rcoelho14 Publicado 1 Agosto 2023 Citação de Lebohang, há 1 hora: https://expresso.pt/sociedade/jornada-mundial-da-juventude/2023-08-01-Amanha-vou-dizer-ao-Papa-Vai-ver-como-vale-a-pena-a-sua-vinda-a-Lisboa-e-a-Portugal-porque-mobiliza-o-mundo-todo-num-momento-de-guerra-f54acb05 O Marcelo desde a reeleição anda um deleite para quem gosta de m*rda. Não dá para trazer o Marselfie dos sorrisos e abraços de volta? Compartilhar este post Link para o post
Sima01 Publicado 1 Agosto 2023 Citação de Rain Dog, há 1 hora: esses teus amigos devem andar a sacar bicos a senhorios. 750€ é o preço de um quarto, não de um T2 O fenómeno não é só português, é mundial. Aqui talvez seja mais acentuado porque historicamente o aluguer nunca foi popular. EDIT: Difícil chamá-lo "mais acentuado", na América do norte é bem pior e há muito mais oferta do que procura. Mas encontraram e digo-te que não tiveram que procurar muito. Mais, a casa cá, facilmente era casa de 1200 por mês. Va, mínimo 1000 mas com aquecimento central e da para ver que é uma casa recente. Citação de Alonso., há 1 hora: Aqui do outro lado da fronteira, tens T2 por 350 euros, deste lado custam 600 pra cima. Deve ser do ar portugues. Ou desconhecimento. Citação de Ticampos, há 1 hora: Eu compreendo o que o Burkina refere, no sentido que um ordenado mínimo de um país rico europeu é insuficiente para ter uma vida condigna nesses mesmos países. O que obviamente não se traduz para países vizinhos com PIBs menores. Mesmo nesses países, se fizeres uma vida sem luxos, tens uma vida razoável. Aqui, se não herdaste uma casa, com o ordenado mínimo bem podes arranjar um segundo trabalho Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 1 Agosto 2023 Ha uma outra razao para o preco das casas e das rendas. A geracao dos baby boomers 'e a primeira que acomulou signifantemente riqueza. Durante anos essa geracao foi acomulando em fundos de pensoes e outros investimentos de risco baixo numa altura (ate aos anos 2010) em que as taxas de juro e os investimentos em divida soberana mundo fora davam uma rentabilidade suficiente. Com a ultima decada de taxas de juro baixissimas a inexistentes, tanto esses fundos como fundos arabes e asiaticos que foram ganhando volume necessitaram de um novo veiculo para garantir essa "renda"...o que fez com que a especulacao imobiliaria mundo fora aumentasse significativamente. Visto como um bem que nunca perde valor, a realidade 'e que o aumento dos imoveis foi durante muitas decadas quase paralelo a inflacao... De momento este trend esta a mudar mas o mal ja esta feito. Aqui por estes lados pela primeira vez em muitos anos o preco das casas e rendas desceu. Claramente um sinal que o investimento esta a ir para outros lados... Isto tudo para dizer que apesar do que ja foi dito acima (falta de fogos (sobretudo novos), turismo migratorio, etc...) de longe o maior contributo para o aumento de precos na ultima decada e sobretudo nos ultimos 5 anos 'e a especulacao imobiliaria. 2 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 1 Agosto 2023 Citação de xicantonio, há 41 minutos: Glory hole? Deve ter sido a maneira dos presos se vingarem da exploração de que foram alvo para construir esses confessionários. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 1 Agosto 2023 Citação de whatever, há 12 horas: A sério que chegámos ao ponto absurdo de comparar o erário público com o orçamento de equipas de futebol? Ainda bem que falas na Expo92. Mais razão me dás, nesse caso olhámos para o lado, tivemos pessoas com visão (obrigado, Mega Ferreira, que deus o tenha) e tentámos aprender com os erros. Neste caso parece que não aprendemos nada. Não. Estamos a comparar o orçamento público de um evento com o valor de transferências de jogadores de futebol. Pois. Acredita que não era isso que se afirmava em 98. Em todo o caso, a comparação com Espanha deve ser feita se estivermos a comparar situações idênticas. Em Espanha optaram por não associar ao evento obras infraestruturais. Em Portugal optou-se por aproveitar este evento para requalificar uma parte da cidade, com a deslocação de um terminal de contentores e construção de um Parque Urbano. Só aí estão 20 M€, um quarto da despesa pública associada ao evento. Além disso, tenho muita dificuldade em acreditar que em Espanha não foi investido dinheiro público, como muito se apregoa. Pode é não ter sido associado ao orçamento global do evento, o que é outra coisa. Duvido que não tenha havido dinheiros públicos associados às questões da saúde, da segurança, da proteção civil, da comunicação, da promoção, da higiene, etc... Em Portugal as despesas associadas a essas questões constam do orçamento global. Restam os palcos. Sim, Portugal optou por montar palcos mais espampanantes e caros. Citação de Plagio o Original, há 3 horas: Os 195 peregrinos q desapareceram devem ter saído em almada ou assim Esses não sei, mas hoje cruzei-me com largas dezenas de peregrinos vindos dos 4 cantos de Portugal: Americanos, espanhóis, franceses, brasileiros, hondurenhos, mexicanos e palestinianos. Sim, palestinianos. Um grupo de 30 a 40 jovens com coletes onde se lia "Palestine - The Homeland of Jesus". 