Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Lebohang, há 33 minutos:

Miguel Tiago é o motoqueiro, os do Chega são os de BMW e Mercedes com motoristas

motard

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Citação de El Colosso, há 17 minutos:

Tanta coisa que escreveste e esqueceste-te que em 2019 o PS não teve maioria absoluta

Não teve, é um facto, e um erro da minha parte em ter escrito tal coisa, mas o ponto principal nem era tanto esse, mas sim o facto do PS ter tido uma vitória esmagadora em 2019, depois do golpe da geringonça em 2015, e disso na cabeça de alguns ser prova de legitimidade dos votos nos partidos que formaram a geringonça quatro anos antes, o que para mim é, mais uma vez, falacioso, e fácil de provar que de uma coisa não se pode nunca concluir a outra, basta perguntar a todos vocês em quem vão votar nas próximas eleições, e a não ser que sejam tipo o meu pai que pensa que votar PS é a mesma coisa que ser do Benfica, e vota PS a vida toda, porque não muda de partido tal como não se muda de clube, ninguém sabe em quem vai votar nas próximas eleições. Portanto, a não ser que em 2015 as pessoas tivessem feito um exame de futurologia, ido até 2019 para ver como é que paravam as modas, e com base nisso decidir o seu voto na própria eleição de 2015, é enganador assumir que lá porque o PS em 2019 venceu de forma clara, os votos das pessoas caso estivesse explícito no acto pré eleitoral que algo como a geringonça era uma realidade bem possível, teriam exactamente a mesma distribuição, e pelos motivos que eu já andei por aí a dizer em tantos outros posts, acredito mesmo que o resultado eleitoral dessas eleições poderia ter sido diferente e com uma margem de vitória maior para a coligação Portugal à frente.

Compartilhar este post


Link para o post

Bem a IL a decidir ficar de fora do governo. Seria difícil continuarem a ser o partido dos memes e dos cartazes desonestos estando no governo pelo que é a estratégia acertada.

  • Haha 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 minutos:

Bem a IL a decidir ficar de fora do governo. Seria difícil continuarem a ser o partido dos memes e dos cartazes desonestos estando no governo pelo que é a estratégia acertada.

E no momento atual dá muito jeito ser oposição

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Samaris, há 2 minutos:

Não teve, é um facto, e um erro da minha parte em ter escrito tal coisa, mas o ponto principal nem era tanto esse, mas sim o facto do PS ter tido uma vitória esmagadora em 2019, depois do golpe da geringonça em 2015, e disso na cabeça de alguns ser prova de legitimidade dos votos nos partidos que formaram a geringonça quatro anos antes, o que para mim é, mais uma vez, falacioso, e fácil de provar que de uma coisa não se pode nunca concluir a outra, basta perguntar a todos vocês em quem vão votar nas próximas eleições, e a não ser que sejam tipo o meu pai que pensa que votar PS é a mesma coisa que ser do Benfica, e vota PS a vida toda, porque não muda de partido tal como não se muda de clube, ninguém sabe em quem vai votar nas próximas eleições. Portanto, a não ser que em 2015 as pessoas tivessem feito um exame de futurologia, ido até 2019 para ver como é que paravam as modas, e com base nisso decidir o seu voto na própria eleição de 2015, é enganador assumir que lá porque o PS em 2019 venceu de forma clara, os votos das pessoas caso estivesse explícito no acto pré eleitoral que algo como a geringonça era uma realidade bem possível, teriam exactamente a mesma distribuição, e pelos motivos que eu já andei por aí a dizer em tantos outros posts, acredito mesmo que o resultado eleitoral dessas eleições poderia ter sido diferente e com uma margem de vitória maior para a coligação Portugal à frente.

Não percebi nada do que escreveste ai. Absolutamente nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Samaris, há 52 minutos:

depois do golpe da geringonça em 2015

já chega, não?

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post

Bem, este tópico está mesmo esquerdofrênico ultimamente. Pelo sim, pelo não, vou fazer uma sandes de mortadela.

