Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Petar Musa, há 3 minutos:

E depois o crédito não é aprovado porque a taxa de esforço ultrapasssa o limite imposto para os bancos.

Continuo sem perceber qual seria a vantagem aqui.

Tens razão. Não estava a considerar os efeitos da taxa de esforço. 

 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

As medidas são positivas.

Agora, e reconheço que o meu comentário esteja a ser influenciado pelo facto de, por meses, ir pagar uns bons milhares em impostos que de outra forma não teria de pagar, custa-me a aceitar a arbitrariedade de considerar-se que entre ter 18 e 35 anos é o mesmo, mas 36 já é todo um outro regime diferente. Em primeiro lugar porque em termos de impostos acredito na progressividade e em segundo porque não estamos a falar de centenas, estamos a falar de dezenas de milhar de euros em muitos casos. A questão do acesso ao crédito consigo compreender, a parte que provavelmente nunca me vai caber na cabeça é porque é que o critério para a isenção do IMT não é feito com base em ser a primeira casa independentemente da idade.

Alguém que teve de poupar até aos 50 anos para finalmente comprar uma casa não merece ser beneficiado também? Tendo em conta que estamos a falar de primeiras casas não compreendo mesmo porque é que se colocam obstáculos desta natureza.

  • Concordo! 7

Compartilhar este post


Link para o post

Esqueceram se que malta com mais de 35 anos pode estar a comprar a 1a casa, era isso que devia ter isenção 

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de whatever, há 44 minutos:

As medidas são positivas.

Agora, e reconheço que o meu comentário esteja a ser influenciado pelo facto de, por meses, ir pagar uns bons milhares em impostos que de outra forma não teria de pagar, custa-me a aceitar a arbitrariedade de considerar-se que entre ter 18 e 35 anos é o mesmo, mas 36 já é todo um outro regime diferente. Em primeiro lugar porque em termos de impostos acredito na progressividade e em segundo porque não estamos a falar de centenas, estamos a falar de dezenas de milhar de euros em muitos casos. A questão do acesso ao crédito consigo compreender, a parte que provavelmente nunca me vai caber na cabeça é porque é que o critério para a isenção do IMT não é feito com base em ser a primeira casa independentemente da idade.

Alguém que teve de poupar até aos 50 anos para finalmente comprar uma casa não merece ser beneficiado também? Tendo em conta que estamos a falar de primeiras casas não compreendo mesmo porque é que se colocam obstáculos desta natureza.

Tentando colocar-me nos pés da AD, diria que as razões poderiam ser duas:

1) retenção de jovens (é mais difícil convencer uma pessoa de 35 anos a ficar cá do que uma de 50)

2) peso nas contas públicas da medida, caso fosse alargada a todos

O critério da idade é só um de muitos que podia ser usado. Aí, o racional para não se apostar na progressividade pode ter que ver com a simplificação da medida, e um bocadinho do meu ponto 1)

Com isto, não estou a dizer que concordo ou deixo de concordar com a medida, na verdade acho que se faz um espetáculo enorme com o IMT quando os valores que a banca lucra com um CH só em juros é exponencialmente superior.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 12 minutos:

2) peso nas contas públicas da medida, caso fosse alargada a todos

Era só aumentar o IMT na compra de segundas habitações (para quem já é proprietário, não em caso de troca de casa) de forma a compensar a perda.

  • Like 3

Compartilhar este post


Link para o post

Estou a ouvir esta deputada da IL e é impressionante como eu já adivinhava o que vinha a seguir quando estava a falar. Uma mão cheia de lugares comuns que qualquer Zé escreve no Twitter, incrível 

  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Solero, Agora:

Estou a ouvir esta deputada da IL e é impressionante como eu já adivinhava o que vinha a seguir quando estava a falar. Uma mão cheia de lugares comuns que qualquer Zé escreve no Twitter, incrível 

isto é mesmo triste p*ta que pariu o nível para que estes m*rda nos arrastaram 

  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 12 minutos:

Tentando colocar-me nos pés da AD, diria que as razões poderiam ser duas:

1) retenção de jovens (é mais difícil convencer uma pessoa de 35 anos a ficar cá do que uma de 50)

2) peso nas contas públicas da medida, caso fosse alargada a todos

O critério da idade é só um de muitos que podia ser usado. Aí, o racional para não se apostar na progressividade pode ter que ver com a simplificação da medida, e um bocadinho do meu ponto 1)

Com isto, não estou a dizer que concordo ou deixo de concordar com a medida, na verdade acho que se faz um espetáculo enorme com o IMT quando os valores que a banca lucra com um CH só em juros é exponencialmente superior.

