André Sousa Publicado 24 Outubro 2024 Citação de Jimpo, Agora: Isso é em qualquer país. No entanto se ele tiver uma empresa de pintura de fachadas de prédios, paga bem, e não tem lá portugueses na mesma porque ou não têm formação, ou têm aversão ao risco do emprego de estarem o dia todo preso por cordas. Ou seja, quem generalizou foste tu. E é exatamente o caso nos tempos em que o tempo assim o permite. E atenção, já tentei empregar dois amigos portugueses que na altura estavam numa situação de desemprego, porque é algo relativamente fácil de aprender, que simplesmente acabaram por desistir. É um nicho onde os brasileiros e malta de leste domina, mas à imagem de outros sectores da construção, é bastante usual. É comum encontrar eletricistas e canalizadores relativamente novos que sejam portugueses, mas encontrar um pedreiro na mesma faixa etária já é bem mais complicado (aqui até há mais africanos). E uma especialidade que não é tão desgastante a nível físico como era há 30 anos atrás, e que, caso haja qualidade no trabalho, tem emprego garantido durante o ano todo. Isto a receber muito acima da média nacional. 3 Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 24 Outubro 2024 Citação de André Sousa, há 2 minutos: E é exatamente o caso nos tempos em que o tempo assim o permite. E atenção, já tentei empregar dois amigos portugueses que na altura estavam numa situação de desemprego, porque é algo relativamente fácil de aprender, que simplesmente acabaram por desistir. É um nicho onde os brasileiros e malta de leste domina, mas à imagem de outros sectores da construção, é bastante usual. É comum encontrar eletricistas e canalizadores relativamente novos que sejam portugueses, mas encontrar um pedreiro na mesma faixa etária já é bem mais complicado (aqui até há mais africanos). E uma especialidade que não é tão desgastante a nível físico como era há 30 anos atrás, e que, caso haja qualidade no trabalho, tem emprego garantido durante o ano todo. Isto a receber muito acima da média nacional. Só para perceber, só tens 7 funcionários, que por acaso são brasileiros, ou de um total de x funcionários, 7 deles são brasileiros? Citação de Tibraco, há 1 minuto: Já percebi que és inimputável, daí ninguém te dar BO. Faz sentido. Toda a gente aqui sabe que o @Plagio o Original é demente, ninguém faz caso Compartilhar este post Link para o post
Thierry Henry Publicado 24 Outubro 2024 Citação de Tibraco, há 3 minutos: Se puderes, explica-me uma coisa. Nesse post que fiz, o que estás exatamente em desacordo ou, vá lá, não se identifica com as tuas crenças? No primeiro parágrafo, não fazer distinção no que representa numa sociedade um crime de ódio ou um crime "ocasional" (à falta de melhor palavra) acho que ou demonstra ignorância ou, lá está, falta de humanidade - porque os crimes de ódio nunca seriam cometidos contra pessoas como tu. O terceiro é só uma suposição com a típica teoria da ferradura, para tentar equivaler dois pontos sem qualquer ligação. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 24 Outubro 2024 Citação de andriy pereplyotkin, Agora: Tenho mais medo de claques de futebol de que de ciganos. Troco um patrão racista iluminado a chorar pela TSU por dois ciganos. 6 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 24 Outubro 2024 Plágio, não justifica ires de BO nesse contexto. Tem juízo. Compartilhar este post Link para o post