Editado por Liberblue

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Samaris, há 1 hora:

Não teve, é um facto, e um erro da minha parte em ter escrito tal coisa, mas o ponto principal nem era tanto esse, mas sim o facto do PS ter tido uma vitória esmagadora em 2019, depois do golpe da geringonça em 2015, e disso na cabeça de alguns ser prova de legitimidade dos votos nos partidos que formaram a geringonça quatro anos antes, o que para mim é, mais uma vez, falacioso, e fácil de provar que de uma coisa não se pode nunca concluir a outra, basta perguntar a todos vocês em quem vão votar nas próximas eleições, e a não ser que sejam tipo o meu pai que pensa que votar PS é a mesma coisa que ser do Benfica, e vota PS a vida toda, porque não muda de partido tal como não se muda de clube, ninguém sabe em quem vai votar nas próximas eleições. Portanto, a não ser que em 2015 as pessoas tivessem feito um exame de futurologia, ido até 2019 para ver como é que paravam as modas, e com base nisso decidir o seu voto na própria eleição de 2015, é enganador assumir que lá porque o PS em 2019 venceu de forma clara, os votos das pessoas caso estivesse explícito no acto pré eleitoral que algo como a geringonça era uma realidade bem possível, teriam exactamente a mesma distribuição, e pelos motivos que eu já andei por aí a dizer em tantos outros posts, acredito mesmo que o resultado eleitoral dessas eleições poderia ter sido diferente e com uma margem de vitória maior para a coligação Portugal à frente.

Já pareces um maluquinho das teorias da conspiração com essas tiradas de "golpe da geringonça"

  • Like 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Samaris, há 1 hora:

Não teve, é um facto, e um erro da minha parte em ter escrito tal coisa, mas o ponto principal nem era tanto esse, mas sim o facto do PS ter tido uma vitória esmagadora em 2019, depois do golpe da geringonça em 2015, e disso na cabeça de alguns ser prova de legitimidade dos votos nos partidos que formaram a geringonça quatro anos antes, o que para mim é, mais uma vez, falacioso, e fácil de provar que de uma coisa não se pode nunca concluir a outra, basta perguntar a todos vocês em quem vão votar nas próximas eleições, e a não ser que sejam tipo o meu pai que pensa que votar PS é a mesma coisa que ser do Benfica, e vota PS a vida toda, porque não muda de partido tal como não se muda de clube, ninguém sabe em quem vai votar nas próximas eleições. Portanto, a não ser que em 2015 as pessoas tivessem feito um exame de futurologia, ido até 2019 para ver como é que paravam as modas, e com base nisso decidir o seu voto na própria eleição de 2015, é enganador assumir que lá porque o PS em 2019 venceu de forma clara, os votos das pessoas caso estivesse explícito no acto pré eleitoral que algo como a geringonça era uma realidade bem possível, teriam exactamente a mesma distribuição, e pelos motivos que eu já andei por aí a dizer em tantos outros posts, acredito mesmo que o resultado eleitoral dessas eleições poderia ter sido diferente e com uma margem de vitória maior para a coligação Portugal à frente.

mw-1200&outputFormat=jpeg

leiam isto com a voz do Miguel Morgado

  • Like 6

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

Bem a IL a decidir ficar de fora do governo. Seria difícil continuarem a ser o partido dos memes e dos cartazes desonestos estando no governo pelo que é a estratégia acertada.

O Colin Just pode estar descansado, neste momento vou ficar de fora do casamento dele com a Scarlett Johansson.

  • Haha 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 39 minutos:

mw-1200&outputFormat=jpeg

leiam isto com a voz do Miguel Morgado

Isso é o que sai no chatgpt se pedires a imagem de um c*na de sabão 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Axadrezado, há 3 horas:

Este gajo tinha o tempo de antena do Ventura e também sacava 50 deputados.

Para isso era capaz de ajudar passar uma mensagem deste século e não do tempo da revolução industrial 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de JohnyM, Agora:

Para isso era capaz de ajudar passar uma mensagem deste século e não do tempo da revolução industrial 

Este século está muito overrated. O Ventura parece que está em meados do século XX e recolhe votos e deputados como se fossem cerejas.

  • Like 5

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, há 1 minuto:

Este século está muito overrated. O Ventura parece que está em meados do século XX e recolhe votos e deputados como se fossem cerejas.

Pelo menos adequa com o facto de boa parte das pessoas deste século ter a mentalidade do século passado. O PCP ainda nem conseguiu chegar lá 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de JohnyM, Agora:

Pelo menos adequa com o facto de boa parte das pessoas deste século ter a mentalidade do século passado. O PCP ainda nem conseguiu chegar lá 

Ficou em 1921, ano da sua fundação. E dali não sai.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, há 3 horas:

2 - A questão da possibilidade da esquerda liderada pelo PS formar Governo por ter mais deputados que a soma do PSD+IL+CDS. É uma parvoíce.