Eu compreendo que o racional subjacente seja uma tentativa de impedir que os jovens saiam do país e isso faz todo o sentido. Agora a questão é que se o critério for "primeira casa" ao invés de "primeira casa até aos 35 anos" não estaria a excluir estes jovens.

Em relação ao peso nas contas públicas não sei qual seja, mas isso compete ao governo estimar e não vi serem apresentadas contas a este respeito. De qualquer forma, tendo em conta que estamos numa situação de excedente orçamental e que a habitação devia ser, para mim, a principal prioridade do governo custa-me a aceitar que se esteja a dificultar o acesso a quem está a tentar comprar a primeira casa.

Por fim, sinceramente não compreendo esse argumento da simplificação, nem me cabe na cabeça que se tomem decisões deste género porque as pessoas possam não perceber o conceito de progressividade. Se alguém é capaz de ler a FINE de um CH, também percebe o que é a progressividade dos impostos.

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 6 minutos:

Era só aumentar o IMT na compra de segundas habitações (para quem já é proprietário, não em caso de troca de casa) de forma a compensar a perda.

É uma boa maneira de controlar a situação mas também quem vai para comprar uma segunda habitação vai muito mais bem informado, não me admirava se abrisse a porta a trafulhadas perigosas como passarem a casa só para a esposa e comprar só o marido e lá se vai essa "segunda" habitação para ele. 

Pode parecer que não mas existe muitos cartórios que ganham muito dinheiro com essas trafulhadas e conseguem que passe nas finanças tranquilamente. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Solero, há 12 minutos:

Estou a ouvir esta deputada da IL e é impressionante como eu já adivinhava o que vinha a seguir quando estava a falar. Uma mão cheia de lugares comuns que qualquer Zé escreve no Twitter, incrível 

Quem foi? A Leitão?

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Porque raio é que o boi-mor da Ganadaria tem direito a uma câmara para lhe focar a cara na SIC Notícias?

Compartilhar este post


Link para o post

Existe alguma coisa mais inútil que as palmas a cada 5 segundos de um discurso no parlamento? A quantidade de tempo que se perde nesta parvoíce...

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Banks29, há 34 minutos:

É uma boa maneira de controlar a situação mas também quem vai para comprar uma segunda habitação vai muito mais bem informado, não me admirava se abrisse a porta a trafulhadas perigosas como passarem a casa só para a esposa e comprar só o marido e lá se vai essa "segunda" habitação para ele. 

Pode parecer que não mas existe muitos cartórios que ganham muito dinheiro com essas trafulhadas e conseguem que passe nas finanças tranquilamente. 

A taxa de divórcio em Portugal andará perto dos 100%, o Estado iria sempre receber dinheiro na divisão de bens, onde essa casa seria inevitavelmente vendida. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Che, há 3 minutos:

A taxa de divórcio em Portugal andará perto dos 100%, o Estado iria sempre receber dinheiro na divisão de bens, onde essa casa seria inevitavelmente vendida. 

Fonte: a mesma que os sindicatos usam para calcular a adesão às greves

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Che, há 6 minutos:

A taxa de divórcio em Portugal andará perto dos 100%, o Estado iria sempre receber dinheiro na divisão de bens, onde essa casa seria inevitavelmente vendida. 

