Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

O que a Mariana quer não me parece ser uma geringonça. Neste momento, pelo menos. Agora: é fundamental a esquerda demonstrar que é verdadeiramente um projeto alternativo ao projeto da direita. 

  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post

Estão a forçar o PSD a dar o dito por nao dito e a se juntarem ao Chega. 

Bem jogado pela esquerda. 

  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post

Se há momento para se procurar a unidade é este. Agora unidade e esquerda são daqueles conceitos que nunca ou raramente se vêem juntos.

Compartilhar este post


Link para o post

Ver um papagaio que discutia os penáltis na cmtv com 1 milhão de votos diz muito sobre a falta de identidade à direita e a necessidade de renovação da esquerda...

  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jamarcus, há 13 minutos:

Acho muito bem. É o momento para isto. Procurar convergências e mostrar força e unidade.

Estaremos a dar build-up para um cenário americano, republicanos vs democratas?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Hammerfall, há 4 minutos:

Estaremos a dar build-up para um cenário americano, republicanos vs democratas?

Não. Mas não me importava de ter esquerda, PS, PSD, IL, CH.

Parecido com Espanha (tirando as autonomias).

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jamarcus, há 12 minutos:

Não. Mas não me importava de ter esquerda, PS, PSD, IL, CH.

Parecido com Espanha (tirando as autonomias).

Não sei até que ponto se ia conseguir conciliar o isolacionismo do PCP com um Livre completamente europeísta. O PC é ainda demasiado ortodoxo e preso aos anos 50 para atrair jovens e novos votantes.

Eu no lugar do Tavares não me metia nisso. Ele está a crescer e o PC a definhar. Entendimentos são uma coisa, juntar tudo numa coligação tipo Sumar ou Podemos seria um tiro nos pés.

Editado por JGabriel
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de JGabriel, há 13 minutos:

Não sei até que ponto se ia conseguir conciliar o isolacionismo do PCP com um Livre completamente europeísta. O PC é ainda demasiado ortodoxo e preso aos anos 50 para atrair jovens e novos votantes.

Eu no lugar do Tavares não me metia nisso. Ele está a crescer e o PC a definhar. Entendimentos são uma coisa, juntar tudo numa coligação tipo Sumar ou Podemos seria um tiro nos pés.

Acho um erro achar-se que o Livre tem muito por onde crescer. É ainda mais urbano e "esquerda caviar" que o BE.

Mas sim, claro, há divergências entre partidos. Eu não estou a dizer que essa coligação vai existir, ou vai existir já, estou a dizer que gostava. Acho que é tempo de se falar, de se perceber onde dá para dialogar e chegar a acordos. Depois logo se vê.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Samaris, há 8 horas:

Não tenho ninguém na ignore list, podes ficar descansado. Eu sei que ontem andaste a citar-me às prestações, e devias estar ansioso que eu te respondesse, e peço desde já desculpa pela demora, mas de facto a ti deixei-te sem resposta intencionalmente, enquanto que o @smashing_pumpkin tenho de pedir desculpa por outro motivo, isto porque têm sido tantas notificações que eu não estou habituado, e depois é tanta gente a querer discutir comigo, que me passou despercebido o comentário dele, mas vou responder, tal como a ti, no final deste.

Os políticos quando vão para o Governo ainda demoram uns meses largos até se perceber que não vão cumprir o que prometem. Tu és mais eficiente. Bastou o tempo para escrever um post.

 

Citação de Samaris, há 8 horas:

Ontem não te respondi intencionalmente, porque como ontem me andaste a citar-me às prestações, começando pelo básico ataque pessoal a querer colar-me ao estereótipo de votante no Chega (lamento informar que não foste o primeiro do tópico a cometer essa precipitação), e depois fazendo o périplo por todos os comentários que eu deixei a fundamentar a minha opinião, terminando naquele onde tu próprio admites que não é possível garantir o mesmo resultado eleitoral, caso as eleições de 2015 tivessem à partida as cartas todas em cima da mesa em relação ao que daí surgiu, e foste por isso um dos "users da casa" que eu mencionei a certa altura no âmbito desse meu argumento ser totalmente válido e verdadeiro, e como por mais discussões que existam entre nós, sobre os mais variados temas, onde invariavelmente estamos em desacordo, eu ainda assim respeito sobre ti algo que é incontornável, que é a inteligência, pensei que tinhas chegado lá sozinho, e por isso é que nem sequer te citei, mas pelos vistos enganei-me, e hoje cá estás tu novamente, a fazer-te de desentendido (só pode!) e a querer comprar nova discussão comigo.

