Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de noikeee, há 2 horas:

Eleitores de Schrödinger. Os gatunos com problemas na justiça vão reformar a justiça. Os imigrantes vêm para cá roubar-nos os empregos e os subsídios de desemprego. O gato tá morto e vivo ao mesmo tempo.

O próprio partido é de Schrödinger. Criminosos que querem reformar a justiça. Imigrantes que querem resolver a imigração. Evangélicos que querem salvar o catolicismo. Jotas e militantes do centrão que querem combater o centrão. Querem combater o sistema mediante acordos com o sistema. E por aí vai. 

• Like 2
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 23 minutos:

Não ficava mais fácil irem ao Kikas ? Que crl de conversa.

Fechou...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de PRFA47, há 9 minutos:

Fechou...

Acho que não, só mudou foi o dono.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

O ano é 2034. O lider da bancada parlamentar do Chega dirige-se a todo o plenário durante um debate do estado da nação: - "Sr. Primeiro Ministro, Senhores Deputados e Senhoras Deputadas, p*ta QUE PARIU, OUVE LÁ, É PÓ BUJÂO, MAINADA crl!" Todo o parlamento desata a rir-se desalmadamente.

• Like 1
  • Haha 19

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Cannonball, há 3 minutos:

O ano é 2034. O lider da bancada parlamentar do Chega dirige-se a todo o plenário durante um debate do estado da nação: - "Sr. Primeiro Ministro, Senhores Deputados e Senhoras Deputadas, p*ta QUE PARIU, OUVE LÁ, É PÓ BUJÂO, MAINADA crl!" Todo o parlamento desata a rir-se desalmadamente.

Parlamenta-te e ri

• Like 6
  • Haha 4

Compartilhar este post

Link para o post

O ano é 2034. O lider da bancada parlamentar do Livre dirige-se a todo o plenário durante um debate do estado da nação: - "Sr. Primeiro Ministro, Senhores Deputados e Senhoras Deputadas, um beijinho na testa é tão cuida de mim" Todo o parlamento desata a rir-se desalmadamente.

• Triste 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 2 horas:

Estou numa discussão de m*rda há dois dias com um amigo que está quase a deixar de ser por causa do chega. 

Preciso de infos e dados e da vossa ajuda. 

Quais foram as propostas apresentadas e que foram todas rejeitadas em AR. (Só vi a que foi aceite dos metadados).

A opinião do AV sobre o Salazar e os momentos em que o AV e chega foi racista.

Quem tiver tempo e conseguir ajudar agradeço 

Para a parte salazarista/racista tens aqui muito material numa compilação que fiz na altura para o Flanders, que soube agora com isto que é o @Jardel_.

Citação de Thierry Henry, Em 14/05/2020 at 17:24:

Vamos a factos (compliação adaptada daqui).

Diogo Pacheco de Amorim é o braço direito de André Ventura e elemento destacado do Chega. Defensor acérrimo do colonialismo, foi elemento do MIRN (partido extremista de Kaúlza Arriaga) e membro do grupo terrorista e bombista MDLP. Fonte: https://expresso.pt/politica/2019-12-15-Quem-e-o-ideologo-na-sombra-de-Andre-Ventura--Da-direita-armada-ao-programa-do-Chega

Nas eleições legislativas de Outubro do ano passado, o primeiro candidato do Chega no Porto era o militar da GNR Hugo Ernano, condenado por matar um jovem cigano de 13 anos. O Chega é o mesmo partido que propõe prisão perpétua para homicida. Fonte: https://observador.pt/2019/06/30/chega-chama-gnr-condenado-por-matar-jovem-cigano-para-liderar-lista-no-porto/

Fora de Portugal, o Chega mantém relações com o Vox, partido franquista de extrema-direita espanhol. Fonte: https://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/chega-ameaca-cortar-relacoes-com-o-vox-por-mapa-que-anexa-portugal

