Rōnin Publicado 7 Julho 2016 http://www.eurosport.com/football/euro-2016/2016/ronaldo-is-playing-like-andy-carroll-the-only-thing-poorer-than-portugal-is-the-tournament-itself_sto5677765/story.shtml Comi um belo de um bacalhau ao almoço. Pena não ter lido antes este artigo, gosto de peixe bem salteado. Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 7 Julho 2016 Está bem, não tivemos sorte. Apanhar selecções como a Polónia e o País de Gales numa fase tão adiantada da competição é normal. Ter uma fase de grupos composta por Islândia, Hungria e Áustria é normal. Um golo da Islândia aos 93 minutos que nos levou ao quadro mais acessível também não é sorte. Eu estou-me a cagar se fosse só 2 equipas a passar a fase de grupos, nós jogariamos de forma diferente. Os factos são que jogamos para o 2º lugar e ia dando m*rda da grossa. Se calhar fui só eu que tive vergonha daqueles últimos minutos. E só para que não digam que eu só critico a selecção sim, tivemos algum azar na forma como eles marcaram aqueles golos (se bem que há demérito nosso). Mas é como já disse, a sorte faz parte do jogo. Não é preciso ficarem chateados por alguns acharem que tivemos sorte. É uma variável que muitas das vezes não conseguimos controlar, não temos culpa disso. Compartilhar este post Link para o post
Oblivion Publicado 7 Julho 2016 (editado) Está bem, não tivemos sorte. Apanhar selecções como a Polónia e o País de Gales numa fase tão adiantada da competição é normal. Ter uma fase de grupos composta por Islândia, Hungria e Áustria é normal. Um golo da Islândia aos 93 minutos que nos levou ao quadro mais acessível também não é sorte. Eu estou-me a cagar se fosse só 2 equipas a passar a fase de grupos, nós jogariamos de forma diferente. Os factos são que jogamos para o 2º lugar e ia dando m*rda da grossa. Se calhar fui só eu que tive vergonha daqueles últimos minutos. E só para que não digam que eu só critico a selecção sim, tivemos algum azar na forma como eles marcaram aqueles golos (se bem que há demérito nosso). Mas é como já disse, a sorte faz parte do jogo. Não é preciso ficarem chateados por alguns acharem que tivemos sorte. É uma variável que muitas das vezes não conseguimos controlar, não temos culpa disso. Apanhar a Polónia nuns quartos-de-final (que seriam os oitavos no antigo formato), não é nada de anormal. E apanhar o País de Gales que tinha eliminado a Bélgica sem espinhas, uma das selecções que se apontava como uma das melhores presentes no Europeu. A fase de grupos éramos cabeças de série no sorteio, algo que não estamos habituados a ser, e portanto acabámos por ter um grupo mais fácil. Aí foi o principal demérito que tivemos neste Europeu, porque podíamos e devíamos ter passado em primeiro. Não conseguimos, mas acabámos por passar e estamos na final. Tivemos sorte? Alguma, sim. Há quantos anos andamos a ter azar? F*da-se, já merecemos um pouco disto, e ainda assim, é muito mais competência do que pura sorte. Editado 7 Julho 2016 por Oblivion Compartilhar este post Link para o post
Carmelo Anthony Publicado 7 Julho 2016 Há quem ganhe a lotaria e estoire logo o dinheiro todo. E há quem o capitalize. Portugal capitalizou a fortuna que teve. Só por si só este é um facto que merece destaque. O quadro era o mais acessível sim, todavia também o era na perspectiva de Bélgica ou Croácia, por exemplo. A montante reparamos que o quadro se tornou fácil porque Espanha e Inglaterra não cumpriram as suas obrigações. Independentemente de termos terminado em primeiro ou em terceiro lugar, cumprimos os nossos objectivos tirando partido dos recursos disponíveis e do formato do Torneio. Fomos por isso competentes. Há que dar mérito quando ele é devido e há, sobretudo, que desfrutar deste momento único e magnífico que é chegar à final de um campeonato da Europa. Não é todos os dias que isto sucede a uma nação como Portugal. E agora acredito. O mister já disse que íamos vencer portanto fica apenas a faltar o Shark para abrir o tópico. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 7 Julho 2016 a pessoa que abrir o tópico sem ser o Shark vai de BO força Oblivion :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 7 Julho 2016 Esta malta quer mesmo acreditar que se só passassem 2 tínhamos jogado da mesma maneira. Isto é ser inocente. Compartilhar este post Link para o post
