Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Moss

Oficial: Coates assina pelo Sporting em definitivo

Publicações recomendadas

Basta ver o número de sócios e a quantidade de adeptos que arrasta por esse país fora para esses argumentos se esfumarem.

E como foi dito, isto de um clube que não ganha nada de relevo há 15 anos, imaginem se ganhasse...

Grande Vitória! Arrasta multidões. E o único título dos últimos anos foi uma Taça de Portugal, imaginem se ganhasse.

Compartilhar este post

Link para o post

Já eu acho normal... tenho ideia que o clube depende dessa modalidade financeiramente.

Também podia dizer que é essa modalidade que cria os passivos absurdos. Mas o que é que a vertente financeira tem a ver com o caso?

Compartilhar este post

Link para o post

Também podia dizer que é essa modalidade que cria os passivos absurdos. Mas o que é que a vertente financeira tem a ver com o caso?

Acho que é normal as pessoas olharem só para o clube por causa do futebol. É a modalidade principal, é à conta dessa modalidade que presidentes são eleitos e vice versa. Imagina que o Bruno de Carvalho tinha feito um trabalho completamente m*rdoso em que a única coisa boa foi aquele título europeu de hóquei, achas que o safava? Eu acho normal, eles próprios, presidentes, acabam por se virar 90% para o futebol.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que é normal as pessoas olharem só para o clube por causa do futebol. É a modalidade principal, é à conta dessa modalidade que presidentes são eleitos e vice versa. Imagina que o Bruno de Carvalho tinha feito um trabalho completamente m*rdoso em que a única coisa boa foi aquele título europeu de hóquei, achas que o safava? Eu acho normal, eles próprios, presidentes, acabam por se virar 90% para o futebol.

por isso e que o desporto em portugal é a merd* que é

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o que é que o desporto em Portugal tem que ver com os clubes que dão mais importancia ao futebol, como em qualquer país?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

É claro que o Benfica, Porto e Sporting não são só futebol, e é muito bom e bonito o clube ser ecléctico e ganhar títulos de atletismo, basquetebol, patinagem e ténis de mesa. Mas agora esta pergunta é para os adeptos do Sporting, digam-me quantos de vós não trocava os títulos de atletismo que conquistaram nos últimos quinze anos por um único título de campeão nacional de futebol?

Compartilhar este post

Link para o post

É claro que o Benfica, Porto e Sporting não são só futebol, e é muito bom e bonito o clube ser ecléctico e ganhar títulos de atletismo, basquetebol, patinagem e ténis de mesa. Mas agora esta pergunta é para os adeptos do Sporting, digam-me quantos de vós não trocava os títulos de atletismo que conquistaram nos últimos quinze anos por um único título de campeão nacional de futebol?

Mas aí tás a supor que a malta sabe sequer que temos atletismo. Ou que ganhamos titulos. Ou que sabemos o nome de algum atleta sem ser o Nelson Évora e um ou outro mais sonante.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o que é que o desporto em Portugal tem que ver com os clubes que dão mais importancia ao futebol, como em qualquer país?

Deduzo que a tirada seja ao facto de que noutros países as outras modalidades serem apreciadas independentemente de terem ou não um clube grande futebol a participar. O que não é o caso em Portugal, que precisa de ter um Benfica, um Porto ou um Sporting para que a modalidade ganhe relevância, porque as pessoas ligam mais ao clubes do que propriamente ao desporto em si.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, concordo com isso. É uma questão das pessoas e do não-investimento local em desporto.

Por exemplo, como é que não há mais modalidades (tal como futebol) de nível elevado em Sintra/Amadora, Oeiras, Almada dada a demografia da região? Sim, há um Queluz/Barreirense no basquetebol, ou um Paço D'Arcos no futsal, mas parece-me pouco.

Compartilhar este post

Link para o post

Faltou-te o Seixal no basket, especialmente pelo talento que têm (ou tinham) nos escalões de formação.

Compartilhar este post

Link para o post

Paço D'Arcos é no hóquei btw.

No futsal é o Leões de Porto Salvo

Compartilhar este post

Link para o post

Paço D'Arcos é no hóquei btw.

No futsal é o Leões de Porto Salvo

Isso. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Modalidades à parte, o Sporting é claramente o 3º grande. Com muita pena minha.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, concordo com isso. É uma questão das pessoas e do não-investimento local em desporto.

Por exemplo, como é que não há mais modalidades (tal como futebol) de nível elevado em Sintra/Amadora, Oeiras, Almada dada a demografia da região? Sim, há um Queluz/Barreirense no basquetebol, ou um Paço D'Arcos no futsal, mas parece-me pouco.

