Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de noikeee, há 21 minutos:

"Não gosto dos políticos que têm sido eleitos, portanto quero votar num gajo que me pode tirar a possibilidade de alguma vez voltar a poder eleger alguém." Ok.

O Chega não tem as mínimas condições para governar, até pela evidente falta de preparação das pessoas que compõem as listas.

Mas em termos ideológicos, podes desenvolver essa ideia? O Chega defende o fim de eleições? Pergunta honesta.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 1 hora:

E o cenário da Ana Sá Lopes do Público? PS ganha eleições com minoria, mantém-se maioria de direita na AR, PSD despacha Montenegro na noite das eleições, Passos Coelho volta a líder, faz geringonça de direita. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Dominator, há 8 minutos:

Porque dizes isso? (So por curiosidade)

Acho que desde que o Livre "apareceu" indentifico-me com várias ideias deles mas ao mesmo tempo é um caos político tal que se voto Livre sinto-me a votar em nada. Embora possa fazer diferença entre mais um ou menos um deputado.

Eu voto no Livre porque identifico-me mais com o seu líder/porta-voz do que dos outros partidos, porque me identifico com bastantes coisas que defendem (embora não tantas quanto o PS), e porque não confio no Pedro Nuno Santos.

Eu não sou assim tão bom para resolver um caos político, voto em consciência em quem sinto que merece mais o meu voto e se todos fizessem o mesmo poderíamos estar um bocadinho melhor. Não voto por conveniência.

E para mim o PSD não é um partido que tenha totalmente riscado, mas depois do Passos Coelho e agora com esta fantochada é muito difícil meter lá a cruzinha uma vez que seja. Teria de ser um alinhar de astros. O Montenegro até podia vir a ser essa pessoa mas bastou um ano para perceber que não vai ser agora.

BE desaponta-me atualmente, PCP nunca foi hipótese, IL idem, Chega mete-me nojo.

Editado por Mica
  • Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 27 minutos:

Não sei se a malta de centro-esquerda sente o mesmo que eu, mas sempre desejei que este Governo aguentasse até 2028 e parássemos de ter eleições de dois em dois anos, ou pior que isso.

Também não antevejo nenhum cenário de estabilidade nas próximas eleições, maioria de esquerda é quase impossível com o PCP a definhar e o BE muito longe do seu melhor momento. Na direita acho que o PSD vai perder votos, a IL irá potencialmente ganhar alguns, mas mesmo assim não vai dar para maioria absoluta nenhuma.

É uma situação política terrível, sempre à distância de um OE ou de uma polémica com o PM para voltarmos às urnas. Nas últimas semanas ficou demonstrada uma enorme falta de bom senso na assembleia, sendo que quem tinha a obrigação de mostrar mais bom senso (PSD) conseguiu ser o pior.

Para mim o voto está praticamente decidido, a minha opinião não muda assim tanto no espaço de um ano e o Livre continua a merecer a minha confiança.

Para mim é isto.

Sou votante do Livre desde as legislativas de 2022 (em 2019 votei IL porque a Joacine no Livre me retirou bastante confiança neles) e preferia ter um PSD que se aguentasse forte no governo do que esta situação.

Não beneficia os partidos, não beneficia a democracia e não beneficia o país ter 4 governos em 5 anos.

Primeiro a brincadeira do MP com o Costa e agora esta palhaçada do Montenegro só atiram mais lama para cima das instituições, e ter um presidente da república (que devia ser a voz da razão e quase um moderador, na minha opinião) que desde que começou este mandato decidiu que não queria fazer os mínimos não ajuda nada.

Estou como tu, estive atento ao papel do Livre neste último ano e só reforçaram a minha confiança neles.
Julgo que têm feito bom trabalho dentro das limitações do seu mandato e estou a gostar como têm tentado tirar o foco todo de cima do Rui Tavares e dar algum destaque aos restantes deputados, numa tentativa de mostrar que não são um partido unipessoal.

Infelizmente, votando em Aveiro só serve para lhes dar mais um bocado de dinheiro, a menos que aconteça uma subida radical e consigam eleger 1 deputado aqui também.

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora o grande beneficiário do "espetáculo" de ontem na AR deve ter sido o Gouveia e Melo que, com jeitinho, se calhar ainda ganha as eleições logo na primeira volta.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, Agora:

Já agora o grande beneficiário do "espetáculo" de ontem na AR deve ter sido o Gouveia e Melo que, com jeitinho, se calhar ainda ganha as eleições logo na primeira volta.