Sabes que não precisas de te divorciar para passares a casa apenas para uma pessoa certo ? O marido pode perfeitamente doar a casa a esposa

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Banks29, há 6 minutos:

Sabes que não precisas de te divorciar para passares a casa apenas para uma pessoa certo ? O marido pode perfeitamente doar a casa a esposa

Estou a dizer que as pessoas vão ter esses trabalhos todos, esses esquemas todos, e inevitavelmente vão se divorciar e vender tudo. 

Vão perder aquela chama, a paixão, ele vai focar-se na carreira, ela quer-se sentir mulher, a taxa de divórcio em Portugal deve rondar os 99%. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Che, há 1 minuto:

Estou a dizer que as pessoas vão ter esses trabalhos todos, esses esquemas todos, e inevitavelmente vão se divorciar e vender tudo. 

Vão perder aquela chama, a paixão, ele vai focar-se na carreira, ela quer-se sentir mulher, a taxa de divórcio em Portugal deve rondar os 99%. 

Se imaginasses metade dos esquemas que passam pelos cartórios só para saírem todos a ganhar. Até empresas a comprar um imóvel sem o sócio-gerente ou alguém com poderes para actos legais ir assinar como se fosse a pessoa sem qualquer procuração ou prova que ele podia assinar. 

Normalmente quem vai para uma "segunda casa" não são os zés que mal acabaram de pagar a primeira, são os gajos que já tiveram se for preciso 7 ou 8 casas que foram revendendo/ou tendo-a alugada e afins. 

Por isso é que disse que podia abrir uma porta perigosa. 

Compartilhar este post


Link para o post

A complexa lei da oferta e da procura não se aplica aqui? Se vamos reduzir este imposto, as pessoas conseguem dar mais pelas casas, se as pessoas conseguem dar mais pelas casas, os intermediários do imobiliário vão aumentar os preços porque podem, como foi com a promoção do IVA zero do continente

Disclaimer: eu não sou das STEM, lamento possíveis falhas de raciocínio

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 40 minutos:

A complexa lei da oferta e da procura não se aplica aqui? Se vamos reduzir este imposto, as pessoas conseguem dar mais pelas casas, se as pessoas conseguem dar mais pelas casas, os intermediários do imobiliário vão aumentar os preços porque podem, como foi com a promoção do IVA zero do continente

Aplica-se mas aqui só se aplicam a uma reduzida percentagem de pessoas e não ao mercado todo, e certamente que não serão as pessoas que têm mais rendimento que mais o inflacionam

  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de noikeee, há 1 minuto:

Aplica-se mas aqui só se aplicam a uma reduzida percentagem de pessoas e não ao mercado todo, e certamente que não serão as pessoas que têm mais rendimento que mais o inflacionam

Reduzida?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Banks29, há 1 hora:

Sabes que não precisas de te divorciar para passares a casa apenas para uma pessoa certo ? O marido pode perfeitamente doar a casa a esposa

A doação entre cônjuges é juridicamente bem mais complexa do que aquilo que fazes parecer

Citação de Petar Musa, há 4 horas:

E depois o crédito não é aprovado porque a taxa de esforço ultrapasssa o limite imposto para os bancos.

Continuo sem perceber qual seria a vantagem aqui.

A vantagem está para aquelas pessoas que conseguem suportar uma prestação mensal mais choruda ainda que com uma taxa de esforço maior por força do financiamento a 100%, mas que não conseguem ter dinheiro suficiente para a entrada. Mas o teu raciocínio está certo.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Che, há 2 horas:

A taxa de divórcio em Portugal andará perto dos 100%, o Estado iria sempre receber dinheiro na divisão de bens, onde essa casa seria inevitavelmente vendida. 

 

Citação de Che, há 2 horas:

Estou a dizer que as pessoas vão ter esses trabalhos todos, esses esquemas todos, e inevitavelmente vão se divorciar e vender tudo. 

Vão perder aquela chama, a paixão, ele vai focar-se na carreira, ela quer-se sentir mulher, a taxa de divórcio em Portugal deve rondar os 99%. 

Ansioso para ver a progressão deste novo caminho em direção a

"A taxa de divórcio em Portugal é baixíssima, deve andar perto dos 0%"

Editado por Sandes.
  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...