Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
pedritsh

[Liga NOS] Belenenses 2-3 Porto (RF)

Publicações recomendadas

Gostava de ler este tópico no universo paralelo em que a ordem dos penalties foi ao contrário. 

Compartilhar este post

Link para o post
4 minutos atrás, JohnyM disse:

Obviamente que não pode abordar a bola de braços abertos. O que não é o caso aqui. Ele está a correr para a frente, trava e depois ainda roda. É impossível fazer isto com o braço junto ao corpo. Junta a isto o facto de a distância entre o atacante o avançado é muito curta. Ali o defensor só quer não levar com a bola na cara. Ele sabe lá onde está o braço direito!

E claro que tem de existir essa linha de separação. O problema é que o IFAB nunca mais se decide a meter mão nisso

Isso é verdade. Porque toda esta discussão é a de deixarmos isto como subjectivo. Depois temos daqui a meia duzia de jogos um jogo em que não é aplicado o mesmo critério que hoje o do Xistra e volta a haver discussão. O Xistra manteve o critério neste jogo, mas tem de haver um critério definido.

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, JohnyM disse:

Obviamente que não pode abordar a bola de braços abertos. O que não é o caso aqui. Ele está a correr para a frente, trava e depois ainda roda. É impossível fazer isto com o braço junto ao corpo. Junta a isto o facto de a distância entre o atacante o avançado é muito curta. Ali o defensor só quer não levar com a bola na cara. Ele sabe lá onde está o braço direito!

E claro que tem de existir essa linha de separação. O problema é que o IFAB nunca mais se decide a meter mão nisso

Também não me parece que a solução passe pela biomecânica.

É uma questão de justiça e coerência. Se queremos beneficiar o espetáculo e quem ataca, não podemos depois dizer ao jogador/equipa que não se pode evitar fisicamente o movimento do adversário que corta a bola com a mão/braço.

Porque também ninguém quer saber se o defesa varre o avançado no decorrer de um carrinho.

Compartilhar este post

Link para o post
23 minutos atrás, JohnyM disse:

O problema não é o critério ser parco em Portugal. O problema é que ninguém se entende com isto das mãos. A FIFA diz uma coisa, a UEFA outra, todos os anos mudam as recomendações e tudo se agarra à lei de jogo com o "critério do árbitro". E ano após ano seguimos nisto. Para mim nenhum dos lances é falta mas para mim um lance de mão na bola tem de envolver premeditação. O Diogo Leite tá a travar e portanto é natural o braço estar na posição em que está. No lance do Belenenses, o jogador está demasiado perto para pensar no que quer que seja a não ser rezar para que a bola não lhe bata na tromba

Tenta correr, travar, saltar ou rodar com os braços fechados. Nem sempre os braços junto ao corpo significa uma posição não natural

não discordando ou concordando, aqui há sempre um problema. esse facto pode servir de atenuante, não pode é ser regra ipsis verbis e daí advém o facto de existir critério do árbitro. porque a premeditação é sempre algo de aferir. não podemos considerar uma abordagem de asa aberta, mesmo que sem tempo de reação, intenção de aumentar o volume do corpo? não há nem nunca vai haver uma fórmula genérica para fazer a avaliação de um lance destes. há situações em que podemos justificar com leis da física a razão pela qual o braço se encontra em determinada posição, outras nem tanto.

Compartilhar este post

Link para o post
Agora, John Reverend disse:

Também não me parece que a solução passe pela biomecânica.

É uma questão de justiça e coerência. Se queremos beneficiar o espetáculo e quem ataca, não podemos depois dizer ao jogador/equipa que não se pode evitar fisicamente o movimento do adversário que corta a bola com a mão/braço.

Porque também ninguém quer saber se o defesa varre o avançado no decorrer de um carrinho.

Portanto temos de ser justos não podemos dizer ao jogador que mesmo sendo para ele impossível não fazer aquele movimento não o pode fazer. De facto é um bom conceito de justiça

Agora, Joao Pereira disse:

não discordando ou concordando, aqui há sempre um problema. 

Claro que há um problema. Mas o problema maior é isso ainda não ter sido resolvido

Compartilhar este post

Link para o post
Agora, JohnyM disse:

Claro que há um problema. Mas o problema maior é isso ainda não ter sido resolvido

o que eu queria concluir com a minha intervenção é que tal não pode ser resolvido. haverá sempre abertura a interpretação. pode haver diretivas, e é interessante que tenhas referido a dicotomia entre as instruções da UEFA e FIFA, mas haverá sempre aso a interpretação num cenário desta génese.

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim era tudo o que era mao penalty... 

AH e tal que  o avancado vai mandar a bola contra a mao do defesa.... esconda a mao...

Compartilhar este post

Link para o post

o que eu queria concluir com a minha intervenção é que tal não pode ser resolvido. haverá sempre abertura a interpretação. pode haver diretivas, e é interessante que tenhas referido a dicotomia entre as instruções da UEFA e FIFA, mas haverá sempre aso a interpretação num cenário desta génese.