Tibraco Publicado 24 Outubro 2024 Citação de Thierry Henry, Agora: No primeiro parágrafo, não fazer distinção no que representa numa sociedade um crime de ódio ou um crime "ocasional" (à falta de melhor palavra) acho que ou demonstra ignorância ou, lá está, falta de humanidade - porque os crimes de ódio nunca seriam cometidos contra pessoas como tu. O terceiro é só uma suposição com a típica teoria da ferradura, para tentar equivaler dois pontos sem qualquer ligação. Mas pessoas como eu? Tu, porventura, sabes se sou preto? Se a minha mulher é preta? O que eu disse, e repito, é que o crucial é o crime em si. X mata Y. Epá se foi por ser preto, fico mal disposto. Se foi porque tem as orelhas grandes, ufa fico mais descansado. E, f*da-se, isto é não ter humanidade? Por ter esta visão das coisas? Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 24 Outubro 2024 Citação de andriy pereplyotkin, há 3 minutos: Há um doc muito fixe de 2020 chamado Chelas Nha Kau em que a certa altura até falam da malta ter de mudar a morada no CV para conseguir ter trabalho. É um filme muito interessante mesmo, feito por miúdos da Zona J sobre a Zona J e a ligação da comunidade jovem ao hip-hop. E também tem uns momentos durinhos com a polícia, se bem me recordo. Está completo no youtube, deixo aqui, mas sugiro que vejam o momento que acontece aos 17:07. É a gravação de uma chamada a pedir a entrega de uma pizza. Tenho mais medo de claques de futebol de que de ciganos. É algo bastante usual por "aqui". Até no Monte da Caparica houve uma fase em que se recusavam a fazer entregas. O que às vezes acontecia era haver alguém na loja que fosse desses bairros e que se voluntariasse para ir. Tirei o curso com um rapaz que chegou a morar na Zona M, em Chelas. Na altura fazia um part time à noite na telepizza. Voluntariou-se para ir à zona J fazer uma entrega, estava a subir num daqueles blocos que têm a zona comum descoberta que são da Gebalis, e acabou por ficar sem a pizza e sem a mota. Foi-se embora da telepizza porque queriam que ele assumisse o custo da mota, nem sei como é que isso ficou. Compartilhar este post Link para o post
Tibraco Publicado 24 Outubro 2024 Citação de HappyKing, há 4 minutos: Plágio, não justifica ires de BO nesse contexto. Tem juízo. Fica descansado que o teu bff não vai de BO. Ontem desejou a morte aos policias, não é por me chamar de burro que vai de vela. Só se disser que os ciganos passam à frente na fila, aí sim. Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 24 Outubro 2024 Citação de Hammerfall, há 5 minutos: Só para perceber, só tens 7 funcionários, que por acaso são brasileiros, ou de um total de x funcionários, 7 deles são brasileiros? Toda a gente aqui sabe que o @Plagio o Original é demente, ninguém faz caso Tenho sete funcionários, todos brasileiros. E zero problemas com isso, o meu problema é não ter outros sete como eles. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 24 Outubro 2024 Citação de Plagio o Original, há 1 minuto: Ok 😭👶 :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 24 Outubro 2024 Citação de Ghelthon, há 12 minutos: Generalizei, claro. E ele até pode ser o melhor patrão de sempre e pagar super bem. Não acho é que seja provável, tendo em conta o que disse. Racismo e xenofobia? Não. Tendências e probabilidades. Compartilhar este post Link para o post
Thierry Henry Publicado 24 Outubro 2024 Citação de Tibraco, há 2 minutos: Mas pessoas como eu? Tu, porventura, sabes se sou preto? Se a minha mulher é preta? O que eu disse, e repito, é que o crucial é o crime em si. X mata Y. Epá se foi por ser preto, fico mal disposto. Se foi porque tem as orelhas grandes, ufa fico mais descansado. E, f*da-se, isto é não ter humanidade? Por ter esta visão das coisas? Para mim, sim. Choca-me e sobretudo preocupa-me sempre mais quando um crime tem como base o ódio generalizado a um grupo de pessoas. E sim, acho que quem não tem a mesma visão não tem consciência do que é viver numa sociedade. E por mim podemos ficar por aqui que já sei que a conversa não vai levar a lado nenhum, é o que é e não me apetece gastar mais tempo. 