Sandes. Publicado 14 Setembro 2023 Citação de Tio Hans, há 6 minutos: O que eu estou a dizer é que, independentemente daquilo que o Passos Coelho fez ou não fez, ou até desfez, as coisas hoje estão piores do que estavam quando ele deixou de ser primeiro-ministro. Independentemente dele ter feito asneira da grossa ou não, 8 anos volvidos, estamos pior. Não podemos ilibar os governos PS do estado actual do SNS. Outra coisa seria dizeres-me assim, o Passos fez asneira e os governos PS tentaram corrigir, fizeram alguma coisa, mas ainda não conseguiram corrigir os disparates do governo anterior. Mas, como tu sabes, só um Prata Roque da vida é que acredita nisto. Repara, eu disse "dá jeito", porque dá mesmo jeito. É tipo os putos na escola quando fazem m*rda. "eu fiz, mas foi o Joãozinho que começou". O PS faz asneiras, comete erros e justifica os disparates com os disparates dos antecessores. Dá jeito, claro que dá jeito. Eu percebo isso, e não quero com isto desculpabilizar o PS, de todo. Só estou a dizer que o passos tem culpa na mesma, e terá durante os anos todos em que as coisas continuam mal. Voltando ao exemplo da thatcher, as coisas estão muito piores agora do que quando ela saiu. Mas estão piores precisamente porque as ações que ela tomou criaram um problema que foi crescendo ao longo de sucessivos governos e agora tiveste (e estás a ter) um ano em que morreram pessoas porque não conseguiam pagar a conta da luz, houve companhias de água a despejar esgoto no mar e rios onde pessoas nadam 365 dias por ano e companhias de comboio a falhar os comboios quase todos e a continuar a receber dinheiro do estado. As consequências maiores das decisões da thatcher (e há outros exemplos) se tem-se vários anos depois e é infinitamente mais difícil corrigir um corte do que o fazer em primeiro lugar. O PS tem enormes responsabilidades em não ter o SNS como foco principal, e até pegando num exemplo que deves apreciar, o dinheiro que foi gasto na TAP podia perfeitamente ter sido alocado em melhores carreiras para os professores e médicos, que bem merecem e seria um investimento muito mais duradouro e com retorno na sociedade, na minha opinião Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 14 Setembro 2023 Citação de Ghelthon, Agora: Aí já não estava a referir-me ao Passos especificamente, mas sim aos cortes gerais no SNS. E dás um exemplo do PS anterior ao Passos Coelho. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 14 Setembro 2023 Citação de Puto Perdiz, Agora: E dás um exemplo do PS anterior ao Passos Coelho. Sim, nunca disse que o PS não tem culpas no cartório. É evidente que tem, o que é super irónico se pensarmos que foi o PS a criar o SNS. Há tanto dinheiro por aí, podia muito bem ser investido no SNS. E como vamos vendo nas negociações com os médicos, o SNS é uma piada para o PS. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 14 Setembro 2023 Citação de Sandes., há 2 minutos: Eu percebo isso, e não quero com isto desculpabilizar o PS, de todo. Só estou a dizer que o passos tem culpa na mesma, e terá durante os anos todos em que as coisas continuam mal. Voltando ao exemplo da thatcher, as coisas estão muito piores agora do que quando ela saiu. Mas estão piores precisamente porque as ações que ela tomou criaram um problema que foi crescendo ao longo de sucessivos governos e agora tiveste (e estás a ter) um ano em que morreram pessoas porque não conseguiam pagar a conta da luz, houve companhias de água a despejar esgoto no mar e rios onde pessoas nadam 365 dias por ano e companhias de comboio a falhar os comboios quase todos e a continuar a receber dinheiro do estado. As consequências maiores das decisões da thatcher (e há outros exemplos) se tem-se vários anos depois e é infinitamente mais difícil corrigir um corte do que o fazer em primeiro lugar. O PS tem enormes responsabilidades em não ter o SNS como foco principal, e até pegando num exemplo que deves apreciar, o dinheiro que foi gasto na TAP podia perfeitamente ter sido alocado em melhores carreiras para os professores