Em Janeiro deste ano, foi notícia o facto de André Ventura ter promovido três neo-nazis (Luís Graça, Nelson da Silva e Tiago Monteiro) a dirigentes do Chega. O mesmo artigo refere que "há membros dos órgãos sociais do Chega que estiveram em partidos de extrema-direita e movimentos neonazis. E até estão a chegar centenas de militantes de extrema-direita." Ênfase especial nos "centenas de militantes".  Os três dirigentes que referi têm ligações diretas aos assassinos de Alcindo Monteiro, um jovem brutalmente assassinado num crime de ódio em Lisboa em 1995. Fonte: https://www.sabado.pt/portugal/amp/ex-membros-de-grupos-neonazis-sao-dirigentes-do-chega

Neste vídeo, podemos ver Luís Graça a protestar e a discursar ao lado de outros neo-nazis. Foi fundador de organizações neo-nazis, e Presidente da Mesa da Convenção Nacional do Chega. Fonte: https://www.sabado.pt/video/detalhe/video-dirigente-do-chega-protesta-ao-lado-de-neonazis

Aqui temos as declarações de Tiago Monteiro, que afirma ter pertencido - e sido dirigente - de uma organização neo-nazi. Apesar disso, diz também que "a palavra nazi é um bocado exagerada". Fonte: https://www.jn.pt/nacional/ex-dirigente-do-chega-admite-ligacoes-a-nova-ordem-social-mas-a-palavra-nazi-e-um-bocado-exagerada-11771665.html

Já Nelson Dias da Silva, porta-voz de uma organização fascista com ligações ao assassinos de Alcindo Monteiro e fundador de uma organização neo-nazi, integrou a lista da Mesa da Convenção Nacional do Chega. Fonte: https://medium.com/flashback-observatório-antifascista/pnr-portugueses-primeiro-e-escudo-identitário-cooperam-entre-si-ad2201eb4be4

"A revista Sábado aponta que pelo menos cinco dirigentes do partido têm esse passado de ligação a movimentos violentos: Luís Filipe Graça, Nelson Dias da Silva, Tiago Monteiro, Hernâni Costa e Jorge Malheiro." Depois disto tudo se ter tornado do conhecimento público e de ter sido confrontado com a posição destes homens no seu partido, André Ventura prometeu "retirar confiança política a membros extremistas". Azar do crl, vão todos dar ao mesmo sítio. Fonte: https://www.publico.pt/2020/01/16/politica/noticia/ventura-vai-retirar-confianca-politica-dirigentes-participado-movimentos-extremistas-1900628

Em novembro do ano passado, depois da eleição de André Ventura, o assassino neo-nazi Mário Machado anunciou a suspensão de atividades da maior organização neo-nazi portuguesa, referindo que seria "contraproducente" concorrer na mesma área que o Chega. Fonte: https://www.publico.pt/2019/11/04/politica/noticia/mario-machado-suspende-actividade-1892457

Em fevereiro, Mário Machado publica um vídeo onde diz para os seus apoiantes aderirem ao Chega sem reveleram que pertenceram à sua organização neo-nazi. Nesse vídeo, garante também nunca revelar os nomes dos neo-nazis que se juntarem ao Chega. Fonte: https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/mario-machado-promete-a-neo-nazis-que-aderiram-ao-chega-que-nunca-revelara-que-foram-seus-camaradas

No dia dos 75 anos da libertação de Auschwitz, um comício do Chega no Porto acabou com uma saudação nazi ao som do hino nacional. O Chega prometeu não denunciar o simpatizante do partido que fez a saudação nazi nesse comício. Fonte: https://expresso.pt/dossies/diario/2020-02-07-Chega-nao-vai-denunciar-simpatizante-que-fez-a-saudacao-nazi-no-Porto

Por fim, vários jotinhas do Chega pertenceram a grupos de fascistas. Fonte: https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/jotas-do-chega-pertenceram-a-grupos-fascistas

Portanto, @Flanders, passa-me com esse discurso no forro dos tomates.

