Burkina2008 Publicado 16 Setembro 2025 Citação de Robe, há 37 minutos: como é que isso funciona ao certo? qualquer pessoa vai lá conduz 10 minutos e tá bom, pega lá um carro? de forma factual sim, mas tens de trazer um carro para fazer o teste e um acompanhante que ja tenha carta para mim o processo de fazer a carta levou 90 min. Cheguei, esperei uns 10 minutos, apresentei o meu passporte e numero de SS, paguei 20 dollars, fiz um teste no computador (muito mais facil do que em Portugal, onde se me lembro tens de acertar em 28 das 30 perguntas, que incluem pesos e eixos de camioes, enquanto aqui 'e acertar em 24 das 30 e tudo bastante common knowledge aparte de uma ou outra coisa muito expecifica como schoolbus rules), esperei 15 minutos, apareceu um gajo com um ticksheet, metemo-nos no carro que ja tinha comprado e que conduzia com a carta europeia, 15 minutos de voltinhas ao bairro, encosta a beira, faz marcha atras (nem sequer parquear), ok, aprovado, esta aqui um papel que diz que ja tens carta mas que a fisica chega por correio em 2 duas semanas... Claro que quem nunca conduziu tem de treinar nalgum lado. Ou fazes licoes ou fazes como a maioria das pessoas, pedes ao teu pai/mae/irmao que te ensine e podes conduzir sem carta se tiveres uma pessoa ao lado com carta que se responsabilize (assim vais treinando em real life) Basicamente por muito estranho que pareca, funciona e apesar da quantidade enorme de maus condutores o facto que o trafico 'e muito mais lento e que as condicoes das estradas (vias bastante mais largas e muita automatizacao nos carros), ate acho que existem menos acidentes... Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 16 Setembro 2025 Citação de Tio Hans, há 5 minutos: Mas mantêm os vários secretários-gerais anos a fio, e muito para lá do razoável. Ok e quê? Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 16 Setembro 2025 O Ventura diz que não queria ser candidato, queria que fosse o Passos Coelho. Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado 16 Setembro 2025 Citação de Jamarcus, há 1 hora: "Alguém que anda em manifestações perde a aura", diz ministro da Educação @Sandes. está na altura de voltares a Portugal 2 Compartilhar este post Link para o post
footboy23 Publicado 16 Setembro 2025 Citação de Genzo, há 4 horas: Portanto, após 100 dias de início de funções no Parlamento, o partido que diz querer ser a "mudança" tem 30 e tal dos 60 deputados como candidatos autárquicos e um como candidato a Presidente da República? E isso é mau? Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 16 Setembro 2025 Citação de Jamarcus, há 6 horas: O interessante destas eleições é que o Gouveia e Melo tira votos ao PS, PSD e CH. É uma questão de ver a quem ele tira mais votos. Acho qualquer combinação de Gouveia e Melo, Seguro, MM, e Ventura possível numa segunda volta, sinceramente. Vai ser um empate a quatro na primeira volta em que a qualificação para a Champions vai ser por décimas O meu palpite é que o Seguro passa pelos pingos da chuva devido ao voto da direita estar muito repartido pelos outros, e depois ganha o Seguro à segunda volta se estiver contra o Ventura. Mas não sei até que ponto é palpite ou é o que eu quero que aconteça, porque acho muito importante um gajo do centro-esquerda ganhar estas eleições para fazer um pouco de contrapeso na política portuguesa. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 16 Setembro 2025 (editado) Citação de footboy23, há 25 minutos: E isso é mau? Tendo em conta o que dizem as últimas sondagens, é péssimo. Tens um partido perto do poder que, se as legislativas correrem bem, fica quase sem deputados dos inicialmente eleitos, e então se for governo lá vão os deputados e presidentes de câmara. O país vai sofrer e não vai ser pouco, esta ausência de quadros num partido com tanta votação só pode ser motivo de preocupação. Editado 16 Setembro 2025 por smashing_pumpkin Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 16 Setembro 2025 Citação de footboy23, há 57 minutos: E isso é mau? É um bocadinho mau um partido que se diz tão diferente ser ainda pior que os partidos do sistema. Só querem tacho, têm zero compromisso para os eleitores que os elegeram. Citação de noikeee, há 36 minutos: Vai ser um empate a quatro na primeira volta em que a qualificação para a Champions vai ser por décimas O meu palpite é que o Seguro passa pelos pingos da chuva devido ao voto da direita estar muito repartido pelos outros, e depois ganha o Seguro à segunda volta se estiver contra o Ventura. Mas não sei até que ponto é palpite ou é o que eu quero que aconteça, porque acho muito importante um gajo do centro-esquerda ganhar estas eleições para fazer um pouco de contrapeso na política portuguesa. Por acaso não sei se o AV não ganhava ao Seguro na 2ª volta. Muita gente de direita não Chega deve preferir o Ventura. Compartilhar este post Link para o post