2 Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 1 Agosto 2023 Citação de Descartes, há 34 minutos: Não. Estamos a comparar o orçamento público de um evento com o valor de transferências de jogadores de futebol. Pois. Acredita que não era isso que se afirmava em 98. Em todo o caso, a comparação com Espanha deve ser feita se estivermos a comparar situações idênticas. Em Espanha optaram por não associar ao evento obras infraestruturais. Em Portugal optou-se por aproveitar este evento para requalificar uma parte da cidade, com a deslocação de um terminal de contentores e construção de um Parque Urbano. Só aí estão 20 M€, um quarto da despesa pública associada ao evento. Além disso, tenho muita dificuldade em acreditar que em Espanha não foi investido dinheiro público, como muito se apregoa. Pode é não ter sido associado ao orçamento global do evento, o que é outra coisa. Duvido que não tenha havido dinheiros públicos associados às questões da saúde, da segurança, da proteção civil, da comunicação, da promoção, da higiene, etc... Em Portugal as despesas associadas a essas questões constam do orçamento global. Restam os palcos. Sim, Portugal optou por montar palcos mais espampanantes e caros. Esses não sei, mas hoje cruzei-me com largas dezenas de peregrinos vindos dos 4 cantos de Portugal: Americanos, espanhóis, franceses, brasileiros, hondurenhos, mexicanos e palestinianos. Sim, palestinianos. Um grupo de 30 a 40 jovens com coletes onde se lia "Palestine - The Homeland of Jesus". Isso não é exactamente verdade e basta veres o vídeo da reportagem da RTP que aí deixaram com a entrevista ao chefe da organização espanhola. A diferença é que optararam por cativar a participação de empresas de construção civil ao abrigo dos benefícios fiscais do mecenato ao invés de promover concursos. E claro que a câmara de Madrid teve encargos, e com certeza não só ao nível das forças de segurança e de transportes públicos, mas o meu ponto continua a ser que houve quatro anos para aprender com os bons exemplos vizinhos e optou-se por, para não variar, avançar para a construção das tais obras espampanantes, que não só não foram mais caras porque houve escândalo público. Em relação à Expo98 não me lembro das reacções da altura, que não tenho idade para isso, só mesmo de lá ir. Agora não me custa nada acreditar que não faltassem velhos do Restelo. Todos estes eventos, como a Expo98 e as JMJ, assentam muito bem a Portugal e em particular a Lisboa que é há séculos um ponto de encontro entre as culturas de todo o mundo e é também por isso que devemos ser exigentes, acho que já devíamos de ter passado a fase de querer impressionar as visitas com o dinheiro que não temos. 1 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 1 Agosto 2023 (editado) Citação de whatever, há 2 horas: Isso não é exactamente verdade e basta veres o vídeo da reportagem da RTP que aí deixaram com a entrevista ao chefe da organização espanhola. A diferença é que optararam por cativar a participação de empresas de construção civil ao abrigo dos benefícios fiscais do mecenato ao invés de promover concursos. E claro que a câmara de Madrid teve encargos, e com certeza não só ao nível das forças de segurança e de transportes públicos, mas o meu ponto continua a ser que houve quatro anos para aprender com os bons exemplos vizinhos e optou-se por, para não variar, avançar para a construção das tais obras espampanantes, que não só não foram mais caras porque houve escândalo público. Em relação à Expo98 não me lembro das reacções da altura, que não tenho idade para isso, só mesmo de lá ir. Agora não me custa nada acreditar que não faltassem velhos do Restelo. Todos estes eventos, como a Expo98 e as JMJ, assentam muito bem a Portugal e em particular a Lisboa que é há séculos um ponto de encontro entre as culturas de todo o mundo e é também por isso que devemos ser exigentes, acho que já devíamos de ter passado a fase de querer impressionar as visitas com o dinheiro que não temos. Obrigado pela explicação, que vai ao encontro do que eu disse. Comparar os custos da organização portuguesa com a espanhola batendo na