1 Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 24 Outubro 2024 Citação de Thierry Henry, há 1 minuto: Para mim, sim. Choca-me e sobretudo preocupa-me sempre mais quando um crime tem como base o ódio generalizado a um grupo de pessoas. E sim, acho que quem não tem a mesma visão não tem consciência do que é viver numa sociedade. E por mim podemos ficar por aqui que já sei que a conversa não vai levar a lado nenhum, é o que é e não me apetece gastar mais tempo. Mas como é que tu consegues fazer essa associação? Se o Odair fosse caucasiano já não havia problema? Compartilhar este post Link para o post
Thierry Henry Publicado 24 Outubro 2024 (editado) Citação de André Sousa, há 2 minutos: Mas como é que tu consegues fazer essa associação? Se o Odair fosse caucasiano já não havia problema? Não é este caso que está em discussão, estava a falar em termos genéricos pegando numa conversa anterior. Mas falando deste episódio em particular, também é daqueles que me causa mais preocupação mas por outro motivo. Uma morte às mãos da polícia num caso como este aparenta ser, fora do âmbito da legítima defesa, para mim é sempre mais relevante e preocupante do que um crime "normal". Editado 24 Outubro 2024 por Thierry Henry Compartilhar este post Link para o post
Cannonball Publicado 24 Outubro 2024 Citação de Tibraco, há 11 minutos: Mas pessoas como eu? Tu, porventura, sabes se sou preto? Se a minha mulher é preta? O que eu disse, e repito, é que o crucial é o crime em si. X mata Y. Epá se foi por ser preto, fico mal disposto. Se foi porque tem as orelhas grandes, ufa fico mais descansado. E, f*da-se, isto é não ter humanidade? Por ter esta visão das coisas? Sei que não és porque fazes parte da Assembleia Municipal de Peniche e não está lá nenhum. 3 Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 24 Outubro 2024 Citação de Thierry Henry, Agora: Não é este caso que está em discussão, estava a falar em termos genéricos pegando numa conversa anterior. A pergunta mantém-se. Como é que consegues fazer essa associação noutro caso? Compartilhar este post Link para o post
Tibraco Publicado 24 Outubro 2024 Citação de Thierry Henry, há 5 minutos: Para mim, sim. Choca-me e sobretudo preocupa-me sempre mais quando um crime tem como base o ódio generalizado a um grupo de pessoas. E sim, acho que quem não tem a mesma visão não tem consciência do que é viver numa sociedade. E por mim podemos ficar por aqui que já sei que a conversa não vai levar a lado nenhum, é o que é e não me apetece gastar mais tempo. Tudo bem. Mas racismo não é dizer "para mim é tão grave matar pretos como pessoas com orelhas grandes". E se alguém acha que isto é racismo, então se calhar precisa mesmo refletir sobre o que significa racismo. Citação de Cannonball, há 2 minutos: Sei que não és porque fazes parte da Assembleia Municipal de Peniche e não está lá nenhum. É verdade. Mas a minha mulher podia ser. Compartilhar este post Link para o post
Thierry Henry Publicado 24 Outubro 2024 (editado) Citação de André Sousa, há 5 minutos: A pergunta mantém-se. Como é que consegues fazer essa associação noutro caso? Eu não faço associação nenhuma, normalmente esse trabalho é das autoridades ou dos próprios autores dos crimes: https://www.jn.pt/1351386344/imigrante-indiano-foi-executado-em-setubal-por-motivacao-racista/ https://www.jn.pt/8128095823/detido-confessa-motivacao-racista-no-ataque-a-imigrantes-no-porto/ Numa pesquisa rápida chega-se logo a estes dois casos no espaço de um ano. E ainda há o caso do Bruno Candé, por exemplo: https://www.publico.pt/2021/06/28/sociedade/noticia/tribunal-condena-homicida-bruno-cande-22-anos-prisao-prova-motivacao-racista-1968208 Editado 24 Outubro 2024 por Thierry Henry Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 