Mas porquê? Eu também não concordo com essa possiblidade (explico em baixo) e penso que o Livre irá deixar isso de lado dentro de alguns dias, mas assumindo que temos três blocos (esquerda, direita democrática e direita extremista), sendo este último o mais minoritário e o que está isolado, por ninguém aceitar governar ou fazer acordos com eles, porque é que não faz sentido olhar, simplesmente, para os outros dois blocos (esquerda e direita), considerando que tiveram resultados bastante semelhantes? O PSD merece formar governo só por ter tido mais uns milhares de votos e mais um ou outro deputado que o PS? Sendo a esquerda o bloco com mais deputados não é legítimo que se pense nessa possibilidade? Porque é que o ónus tem de estar no PS e não no PSD, invertendo o cenário? 

Acho que este cenário faz sentido e é legítimo, embora, tal como disse, também não concorde. Não só porque o próprio PS já admitiu que vai fazer parte da oposição (decisão acertada e que revelou maturidade), mas também por haver uma clara maioria das pessoas a querer uma mudança,  sendo um dos fatores o cansaço natural de 8 anos de esquerda. Está na altura de haver alguma alternância. 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Che, há 4 horas:

O Miguel Tiago tem um discurso muito contextualizado.

 

F*da-se o Miguel Tiago de casaco de cabedal contra o fato e gravata de João Almeida.

O verdadeiro Sport Algés e Dafundo vs CF "Os Belenenses"

  • Like 1
  • Haha 3

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jpa, há 46 minutos:

Mas porquê? Eu também não concordo com essa possiblidade (explico em baixo) e penso que o Livre irá deixar isso de lado dentro de alguns dias, mas assumindo que temos três blocos (esquerda, direita democrática e direita extremista), sendo este último o mais minoritário e o que está isolado, por ninguém aceitar governar ou fazer acordos com eles, porque é que não faz sentido olhar, simplesmente, para os outros dois blocos (esquerda e direita), considerando que tiveram resultados bastante semelhantes? O PSD merece formar governo só por ter tido mais uns milhares de votos e mais um ou outro deputado que o PS? Sendo a esquerda o bloco com mais deputados não é legítimo que se pense nessa possibilidade? Porque é que o ónus tem de estar no PS e não no PSD, invertendo o cenário? 

Acho que este cenário faz sentido e é legítimo, embora, tal como disse, também não concorde. Não só porque o próprio PS já admitiu que vai fazer parte da oposição (decisão acertada e que revelou maturidade), mas também por haver uma clara maioria das pessoas a querer uma mudança,  sendo um dos fatores o cansaço natural de 8 anos de esquerda. Está na altura de haver alguma alternância. 

 

 

Porque é que é uma parvoíce?

Por duas razões fundamentais.

A primeira porque nunca na vida o Marcelo se mostraria disponível para uma solução dessa natureza.

E a segunda, e mais importante, porque esse Governo não durava 1 dia sequer. Com a AD a ganhar as eleições mas o Governo a ser formado pela esquerda sem maioria parlamentar, apresentaria imediatamente uma moção de rejeição que o Chega acompanharia. E no dia seguinte tínhamos de certeza um Governo de coligação da AD com o Chega.

É este o resultado que o Livre quer alcançar? É isso que defende a democracia portuguesa? Meter o Chega no Governo e empurrar o PSD para entendimentos com eles?

Compartilhar este post


Link para o post

Imagem

O nosso modelo survey foi extraordinário no conjunto dos 4 partidos mais jovens, sendo o melhor de longe: Livre, IL, PAN e BE. Mas nos 4 partidos mais idosos esteve aquém, não estamos a conseguir chegar a essas faixa etárias, a única forma de parcialmente colmatar seria expandir no Facebook, mas é a plataforma onde estamos a ter menos sucesso. A melhor forma seria combinar online como fazemos e presencial como faz o ISCTE, mas infelizmente não temos essa possibilidade à nossa disposição. No cômputo geral foi o terceiro melhor cenário, atrás do ICS-ISCTE, que lançou um cenário quase perfeito, estamos quase empatados com Consulmark2 (podemos ultrapassar com estrangeiro mas é pouco provável) e fomos claramente melhores que todas as outras na média de performance por partido.

Imagem

O ADN estragou-nos parcialmente a performance do modelo survey nos obns e AD. Penso que sem Cavaquistões com ADN em 4º ou aldeias com ADN acima de 10% e maioria absoluta da AD em simultâneo poderíamos ter conseguido acertar os OBNs.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Citação de IlidioMA, há 6 horas:

já chega, não?

Ajudava certamente caso a cada comentário que eu faça neste tópico, não tivesse cinco notificações de pessoas que responderam ao que eu disse.