e médicos, que bem merecem e seria um investimento muito mais duradouro e com retorno na sociedade, na minha opinião Vai dar ao mesmo. A Thatcher já morreu há dez anos e deixou de ser governante há 33. Se o problema que ela criou foi crescendo durante sucessivos governos é porque estes foram incompetentes para os resolver. Citação de Ghelthon, há 1 minuto: Sim, nunca disse que o PS não tem culpas no cartório. É evidente que tem, o que é super irónico se pensarmos que foi o PS a criar o SNS. Há tanto dinheiro por aí, podia muito bem ser investido no SNS. E como vamos vendo nas negociações com os médicos, o SNS é uma piada para o PS. E com isto voltamos ao início da discussão. 🙂 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 14 Setembro 2023 Citação de Tio Hans, há 1 minuto: E com isto voltamos ao início da discussão. 🙂 Certo. Mas não vejo quem possa dar a volta à situação. O PSD, sendo Governo, daria a machadada final no SNS. IL e afins ainda pior. Só um BE ou PCP salvaria isto, mas isso nunca vai acontecer. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 14 Setembro 2023 Citação de Ghelthon, há 4 minutos: Certo. Mas não vejo quem possa dar a volta à situação. O PSD, sendo Governo, daria a machadada final no SNS. IL e afins ainda pior. Só um BE ou PCP salvaria isto, mas isso nunca vai acontecer. 😁😁 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 14 Setembro 2023 Citação de Ghelthon, há 7 minutos: Certo. Mas não vejo quem possa dar a volta à situação. O PSD, sendo Governo, daria a machadada final no SNS. IL e afins ainda pior. Só um BE ou PCP salvaria isto, mas isso nunca vai acontecer. Não sejas inocente. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 14 Setembro 2023 Citação de Tio Hans, há 4 minutos: Vai dar ao mesmo. A Thatcher já morreu há dez anos e deixou de ser governante há 33. Se o problema que ela criou foi crescendo durante sucessivos governos é porque estes foram incompetentes para os resolver. E com isto voltamos ao início da discussão. 🙂 Honestamente quanto à thatcher, não é só incompetência, é impossível. A privatização financiou um tax break histórico com a intenção de dar um incentivo à economia, que houve. Depois a única forma de compensar isso seria nacionalizar via um aumento histórico de impostos (seria algo impossível de convencer o público a votar) ou a fazer expropriação que seria outro desastre. Há coisas que não dá para resolver num curto espaço de tempo. Em Manchester, só agora, e por vontade do mayor, é que se vai fazer um esforço para ter os autocarros no domínio público. E em Leeds, que é das maiores cidades da Europa, nem um metro ou tram têm. É um escândalo de infraestruturas porque não existem no sector público Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 14 Setembro 2023 Citação de Tio Hans, Agora: Não sejas inocente. Então? Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 14 Setembro 2023 Citação de Ghelthon, há 8 minutos: Certo. Mas não vejo quem possa dar a volta à situação. O PSD, sendo Governo, daria a machadada final no SNS. IL e afins ainda pior. Só um BE ou PCP salvaria isto, mas isso nunca vai acontecer. A proud @Che appears 3 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 14 Setembro 2023 Citação de Sandes., Agora: Honestamente quanto à thatcher, não é só incompetência, é impossível. A privatização financiou um tax break histórico com a intenção de dar um incentivo à economia, que houve. Depois a única forma de compensar isso seria nacionalizar via um aumento histórico de impostos (seria algo impossível de convencer o público a votar) ou a fazer expropriação que seria outro desastre. Há coisas que não dá para resolver num curto espaço de tempo. Em Manchester, só agora, e por vontade do mayor, é que se vai fazer um esforço para ter os autocarros no domínio público. E em Leeds, que é das maiores cidades da Europa, nem um metro ou tram têm. É um escândalo de infraestruturas porque não existem no sector público Eu não conheço o UK a fundo e, muito menos, a sua realidade. Mas há sempre alternativas. Há obrigações de serviço público. Tem é que haver regulação. Há imensos exemplos pelo mundo fora de empresas, quer públicas, quer privadas, que trabalham e que trabalham mal. Quem funciona melhor, a CP ou a Fertagus, p.e.? Se essas empresas privadas que prestam serviços que são considerados essenciais não os prestam, têm que ser obrigadas a tal. Citação de Ghelthon, há 4 minutos: Então? O que é o BE e o PCP iam fazer para salvar o SNS, nomeadamente para resolver o problema actual que é a falta de médicos? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 14 Setembro 2023 Citação de Tio Hans, há 12 minutos: O que é o BE e o PCP iam fazer para salvar o SNS, nomeadamente para resolver o problema actual que é a falta de médicos? Não tenho dúvidas que canalizariam um investimento maior para o SNS, do que aquele que é feito hoje em dia pelo PS. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 14 Setembro 2023 Citação de Ghelthon, Agora: Não tenho dúvidas que canalizariam um investimento maior para o SNS, do que aquele que é feito hoje em dia pelo PS. Portanto, iam despejar dinheiro no SNS, é isso? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 14 Setembro 2023 Citação de Tio Hans, há 1 minuto: Portanto, iam despejar dinheiro no SNS, é isso? Não sei se despejar, mas discordas que um dos principais problemas do SNS é falta de financiamento? Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 14 Setembro 2023 Citação de Ghelthon, há 1 minuto: Não sei se despejar, mas discordas que um dos principais problemas do SNS é falta de financiamento? Não te sei dizer em concreto se é falta e dinheiro ou se é dinheiro mal gasto. Posso dizer-te que nunca se gastou tanto no SNS como agora e que em 2021 se gastou mais 40 e tal por cento do que nos tempos da troika. E estamos pior. 1 Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 14 Setembro 2023 De todas as discussões inúteis, a discussão das culpas deve ser a mais inútil delas todas. Não interessa para nada, não muda nada, não acrescenta nada, não leva a lado nenhum. Eu percebo que alguém queira poder ficar na história e dizer que foi o primeiro ser humano a concluir alguma coisa de útil depois de uma discussão destas, mas nem isso me parece razão suficiente para investir tanto tempo nisto. 3 2 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 14 Setembro 2023 Citação de Tio Hans, há 1 minuto: Posso dizer-te que nunca se gastou tanto no SNS como agora Que adianta isso quando a taxa de execução foi de 45% na Saúde em 2022? Citação de Tio Hans, há 1 minuto: em 2021 se gastou mais 40 e tal por cento do que nos tempos da troika Estás mesmo a comparar um ano pandémico com tempos não pandémicos? E essa história da esquerda só querer atirar dinheiro para cima do problema é mais antiga que a minha avó. Sabes bem mais do que isso Tio. E não sei qual a necessidade de fazeres exercícios a roçar a demagogia como essa questão de 2021 em cima. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 14 Setembro 2023 (editado) Citação de HappyKing, há 3 minutos: Que adianta isso quando a taxa de execução foi de 45% na Saúde em 2022? Estás mesmo a comparar um ano pandémico com tempos não pandémicos? E essa história da esquerda só querer atirar dinheiro para cima do problema é mais antiga que a minha avó. Sabes bem mais do que isso Tio. E não sei qual a necessidade de fazeres exercícios a roçar a demagogia como essa questão de 2021 em cima. Não, fui buscar o último ano disponível no pordata. Nem me lembrei do covid, confesso, e estou infectado. E essa história da esquera atirar dinheiro não veio de mim, não fui que disse que o PCP e o BE iam reforçar a dotação orçamental do SNS. Foi essa a resposta que tive quando perguntei o que o BE e o PCP iam fazer para resolver o problema, noemadamente a falta de médicos. Se calhar fazes essa questão ao @Ghelthon Quanto à taxa de execução, chama-se austeridade. Também dá jeito dizer que ela acabou depois do PSD sair do governo, mas sabemos que não é bem assim. Editado 14 Setembro 2023 por Tio Hans 1 Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 14 Setembro 2023 Citação de Petar Musa, há 3 horas: Não percebi um crl. E daí, só conheço esse "Laura", que é mais um dos chalupas do PCP O que interessa é o Marco Galinha e sua recorrente postura de ameaça. É só ver o que aconteceu após o Miguel Carvalho da Visão ter feito uma reportagem sobre ele e as suas ligações. Curiosamente o sogro é um oligarca russo ou tem ligações a oligarcas russos. A Helena Ferro Gouveia comenta na CNN (muito sobre a Guerra da Ucrânia, tendo uma posição pró-Ucraniana), tendo aparentemente o Marco Galinha (ou as suas estranhas ligações) não gostado dos seus comentários. Acho que já dá um enquadramento à coisa. 1 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 14 Setembro 2023 (editado) Citação de Tio Hans, há 47 minutos: Quanto à taxa de execução, chama-se austeridade. Também dá jeito dizer que ela acabou depois do PSD sair do governo, mas sabemos que não é bem assim. Sim. Embora pessoas ficarem sem meio subsídio de natal e pessoas cujas pensões fossem acima de 1.350 euros sofrerem um corte entre os 3,5% e os 10% a que só não se juntou um corte de 10% nas pensões acima dos 600 euros porque o TC não deixou seja uma austeridade um bocadinho de nada diferente. Um bocadinho de nada, só. Editado 14 Setembro 2023 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 14 Setembro 2023 Citação de HappyKing, há 4 minutos: Sim. Embora pessoas ficarem sem meio subsídio de natal e pessoas cujas pensões fossem acima de 1.350 euros sofrerem um corte entre os 3,5% e os 10% a que só não se juntou um corte de 10% nas pensões acima dos 600 euros porque o TC não deixou seja uma austeridade um bocadinho de nada diferente. Um bocadinho de nada, só. Pouco mais muda que a forma. Quem recuperou subsídios e pensões pagou, mais coisa, menos coisa esse valor em impostos, mesmo que não se tenha apercebido. Tudo isso foi reposto e mais que compensado com taxas, taxinhas, impostos e impostoszinhos (?). Um excelente exemplo, a devolução da famosa sobretaxa de IRS foi mais que compensada com a tal taxa extra sobre os combustíveis. Num país, (sorry @Rain Dog), onde os TP funcionam mal e ter carro, é uma necessidade para uma grande parte da população, onde é que desapareceu a austeridade? Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 14 Setembro 2023 (editado) Citação de Tio Hans, há 5 minutos: onde é que desapareceu a austeridade? É perguntares às pessoas que estão incluídas nos lotes que mencionei qual das duas preferem e se estão melhor agora ou naquela altura. Eu sei, o próximo take é sobre a iliteracia financeira e o quão burrinhos são os portugueses, tadinhos. Editado 14 Setembro 2023 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Sima01 Publicado 14 Setembro 2023 Nao quero passar paninhos quentes no passos coelho, ate porque foi mais longe do que aquilo que foi pedido mas comparar governos e nao olhar para o espaço temporal dos mesmos, é ser um pouco demagogo. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 14 Setembro 2023 Citação de HappyKing, há 53 minutos: É perguntares às pessoas que estão incluídas nos lotes que mencionei qual das duas preferem e se estão melhor agora ou naquela altura. Eu sei, o próximo take é sobre a iliteracia financeira e o quão burrinhos são os portugueses, tadinhos. Se as pessoas estão mais felizes assim, excelente. Fico imensamente contente por elas e pessoas felizes fazem bem à economia. Se isto vai dar a algum lado, não me parece. E enquanto as pessoas andam contentes continuamos a desperdiçar milhões de euros do Portugal 2020 e do PRR e a cortar as pernas à economia. Daqui por uns anos vamos ver a felicidade. Quanto à segunda frase, esperava um bocadinho mais do que isso. Se quiseres discutir e debater ideias, tudo bem. Se quiseres mandar boquinhas ficas a falar sozinho. Mas acrescento, um povo instruído, interessado e letrado é meio caminho andado para termos uma democracia forte e estável. Os nossos ditadorzecos adoravam que o povo fosse burrinho. 1 2 Compartilhar este post Link para o post