tecla que o contribuinte espanhol não gastou um cêntimo é abusivo. Em Espanha não se refletiu no aumento da despesa mas na diminuição de receita. Como eu disse, mais euro, menos euro, restam os palcos. Quanto à Expo houve o que é normal. Muitas vozes críticas sobre a barbaridade dos custos. Muito presentes os argumentos que se suportavam no facto de sermos um país pobre com a mania das grandezas (aqui devo confessar que me explodiu a urticária quando li os teus comentários a ressuscitar essa ideia da qual nunca fui adepto). Verdade se diga que essas críticas não começaram com a Expo. Já vinham desde a decisão de construir o CCB. Era uma das principais armas de arremesso contra as políticas cavaquistas. Trinta anos depois, com o CCB, com a Ponte, com a Estação Oriente, com a Torre Vasco da Gama, com o Oceanário, com o Pavilhão da Utopia/Atlântico/Meo Arena/Altice Arena e com a nova cidade que ali surgiu, já ninguém questiona o investimento realizado. Porque o que conta é mesmo isso: não interessa se é caro ou barato, em termos absolutos. O que interessa é se o dinheiro é bem ou mal aplicado. E se a zona da cidade que agora se requalificou for devidamente apropriada e utilizada pelas pessoas será um bom investimento. Quer as JMJ custem 150 milhões, 300 milhões ou 50 milhões. Editado 1 Agosto 2023 por Descartes 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 1 Agosto 2023 Citação de Descartes, há 2 minutos: Porque o que conta é mesmo isso: não interessa se é caro ou barato, em termos absolutos. O que interessa é se o dinheiro é bem ou mal aplicado. E se a zona da cidade que agora se requalificou for devidamente apropriada e utilizada pelas pessoas será um bom investimento. Quer as JMJ custem 150 milhões, 300 milhões ou 50 milhões. Aqui é onde eu concordo com o Descartes. Em todas as criticas q se podem fazer, o dinheiro gasto a requalificar a cidade é o pior de todos 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 1 Agosto 2023 Quando a polémica estalou, um dos responsaveis por parte da organização (não me lembro de quê, mas penso q por parte da CML) veio enfatizar mesmo isso. Mesmo que não desse lucro nenhum no dia, o importante era a requalificação. Compartilhar este post Link para o post
xicantonio Publicado 1 Agosto 2023 O que eu sei é que isto vai dar conteúdo incrível para a internet 3 4 Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 1 Agosto 2023 Citação de Descartes, há 58 minutos: Obrigado pela explicação, que vai de encontro ao que eu disse. Chocante. 1 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 1 Agosto 2023 Citação de Black Hawk, há 6 minutos: Chocante. 2 Compartilhar este post Link para o post
xicantonio Publicado 1 Agosto 2023 Citação de Plagio o Original, há 6 horas: Tentaste mesmo ir ver um t2 a 650 eurios https://youtu.be/jxo_K7JLZxQ 3 Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 1 Agosto 2023 (editado) Citação de Black Hawk, há 12 minutos: Chocante. Chocante é como me estragaste o post. Isto não se faz! Editado 1 Agosto 2023 por whatever 1 1 Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 1 Agosto 2023 Citação de xicantonio, há 41 minutos: O que eu sei é que isto vai dar conteúdo incrível para a internet https://www.instagram.com/reel/CvVX9UQrSei/ 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 1 Agosto 2023 Tanta conversa mas o convidado principal da festa continua sem aparecer. Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 2 Agosto 2023 Citação de antifa, há 1 hora: https://www.instagram.com/reel/CvVX9UQrSei/ lmao Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 2 Agosto 2023 Citação de Descartes, há 12 horas: Um grupo de 30 a 40 jovens com coletes onde se lia "Palestine - The Homeland of Jesus". Isso não é Belém, Lisboa? Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 2 Agosto 2023 Já não via assim o flightradar na tv desde o cavani. 3 Compartilhar este post Link para o post
Pavel Publicado 2 Agosto 2023 Citação de Ghelthon, há 8 horas: Tanta conversa mas o convidado principal da festa continua sem aparecer. esse é um de nós 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 2 Agosto 2023 Citação de Pavel, há 12 minutos: esse é um de nós Estava a falar do patrão desse. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 2 Agosto 2023 Citação de Spikey, há 18 minutos: Chico tazonde Ate teve direito a caças para não ser desviado LOOL Compartilhar este post Link para o post
Sima01 Publicado 2 Agosto 2023 Citação de Ghelthon, há 9 horas: Tanta conversa mas o convidado principal da festa continua sem aparecer. O Cabeça de cartaz atrasa-se sempre. Compartilhar este post Link para o post