Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de HappyKing, há 13 minutos:

Há uma conclusão que me parece inegável.

Os motivos para o voto podem ser vários.

Mas quando, qualquer que seja o motivo, esse mesmo motivo prevalece sabendo-se que o partido em que se está a votar tinha há pouco tempo no programa a extinção do ministério da Educação e da escola pública e a redução do Serviço Nacional de Saúde a atendimento de miseráveis ou prevalece sabendo-se que o partido em que se está a votar defende/u a castração química, a obrigatoriedade de trabalho para os reclusos e o confinamento de pessoas de uma etnia especifica não há como negligenciar esse voto. 

As pessoas podem não ter colocado a cruz por algum destes pontos mas colocaram a cruz sabendo que isto se resumia a factos. 

E se ainda assim colocaram a cruz lá então só tem de ser responsabilizados por esse mesmo voto e pelas consequências que esse voto terá. 

Sabiam? Quase que aposto que a grande maioria não sabia. O pessoal do Alentejo que passa a votar no chega sabe lá disso, vota nos soundbytes da imigração, dos  impostos e do dinheiro mal gasto na identidade de género, que são as coisas, como o Descartes diz, que lhes afetam no momento.

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que eu vou escalar o PSD:

Imigração: política moderada(apelar ao chega) e feminista(apelar à esquerda). 

Economia: apelar às contas certas e ao passado austero do PSD(apelar ao chega) e apelar ao preâmbulo da Constituição de Abril, apostando nas cooperativas de trabalhadores(apelar à esquerda)

Habitação: apelar à constituição de Abril(retirar ao PCP o monopólio da revolução) apostando em cooperativas de habitação

Regime tributário: vomitar soundbites da IL

Geopolítica: manter a tradição neoliberal do país ( NATO, União Europeia, etc) de forma a aspirar o centrão. 

Citar Mário Soares em comícios de forma a criar polémica para depois citar Sá Carneiro. Citar Karl Marx para depois citar Passos Coelho. 

Elogiar Barroso, Santana Lopes, Cavaco e Passos sempre que possível. 

Desejem-me sorte. Vou entrar.

• Like 4
  • Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post

As sondagens servem para acontecerem votações surreais e completamente out of nowhere, estilo maioria absoluta do PS. Por exemplo, já ouvi pessoas que nem iam votar (abstencionistas crónicos) e que vão votar devido à força do Chega nos sondagens. No fundo, a forma como são amplificadas as coisas, levam a que as pessoas vão votar em determinado sentido, é mais uma forma de encaminhar as pessoas, para não usar termos mais fortes. Eu, por exemplo, votei no PAN  nas Europeias 2019, por causa das sondagens, uma vez que era a primeira oportunidade em duas décadas de quebrar o status quo dos então 5 partidos crónicos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 7 minutos:

Como é que eu vou escalar o PSD:

Imigração: política moderada(apelar ao chega) e feminista(apelar à esquerda). 

Economia: apelar às contas certas e ao passado austero do PSD(apelar ao chega) e apelar ao preâmbulo da Constituição de Abril, apostando nas cooperativas de trabalhadores(apelar à esquerda)

Habitação: apelar à constituição de Abril(retirar ao PCP o monopólio da revolução) apostando em cooperativas de habitação

Regime tributário: vomitar soundbites da IL

Geopolítica: manter a tradição neoliberal do país ( NATO, União Europeia, etc) de forma a aspirar o centrão. 

Citar Mário Soares em comícios de forma a criar polémica para depois citar Sá Carneiro. Citar Karl Marx para depois citar Passos Coelho. 

Elogiar Barroso, Santana Lopes, Cavaco e Passos sempre que possível. 

Desejem-me sorte. Vou entrar.

bro independentemente de como sejas tenho a certeza que és melhor que quem lá está 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Aiden, há 20 minutos:

As sondagens servem para acontecerem votações surreais e completamente out of nowhere, estilo maioria absoluta do PS. Por exemplo, já ouvi pessoas que nem iam votar (abstencionistas crónicos) e que vão votar devido à força do Chega nos sondagens. No fundo, a forma como são amplificadas as coisas, levam a que as pessoas vão votar em determinado sentido, é mais uma forma de encaminhar as pessoas, para não usar termos mais fortes. Eu, por exemplo, votei no PAN  nas Europeias 2019, por causa das sondagens, uma vez que era a primeira oportunidade em duas décadas de quebrar o status quo dos então 5 partidos crónicos.

Eu acho que muita gente vai votar estas eleições, o eleitorado do Chega está altamente motivado devido ao crescimento e a possibilidade de retirar o pais do bipartidarismo e os anti-Chega vão o fazer pelo motivo oposto.