Eu gostava de saber de onde é que veio a ideia que desde que não se apresentou nenhum outro candidato digno desse nome (Guterres) o Almirante não ganharia à primeira.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 1 minuto:

Julgo que têm feito bom trabalho dentro das limitações do seu mandato e estou a gostar como têm tentado tirar o foco todo de cima do Rui Tavares e dar algum destaque aos restantes deputados, numa tentativa de mostrar que não são um partido unipessoal.

Não concordo nada com isto. Quantas vezes vimos o Jorge Pinto numa televisão? O próprio Paulo Muacho? 1? 2?

De resto, é Rui, Rui, Rui. Está na SICN, está no Expresso, está em quase todo o lado. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 4 minutos:

Infelizmente, votando em Aveiro só serve para lhes dar mais um bocado de dinheiro, a menos que aconteça uma subida radical e consigam eleger 1 deputado aqui também.

Sugiro que não pensem nisto (falo no plural de propósito).

Tendo hipóteses de eleger ou não, um voto é sempre um uptick na percentagem de voto e isso indiretamente tem a sua força.

Estou no Porto, aqui é fácil eleger deputados, mas se votasse em Bragança (onde já vivi muito tempo) não teria problema nenhum em votar em partidos pequenos. Tudo é melhor que ficar em casa ou votar em algo que não acreditamos.

Compartilhar este post

Link para o post

A Dolores ou a Tia Kikas não vão a tempo de concorrer para PM ?  

Compartilhar este post

Link para o post

Ficam todos sujos quando lutam na lama.

Eu nao sei se sao ou nao fascistas mas a falta de educação demonstrada pelo pavel neste forum, como se tivesse autoridade moral para o fazer, demonstra um certo grau de agressividade e de autoridade moral, que faz ele proprio ser... parecido a um fascista.

Se so a tua opinião merece educação e não tens paciência ou tolerância com outras, nao defendes liberdade de expressao.

Logo...

• Haha 1
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 17 minutos:

Mas não existem eleições na Hungria e nos USA?

Leste o link que coloquei?

A Rigged Election System

Testimonies from 170 ballot counters indicate that the ruling party gaining its narrow “super-majority” through “a combination of fraud and a rigged election system”. According to the organisation Unhack Democracy, this includes vote buying, “importing” of voters from neighbouring countries, uncertainties regarding the number of voters, election website malfunctions, tampering of votes from abroad, and election software systems built by people close to Fidesz that do not work.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 28 minutos:

O Chega não tem as mínimas condições para governar, até pela evidente falta de preparação das pessoas que compõem as listas.

Mas em termos ideológicos, podes desenvolver essa ideia? O Chega defende o fim de eleições? Pergunta honesta.

Abertamente, não. 

Entre linhas, é evidente que defendem um sistema autoritário. Isso implica a erosão da democracia e das condições para se realizarem eleições livres

De relembrar que nos tempos do Salazar haviam "eleições" e na Rússia do Putin há "eleições". Há muitas formas subtis de lentamente ir minando tudo e acumulando poder, até um dia quereres tirar os gajos do poder (ou os sucessores, o pessoal que vota no seu líder autoritário preferido nunca se lembra que este não vai durar para sempre), e não o conseguires.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

O Chega governar nem deveria ser hipótese. Com tanta confusão que tem existido naquele partido nos últimos meses, desde roubos nos aeroportos a abusos sexuais a menores, aqueles tipos vão conseguir continuar a ter muitos votos porque os dois estarolas não conseguem estabilidade nenhuma.

Compartilhar este post

Link para o post

Só para recordar que no tempo da outra senhora também existiam eleições.

Editado por challenger

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 15 minutos:

Sugiro que não pensem nisto (falo no plural de propósito).

Tendo hipóteses de eleger ou não, um voto é sempre um uptick na percentagem de voto e isso indiretamente tem a sua força.

Estou no Porto, aqui é fácil eleger deputados, mas se votasse em Bragança (onde já vivi muito tempo) não teria problema nenhum em votar em partidos pequenos. Tudo é melhor que ficar em casa ou votar em algo que não acreditamos.

No meu caso, nunca foi impedimento.
Voto sempre em quem acho que me representa melhor, independente de ter ou não hipótese de eleger no distrito.

Acho que se as pessoas votassem menos com voto útil, se calhar também haveria mais hipóteses de certos partidos pequenos crescerem.

Citação de HappyKing, há 19 minutos:

Não concordo nada com isto. Quantas vezes vimos o Jorge Pinto numa televisão? O próprio Paulo Muacho? 1? 2?

De resto, é Rui, Rui, Rui. Está na SICN, está no Expresso, está em quase todo o lado. 

Isso concordo, é algo a melhorar, até porque o que ouvi dos outros deputados, gostei, acho que têm boa capacidade oratória.

