Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de challenger, há 19 minutos:

Olha a filha da Ministra da Seg. Social na CNN.

Fui ver o painel. Portanto, decidiram fazer um debate com o Beleza do PS que é das figuras mais ao centro do partido para não dizer outra coisa, o Rui Moreira assinalando-o como comentador e essa vice do PSD foi isso?

Ainda apanhei o bocadinho do Moreira a culpar o PS por querer tornar a política num pântano. Fantástico. Essa Inês também estava forte na cartada da vitimização do Montenegro: da pessoa honesta que trabalha, etc. Passaram três semanas e ainda querem passar a ideia que o problema é ter uma vida antes da política. Quadros do PSD prestarem-se a este papel é triste. 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ainda gostava de saber de que forma é que o PR é um garante da democracia se, em caso de veto e a lei voltar igual, ele deixa de ter poder decisório.

Compartilhar este post

Link para o post

[Expresso] Montenegro prometeu, mas não entregou faturas da casa de Espinho à Polícia Judiciária

Citação

Para a sala cheia de jornalistas, o então candidato a primeiro-ministro levou consigo um grande dossiê e disse que estavam ali todos os pagamentos, faturas e restante documentação da obra. “Não devo nada a ninguém, não temo nada. Havendo um inquérito, toda a documentação será entregue quando solicitado. Estou disponível para fazê-lo já.” Quase um ano depois, a 2 de dezembro de 2024, o inquérito-crime sobre benefícios fiscais foi arquivado. Mas o dossiê, esse, não chegou a ser entregue à Justiça.

(...)

O primeiro-ministro respondeu sete dias mais tarde. No e-mail que enviou, garantiu que estava inocente de qualquer suspeita: “Não tive acesso a nenhum benefício fiscal que não tivesse sido atribuído, exatamente nos termos de qualquer outro cidadão, diretamente pela lei e/ou regulamentos aplicáveis e sempre por intervenção e/ou decisão de autoridades competentes, i.e., Câmara Municipal de Espinho e Autoridade Tributária.” E acrescentou: “Embora tenha muita da documentação que sustenta a afirmação anterior, ninguém melhor do que essas entidades a pode facultar e explicar.”

No fim, Montenegro escreveu: “Uma coisa é certa, ainda que em grande parte desse período nem estivesse a exercer nenhuma função pública, há uma coisa que considero ser inaceitável: é ser prejudicado pelo exercício de funções políticas, face àquilo que a lei concede a todos os cidadãos.” E, dizendo-se à “inteira disposição” da investigação, desejou votos de bom trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

Curioso para perceber se esta será a postura da esquerda à esquerda do PS nesta campanha relativamente à política externa/rearmamento. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 minuto:

Curioso para perceber se esta será a postura da esquerda à esquerda do PS nesta campanha relativamente à política externa/rearmamento. 

Percebo a questão, mas é natural a ERC ter essa posição. São basicamente o PS catalão em muitas coisas.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 7 minutos:

Percebo a questão, mas é natural a ERC ter essa posição. São basicamente o PS catalão em muitas coisas.

Certo, certo. Eu referia-me ao discurso abstraindo-me do Rufian. 

Há ali pontos pertinentes de discussão:

1) Exército único europeu em vez de 27/mais coordenação 

2) A Europa irá rearmar-se para depender menos dos EUA. A quem se vai comprar o armamento? Aos EUA?

3) O ponto que ele levanta de 'nós não procuramos a guerra, a guerra é que nos procurou a nós' 

Depois há outros pontos que ele não aborda ali:

- as restrições troikinianas relativamente ao estado social mas relativamente à despesa em defesa é à lagardère.

- num país como o Português onde é que se vai buscar o dinheiro para investir na defesa? É preciso cortar de algum lado para investir ali? É no estado social já de si depauperado?

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, Agora:

Certo, certo. Eu referia-me ao discurso abstraindo-me do Rufian. 

Há ali pontos pertinentes de discussão:

1) Exército único europeu em vez de 27/mais coordenação 

2) A Europa irá rearmar-se para depender menos dos EUA. A quem se vai comprar o armamento? Aos EUA?

3) O ponto que ele levanta de 'nós não procuramos a guerra, a guerra é que nos procurou a nós' 

Depois há outros pontos que ele não aborda ali: as restrições troikinianas relativamente ao estado social mas relativamente à despesa em defesa é à lagardère.