Resta saber se os votos anti-Chega vão todos parar ao PS, se sim, podemos ter uma maioria absoluta o que seria incrível depois do golpe palaciano para depor e uma caralhada ao doutor Marselfie.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 53 minutos:

Mas quando, qualquer que seja o motivo, esse mesmo motivo prevalece sabendo-se que o partido em que se está a votar tinha há pouco tempo no programa a extinção do ministério da Educação e da escola pública e a redução do Serviço Nacional de Saúde a atendimento de miseráveis ou prevalece sabendo-se que o partido em que se está a votar defende/u a castração química, a obrigatoriedade de trabalho para os reclusos e o confinamento de pessoas de uma etnia especifica não há como negligenciar esse voto. 

As pessoas podem não ter colocado a cruz por algum destes pontos mas colocaram a cruz sabendo que isto se resumia a factos. 

E se ainda assim colocaram a cruz lá então só tem de ser responsabilizados por esse mesmo voto e pelas consequências que esse voto terá. 

E quem é que está a negligenciar o voto? Aqueles que acreditam que os votos no Chega têm origem numa multiplicidade de fatores, sendo, na minha opinião, dos mais relevantes a iliteracia política e a falta de oportunidades para a melhoria das condições de vida de boa parte da população ou os que dizem que os votantes no Chega são racistas e ficam com o problema resolvido?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 4 minutos:

qual é o partido que promete paz e sossego à minha cabeça, pelo amor de deus?

PSD!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 59 minutos:

Então para que precisamos de ter sondagens diárias ou semanais?

E certo, as sondagens em si apenas focam em votos, não nos motivos. Mas tiram-se muitas supostas ilações das sondagens.

Há um antes e um pos nas sondagens. As sondagens até 2015 funcionavam muito bem pelo mundo fora - linha geral - a partir do Brexit começaram a falhar, cada vez mais escandalosamente e a partir da covid deixaram de ser reliable de todo na maioria dos casos. Não é normal sondagens das eleições da década de 60 e 70 serem mais precisas que as das presidenciais americanas de 2016 e 2020. Ou no nosso caso nacional as sondagens de 2022 serem piores que todas as eleições anteriores. É daqueles casos em que temos uma área em que parece que quanto mais tempo passa mais se regride em vez de se progredir.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 12 minutos:

E quem é que está a negligenciar o voto?

Referia-me ao discurso que se faz sobre aquele voto, de fazerem as pessoas umas coitadinhas e de não terem alternativa sem ser votar ali.

E não me vais ver defender que toda a gente que lá é vota é racista. Eu defendo que saberem que o partido é xenófobo e racista não é razão necessária e suficiente para a alteração de voto. E isso para mim é suficiente. 

Citação de stelfans, há 53 minutos:

Sabiam? Quase que aposto que a grande maioria não sabia.

Poderão não saber os pontos todos que mencionei mas sabem, porque é impossível não saber, alguns dos pontos mais graves (graves na minha visão, naturalmente). 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 6 minutos:

Referia-me ao discurso que se faz sobre aquele voto, de fazerem as pessoas umas coitadinhas e de não terem alternativa sem ser votar ali.

E não me vais ver defender que toda a gente que lá é vota é racista. Eu defendo que saberem que o partido é xenófobo e racista não é razão necessária e suficiente para a alteração de voto. E isso para mim é suficiente.

Aqui estamos de acordo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 13 horas:

Concordo com o diagnóstico (as pessoas não votam pelas propostas absurdas) mas não concordo com a conclusão.

Eu acho que as pessoas votam na ilusão de que o partido anti-sistema lhes vai resolver os problemas mais imediatos que, naturalmente, são sempre culpa dos outros e particularmente do Governo. É o Chega que lhes vai arranjar um emprego de que gostam, é o Chega que lhes vai arranjar uma casa em condições, é o Chega que lhes vai curar o cancro, é o Chega que lhes vai dar o diploma do curso de medicina, é o Chega que lhes vai dar razão provando que a sua vida miserável era culpa do PS e do PSD.

Mas compreendo que para outros populismos faça sentido dizer que os votantes do Chega são todos racistas e que só por isso é que votam neles.

"Votam na ilusão de que o partido anti-sistema lhes vai resolver os problemas mais imediatos que, naturalmente, são sempre culpa dos outros e particularmente do Governo". Concordo.

O que te falta aqui é o ponto mais importante, ao longo da história tem havido partidos populistas e demagógicos para todos os gostos, de entre esses todos há uns com uma particularidade, os que dizem (ou dão a entender de forma mais ou menos encapotada) que resolvem todos os problemas mais imediatos através da punição, expulsão, extermínio de grupos específicos da população, grupos esses que são determinados pela cor da pele, hábitos culturais ou crenças religiosas.

Acreditam que o partido "lhes vai arranjar um emprego de que gostam", "lhes vai arranjar uma casa em condições", ao meter os ciganos a pagar impostos, a tirar o RSI de quem passa o dia no café, ao impedir os indianos de virem cá roubar os empregos e ao deportar todos os brasileiros que eles entendem ter uma vida demasiado boa.