Olha para a Madeira. Mesmo esbanjado milhões nos clubes de futebol, tem provas dadas no andebol, basquetebol, ténis de mesa, badminton e por aí fora. Mais do que investir, importa saber investir e saber construir uma cultura de desporto. Centros desportivos, clubes escolares desportivos, etc. Tens a Festa do Desporto Escolar que junta todos os miúdos para que possam competir de forma saudável.

Por exemplo, no básico eram raros os meus colegas que não jogassem andebol. Isto num país que respira futebol. É importante criar uma realidade diferente e infelizmente isso não acontece na maior parte do país.

Talvez a Madeira não seja caso único, mas é um bom exemplo.

Editado por Rōnin

Compartilhar este post

Link para o post

não disse aquilo em relação aos clubes mas sim em relação às pessoas que apenas se interessam pelo futebol ou que menosprezam as outras modalidades

Compartilhar este post

Link para o post

não disse aquilo em relação aos clubes mas sim em relação às pessoas que apenas se interessam pelo futebol ou que menosprezam as outras modalidades

Sim, tinha lido "de outra maneira", sorry

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não consigo definir "grandeza" como a quantidade de troféus e títulos conquistados. Há tantas questões subjectivas que podem influenciar aquilo que se ganha...

Reciclando os argumentos de quando se queria fazer do Braga uma equipa tão grande como o Sporting, continuo a dizer que a "grandeza" de um clube desportivo está ligado à sua massa adepta, à sua paixão e à mentalidade da mesma. O Rangers, por exemplo, não deixou de ser o grande clube que é, no contexto em que está inserido, apenas por ter ido parar aos escalões inferiores da Escócia. Limitar isto ao sucesso desportivo é demasiado redutor.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não consigo definir "grandeza" como a quantidade de troféus e títulos conquistados. Há tantas questões subjectivas que podem influenciar aquilo que se ganha...

Reciclando os argumentos de quando se queria fazer do Braga uma equipa tão grande como o Sporting, continuo a dizer que a "grandeza" de um clube desportivo está ligado à sua massa adepta, à sua paixão e à mentalidade da mesma. O Rangers, por exemplo, não deixou de ser o grande clube que é, no contexto em que está inserido, apenas por ter ido parar aos escalões inferiores da Escócia. Limitar isto ao sucesso desportivo é demasiado redutor.

Concordo, mas ainda assim não acho o Sporting ao mesmo nível de prestigio do Porto ou Benfica.

Compartilhar este post

Link para o post

Fácil.

Benfica e Sporting são dois colossos nessa região, que sugam tudo à sua volta. O Porto faz o mesmo aqui, mas como tem menos modalidades não tem tanto peso. Eu sei que moram aí milhões de pessoas, mas quantas dessas pessoas não são do Benfica ou do Sporting? É que acontece o mesmo com o futebol. Quantas equipas dessa região competem nos campeonatos profissionais?

Posto isto, para além dos citados, tens o Galitos do Barreiro a dar provas no basket.

Compartilhar este post

Link para o post

As pessoas olham para o que querem e menosprezar? Levava a mal se as pessoas falassem mal das modalidades, mas não é o caso. Simplesmente falam a verdade que é no final das contas interessarem muito pouco para o estado do clube. Olha que ser campeão de lançamento do poio à sanita não anda a fazer com que o BDC deixe de ser criticado, esse é o peso das modalidades. Mesma coisa no Porto, até podiam ser campeões de tudo que ia haver muita gente a querer o PdC de lá para fora.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso dá títulos?

Não é essa a questão.

Lá por termos menos títulos no futebol nas últimas décadas que os outros 2 rivais isso não faz do Sporting CP o 3º grande ou coisa que se pareça.

O desporto não é só futebol e quando se fala na Maior Potência Desportiva Nacional não é só falar por falar. Existem Palmarés que se podem comparar e chegar a conclusões claras.

Esse mito perdura? Porra.

Não é mito nenhum. Basta analisar quem arrasta mais adeptos por esse país fora nas mais diversas modalidades.

E titoli?

Mais uma vez, não é isso que está em causa.

em número de adeptos o Porto não chega perto dos outros 2, mas dá-lhe mais 10 anos sem títulos e vais ver os números a mudar. Não que o Porto chegue perto dos números atuais do Sporting, mas o Sporting pode chegar perto dos números atuais do Porto. Olha para as gerações mais novas, abaixo do norte é tudo do Benfica. Já não há putos do Sporting como há 15 ou 20 anos atrás. Daqui a 10 anos, se o Sporting manter o mesmo estatuto, não ficaria surpreendido se 70%+ da população portuguesa fosse afecta ao Benfica

Isso também já se dizia há 10 anos atrás e aqui estamos. Continua a existir mobilização e respectivo rejuvenescimento.

Só mesmo um grande Clube consegue manter esse nível sem títulos de relevância há algum tempo na modalidade mais seguida do País.

Grande Vitória! Arrasta multidões. E o único título dos últimos anos foi uma Taça de Portugal, imaginem se ganhasse.

