda quanto sobra de um salário mínimo? Os 50 euros são uma % enorme do salário de muita gente...

Os passes deviam ser grátis para quem precisa deles para trabalhar/estudar e nos outros casos devia ser uns 20/30e no máximo. Não precisam de f*der quem anda de carro, têm só de dar uma alternativa melhor e mais barata para que mais pessoas mudem...

É um absoluto no brainer baixar de forma drástica o preço dos transportes(e aumentar a qualidade) de forma a que as pessoas deixem de usar tanto o carro. Nós não temos petróleo, quando se compra gota boa grande parte do guito sai do país e nunca mais volta a não ser que seja para comprar casas com vistos gold....

Quem não é rico e ia passar a usar transportes públicos com uma oferta melhor e mais barata ia com certeza gastar o dinheiro que poupa de outra forma que estimule muito mais a economia nacional...

E fora isso é absolutamente necessário para que o clima não descambe para os piores cenário possíveis a curto prazo...

Eu olho para esta m*rda e para todos os recordes e anomalias que se tem verificado nos últimos tempos e fico aterrorizado que malta de esquerda não só queira passes parciais a 50 balas num país miserável como ainda festeja com bandeirinhas...

Isso dos 50 euros devia ser tipo uma proposta do PS, nem sequer devia ser o compromisso que um partido de esquerda assumo com essa associação criminosa. São precisas medidas que façam os transportes públicos mais atrativos para toda a população e não festejar com bandeirinhas por uns quantos pobres coitados que tinham de pagar um balúrdio por comboios passem a pagar um balúrdiozinho...

Há uns 2 meses se calhar olhava para as bandeirinhas e para a proposta e pensava melhor que nada! Mas quando passo um mês a ver recordes de temperatura a serem batidos todos os dias e a Antártica para esta altura do ano tem a menos uma área de gelo equivalente ao maior país Africano(!!!!!!!!!) do que o normal, fico a ferver a ver aquelas bandeirinhas...

Compartilhar este post

Link para o post

Oh totó, mas tu achas que o passe alemão de 49€ foi notícia em todo o mundo porquê? Que parvoíce do crl, tem juízo

e lá vem novamente a conversa de "não é preciso f*der quem anda de carro" lol clássico

nem tu acreditas no que dizes, tem um pingo de noção. Um passe mensal de transportes na minha cidade custa 20€, a quantidade de pessoas que usa o carro para deslocações diárias tem vindo a aumentar consistentemente. Achas que é porque 20€ é muito? Ou será porque a infraestrutura existente faz com que seja essa a maneira mais conveniente e segura de circular? Não há uma única pessoa neste país que não use transportes públicos por razões financeiras.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 22 minutos:

Oh totó, mas tu achas que o passe alemão de 49€ foi notícia em todo o mundo porquê? Que parvoíce do crl, tem juízo

e lá vem novamente a conversa de "não é preciso f*der quem anda de carro" lol clássico

nem tu acreditas no que dizes, tem um pingo de noção. Um passe mensal de transportes na minha cidade custa 20€, a quantidade de pessoas que usa o carro para deslocações diárias tem vindo a aumentar consistentemente. Achas que é porque 20€ é muito? Ou será porque a infraestrutura existente faz com que seja essa a maneira mais conveniente e segura de circular? Não há uma única pessoa neste país que não use transportes públicos por razões financeiras.

Lol

Eu uso por razões financeiras.

Mas pegando no ponto do passe, é a imagem do preço dos carros eléctricos. 

Se não conseguimos deixar ee andar de carro, pelo menos devia existir alto incentivo na compra de 1, ao ponto de ficar mais barato que um carro a gasóleo mas nem isso se vê.

Isto sim, eram medidas que demonstravam preocupação com o meio ambiente.

Compartilhar este post

Link para o post

Unpopular opinion (pelo menos em parte do Twitter).

Sou 100% a favor da realização das JMJ quando se coloca em cima da mesa um evento mundial que vai trazer lucros financeiros imensos ao país e ao estado.

Sou 100% contra falta de escrutínio nos custos de organização. 

Dito tudo isto acho muito bem que ocorram, acho hipocrisia que se fundamente a parte financeira como entrave a realização do evento, mas também acho bem que se coloque em cima um cerco apertado a toda esta falta de escrutínio perante a Igreja que houve até isto ter começado a ser falado.