Lifehouse Publicado 7 Julho 2016 não esperava. o futebol jogado não é muito, mas lá está, o que conta são as vitórias e estes momentos que ficam para a história. em termos de sorte e de azar...é a vida. quem sabe se algum dia, ou numa determinada fase de apuramento, não se irá pagar aquele golo da islândia aos 93 minutos? o lado bom do quadro da fase a eliminar foi importante, contudo, e na minha opinião, esta equipa está bem preparada mentalmente e unida, o que vai dando para compensar a falta de fio de jogo, e até mesmo de uma ideia concreta de como atacar, de como furar a defesa adversária. como escrevi antes do jogo é uma coisa meio aos repelões. no entanto a final já cá mora e isso merece o orgulho de quem segue a selecção. agora a final...já não espero nada. é bom reviver, mesmo que em menor escala, o euro 2004 e a festa ontem na rua. venha quem vier é para desfrutar! Compartilhar este post Link para o post
Chazzy Chazz Publicado 7 Julho 2016 Portugal foi crescendo dentro da competição, para todos os efeitos. Podíamos, e devíamos, ter feito muito mais e melhor na fase-de-grupos mas, a partir daí, não vejo o porquê de tanta contestação. É claro que eu quero ver o melhor futebol e ganhar, mas... não sendo possível, prefiro ganhar. Comparando com 2004, não estou tão entusiasmado e tão "obcecado" como estava na altura. Também tinha nove anos. Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 7 Julho 2016 Ps. Danilo mais competente no jogo aereo. wolol. :mrgreen: Há sequer dúvida? wtf Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 7 Julho 2016 Está bem, não tivemos sorte. Apanhar selecções como a Polónia e o País de Gales numa fase tão adiantada da competição é normal. Ter uma fase de grupos composta por Islândia, Hungria e Áustria é normal. Um golo da Islândia aos 93 minutos que nos levou ao quadro mais acessível também não é sorte. Eu estou-me a cagar se fosse só 2 equipas a passar a fase de grupos, nós jogariamos de forma diferente. Os factos são que jogamos para o 2º lugar e ia dando m*rda da grossa. Se calhar fui só eu que tive vergonha daqueles últimos minutos. E só para que não digam que eu só critico a selecção sim, tivemos algum azar na forma como eles marcaram aqueles golos (se bem que há demérito nosso). Mas é como já disse, a sorte faz parte do jogo. Não é preciso ficarem chateados por alguns acharem que tivemos sorte. É uma variável que muitas das vezes não conseguimos controlar, não temos culpa disso. Aquela substituição para meter o danilo contra a hungria, é o momento mais humilhante que me lembro de ter visto da seleção. Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 7 Julho 2016 Aquela substituição para meter o danilo contra a hungria, é o momento mais humilhante que me lembro de ter visto da seleção. mesmo à frente da convocatória do Edinho? Ou do António Oliveira cair no banho e andar de muletas? Ou do JVP dar um soco no árbitro? Compartilhar este post Link para o post
Oblivion Publicado 7 Julho 2016 o mais humilhante foi o que o lelo fez a jesus ontem Compartilhar este post Link para o post
Eden Hazard Publicado 7 Julho 2016 Nada ultrapassa o murro do JVP em 2002. Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 7 Julho 2016 mesmo à frente da convocatória do Edinho? Ou do António Oliveira cair no banho e andar de muletas? Ou do JVP dar um soco no árbitro? Sim. Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 7 Julho 2016 mesmo à frente da convocatória do Edinho? Ou do António Oliveira cair no banho e andar de muletas? Ou do JVP dar um soco no árbitro? f*da-se Edinho. Quem me dera que fosse isso o pior. O Rogério Matias é internacional A. Compartilhar este post Link para o post