• Like 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 43 minutos:

Eu acho que isso também já é uma visão demasiado cor de rosa das coisas. Nem podes ver as coisas só do ponto de vista da responsabilidade individual descurando a visão coletiva, nem o contrário dizendo que é tudo produto da sociedade e que as pessoas são todas vítimas da mesma. Por algum motivo existem penas de prisão em todos os países do mundo que eu tenha conhecimento. Acredito que existem pessoas frias e calculistas que de facto são demovidas de cometer crimes por saberem que existe algum tipo de pena que lhes vai custar muito e dificultar a vida, agora duvido que exista pessoas que decidam não cometer homicídios por ser 50 anos de pena em vez de 20.

Discordo que seja uma visão cor-de-rosa, antes pelo contrário, pois trata-se de uma visão que faz com que seja impossível olhar para a prisão, ou qualquer outra variação desse conceito, como a simples solução para o fenómeno complexo da criminalidade. Implica que se olhe para além da prisão, para além da criminalidade; que se olhe criticamente para uma sociedade materialista e hiperindividualista, reconhecendo que há atitudes e sistemas que necessitam mudanças. Na verdade, ter uma visão deste tipo é extremamente desmotivante, pois não há diagnósticos simples, muito menos panaceias.

Já a adoção da prisão a nível global não deveria surpreender ninguém, pois estamos a falar de pegar numa classe de indesejáveis e segregá-la (ainda que temporariamente) da sociedade; a típica panaceia para qualquer fenómeno indesejável, "um milhão de Cheganos? Era enfiá-los todos numa ilha!"; de facto, é tentador, mas sabemos bem que nada resolve, pois outro milhão nascerá, fruto dos problemas de raiz.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 8 minutos:

Discordo que seja uma visão cor-de-rosa, antes pelo contrário, pois trata-se de uma visão que faz com que seja impossível olhar para a prisão, ou qualquer outra variação desse conceito, como a simples solução para o fenómeno complexo da criminalidade. Implica que se olhe para além da prisão, para além da criminalidade; que se olhe criticamente para uma sociedade materialista e hiperindividualista, reconhecendo que há atitudes e sistemas que necessitam mudanças. Na verdade, ter uma visão deste tipo é extremamente desmotivante, pois não há diagnósticos simples, muito menos panaceias.

Já a adoção da prisão a nível global não deveria surpreender ninguém, pois estamos a falar de pegar numa classe de indesejáveis e segregá-la (ainda que temporariamente) da sociedade; a típica panaceia para qualquer fenómeno indesejável, "um milhão de Cheganos? Era enfiá-los todos numa ilha!"; de facto, é tentador, mas sabemos bem que nada resolve, pois outro milhão nascerá, fruto dos problemas de raiz.

Fiquei sem perceber se queres mesmo acabar completamente com as prisões (algo que eu acho absolutamente lunático); ou queres apenas que o sistema judicial considere sempre a sua função como reabilitadora de pessoas e de diminuir a criminalidade no geral na sociedade e não apenas como punitiva (algo que acho bem e que faz sentido).

Editado por noikeee

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 2 horas:

Prisão é um ambiente que reforça comportamentos antissociais, pelo que é contraproducente. No meu entender, afastarmo-nos duma visão punitiva da justiça, e aproximar-nos de uma visão reconciliatória e restauradora seria o caminho ideal; nesse mesmo processo, conceder mais amnistias e penas suspensas, com o suporte social adequado.

A questão de se adotar uma visão focada em reabilitação tem os seus próprios problemas, pois, caímos na tentação de patologizar atos que são tão-somente a consequência de vivermos numa sociedade que fomenta desigualdades materiais, assim ignorando a raiz do problema. Citando uma frase da Sinéad O'Connor, "It is no measure of health to be well adjusted to a profoundly sick society". Ora, se olharmos ao problema da criminalidade como um problema individual, uma falha da pessoa que cometeu o crime, estamos a ilibar de qualquer responsabilidade a sociedade que produziu as circunstância para esse crime ocorrer.