24 Outubro 2024 Citação de Jimpo, há 46 minutos: Que raio. Estás claramente a menosprezar os estrangeiros como se só conseguem arranjar trabalho de m*rda. Onde viste isso no post dele? Em lado algum ele diz que os estrangeiros só arranjam emprego de m*rda. O que eu retiro dali e concordo é que se o trabalho é de m*rda há uma boa probabilidade de os portugueses mandarem dar uma volta e acabarem por ser os mais vulneráveis (ie estrangeiros sem qualificações) a ficar com o trabalho. E com “trabalho de m*rda” refiro me obviamente às condições salariais e de trabalho. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 24 Outubro 2024 Porque é que os ciganos são os visados do André Sousa se, tal como a polícia, se encontram à margem deste problema na Azambuja e apenas vivem dos descontos dos contribuintes exatamente como a PSP? Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 24 Outubro 2024 Citação de Thierry Henry, há 5 minutos: Eu não faço associação nenhuma, normalmente esse trabalho é das autoridades ou dos próprios autores dos crimes: https://www.jn.pt/1351386344/imigrante-indiano-foi-executado-em-setubal-por-motivacao-racista/ https://www.jn.pt/8128095823/detido-confessa-motivacao-racista-no-ataque-a-imigrantes-no-porto/ Numa pesquisa rápida chega-se logo a estes dois casos no espaço de um ano. E ainda há o caso do Bruno Candé, por exemplo: https://www.publico.pt/2021/06/28/sociedade/noticia/tribunal-condena-homicida-bruno-cande-22-anos-prisao-prova-motivacao-racista-1968208 É difícil para as autoridades assumir o que quer que seja, a não ser pelas associações mais fáceis, neste caso com o grupo do Mário Machado. Por acaso li há pouco tempo uma notícia sobre o Mário Machado ter tentado matar um membro de outro partido nazi, ou lá o que era, com a ajuda de um africano. Épico. Mas sobre esse tema, depende da forma de analisar a questão. É legítimo considerar um homicídio como apenas isso, um homicídio, independentemente da razão. É uma vida que se perde, seja por uma briga no trânsito ou por ser branco/preto. 1 Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 24 Outubro 2024 Citação de André Sousa, há 1 hora: Estamos na fase em que cada um deve ser responsável pelo que diz. "Uma vida como a tua" legitima uma série de argumentos que decerto não darão muito jeito para a tua retórica mas também não me parece que valha a pena ir por aí. Ainda assim, a lógica está lá e é fácil de perceber. Entrar em questões de semântica para tentar pescadinhas de rabo na boca também é infrutífero. E o engraçado disto, que não tem graça nenhuma na verdade, é vermos os acontecimentos que referi, e passar-se isso para segundo plano, quase como se a morte de um indivíduo legitimasse o que se tem passado, quando no fundo as pessoas só precisam de um pretexto para fazerem a m*rda que têm feito. Outra coisa: a analogia que fizeste também é absurda. O que não falta também nas forças de segurança é gente que quer arranjar um pretexto para abusar do poder que tem, mas negar a dificuldade do seu trabalho neste tipo de casos e o stress a que estão sujeitos, é... coise. Isto não significa que tenham autoridade para sair a disparar sobre quem querem, mas nos tempos que correm os maiores interessados em evitar este tipo de situações até são os próprios polícias desde que claro não sintam a sua vida em risco. Vais-me obrigar a perder a minha consulta. Não, nós estamos na fase da vida em que lemos o que está escrito. Se daí fazes interpretações abusivas para justificar os macaquinhos que tens na cabeça é contigo. O que não faz sentido, e esta dou de borla para qualquer fase da vida, é ter alguém a ler uma frase, pegar nela e refazê-la conforme lhe apetece. Uma vida como a tua representa exatamente o que está escrito. Uma