Eu falo mais nas redes sociais, dão imenso destaque aos seus deputados, e neste mundo moderno em que a opinião é muito moldada nestes espaços, acho boa estratégia.

Citação de noikeee, há 4 minutos:

Abertamente, não. 

Entre linhas, é evidente que defendem um sistema autoritário. Isso implica a erosão da democracia e das condições para se realizarem eleições livres

De relembrar que nos tempos do Salazar haviam "eleições" e na Rússia do Putin há "eleições". Há muitas formas subtis de lentamente ir minando tudo e acumulando poder, até um dia quereres tirar os gajos do poder (ou os sucessores, o pessoal que vota no seu líder autoritário preferido nunca se lembra que este não vai durar para sempre), e não o conseguires.

Ainda ontem puxaram pelo saudosismo do 11 de Março de 75 quando a extrema direita do Spinola tentou um golpe de estado.
Metem o rótulo de extrema esquerda a tudo que não sejam eles (ainda ontem tentaram colar o PSD ao PS, que apelidaram de extrema esquerda) e falam em "limpar" a esquerda várias vezes.

Mais claros sobre o que realmente querem só se levassem cartazes a dizer que queriam limpar o sebo a tudo que fosse adversário político.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 12 minutos:

Abertamente, não. 

Percebo o que dizes.

Estando no poder existem sempre formas ou tentativas de forjar/condicionar eleições e até a concorrência, no entanto nas mesas eleitorais costumam estar membros de todos os partidos, o que torna isso bastante mais difícil de acontecer.

O Ventura é populista e agarra-se como uma lapa aos temas do momento, mas ainda assim não acho que se possa comparar a um Putin ou Salazar. É sem dúvida mais corrosivo do que a oposição, mas no fundo até acho que é mais fogo de vista.

Editado por bug
  • Haha 3

Compartilhar este post

Link para o post

Olha quem é ele!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 2 horas:

E o cenário da Ana Sá Lopes do Público? PS ganha eleições com minoria, mantém-se maioria de direita na AR, PSD despacha Montenegro na noite das eleições, Passos Coelho volta a líder, faz geringonça de direita. 

Espinha dorsal o PPC já não tem, portanto é meio caminho andado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 14 minutos:

Percebo o que dizes.

Estando no poder existem sempre formas ou tentativas de forjar/condicionar eleições e até a concorrência, no entanto nas mesas eleitorais costumam estar membros de todos os partidos, o que torna isso bastante mais difícil de acontecer.

O Ventura é populista e agarra-se como uma lapa aos temas do momento, mas ainda assim não acho que se possa comparar a um Putin ou Salazar. É sem dúvida mais corrosivo do que a oposição, mas no fundo até acho que é mais fogo de vista.

O que vale é que é sempre tudo fogo de vista. É sempre a gozar. São sempre só trolls.

Editado por whatever
  • Like 3
  • Concordo! 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 hora:

Não sei se a malta de centro-esquerda sente o mesmo que eu, mas sempre desejei que este Governo aguentasse até 2028 e parássemos de ter eleições de dois em dois anos, ou pior que isso.

Também não antevejo nenhum cenário de estabilidade nas próximas eleições, maioria de esquerda é quase impossível com o PCP a definhar e o BE muito longe do seu melhor momento. Na direita acho que o PSD vai perder votos, a IL irá potencialmente ganhar alguns, mas mesmo assim não vai dar para maioria absoluta nenhuma.

É uma situação política terrível, sempre à distância de um OE ou de uma polémica com o PM para voltarmos às urnas. Nas últimas semanas ficou demonstrada uma enorme falta de bom senso na assembleia, sendo que quem tinha a obrigação de mostrar mais bom senso (PSD) conseguiu ser o pior.

Para mim o voto está praticamente decidido, a minha opinião não muda assim tanto no espaço de um ano e o Livre continua a merecer a minha confiança.

Eu gostava que houvesse eleições se fosse possível uma maioria de esquerda.

Como não é, e vai acabar por dar no mesmo (governo minoritário, provavelmente de direita), também preferia a "estabilidade política".

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 46 minutos:

Mais ou menos. Por exemplo, tem vindo a ser dado muito protagonismo à Isabel Lopes.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, Agora:

Eu gostava que houvesse eleições se fosse possível uma maioria de esquerda.

Como não é, e vai acabar por dar no mesmo (governo minoritário, provavelmente de direita), também preferia a "estabilidade política".

Mesmo assim. A esquerda não é propriamente homogénea para a coisa correr bem durante 4 anos. Acho que o Costa conseguiu entre 2015 e 2019 porque é um grande político, não vejo outro a conseguir o mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...