Seria também positivo aprender sobre perspetivas abolicionistas, mesmo que se discorde delas, ou se tenha uma aversão visceral a esse conceito; pois é um tópico que nenhum político vai tocar, por ser profundamente impopular; pelo que resta a nós, a plebe, de fazer esse "trabalho de casa".

" dona glória não se esqueça que hoje tem a sessão de reconciliação com o camolas, que em dezembro matou o seu filho zé carlos com 37 facadas por ter olhado para ele de lado num concerto . " 

Editado por hugoooo_17

Compartilhar este post

Link para o post

Quero dizer que n li quase nada do tópico, ando tão ocupado que me só quero que me despeçam para mamar do subsídio de desemprego e do rsi no café, mas tenho a indubitável certeza que a única conclusão possível é que o otelo matou foi pouco

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, Agora:

Fiquei sem perceber se queres mesmo acabar completamente com as prisões (algo que eu acho absolutamente lunático); ou queres apenas que o sistema judicial considere sempre a sua função como reabilitadora de pessoas e de diminuir a criminalidade no geral na sociedade e não apenas como punitiva (algo que acho bem e que faz sentido).

Considero que, enquanto sociedade, deveríamos trabalhar para um futuro onde a sua abolição pudesse ser concebível (pois, no presente, claro que é inconcebível).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, Agora:

Considero que, enquanto sociedade, deveríamos trabalhar para um futuro onde a sua abolição pudesse ser concebível (pois, no presente, claro que é inconcebível).

Pá eu acho isso lunático na mesma. Esse futuro não existe. Mesmo que seja uma pequena minoria (que acredito que seja apenas uma pequena minoria, mesmo dentro do universo das pessoas que são presas atualmente), a sociedade vai ter sempre psicopatas e sociopatas que não podem ser reabilitados por muito que queiras, ou que apenas não cometem crimes porque existe algum tipo de consequências graves para a vida deles pois pensam apenas no que podem ganhar pessoalmente com fazer isto ou fazer aquilo

Não sei se já conheceste alguém sociopata, eu já me cruzei e epá não há revolução possível na sociedade que os consiga deixar de ser assim

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 7 minutos:

Quero dizer que n li quase nada do tópico, ando tão ocupado que me só quero que me despeçam para mamar do subsídio de desemprego e do rsi no café, mas tenho a indubitável certeza que a única conclusão possível é que o otelo matou foi pouco

aquele bebé era um bocado reacionário de facto... aliás... se formos a ver bem todos os bebés são reacionários.

o camarada herodes foi o primeiro anti-facista da história.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 11 minutos:

Pá eu acho isso lunático na mesma. Esse futuro não existe. Mesmo que seja uma pequena minoria (que acredito que seja apenas uma pequena minoria, mesmo dentro do universo das pessoas que são presas atualmente), a sociedade vai ter sempre psicopatas e sociopatas que não podem ser reabilitados por muito que queiras, ou que apenas não cometem crimes porque existe algum tipo de consequências graves para a vida deles pois pensam apenas no que podem ganhar pessoalmente com fazer isto ou fazer aquilo

Não sei se já conheceste alguém sociopata, eu já me cruzei e epá não há revolução possível na sociedade que os consiga deixar de ser assim

Ok, mas isso significa que, mesmo não alcançando o ideal da total abolição, já seria um resultado fantástico reduzir a criminalidade ao ponto de só restarem os psicopatas e sociopatas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 29 minutos:

acho igual mas para os carros

• Like 1
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Eu defendo o estalinismo do Zizek. Serviço mundial de saúde, distribuição de alimentos à escala mundial para combater vagas migratórias e proporcionar o desenvolvimento do terceiro mundo, anular a lei do valor na emergência climática. Não interessa se os painéis solares, as turbinas e as nucleares dão prejuízo, salvar o planeta é mais importante do que o PIB mundial. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 3 horas:

Estou numa discussão de m*rda há dois dias com um amigo que está quase a deixar de ser por causa do chega. 