Eden Hazard Publicado 7 Julho 2016 Onde andam os 12 heróis portugueses em 2004?É a segunda final da selecção no Euro e só um jogador é repetente: esse mesmo, Cristiano Ronaldo Todos se lembram desse 4 Julho 2004. A Grécia apaga a Luz com um golo de Charisteas e Portugal nem sabe a quantas anda. É o primeiro anfitrião a perder a final de um Europeu – o terceiro, se incluirmos o Mundial (Brasil 1950 e Suécia 1958). Se o trabalho de Otto Rehhagel falha inacreditavelmente na qualificação para o Mundial-2006, o de Scolari nem por isso. A nossa selecção continua fiel aos seus princípios, debaixo da experiência de Figo e do crescimento a olhos vistos de Ronaldo. Quando Luís abandona em definitivo, Cristiano resgata-lhe o 7. É ele, o único elo de ligação entre a meia-final de 2004 e a de 2016. Com dois golos da sua autoria. Nesses 12 anos de diferença, só Ronaldo se mantém na crista da onda. Como, porquê, quando, onde, quem? Seguem as respostas para todas essas perguntas do modelo Lasswell. Rui Patrício. Aos 16 anos de idade, o guarda-redes já celebra títulos em grande estilo no Sporting, ao lado de Carriço e Paim. Com apenas dois empates e duas derrotas em 34 jogos, Patrício faz a festa a uma jornada do fim, tal é o avanço pontual em relação ao FC Porto. Na selecção, é titular dos sub-16 e relega Varela para suplente. Ao todo, quatro internacionalizações. Agora, 106. É o seu terceiro Europeu, como terceira escolha em 2008 e primeira em 2012 mais 2016. Tanto na meia-final de há quatro anos como esta última, não sofre qualquer golo. Cédric. O lateral nascido na Alemanha (Singen) tem só 12 anos e já joga no Sporting há seis. Por ocasião da inauguração da Ponte Vasco da Gama, em 1998, a família de Cédric inscreve o filho mais novo no Colégio Alemão, em Telheiras, ali paredes meias com o Estádio José Alvalade. Daí aos treinos é um salto. Feito sem pressas e com categoria. Em 2004-05, soma o primeiro título regional da carreira, num percurso inigualável de 24 vitórias em 25 jogos. José Fonte. O central tem já 20 anos em 2004 e é titular do Sporting B, onde cumpre 37 jogos com 11 amarelos e um vermelho. Insatisfeito com a falta de oportunidades na primeira equipa, então orientada por Fernando Santos, assina pelo Salgueiros. Com problemas financeiros insolúveis, Fonte é obrigado a pregar para outra freguesia e aparece então no Felgueiras da 2ª divisão. Bruno Alves. Titular absoluto da selecção nacional sub-21, semifinalista do Europeu de Esperanças e apurada para os Jogos Olímpicos Atenas-2004, o central passa uma época de aprendizagem no Vitória, o de Guimarães. Sem lugar ainda no FC Porto da dupla Jorge Costa-Pedro Emanuel, é emprestado aos gregos do AEK Atenas. Raphaël. Filho de pai português e mãe francesa, é o segundo mais novo do grupo, com apenas 10 anos em 2004. E já é um dos craques do Blanc Mesnil, do clube da terra-natal. No ano seguinte, iria para Clairefontaine, onde se forma por completo como lateral até sair para o Caen. Danilo. Nascido em Bissau, a sua chegada a Portugal dá-se em 1997, com seis anos de idade. Antes do fim do século XX, já divide os estudos com a bola e joga no Arsenal 72, um clube de Mem Martins. Daí, salta para o Estoril. Depois, Benfica. O céu é o limite. O Mundial sub-20 em 2011 comprova-o em absoluto com a transferência para o Parma. Adrien. Campeão nacional pelos iniciados A em 2004, numa final-four com FC Porto, Boavista e Farense, o médio já é o capitão de equipa. Na época em questão, treinado por Luís Gonçalves, acumula oito golos em 30 jogos. Está pronto para altos voos, a avaliar pelo título de campeão de juvenis em 2005, numa equipa capitaneada por Carriço. João Mário. Aos 11 anos, este artista muda de ares e troca o Porto por Lisboa. Abandona o FC Porto, após duas épocas de contrato, e embarca na aventura do Sporting, de onde só sai por empréstimo para o Vitória, o de Setúbal, em 2014. É o nosso número 10 por excelência, com altos e baixos desde o arranque do Europeu. Renato. Nem sequer tem seis anos nem ainda sabe realmente o que é uma bola. Só em 2005 é que se orienta no clube do bairro, o Águias da Musgueira. É, de longe, o mais novo do grupo. Ao pé dele, Raphaël é quase um homem feito. Nani. É o primeiro ano em Alvalade, depois de três ao serviço do Real Massamá. Júnior do Sporting, com um total de 15 golos em 26 jogos, o extremo joga ao lado de Moutinho, Veloso e Yannick. Os quatro seriam a jóia da coroa leonina durante mais alguns anos. Ronaldo. O 1-0 de Portugal à Holanda é um canto de Deco para o salto xxl de Ronaldo. Agarrado ao poste, Davids nem a vê. Na linha de golo, Van der Sar idem idem. É o primeiro