E arrasta, é um facto. O Porto por exemplo arrasta menos e ganhou o que ganhou nas últimas décadas. Sempre terá um cariz regional. Já o Sporting CP, à semelhança do Benfica, está mais alicerçado a nível nacional. Isso é natural e histórico.

Não tenho nenhum problema em assumir que em títulos de futebol nas última décadas o Sporting CP foi claramente ultrapassado. Agora virem falar em termos como 3º grande? Não faz sentido. Quer em termos históricos e de palmarés, quer em termos de mobilização.

Compartilhar este post

Link para o post

Continua o mito de que o Porto sempre terá um cariz regional, pensava que isso já estava ultrapassado. No máximo é um clube regionalista, mas já há muito que passou a ser um clube com adeptos por todo o lado, e nos PALOP, por exemplo, é um clube com grande expressão e acompanhamento.

E tiremos o atletismo da equação. Em quantas modalidades o Sporting é o clube com mais títulos?

Basquetebol- Benfica 1º FC Porto 2º

Andebol- FC Porto 1º ABC 2º

Hóquei- Benfica 1º FC Porto 2º

3 exemplos rápidos, mas deve haver mais.

Posto isto, o Sporting é maior que o Porto só por ter mais títulos no atletismo? Também posso ir buscar o bilhar onde o Porto é rei e senhor.

Editado por fucking_awesome

Compartilhar este post

Link para o post

Ninguém define grandeza unicamente por titulos conquistados mas que é um dos pontos fulcrais isso é. Os exemplos que deste não percebi muito bem pois o Braga nem está sequer perto de ter os titulos que os 3 grandes têm e o Rangers mesmo estando na 2 divisão não deixa de ser a equipa com o melhor palmarés escocês da história, algo que o Sporting não está sequer perto de ter no seu país.

A grandeza de um clube mede-se por titulos, pela sua historia, pela maneira como quem as representa trabalha e claro, pela sua massa adepta. Dito isto, há aqui alguem que ache que o Sporting é maior que o FC Porto ou que o Benfica? E isto não é menosprezar a sua grandeza e a sua história, o Sporting é um clube absolutamente fantástico e todos os seus adeptos deviam ter um orgulho brutal naquilo que o seu clube representa.

E em relação a titulos nas outras modalidades, vocês trocavam uma Liga dos Campeões de futebol por 2 em Futsal por exemplo?

Compartilhar este post

Link para o post

Continua o mito de que o Porto sempre terá um cariz regional, pensava que isso já estava ultrapassado. No máximo é um clube regionalista, mas já há muito que passou a ser um clube com adeptos por todo o lado, e nos PALOP, por exemplo, é um clube com grande expressão e acompanhamento.

E tiremos o atletismo da equação. Em quantas modalidades o Sporting é o clube com mais títulos?

Basquetebol- Benfica 1º FC Porto 2º

Andebol- FC Porto 1º ABC 2º

Hóquei- Benfica 1º FC Porto 2º

3 exemplos rápidos, mas deve haver mais.

Posto isto, o Sporting é maior que o Porto só por ter mais títulos no atletismo? Também posso ir buscar o bilhar onde o Porto é rei e senhor.

Mas se só contam as modalidades jogadas com uma bola falta aí o Futsal. O Sporting tem títulos acima de tudo nas modalidades individuais, seja corrida, marcha, salto, canoagem ou outra coisa qualquer e isto são tudo modalidades diferentes.

É que o pessoal comete muito o erro de achar que o atletismo é uma modalidade. O Atletismo é um conjunto de três modalidades e só por aí, o argumento do "em quantas modalidades o Sporting é o clube com mais títulos?" se desvanece um bocado.

É inegavel que o futebol e desportos de pavilhão se destacam das restantes modalides, mas também é inegavel que o Sporting é o clube que é por causa das conquistas fora de pavilhão. O facto do Sporting ter tantas modalidades é que permitiu ao clube crescer, e alcançar uma massa adepta mais generalizada. O facto de continuarmos a investir no Atletismo permite puxar-nos os miúdos mais novos com paixão pelas diferentes modalidades para dentro do clube. O Sporting só tem o número de adeptos que tem porque é um clube que tentou chegar a mais gente através de desportos não convencionais. Não somos grandes pelas escassas glórias no futebol de certeza.

Posto isto, parece-me óbvio que o Benfica está num plano só dele a nível nacional. Depois temos Sporting e Porto que por diversos motivos me parecem apresentar-se exactamente no mesmo patamar, um com uma historia recheada de sucessos nacionais e internacionais recentes no futebol, o outro com uma base mais alargada devido a ter a capacidade de chegar aos mais variados gostos da população desportista.

São dois clubes com potencial para crescer bastante se bem potenciados e talvez um dia alcançar o panorama do Benfica actual.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...