Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Quan Chi, há 14 minutos:

E quando lhe perguntámos a que parte do documento é que tinha ido buscar a sua resposta, disse que não nos podia responder a essa questão. Foi um bocado assustador.

isto é muito engraçado, parece aquele chavalo que diz que se esqueceu de fazer os tpc :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 10 minutos:

Precisava de explicar uma coisa e usar uma expressão, um perfil de velocidades num tubo para um fluido não newtoniano. Não me lembro que tipo de fluido, assumo que estava a usar só um modelo de oldroyd-b. Podia procurar um artigo qualquer que já o tivesse deduzido mas pensei que seria uma boa forma de usar o chatgpt. Deu-me um perfil newtoniano, disse que estava mal, reconheceu que estava, deu -me outra vez um newtoniano, e acho que fez isso mais uma vez. Inutilidade máxima, e se eu não soubesse o que estava à procura e precisasse de usar aquilo para algo prático podia dar problemas no equipamento ou até desastres se fosse a uma larga escala.

Aconteceu-me um caso muito parecido mas num tema muito mais importante: craques do FCP. Acho que já contei a história por aqui.

Falei-lhe no Lucho González, ele disse-me que foi crucial na conquista da Liga Europa de 2011. Eu disse-lhe que estava enganado, que o Lucho já tinha saído, e ele respondeu "ah pois é tens razão, o Lucho foi um grande jogador mas já não estava na equipa em 2011". Falámos um bom bocado dessa equipa, que o Hulk era incrível, que o James nem era titular, e no final eu disse que apesar dessa equipa ter tantos craques, o meu jogador preferido era mesmo o Lucho. Ao que ele responde "sim, grande jogador, crucial na conquista da Liga Europa de 2011"...

• Like 1
  • Haha 8

Compartilhar este post

Link para o post

Um modelo de linguagem cuja exactidão depende da forma como é treinado, a ser utilizado no contexto de treino mais abrangente da nossa sociedade, sem que grande parte das pessoas envolvidas tenham treino ou sequer conhecimentos minimamente aprofundados sobre o tema...

Parece-me tranquilo, não há nada que possa correr mal aqui.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 4 horas:

Um modelo de linguagem cuja exactidão depende da forma como é treinado, a ser utilizado no contexto de treino mais abrangente da nossa sociedade, sem que grande parte das pessoas envolvidas tenham treino ou sequer conhecimentos minimamente aprofundados sobre o tema...

Parece-me tranquilo, não há nada que possa correr mal aqui.

Não concordando ou discordando do tema mas o que ele está a sugerir não é um modelo de linguagem que possa ser treinado. Há de ser um agente orientado àquele contexto específico e portanto muito mais eficiente nesse sentido e menos (ou nada) influenciável por quem o usa.

Eu percebo a ideia, os alunos já usam o ChatGPT para tudo e já e portanto sempre seria uma ferramenta "melhor". Não consigo concordar é com a desumanização na educação que este caminho favorece.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 10 horas:

Não sei no que estás a pensar em concreto quando dizes matemática, mas por acaso algo que sinto que o ChatGPT é bem melhor quando mete fórmulas e código do que com escrita.

Talvez por ser algo objetivo e com informação disponível na web. Aliás muitas vezes eu faço queries em SQL e depois meto no ChatGPT para me otimizar. Já passei de queries a demorar 40 minutos para 20 só com isso.

E o melhor é que não é algo que cai do céu por magia, porque explica o que faz e porque é esperado que obténs melhor performance. O que permite que numa próxima tenhas isso em mente, e mesmo que tenhas preguiça de seres tu próprio a fazer o código dessa maneira sabes que há essa maneira mais eficiente e já vais pedir diretamente para adotar essa abordagem.

Na parte de texto é bom para deixar notas soltas e pedir para estruturar o texto, mas depois acabo sempre por rever e alterar para humanizar. Não há nada pior do que ler um robô.

Acho que para malta fora dos anos de escolaridade em que é esperado já ter desenvolvido o pensamento crítico e ter passado pelo caminho das pedras para aprender coisas do 0 é muito potente, pq amplia as tuas capacidades. Para malta que está na escola é perigoso se passar a ser a opção 0 de ir buscar a resolução sem sequer pensar tanto. Depende como é usado.

No ano passado fiz um curso de francês e era brutal fazer os trabalhos de casa, fazer printscreen no final no ChatGPT a pedir para resolver para corrigir-me sem ter de esperar pela próxima aula. E não só fazia isto como depois de corrigir os meus próprios trabalhos de casa lhe pedia mais exercícios similares, e ele dava-me novos para fazer. O resultado é que eu treinava e estudava muito mais do que quando por exemplo fiz os níveis todos de espanhol antes de Covid. Também tive melhores notas neste apesar de estar menos à vontade, pq treinava muito mais.