Em relação à vossa pergunta e tentativa de justificação para o que se passou em 2015 com o resultado eleitoral de 2019, e o porquê de resultado de 2019 ter sido o que foi, ou seja, uma maioria absoluta do PS, tal aconteceu, na minha opinião, por três motivos:

1º no periodo pré eleitoral, tanto o BE como o PCP, se quiseram demarcar definitivamente do PS e deixaram bem claro que o projecto Geringonça tinha chegado ao fim

2º o António Costa, vendeu, e bem, a ideia de que era preciso votar PS, e ter uma maioria absoluta, para ter um legislatura estável

3º a oposição do PSD era fraquíssima, com um líder que não tinha consenso nem sequer dentro do próprio PSD, quando mais ter carisma perante o restante país, e todos sabemos que com um PSD fraco é impossível uma viragem do país à direita.

Como tal, verificando-se os três pontos acima, foi natural a vitória do PS com maioria absoluta.

Agora, o que é que isso tem alguma coisa a ver com o que se passou quatro anos antes, não faço ideia, e só na vossa cabeça de esquerda enviesada é que é possível arranjar uma justificação quando a conjuntura era completamente diferente.

O que eu li:

"Pssst, ei tu aí. Sim, é contigo. É só para te dizer que não vale a pena andares a meter-te comigo porque eu vou-te ignorar. Ah, pois é. Não estavas à espera desta. Sim, ignorar. Não te vou ligar nenhuma. É para aprenderes. Se pensas que eu vou perder tempo contigo estás muito enganado. Tenho mais que fazer. É para veres quem é que é o forte aqui. Ignorar. Não te vou dar troco, ouviste? Pois, queres que eu explique sei lá o quê, mas de mim não levas nada. Ainda não percebeste? Zero. E agora? Quem é que tem razão?"

E pronto. Foi isto.

 

Editado por Descartes

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de kareca, há 6 minutos:

O fadista não vê mal nenhum numa abertura ao Chega.

Pelos videos em que ele aparece, ele nem deve ver mal nem bem. Cá para mim, com a carga que anda já não vê grande coisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tibraco, há 8 horas:

Sim, eu quero viver num país onde os governos sejam ELEITOS e não NOMEADOS.

Onde é que menosprezei a importância dos estudos ou da ciência? Onde está a coerência?

Se conseguires escrever 2 frases seguidas, parabéns, é uma evolução da tua parte.

Nos teus posts? É difícil mas eu acho que se consegue encontrar uma linha de raciocínio mais ou menos clara.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 7 horas:

ainda está com a conversa da gerigonça. basicamente quer fazer a vida negra, a quem estiver no governo, chumbando tudo o que vier a ser apresentado.

querem é obrigar o chega a validar um governo da AD, porque caso contrário fica o chega culpado por mais um governo de esquerda. O Chega agora vai começar a ser apertado para terem de se comprometer em apoiar alguém em vez de criticarem só.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Che, há 12 horas:

Será esta a solução para a crise de habitação em Portugal?

FsAu3bbWYCQY1dW.jpg

20k pessoas vivem neste complexo. Vejam a quantidade de terreno que poupamos com construção vertical. Sobra terreno para plantar árvores, árvores essas que combatem a desertificação do país. 

Quantos elevadores é que isso deve ter?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, Agora:

Eu acho que ela está a lançar as bases para que o PS rebente com o resto da esquerda de vez.

Isso seria argumento se o Livre, que andou os últimos anos a aprovar os orçamentos do PS, não tivesse quadruplicado o número de deputados que tinha. 

Compartilhar este post


Link para o post

Muito dificilmente em Portugal se faz um Sumar, aliás, pelas mesmas questões que em Espanha também não durou muito tempo até ao Podemos sair.

O PCP nunca integraria uma coligação do género por isso retiro à partida, entre BE e LIVRE há demasiados egos em disputa, ninguém iria querer perder protagonismo, para além disso há ressabiamento e maus figados essencialmente do BE em relação a quem saiu e se juntou aos outros. Arrisco até dizer que vejo mais rapidamente e até como bastante provável o Livre integrar uma coligação com o PS em vários locais nas autárquicas de forma a sacar todo o voto de esquerda em certos municípios onde o PSD ganhou por poucos, Lisboa por exemplo.

Editado por antifa

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 4 minutos:

Isso seria argumento se o Livre, que andou os últimos anos a aprovar os orçamentos do PS, não tivesse quadruplicado o número de deputados que tinha. 

Sim, mas os partidos às esquerda do PS ganharam 1 deputado. O PS perde 40 e esses partidos todos ganham 1.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de whatever, há 11 horas:

Se há momento para se procurar a unidade é este. Agora unidade e esquerda são daqueles conceitos que nunca ou raramente se vêem juntos.

O que é um grande problema.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 40 minutos:

Sim, mas os partidos às esquerda do PS ganharam 1 deputado. O PS perde 40 e esses partidos todos ganham 1.

Porque são tidos como parte do problema da crise política, e não como solução. O único partido que sai beneficiado é aquele que nunca esteve na origem da geringonça, e sejamos sinceros, porque tem um político muito acima da média nas suas fileiras.

Eu concordo que deveriam todos manter-se separados.

Editado por Mica
  • Concordo! 6

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

    Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

×
×
  • Criar Novo...