Preciso de infos e dados e da vossa ajuda. 

Quais foram as propostas apresentadas e que foram todas rejeitadas em AR. (Só vi a que foi aceite dos metadados).

A opinião do AV sobre o Salazar e os momentos em que o AV e chega foi racista.

Quem tiver tempo e conseguir ajudar agradeço 

O prometido é devido.

Spoiler

Só venho aqui relembrar algumas coisas relacionadas com o Chega. Para não ficarem esquecidas.

[Polígrafo] André Ventura "promove nazis a dirigentes do Chega"?

[Sábado] Ex-membros de grupos neonazis são dirigentes do Chega

[Observador] "Expulsar por delito de opinião só no tempo de Salazar." Chega expulsa ex-'vice' que criticou Ventura e apoia Nuno Afonso

[DN] Ventura adapta lema de Salazar: "Deus, pátria, família e trabalho"

[Expresso] Vários deputados do Chega fazem referências a Salazar e ao Estado Novo

[JN] Programa do Chega reitera valores do Estado Novo

[CNN] Chega quer apagar expressão "regime fascista" da Constituição

[Sábado] Congresso do Chega: Os elogios ao salazarismo em dia de Ventura absolutista

[SIC Notícias] André Ventura apela ao nacionalismo e encoraja apoiante

[Expresso] Cresceram rápido e estão a aproximar-se do poder: os partidos da extrema-direita europeia que vieram apoiar Ventura

[Sábado] As viagens do Chega para aprender com o Vox

[DN] Chega adia cimeira da extrema-direita por Bolsonaro estar impedido de viajar

[DN] Trump e Bolsonaro em Lisboa? Chega quer juntar líderes da extrema-direita

[Sábado] Os insultos, piadas racistas e bullying dos deputados do Chega

[DN] Chega e Ventura pediam a Supremo que negasse o seu racismo. Tribunal manteve condenação

[Sábado] Cartaz racista em Lisboa é de ala do Chega

É este o partido dos "Portugueses de Bem".

Quem vota neles não tem desculpas, porque o comportamento de membros do partido é constante e prolongado ao longo dos anos, além das associações com figuras conhecidas de grupos neonazis.

E ainda esta semana o Público lançou 2 artigos:

[Público] Ventura quer “limpar” Portugal. E o Chega?

[Público] A grande “família” do Chega

Ainda podes adicionar os congressos do partido com gente a fazer a saudação romana enquanto se cantava o hino, por exemplo.
Ou o caso dos filhos do Rui Tavares com membros do Chega a partilhar fotos e localidade da escola deles.
Ou quando disse que quando tivesse poder ia julgar a "esquerda e extrema-esquerda".
Ou que quer impedir a entrada de certos chefes de estado estrangeiros, como o Lula e o Pedro Sanchéz.
Ou quando falou de 50 deputados nos 50 anos do 25 de Abril como um ajuste de contas com a história.

Editado por rcoelho14
  • Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Shai, há 3 horas:

Jerk Off Instruction.

Não pratico muito a atividade da p*nhetaa atualmente, mas nos meus tempos mais áureos gostava do conceito.

Basicamente tens uma gaja do outro lado a dar-te as instruções como deves esfregar o nabo enquanto te diz umas coisas badalhocas. Isto é giro porque é um estilo mais "personalizado" no qual dá para fantasiar que estás no quarto com ela, assim como te dá um auto-controlo na p*nhetaa em si, sendo que isso origina um orgasmo melhor do que o típico espancar até fazer ferida.

em nenhum momento desse testamento te questionaste sobre o que estavas a escrever?