Entre adeptos broncos e "leigos" até dou de bonus que isso aconteça. Mas eu não posso, por exemplo, estar num grupo de whatsapp com vários árbitros e uns dizerem uma coisa e outros outra. Porque depois isso também envolve a questão da coerência. Porque esta semana o Xistra e o Capela acharam que era penalti. Quem vier para a semana pode achar que não é. E depois? Em que contribuímos nós para o futebol e para a justiça?

Compartilhar este post

Link para o post
6 minutos atrás, JohnyM disse:

Portanto temos de ser justos não podemos dizer ao jogador que mesmo sendo para ele impossível não fazer aquele movimento não o pode fazer. De facto é um bom conceito de justiça

Lê tudo, rapaz, e não respondas só por despeito. Fica-te triste.

Editado por John Reverend

Compartilhar este post

Link para o post

Não vi nada do jogo mas, jogo com carradas de minutos de compensação e com um penalty (aparentemente duvidoso a julgar pelas opiniões daqui) será o Porto esta época o Sporting da época passada? :mrgreen: 

Editado por diazevedo7

Compartilhar este post

Link para o post
5 minutos atrás, JohnyM disse:

Entre adeptos broncos e "leigos" até dou de bonus que isso aconteça. Mas eu não posso, por exemplo, estar num grupo de whatsapp com vários árbitros e uns dizerem uma coisa e outros outra. Porque depois isso também envolve a questão da coerência. Porque esta semana o Xistra e o Capela acharam que era penalti. Quem vier para a semana pode achar que não é. E depois? Em que contribuímos nós para o futebol e para a justiça?

como te propões a resolver a situação? tudo o que é mão é penalty? apenas movimentos de aproximação à bola são penalty? são as unica formas que vejo de haver um critério comum absoluto. 

Compartilhar este post

Link para o post

como te propões a resolver a situação? tudo o que é mão é penalty? apenas movimentos de aproximação à bola são penalty? são as unica formas que vejo de haver um critério comum absoluto. 

Sinceramente não tenho resposta para ti. Óbvio que a solução mais fácil seria assinalar tudo o bate na mão. Mas isso leva-nos à questão da justiça. É uma situação complicada mas que tem de ser resolvida a bem da coerência. Porque se, por exemplo, para a semana temos um lance destes num jogo dos "3 estarolas" e não é assinalado começam logo as teorias da conspiração

Compartilhar este post

Link para o post
12 minutos atrás, mike disse:

Para mim era tudo o que era mao penalty... 

AH e tal que  o avancado vai mandar a bola contra a mao do defesa.... esconda a mao...

E a partir desse momento chamávamos os porcos para jogar em vez dos avançados.

Erá só tiro à mão do defesa mesmo há porco para ter oportunidade de marcar aquilo que com oposição não conseguiria.

Compartilhar este post

Link para o post

29 minutos atrás, JohnyM disse:

Este é o maior problema. Podemos dizer que o Xistra foi coerente no jogo de hoje. Isso foi positivo. Mas tem de haver coerência sempre. 

Compartilhar este post

Link para o post
15 minutos atrás, Plagio o Original disse:

já viram o twitter do benfica press???

é chato

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
25 minutos atrás, Genzo disse:

E a partir desse momento chamávamos os porcos para jogar em vez dos avançados.

Erá só tiro à mão do defesa mesmo há porco para ter oportunidade de marcar aquilo que com oposição não conseguiria.

Para que estás tu a trazer o Simão Sabrosa do tempo do Trappatoni para a conversa?

Compartilhar este post

Link para o post

Nos dos três grandes só nos sabemos queixar mas depois vejo o penalty não assinalado ontem contra o Sporting e o penalty de hoje do Porto e fico com vontade de me meter num buraco.

Coitados dos pequenos que têm de levar com isto ano após ano.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
4 minutos atrás, SAS_Robben disse:

Nos dos três grandes só nos sabemos queixar mas depois vejo o penalty não assinalado ontem contra o Sporting e o penalty de hoje do Porto e fico com vontade de me meter num buraco.

Coitados dos pequenos que têm de levar com isto ano após ano.

O penalty a favor e contra o Porto, eu não assinalava nenhum, mas se o árbitro assinala um, tem de manter o critério.

E o para o bem do futebol português deveria de haver o mesmo critério em todos os jogos.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que os dois são penaltis, nem sei aonde tá a duvida

Compartilhar este post

Link para o post
Agora, Descartes disse:

Para que estás tu a trazer o Simão Sabrosa do tempo do Trappatoni para a conversa?

Lá está, porque alguém mencionou que se devia marcar sempre que a bola toca na mão ou no braço. 

Seria voltar ao passado, algo que ano após ano estão a tentar mudar. 

Deixar de existir aquela questão no "mão na bola" ou "bola na mão", aliás, este ano a recomendação foi mesmo deixar jogar em lances dúbios tais como estas mãos hoje como ontem o toque do Rito sobre o gajo do Setúbal. Se no meio-campo não marcam lances assim, na área também não. Os pequenos encostos não são sancionados.

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu acho interessante é que fora da área estes lances são raros e quando acontecem e são assinalados a decisão é maioritariamente pacífica. Entra-se na área e toda a gente fica cheia de dúvidas.

Compartilhar este post

Link para o post

.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...