golo da meia-final do Euro-2004 e o início de um bonito jogo com a qualificação para a final. Doze anos depois, numa outra meia-final do Euro, o cenário repete-se tintim por tintim. Canto da esquerda do ataque português, este curto, de João Mário para Raphaël, e entrada fulgurante de Ronaldo. O salto é de 2,88 metros, um tratado de altura. Um fenómeno sem igual. É ele o elo de ligação, voilà. Fernando Santos. Meio século de vida é a idade do engenheiro do penta, assim conhecido por se ter sagrado campeão pelo FC Porto em 1999, naquele que é o quinto título seguido dos portistas. No final da época 2003-04, o Sporting acaba em terceiro lugar do campeonato e perde o acesso à Liga dos Campeões com um golo do benfiquista Geovanni aos 88’ em Alvalade (1-0). Em digressão pelos EUA, com todo o plantel, de onde se sobressai João Vieira Pinto, agora director da federação portuguesa (FPF), o treinador sabe que o Sporting não conta com ele para 2004-05. Decide então emigrar para a Grécia (AEK Atenas), sem saber ainda o que lhe está reservado em matéria de treinar mais dois clubes grandes: além do Benfica, a selecção. Só para a estatística, o 11 de Portugal na meia-final de 2004 reúne nomes como Ricardo, Miguel, Jorge Andrade, Ricardo Carvalho, Nuno Valente, Maniche, Deco, Costinha, Figo, Pauleta e Ronaldo. O seleccionador é Scolari. @ Sabado.pt Compartilhar este post Link para o post
Ron Swanson Publicado 7 Julho 2016 Isto é ser inocente. Achas mesmo? Imaginemos que chegávamos ao dia do jogo com a Hungria a saber que era obrigatório ficar em 2º. Vais-me dizer que achas que o discurso do Fernando Santos para a equipa era o mesmo? Que até o onze era o mesmo? Que as mudanças durante o jogo eram as mesmas? Que com a pressão de ganhar o jogo, os jogadores iam decidir da mesma maneira e jogar da mesma forma? Se achar que seria diferente (que, honestamente, parece-me uma hipótese bem real) é ser inocente, o que se pode chamar a quem afirma ''se passassem dois, tínhamos ficado pelo caminho''? Mas no fundo, isto nem importa para nada, é como discutir o sexo dos anjos. O que importa é o que aconteceu e onde chegamos. Compartilhar este post Link para o post
BFC=Trincos_Everywhere Publicado 7 Julho 2016 (editado) Simplesmente Portugal teve uma sorte incrível no quadro de equipas que apanhou neste euro 2016. É preciso não esquecer que Portugal ficou em terceiro num grupo com Áustria, Islândia e Hungria e só se qualificou para os oitavos de final porque a partir deste europeu os 4 melhores terceiros qualificavam-se, fosse isto há 4 anos e Portugal tinha logo ido de vela num grupo ridículo. Toda a fase de grupos foi influenciada por este novo formato com um futebol demasiado cauteloso e jogar para o que era necessário por isso nunca vai ser um argumento válido. Até é pouco inteligente afirmar-se algo do género. Parece mais amargura que outra coisa qualquer. Portugal foi parar ao quadro de equipas mais fraco (Polónia, suíça, país de Gales, Hungria, Bélgica, Irlanda do norte e Croácia) comparando com o outro quadro (Inglaterra, Alemanha, França ou Itália). Fala-se muito da Grécia de 2004 mas irei dar mais valor à Grécia pelo título europeu do que irei dar a portugal (caso chegue lá) a Grécia na sua caminhada para o título ainda apanhou a Espanha, a França e Portugal.Fernando Santos não fez mais que o mínimo ao qualificar Portugal para a final dado a qualidade dos adversários que teve a selecção portuguesa. Concordo. Isto não é necessariamente uma contradição. À excepção da Croácia que algumas pessoas aqui achavam que era um candidato realista a ganhar isto tudo, tanto Hungria como Polónia como Gales são equipas que estavam a jogar melhor futebol que nós tendo menos talento do que nós. Estavam a jogar um futebol mais atraente mas não necessariamente mais eficaz quando defrontam outras equipas. Isso não os torna melhores. É isto que algumas pessoas não entendem. Existe uma série de fatores que raramente são contextualizadas como o fato de Gales ter ganho a uma Bélgica pobremente treinada e uma linha defensiva de qualidade atroz em virtude das lesões e suspensões. Além de variadíssimas outras. Eu odeio este esquema defensivo, anula o jogo ofensivo das outras equipas mas