• Like 1
  • Haha 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, Em 20/03/2024 at 21:00:

Ainda és vivo? Sejas bem aparecido...

Não consigo perceber esse comentário. Não vejo onde está o mal nisso. Qualquer discussão tem esse pressuposto. Um indivíduo expressa uma opinião. Outro indivíduo, que a ouve, considera-a válida se concorda com ela. Caso contrário contesta-a. É assim que funciona.

Parece-me que estás a sugerir que toda e qualquer opinião fosse considerada válida, ou seja, sem poder ser criticada e contraditada apenas por ser uma opinião. Não funciona assim. Mas compreendo perfeitamente que todos aqueles que não conseguem suportar as suas opiniões e achismos com argumentos fundamentados seriam muito mais felizes num mundo assim.

Eu venho regularmente "ver", mas comentar já não me dá prazer, verdade seja dita. 

Se tentarem ver as coisas do lado de fora, que é aquele onde me encontro na maioria das vezes, vêm opiniões mais fraturantes e depois vem o utilizador X comentar, o Y gozar, o Z dizer que ele é isto e aquilo. 

Por norma em termos de discussão gosto quando as coisas são fundamentadas. E se o 1º utilizador tenta, mas tudo o que se segue faz descambar a situação, tudo vai por agua abaixo.

Vamos a um exemplo:

Imagina que eu um apoiante moderado do CHEGA, tenho um qualquer comentário aqui sobre ter votado no CHEGA e que concordo que os ciganos não cumprem as leis e que os imigrantes são uma das razões do aumento da criminalidade.

O que é mais benéfico para uma discussão? Explicar e tentar demonstrar que aquilo que eu digo está errado? Ou simplesmente chamar de burro e dizer que sou racista e xenófobo? E se forem 10 pessoas a dizer isso? O que ganham com isso?

E eu tenho noção que isto é um fórum.

Citação de Descartes, Em 20/03/2024 at 21:00:

Sim, aí nota-se que o fórum está diferente. É sinal dos tempos. Antigamente era desancar a torto e a direito, ridicularizando as opiniões alheias quando elas eram manifestamente ridículas. Era tão engraçado levar o Spider a entrar naquelas contradições em que no fim ele já nem sabia como se chamava... E o Mad era um dos melhores nesse "jogo" de debate e confronto de ideias, apesar do sportinguismo patológico.

Hoje é só flores de estufa. E o Mad ficou um deles.

Antigamente eu fazia jus ao Mad, atualmente nem tanto, mas garanto-te que estou muito longe de ser uma flor de estufa. E não sejas assim comigo ao tentares analisar-me por 2 comentários. Nem flor de estufa nem maluco.

Citação de Black Hawk, Em 20/03/2024 at 17:08:

E eu que o diga: no primeiro post que fiz neste fórum há muitos, muitos anos, apareceu um tal de Mad Mikey a desancar-me violentamente 🤭

Bom ver que ainda andas por cá, velhote ❤️

Nada que eu me orgulhe, se queres que te diga. Houve uma altura que o fórum era um escape, uma libertação de stress, do dia à dia.

______________________________________________________________________________________________________________________________

Para finalizar e visto estarmos neste tópico, eu nestas últimas eleições votei em branco. 

Olho para o PS e PSD e não me consigo rever no que eles fazem. Posso concordar com algumas ideias, mas o que acontece invariavelmente é sempre o mesmo.

O Chega é um partido que é feito de um vazio de ideias com umas quantas "catchphrases" de forma a tentar ser o mais abrangente possivel e garantidamente, mesmo os que os abominam concordam com algumas dessas frases. Depois vamos ver o que está além disso e não vemos nada.

P.s. Ficou só aqui a faltar dizer ao Kareca que não, não tem nada a ver com BdC.

Editado por Mad Mikey™
  • Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...