fornix Publicado 16 Setembro 2025 Citação de Jamarcus, há 6 minutos: Por acaso não sei se o AV não ganhava ao Seguro na 2ª volta. Muita gente de direita não Chega deve preferir o Ventura. Eh pah, não. De todo. A malta de direita não Chega prefere viver em democracia e é anti-banhas de cobra. Pelo menos por mim falo, que se calhar pendo em alguns aspetos um bocado para a direita. E quero acreditar que os restantes se revejam nisso. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 16 Setembro 2025 Citação de noikeee, há 53 minutos: Vai ser um empate a quatro na primeira volta em que a qualificação para a Champions vai ser por décimas O meu palpite é que o Seguro passa pelos pingos da chuva devido ao voto da direita estar muito repartido pelos outros, e depois ganha o Seguro à segunda volta se estiver contra o Ventura. Mas não sei até que ponto é palpite ou é o que eu quero que aconteça, porque acho muito importante um gajo do centro-esquerda ganhar estas eleições para fazer um pouco de contrapeso na política portuguesa. Se o Seguro conseguir passar à 2ª volta só não será eleito Presidente se o seu adversário for o Marques Mendes. O MM é o único que conseguiria unir a direita e evitar que muitos votos do PSD saltassem para o Seguro. Qualquer um deles ganha na 2ª volta contra o Ventura ou o Almirante. 2 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 16 Setembro 2025 Citação de Descartes, há 3 minutos: Qualquer um deles ganha na 2ª volta contra o Ventura ou o Almirante. Gostava de ter essa fé (não é a melhor palavra mas não me ocorre outra). Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 16 Setembro 2025 Citação de HappyKing, Agora: Gostava de ter essa fé (não é a melhor palavra mas não me ocorre outra). Podes chamar-lhe fé que eu não me importo. Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 16 Setembro 2025 Citação de fornix, há 1 minuto: Eh pah, não. De todo. A malta de direita não Chega prefere viver em democracia e é anti-banhas de cobra. Pelo menos por mim falo, que se calhar pendo em alguns aspetos um bocado para a direita. E quero acreditar que os restantes se revejam nisso. Não estou a dizer que são todos, obviamente. Estou a dizer uma parte ainda considerável. Tenho mais confiança na malta do PS votar no MM do que do PSD no Seguro, posso pôr assim. Mas posso ter uma perspetiva errada. Eu só hesito em votar no oponente do Ventura numa eventual 2ª volta se for o Almirante. Aí tenho de pensar no que faço. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 16 Setembro 2025 Citação de Jamarcus, há 3 minutos: Não estou a dizer que são todos, obviamente. Estou a dizer uma parte ainda considerável. Tenho mais confiança na malta do PS votar no MM do que do PSD no Seguro, posso pôr assim. Mas posso ter uma perspetiva errada. Eu só hesito em votar no oponente do Ventura numa eventual 2ª volta se for o Almirante. Aí tenho de pensar no que faço. Entre o cabeça de geleia e o almirante 1000 vezes o almirante. E eu não quero o almirante como presidente da república. Mas há limites. 4 Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 16 Setembro 2025 Citação de Tio Hans, Agora: Entre o cabeça de geleia e o almirante 1000 vezes o almirante. E eu não quero o almirante como presidente da república. Mas há limites. A minha questão com o Almirante é que sei muito pouco sobre o que defende ou sobre o que acha que deve ser o papel do presidente. Pode ter ideias semelhantes ao Ventura. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 16 Setembro 2025 Citação de HappyKing, há 12 minutos: Gostava de ter essa fé (não é a melhor palavra mas não me ocorre outra). Contra o Almirante não faço ideia, mas contra o Ventura não tenho dúvidas. O chega, mesmo com todos os votos do psd, tem dificuldade em chegar aos 50%. E a esquerda não se ia dividir nesse momento, juntando ainda pelo menos metade dos votantes habituais do psd. Compartilhar este post Link para o post