vida como a tua. Não legítima argumentos nenhuns, a frase é auto-explicativa. A tua vida vale tanto como a da pessoa que morreu desarmada por merda nenhuma , a minha, a do Manuel ou a da Beatriz. Para todos os efeitos é uma vida. Mas eu não quero estar aqui a discutir aquilo que é o conceito filosófico daquilo que é uma vida e a sua importância ou não. És livre de fazer a leitura e interpretação que quiseres, lembra-te apenas que só por estar na tua cabeça não se torna verdade. Quanto ao stress, não tens capacidade para lidar com isso não entras. Tal como um médico deve ter capacidade para lidar com isso, um piloto ou um caixa de supermercado. Tal como se a tua empresa não souber pintar ou rebocar uma parede não vale nada. A profissão de polícia não é fácil e exige uma capacidade gigante para se lidar com situações de tensão e stress, se não tens esses atributos não deves estar lá. Por isso é que hoje estamos a discutir a morte de um homem, pelos vistos, desarmado às mãos de um miúdo de 20 anos que entrou para a polícia o ano passado. Se calhar tem de se pensar melhor recrutamento e não andar a passar a mão no pelo de quem efetivamente falhou perante a sociedade. Por isso é que tu não és polícia, nem eu. Só esperemos que um dia essa situação de tensão e stress não seja com um de nós e acabemos no caixão porque coise e stress e cenas. Nunca te esqueças de uma merda, hoje estás de um lado, amanhã estás do outro. Posto isto, volto a dizer, consulta às 17h00 e cenas. @Sandes. isso seria como despedir Jesus Cristo, não faria sentido algum. Mas posso arranjar uma camisola do Palmeiras se fores fã dele, mas apenas e só se fores fã. 6 1 Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 24 Outubro 2024 Se fosse aos Policias vinha aqui varrer este tópico. Meia dúzia de páginas para ler numa manhã? Claramente ninguém trabalha, ninguém faz um crl! Ide trabalhar mas é! Compartilhar este post Link para o post
Le God Publicado 24 Outubro 2024 Citação de Tibraco, há 2 horas: Porque se usarmos a força e o argumento do "Vocês estão mal e nós estamos bem" eles vão continuar à margem da lei e amanhã são os nossos filhos que são assaltados. É imperativo parar-se com esse loop e somos "nós" que temos as ferramentas para o fazer. Aqui em Peniche, o Presidente da Câmara pôs em prática um plano que visa precisamente a integração dos ciganos na comunidade. Têm-lhes oferecido casas, algo que tive dificuldade em aceitar ao principio mas depois percebi a ideia, e "pedido" em troca a normalização do comportamento deles no dia-à-dia. A verdade é que a criminalidade dos ciganos diminuiu bastante e a convivência entre ciganos e não-ciganos nas escolas, por exemplo, é muito mais saudável do que há 10 anos. Eu percebo o que dizes, acho que a tua opinião é válida, não acho que eles sejam uns "coitadinhos" como muita malta daqui defende mas acho que se deve procurar soluções para os problemas ao invés de fingir que os problemas não existem. Por fim, esse foi um post corajoso e que muita falta faz ao CMPT. Só podia vir de um grande Benfiquista, claro 🙂 Eu fico chocado que em 2024 ainda se generalize desta maneira. Nem todos os benfiquistas são racistas grunhos que batem nas mulheres. Alguns apenas batem nas mulheres. Citação de André Sousa, há 1 hora: Os únicos floreados que apareceram aqui foram os de pessoas que em nada contribuíram para o que estava a ser discutido, que depois entretanto acabou por resvalar para um tema específico. Aliás, em nada refutaram o que disse, limitaram-se a dizer "eheheh, mesmo da tasca". Argumentos? Zero. In b4, "não há nada para refutar, isso é conversa do século XVIII, mimimimi". Maldita sociedade woke e mimimimi, já nem se pode matar pretos à vontade. 1 1 Compartilhar este post Link para o post