Mas é inquestionável que esta discussão já ultrapassou todos os limites, quer de tempo e quer de espaço. Discussão essa, que infelizmente, é um retrato fiel daquilo que o CMPT se tornou com o passar dos anos, e aí não há muitos que saibam melhor do que eu sobre o que estou a falar, dado que sou membro deste fórum desde 2006.

É claro que se tratando de um fórum de internet, qualquer pessoa que se registe nele, está preparada para encontrar opiniões diferentes e divergentes da sua, mas uma coisa é ter opiniões contrárias, outra é não respeitar a opinião do outro e partir para o insulto fácil e camuflado e para a ridicularização colectiva de alguém que tem uma opinião diferente mas dá a cara para a defender, apresenta o seu ponto de vista, dá os seus argumentos e fundamenta o seu raciocínio.

A minha opinião sobre esta discussão que durou dois dias completos baseou-se em dois pontos muito simples:

1.

À data das eleições de 2015, os portugueses não tinham literacia política suficiente para saber que aquilo que estava em cima da mesa era nem mais nem menos do que uma escolha entre uma coligação de direita e outra de esquerda, pois enquanto que a coligação de direita era assumida, a coligação de esquerda era um tema que não passava pela cabeça de ninguém nas campanhas pré-eleitorais, sendo por isso um completo não-assunto.

Citação de Samaris, Em 11/03/2024 at 13:20:

Todos os partidos concorreram sozinhos às eleições. Nada indicava nas semanas antecedentes de que iria haver um entendimento à esquerda para formar um gerigonça de PS + BE + PCP. A geringonça apenas passou a ser tema depois do resultado eleitoral. Portanto é impossível de tu, ou qualquer outra pessoa, fazer qualquer tipo de prognóstico sobre qual teria sido o resultado eleitoral caso na ida às urnas as pessoas tivessem de escolher entre PSD ou PS + PCP + BE.

2.

Caso os portugueses tivessem sido informados, no período pré-eleitoral, que uma coligação de esquerda estava no horizonte, e que seria algo bastante previsível de acontecer e/ou se os portugueses, na ida às urnas, tivessem no seu boletim de voto que fazer uma cruzinha para escolher inequivocamente entre uma coligação de direita ou uma coligação de esquerda, à data dessas eleições, os resultados eleitorais teriam sido diferentes.

Citação de Samaris, Em 11/03/2024 at 14:18:

É descabido pensar que sabendo as pessoas à priori que na verdade estavam a votar entre Portugal à frente e Geringonça PS + BE + PCP,  a coligação Portugal à frente teria ganho as eleições com maior margem e quem sabe até com maioria? 

 

Citação de Descartes, Em 11/03/2024 at 21:17:

Não.

Esta foi a base de sustentação da minha opinião, que pode obviamente ser muito diferente da opinião de todos vocês que se manifestaram contra ela, mas é a minha opinião e merece ser respeitada, ou não fosse eu um membro deste fórum com exactamente os mesmos direitos que qualquer um de vocês, e que me dei ao trabalho de trazer argumentos válidos para a discussão sempre que alguém me citou. Eu até teria gostado de perceber ao certo em qual dos pontos do meu raciocínio é que entraram em completo desacordo, qual é a falha que encontraram na argumentação apresentada, pois teria tornado a discussão bastante mais saudável, mas agora também já é tarde.

Para além disso, se se derem ao trabalho de ir reler toda a discussão, o que não faltam é exemplos de comentários meus com reacções de concordância por parte de outros utilizadores que decidiram manter-se na sombra, e sabem porque é que as pessoas decidem manter-se na sombra, porque já sabem que caso venham dizer alguma coisa que vai contra a corrente, correm o risco de serem engolidos por este colectivo de pessoas que para além de discutir, tem também a intenção de ridicularizar a opinião contrária.

Infelizmente foi nisto que este fórum se tornou ao longo dos anos, e agora não falo só desta discussão específica, nem falo só deste tópico de política, mas sim algo transversal a todos as secções, com um ambiente tóxico constante e onde discutir com conteúdo deixou de ser o principal objectivo, pois já há muito que deixou de haver respeito pela opinião do outro.

Escusam de citar este post que acabo de escrever pois não vou gastar nem mais um segundo do meu tempo a discutir este tema, ou qualquer outro, neste fórum, dando por aqui encerrada a minha participação num espaço que fez parte da minha vida durante 18 anos, mas no qual eu já não me revejo.

Compartilhar este post


Link para o post

Estou a ouvir o Bloco Central e este Pedro Marques Lopes é burro como a m*rda...

 

Citação de Jimpo, há 2 horas:

Já deu zoom out a Mariana? 

 

 

Cringe

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

  • Outros membros neste tópico

    Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

×
×
  • Criar Novo...