Outro exemplo em que claramente amplifica as nossas capacidades, eu nos últimos meses ando a usar muito gravar-me a pensar alto ou a fazer debrief de alguma coisa, e depois meto num Google Notebook que depois estrutura tudo.

Por exemplo fiz uma viagem de negócios à China, no final do dia gravava-me a pensar alto a fazer debrief. Com quem reuni, que tópicos foram abordados, o que achei, ações definidas, etc. Depois meto as gravações num notebooks para AI me estruturar. Muito mais eficiente e potentente do que no final da viagem ter de tirar umas horas e tentar recuperar tudo o que foi falado e tentar estruturar.

Quase que fiquei convencido.

Infelizmente cheguei à última frase e percebi que a AI era muito mais potentente e desisti. Não quero interagir com algo demasiado potentente. Até porque não faço ideia do que será isso...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 8 minutos:

Volta discussão sobre qual a melhor francesinha, estás perdoada

Porque vais perder tempo a nos perguntar a nós, pergunta ao Chat

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 10 minutos:

É no Brasão.

Compartilhar este post

Link para o post

O meu take sobre o chatgpt na minha área profissional: se for pra fazer um botão ou um componente de frontend ou ajudar a fazer uma coisa específica com manipulações de strings e números ou o crl, é fixe

Se for pra fazer um sistema decente estás na m*rda. Imaginem que querem fazer um sistema de notificações. Estão f*didos, que o gajo vais vos dizer pra usar as tecnologias todas. Redis, firebase, se calhar ainda mete kafka. Bro, a tua aplicação tem 3 utilizadores, cria uma queue asincrona de eventos em memória e sempre que quiseres mandar uma notificação mete na queue, enquanto tens um job a ler o que aparece na queue e a mandar as notificações. Não precisas de um computador com 32gb de ram pra fazer isso

Pra fazer coisas específicas tá ok, pra fazer coisas mais interessantes precisas de estudar

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 48 minutos:

Nunca pecou 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 15 minutos:

O meu take sobre o chatgpt na minha área profissional: se for pra fazer um botão ou um componente de frontend ou ajudar a fazer uma coisa específica com manipulações de strings e números ou o crl, é fixe

Se for pra fazer um sistema decente estás na m*rda. Imaginem que querem fazer um sistema de notificações. Estão f*didos, que o gajo vais vos dizer pra usar as tecnologias todas. Redis, firebase, se calhar ainda mete kafka. Bro, a tua aplicação tem 3 utilizadores, cria uma queue asincrona de eventos em memória e sempre que quiseres mandar uma notificação mete na queue, enquanto tens um job a ler o que aparece na queue e a mandar as notificações. Não precisas de um computador com 32gb de ram pra fazer isso

Pra fazer coisas específicas tá ok, pra fazer coisas mais interessantes precisas de estudar

@Petar Musa estes nomes existem mesmo ou é o gajo que inventas estas m*rda? Eu fico fascinado a ler as dissertações deste amigo porque nunca sei se ele está a falar de cenas reais ou se, pura e simplesmente, está a trollar os leigos como eu.

• Haha 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 3 minutos:

@Petar Musa estes nomes existem mesmo ou é o gajo que inventas estas m*rda? Eu fico fascinado a ler as dissertações deste amigo porque nunca sei se ele está a falar de cenas reais ou se, pura e simplesmente, está a trollar os leigos como eu.

É só ir ao google amigo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 39 minutos:

Existem sim senhor :7_sweat_smile:

Se bem que "strings" e "queue" podem ser tudo e mais um par botas.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 3 minutos:

"queue" podem ser tudo e mais um par botas.

Olha este n estudou estruturas de dados na escola

Peçamao chatgpt pra vos implementar uma queue na tua linguagem de programação favorita, e para explicar o que é FIFO

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 6 minutos:

Peçamao chatgpt pra vos implementar uma queue na tua linguagem de programação favorita, e para explicar o que é FIFO

Tu és tão branco

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 1 hora:

Para mim continua a ser a Léa Seydoux.

• Like 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 14 minutos:

E tu faltaste às aulas de português 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 10 minutos:

Para mim continua a ser a Léa Seydoux.

Prefiro a Eva Green...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 22 minutos:

Esta tenho a certeza que é familiar ao @Tibraco

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 7 minutos:

E tu faltaste às aulas de português 

Não posso deixar que fales mal do meu bom nome 

🚶‍♂️➡️🚪💥🏃‍♂️💨

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 27 minutos:

Se fosse uma comida era batata cozida, comida de branco

Bro batata cozida em curry é das coisas mais normais que existe, apaga isso maluco

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 26 minutos:

Bro batata cozida em curry é das coisas mais normais que existe, apaga isso maluco

É só com azeite

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...