E estamos a falar de alguém que de religioso tem muito pouco.

Editado por Ticampos
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sima01, há 6 minutos:

Lol

mais uma vez provando a tua grande capacidade de leitura

Citação de Sima01, há 12 minutos:

Se não conseguimos deixar ee andar de carro, pelo menos devia existir alto incentivo na compra de 1, ao ponto de ficar mais barato que um carro a gasóleo mas nem isso se vê.

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2214629623001123

conseguimos muito facilmente deixar de andar de carro, sim. É só os governos quererem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 1 hora:

Sou 100% a favor da realização das JMJ quando se coloca em cima da mesa um evento mundial que vai trazer lucros financeiros imensos ao país e ao estado.

Dito tudo isto acho muito bem que ocorram, acho hipocrisia que se fundamente a parte financeira como entrave a realização do evento, mas também acho bem que se coloque em cima um cerco apertado a toda esta falta de escrutínio perante a Igreja que houve até isto ter começado a ser falado.

Obrigado pela partilha.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sima01, há 1 hora:

Lol

Mas pegando no ponto do passe, é a imagem do preço dos carros eléctricos. 

Lol e que incentivos queres tu? Que te o dêem?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 17 minutos:

Lol e que incentivos queres tu? Que te o dêem?

Que o preço de compra, em comparação com carros que poluem, fosse mais barato.

Editado por Sima01

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 1 hora:

É unpopular opinion ser a favor de um evento com retorno positivo mas exigir que todo e qualquer valor investido seja devidamente fundamentado?

O Twitter está um esgoto maior do que me lembrava então.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 1 hora:

mais uma vez provando a tua grande capacidade de leitura

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2214629623001123

conseguimos muito facilmente deixar de andar de carro, sim. É só os governos quererem.

Deste o teu ponto de vista em relação ao custo dos transportes e que isso nao tinha peso na sua utilização em comparação ao automóvel. 

Eu apenas disse que tive que fazer escolhas e escolhi os transportes públicos em detrimento do automóvel.

Editado por Sima01

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lurker, há 11 minutos:

É unpopular opinion ser a favor de um evento com retorno positivo mas exigir que todo e qualquer valor investido seja devidamente fundamentado?

O Twitter está um esgoto maior do que me lembrava então.

Se fores ao r/Portugal e leres o que vai lá até te benzes então 😂
Mas aquilo de há uns tempos para cá está um esgoto a céu aberto, por isso nada de mais

Compartilhar este post

Link para o post

like = respect 

amanhã mega p*nhetaaço em honra a estes pobres coitados 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sima01, há 38 minutos:

Que o preço de compra, em comparação com carros que poluem, fosse mais barato.

Zero noção 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pavel, há 16 minutos:

like = respect 

amanhã mega p*nhetaaço em honra a estes pobres coitados 

Olha boa, vai ser interessante ver se esse fica e este sai.

Já agora, trago este prato quentinho, vindo directamente da Silly Season:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 2 horas:

que vai trazer lucros financeiros imensos ao país e ao estado.

Mal estaria a maior cidade Disneyland do país se precisasse das jornadas para fazer lucro na primeira semana de agosto sem ter de se gastar 100 milhões ou coisa parecida.

Aliás, as Jornadas tiveram 2 efeitos:

1) Pessoas locais na generalidade a fugir da cidade para fugir ao caos que esta primeira semana será em tudo o que é serviço público, dos transportes aos hospitais. 

2) Turistas que até podiam cá vir nesta semana evitam-no fazer dada a confusão em que a cidade estará durante a semana. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, Agora:

Mal estaria a maior cidade Disneyland do país se precisasse das jornadas para fazer lucro na primeira semana de agosto sem ter de se gastar 100 milhões ou coisa parecida.

Aliás, as Jornadas tiveram 2 efeitos:

1) Pessoas locais na generalidade a fugir da cidade para fugir ao caos que esta primeira semana será em tudo o que é serviço público, dos transportes aos hospitais. 

2) Turistas que até podiam cá vir nesta semana evitam-no fazer dada a confusão em que a cidade estará durante a semana. 

Mas já estamos a colocar em causa os benefícios económicos de organizar as JMJ?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...