também a nossa. Eu acho que Portugal com a seleção que tem só tinha como obrigação atingir esta final tendo em conta o lado que nos caiu. Sofremos em todos os jogos em parte por causa da ineptitude tática do Santos embora tivemos alguma infelicidade no caso dos penalties não marcados e oportunidades falhadas do Ronaldo. Acho que o verdadeiro desafio é agora na final, mas isso não significa que isso tira mérito ao trabalho feito até agora, principalmente no aspeto psicológico. Sinceramente não entendo porque é que isso é negativo afirmar-se, se tudo, demonstra ambição. Depende da forma como é dita, suponho. É preciso ter-se um equilíbrio saudável quando se dá um ponto de vista realçando os pontos negativos e positivos. Quando só pende para um dos lados então é óbvio que dá azo a discussões parvas porque assumem que existem segundas intenções nas declarações. Editado 7 Julho 2016 por BFC=Trincos_Everywhere Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 7 Julho 2016 Achas mesmo? Imaginemos que chegávamos ao dia do jogo com a Hungria a saber que era obrigatório ficar em 2º. Vais-me dizer que achas que o discurso do Fernando Santos para a equipa era o mesmo? Que até o onze era o mesmo? Que as mudanças durante o jogo eram as mesmas? Que com a pressão de ganhar o jogo, os jogadores iam decidir da mesma maneira e jogar da mesma forma? Se achar que seria diferente (que, honestamente, parece-me uma hipótese bem real) é ser inocente, o que se pode chamar a quem afirma ''se passassem dois, tínhamos ficado pelo caminho''? Mas no fundo, isto nem importa para nada, é como discutir o sexo dos anjos. O que importa é o que aconteceu e onde chegamos. Claro que era o mesmo, porque na cabeça dele aquilo era jogar para a vitória e só não aconteceu por "manifesto azar" porque "jogamos melhor e quem não viu não percebe de futebol". Aliás, todos os jogos da seleção desde que ele chegou têm sido assim, pobres. Acreditas mesmo que ele tem um sistema pensado para jogar diferente? E o facto de se ter atingidos os objetivos não interessa discutir porquê? (Se se vier com a bimbalhice que o que interessa é comemorar e blabla ignora este post todo) Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 7 Julho 2016 Que venha a Alemanha agora para ficarmos hoje com a presença garantida nas Confederações e domingo vencê-los nos penaltis. Compartilhar este post Link para o post
Ron Swanson Publicado 7 Julho 2016 Claro que era o mesmo, porque na cabeça dele aquilo era jogar para a vitória e só não aconteceu por "manifesto azar" porque "jogamos melhor e quem não viu não percebe de futebol". Aliás, todos os jogos da seleção desde que ele chegou têm sido assim, pobres. Acreditas mesmo que ele tem um sistema pensado para jogar diferente? E o facto de se ter atingidos os objetivos não interessa discutir porquê? (Se se vier com a bimbalhice que o que interessa é comemorar e blabla ignora este post todo) Pá, fomos para o jogo a saber que o 3º lugar dava apuramento. A saber que o empate era suficiente para ficar em 3º. É uma mentalidade completamente diferente de saberem que ou ganham ou vão para casa. E nem sequer digo que tenhamos jogado um bom futebol ou não. Simplesmente a maneira de encarar o jogo seria outra. Aliás, toda a gente se queixa daqueles minutos finais contra a Hungria. Obviamente que se fosse preciso ganhar, não tinham sido assim como foram... Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 7 Julho 2016 (editado) Pá, fomos para o jogo a saber que o 3º lugar dava apuramento. A saber que o empate era suficiente para ficar em 3º. É uma mentalidade completamente diferente de saberem que ou ganham ou vão para casa. E quantas vezes já vimos essa mentalidade do jogar para o ponto que dá em m*rda, tipica de um pequeno da vida? Editado 7 Julho 2016 por kareca Compartilhar este post Link para o post
Ron Swanson Publicado 7 Julho 2016 E quantas vezes já vimos essa mentalidade do jogar para o ponto que dá em m*rda, tipica de um pequeno da vida? Isso já é diferente do que estávamos a falar... Compartilhar este post Link para o post
Guest Alonso. Publicado 7 Julho 2016 Estás é com medo 8) Com medo de que, ó velhote? :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post