gonalois Publicado 16 Setembro 2025 A Rita Mentias disse, em plena televisão nacional, que Sintra é dos sintrenses originários 🙃 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 16 Setembro 2025 Citação de Jamarcus, há 25 minutos: Não estou a dizer que são todos, obviamente. Estou a dizer uma parte ainda considerável. Tenho mais confiança na malta do PS votar no MM do que do PSD no Seguro, posso pôr assim. Mas posso ter uma perspetiva errada. Eu só hesito em votar no oponente do Ventura numa eventual 2ª volta se for o Almirante. Aí tenho de pensar no que faço. Porque é que de repente me lembrei daquele rapaz que dizia que entre o Trump e a Kamala não saberia em quem votar se fosse americano? Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 16 Setembro 2025 Só me apercebi hoje, por acaso, que a rtp acabou com o Portugal em Direto (antigo Regiões) por motivos de orçamento. Num tempo de fake news, de notícias sencionalistas em loop constante, a televisão pública acha que fazer serviço público é acabar com o programa que mostrava e aproximava o dia a dia local da actualidade nacional. Vamos mesmo pelo bom caminho. 2 Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 16 Setembro 2025 Citação de Descartes, há 1 minuto: Porque é que de repente me lembrei daquele rapaz que dizia que entre o Trump e a Kamala não saberia em quem votar se fosse americano? Não sei, mas não seria o mesmo caso que aqui. A minha dúvida nesse cenário seria Almirante ou votar em branco. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 16 Setembro 2025 Citação de smashing_pumpkin , há 1 minuto: Só me apercebi hoje, por acaso, que a rtp acabou com o Portugal em Direto (antigo Regiões) por motivos de orçamento. Num tempo de fake news, de notícias sencionalistas em loop constante, a televisão pública acha que fazer serviço público é acabar com o programa que mostrava e aproximava o dia a dia local da actualidade nacional. Vamos mesmo pelo bom caminho. Vai ser substituído, a Dina "Se Deus Quiser" Aguiar precisava de ir há muito tempo. https://sapo.pt/artigo/portugal-em-direto-com-dina-aguiar-chega-ao-fim-sandra-fernandes-pereira-vai-apresentar-novo-formato-68c93bbf8c7aab07ebc4c296 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 16 Setembro 2025 Citação de smashing_pumpkin , há 1 minuto: Só me apercebi hoje, por acaso, que a rtp acabou com o Portugal em Direto (antigo Regiões) por motivos de orçamento. Num tempo de fake news, de notícias sencionalistas em loop constante, a televisão pública acha que fazer serviço público é acabar com o programa que mostrava e aproximava o dia a dia local da actualidade nacional. Vamos mesmo pelo bom caminho. Correram com a Dina Aguiar. Que ganhava muito, disseram eles. Esta foi uma das primeiras medidas da nova administração da RTP. A seguir a voz do dono, como convém a quem quer manter os lugares. Além disso, já existe um canal que aborda imenso o dia a dia local da atualidade. Só que não é na versão fofinha do Portugal em Direto. É na versão faroeste cmtviana. 1 Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 16 Setembro 2025 Citação de gonalois, há 10 minutos: A Rita Mentias disse, em plena televisão nacional, que Sintra é dos sintrenses originários 🙃 Visigodos? 3 2 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 16 Setembro 2025 Citação de kareca, há 2 minutos: Vai ser substituído, a Dina "Se Deus Quiser" Aguiar precisava de ir há muito tempo. https://sapo.pt/artigo/portugal-em-direto-com-dina-aguiar-chega-ao-fim-sandra-fernandes-pereira-vai-apresentar-novo-formato-68c93bbf8c7aab07ebc4c296 E vai chamar-se Portugal em Rede. Poderá ser sobre pesca ou sobre os trends do twitter e do facebook. Citação de Lebohang, há 1 minuto: Visigodos? Não esses foram os que correram com os romanos que já lá estavam e depois tiveram que se refugiar no Seixal. Citação de Jamarcus, há 5 minutos: Não sei, mas não seria o mesmo caso que aqui. A minha dúvida nesse cenário seria Almirante ou votar em branco. Um voto em branco numa segunda volta é um voto a favor de quem tu não queres que seja eleito. 2 Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 16 Setembro 2025 Citação de Descartes, há 3 minutos: Um voto em branco numa segunda volta é um voto a favor de quem tu não queres que seja eleito. Um voto em branco é um voto em branco, ponto. Se eu achar que os candidatos são igualmente maus, ou nenhum merece o meu voto, é um voto em ninguém. De qualquer forma, o meu principal problema com o Almirante é não o conhecer politicamente, e sentir que pode estar ali outro Ventura, no sentido populista/autoritário. É bastante possível que com o evoluir da campanha e se for mesmo essa a 2.ª volta, acabe por votar nele. Compartilhar este post Link para o post