Camarada Xi e o suprassumo da geopolítica Erdogan, são a solução.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 12 minutos:

Será a postura do LIVRE

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 5 minutos:

Isto é literalmente networking

eu chamo corrupção mas percebo o ponto de vista. 

Compartilhar este post

Link para o post

parece-me óbvio que a UE vai ter que se endividar para se rearmar.

aliás, sempre foi assim.

e se as armas forem produzidas na europa melhor ainda, porque fica tudo entre "amigos".

Citação de Ghelthon, há 1 hora:

Já agora, dar o mérito quando é merecido - Nuno Melo muito bem aqui:

Nuno Melo afasta compra de F-35 aos EUA por causa de Trump. “O mundo já mudou” | Entrevista | PÚBLICO

é pena isto tudo porque o f35 era a melhor opção.

vamos para o typhoon parece-me.

Compartilhar este post

Link para o post

[Expresso] Governo quer passar para gestão privada 174 centros de saúde agregados aos cinco hospitais que virão a ser PPP

Citação

Ao Expresso, o Ministério da Saúde confirmou que a gestão clínica privada das cinco unidades hospitalares não irá desagregar os cuidados primários que integram a ULS: “O estudo do comparador público para as cinco novas PPP, aprovadas em Conselho de Ministros, terá em conta a nova arquitetura do SNS (em ULS).” A arquitetura final da reedição das PPP na Saúde ainda vai ser desenhada, mas o esboço é para hospitais e centros de saúde. “O grupo de peritos que está a estudar a metodologia para o comparador público para as PPP vai ter de ter em conta não só o anterior cenário como o atual, com as ULS”, diz fonte do Governo. E apesar de ainda não estar fechado o dossiê, o Expresso sabe que os cuidados de saúde primários vão ser englobados nas novas PPP.

PARA GERIR POR PRIVADOS

ULS de Braga

Além do Hospital de Braga, fazem parte desta ULS 44 unidades funcionais nos cuidados primários, de centros de saúde clássicos a unidades de saúde familiar ou de cuidados na comunidade. Os 4681 profissionais servem 317.766 utentes.

ULS Estuário do Tejo

É nesta ULS que está integrado o Hospital de Vila Franca de Xira e 34 unidades de cuidados primários nas diferentes tipologias de assistência. Tem ao serviço dois mil profissionais e uma área de influência com 250 mil pessoas.

ULS Amadora-Sintra

Com o Hospital Fernando Fonseca, o primeiro com gestão clínica privada na história do SNS, esta ULS reúne 45 unidades nos cuidados primários, 27 das quais USF-B. Com 560 mil utentes, a ULS contabiliza um total de 5029 profissionais.

ULS Almada-Seixal

O hospital agregado é o Garcia de Orta e será a primeira vez que é elegível para PPP. Os seus 3874 elementos garantem resposta a 343.745 habitantes na área. A ULS agrega 26 unidades no primeiro nível assistencial.

ULS Loures-Odivelas

No núcleo está o Hospital Beatriz Ângelo, com 25 unidades nos cuidados primários. Tem 2411 profissionais e 232 mil utentes registados.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 horas:

Depende do armamento que vão buscar. Há muito armamento produzido na europa e é possível encontrar alternativas europeias em quase tudo aos EUA:

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Questão: vou de férias a 5 de maio e regresso a 18, mas já não vou a tempo de votar. 

Vou para um país europeu e não sei se posso votar ou não. Sabem-me elucidar?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 21 minutos:

https://www.dnoticias.pt/2025/3/14/441700-albuquerque-espera-que-o-excentrico-trump-recue-tambem-na-ameaca-de-taxar-o-vinho-a-200/

No primeiro mandato achava-o o máximo e nem se importava se a madeira passasse a ser americana. 

What. Não sabia dessa. O Albuquerque não inspira mesmo confiança nenhuma. Admira-me como continua a passar dos 35% eleição após eleição. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lifehouse, há 1 hora:

Questão: vou de férias a 5 de maio e regresso a 18, mas já não vou a tempo de votar. 

Vou para um país europeu e não sei se posso votar ou não. Sabem-me elucidar?

Tenho a mesma questão, mas viajo precisamente no dia 18 antes das 9h.

Entrei no portal do voto antecipado, mas ainda não dá para inscrever.

Editado por Rajnack

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...