Só te esqueceste deste pormenor.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 2 minutos:

"Votam na ilusão de que o partido anti-sistema lhes vai resolver os problemas mais imediatos que, naturalmente, são sempre culpa dos outros e particularmente do Governo". Concordo.

O que te falta aqui é o ponto mais importante, ao longo da história tem havido partidos populistas e demagógicos para todos os gostos, de entre esses todos há uns com uma particularidade, os que dizem (ou dão a entender de forma mais ou menos encapotada) que resolvem todos os problemas mais imediatos através da punição, expulsão, extermínio de grupos específicos da população, grupos esses que são determinados pela cor da pele, hábitos culturais ou crenças religiosas.

Acreditam que o partido "lhes vai arranjar um emprego de que gostam", "lhes vai arranjar uma casa em condições", ao meter os ciganos a pagar impostos, a tirar o RSI de quem passa o dia no café, ao impedir os indianos de virem cá roubar os empregos e ao deportar todos os brasileiros que eles entendem ter uma vida demasiado boa.

Só te esqueceste deste pormenor.

E que depois vais a ver, e não existem ligações entre as duas coisas.

Compartilhar este post

Link para o post

vai existir uma grande mobilização no dia de voto e o psd ganha com maioria absoluta. 

Será para abater o chega mas não vão cometer o mesmo erro 2 vezes e votar ps. 

Vamos ter um primeiro ministro meio cagado

Editado por Sima01

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 1 hora:

E que depois vais a ver, e não existem ligações entre as duas coisas.

806752302adb876f35c107117fc10a0f9d1e7a2e

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

https://amp.expresso.pt/politica/eleicoes/legislativas-2024/2024-01-17-Pedro-Nuno-aposta-na-economia-e-nao-nos-impostos-para-fazer-Portugal-grande-outra-vez-de7abd1b

O PNS já começa a dar tiros nos pés, economia e impostos não estão correlacionados?? Mas que disparate, é óbvio que se o país continua a taxar a classe média como rica, as empresas tornam se menos competitivas e só conseguem oferecer salários baixos e ficar com mao de obra pouco qualificada, os melhores fogem todos

E é preciso ser muito burro para não perceber que a subida do extremismo está correlacionado com o facto de Portugal taxar bastante a classe média e pouco a classe alta/baixa 

Compartilhar este post

Link para o post

É pá, o ar dos jovens que andam à volta do Ventura lol. Parece a revolta dos choninhas.

• Like 1
  • Haha 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de AndrePereiraReis, há 8 minutos:

Mas que disparate, é óbvio que se o país continua a taxar a classe média como rica, as empresas tornam se menos competitivas e só conseguem oferecer salários baixos e ficar com mao de obra pouco qualificada, os melhores fogem todos

Procedes a afirmar que o que o PNS disse é um disparate e imediatamente a seguir para ele não se sentir sozinho dizes outro.

Os jovens não "fogem todos" por causa dos impostos. O salário bruto cá é várias vezes inferior ao salário liquido lá fora. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 6 minutos:

Procedes a afirmar que o que o PNS disse é um disparate e imediatamente a seguir para ele não se sentir sozinho dizes outro.

Os jovens não "fogem todos" por causa dos impostos. O salário bruto cá é várias vezes inferior ao salário liquido lá fora. 

Claro, as empresas em Portugal pra serem competitivas tem de pagar salários baixos, entre TSU e IRS para pagar um salário competitiva com a média europeia metade ou mais tem que ser pago em impostos, se descer a carga fiscal sobre os salários eles tendem a convergir para a média do mercado único 

Está e a minha opinião

Citação de antifa, há 12 minutos:

É pá, o ar dos jovens que andam à volta do Ventura lol. Parece a revolta dos choninhas.

Incels

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 12 horas:

Isso sabes tu. Agora experimenta perguntar aos eleitores o que acham sobre a posição do Chega nesses temas. A larga maioria não te saberá responder a isso porque nem sabe o que defende o partido. Sabem da castração química porque se fala nisso na TV.

Basta ver que até na convenção do Chega, ou seja, com os defensores mais acérrimos do partido, temos aqueles soundbytes dos cromos que defendem a posição do André Ventura, mas quando confrontados não sabem qual é a posição do André Ventura.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de AndrePereiraReis, há 7 minutos:

se descer a carga fiscal sobre os salários eles tendem a convergir para a média do mercado único

Só sugiro que não coloques demasiada expetativas nessa ideia porque quanto maior for essa expetativa maior será a desilusão quando perceberes que isso não aconteceu. 

Citação de joe, há 5 minutos:

Isso sabes tu

É impossível não se saber o que o partido acha a respeito da imigração e o quanto são racistas e xenófobos. Foi o que disse ao Descartes: se isso não é razão suficiente para a alteração do voto isso para mim basta-me. 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...