Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Shai

Tiago Fernandes a caminho do Desportivo de Chaves

Publicações recomendadas

Estou curioso para saber que nação é essa que só produz génios da bola.

As equipas de topo da Europa são treinadas por Solari (ARG), Valverde (ESP), Simeone (ARG), Allegri (ITA), Ancelotti (ITA), Kovac (CRO), Favre (FRA), Guardiola ("ESP"), Klopp (ALE), Sarri (ITA), Tüchel (ALE). Escapa-me qualquer padrão aqui.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 1 hora:

O treinador português, actualmente, é sobrevalorizado. Basta fazer uma comparação com os anos 90 e vemos que o futebol praticado é practicamente o mesmo: equipas bem fechadas atrás, porrada de meia noite, ataque baseado em transições rápidas, antijogo, etc... Os Mários Reis, José Romões, Vítor Urbanos têm outro nome, mas o futebol pouco mudou. Os sucessos do Mourinho há uns 15 anos, que receberam um balão de ar fresco com o Villas Boas e as finais do JJ, deram uma roupagem vistosa ao mito do treinador português, mas nem tudo o que reluz é ouro e basta ver por onde andam os apelidados "novos mourinhos" e como anda, ou continua a andar, o Tugão

Tu tens razão, se essa análise for feita sem relativizar com os demais "futebóis". Porque estou em crer que o mito do treinador português de que falas também impulsionado por, paralelamente, existir em evidência uma decadência de outras escolas do futebol, que tinham em décadas anteriores, a mesma roupagem vistosa de que falas (italianos e holandeses à cabeça).

Ou seja, talvez seja verdade que o Vitor Manuel e o Marco Silva sejam a mesma coisa em termos de futebol jogado e tudo mais, porém, enquanto que o treinador português está igual ou estagnou segundo a tua tese, ocorreu no mesmo período um notório decréscimo de qualidade de outros treinadores de outras escolas.

Os holandeses que andavam por todo o lado e que toda a gente os queria, hoje em dia mal conseguem sair do seu torrão, e quando saem não andam a somar sucessos nos países estrangeiros (veja-se o De Boer, que era assim a última bolacha do pacote na Holanda nesta década, o que conseguiu fazer quando foi para Itália e Inglaterra).

idem para os italianos, que se há duas décadas eram requisitados em todo o lado, hoje em dia estão quase confinados ao seu canto, (com a honrosa excepção do Ancelotti) pouco treinadores exportam, com sucesso não muito assinalável.

O mesmo se diga para a escola alemã que creio que nunca foi muito dominante na influência e exportação,  e que continua sem o ser e para a escola francesa que continua a ter a mesma exportação-fetiche de sempre: seleccionadores de equipas africanas.

E houve escolas que quase desapareceram (a Jugoslávia e a União Sovietica tinham treinadores de qualidade a dar com um pau, e os seus sucessor states de hoje em dia, nem por isso), ou a inglesa (cuja influência para lá do canal da mancha desapareceu há decadas) ou outras escolas que nunca foram muito relavantes no que toca à exportação.

Nesse contexto, uma escola que se manteve igual...cresceu, porque todos os outros (sem ser os espanhois) minguaram. Acho que esse factor de relatividade ajuda também a explicar o porquê deste fetiche com os treinadores portugueses, mesmo que a gente considere que o nosso futebol não está assim tão melhor.

PS: Este post está cheiiiiiiiiio de generalizações, não venham para aqui excepioná-lo com casos isoladamente concretos ("ah e tal e o Keizer? e o Sarri?")

Editado por IlidioMA

Compartilhar este post

Link para o post

Acho piada ao facto de falarem de treinadores portugueses com sucesso, e esquecerem-se sempre do Jesualdo.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Talvez por ter nascido na África do Sul

Compartilhar este post

Link para o post

Num ano, Daniel Ramos, Tiago Fernandes e José Mota. Pobres adeptos os do Chaves... existiu um desinvestimento na equipa ou é impressão minha?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 1 hora:

Num ano, Daniel Ramos, Tiago Fernandes e José Mota. Pobres adeptos os do Chaves... existiu um desinvestimento na equipa ou é impressão minha?

Até podiam investir 300M que os resultados continuariam a ser os mesmos com esses três estarolas no comando... :4_joy:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, Agora:

Até podiam investir 300M que os resultados continuariam a ser os mesmos com esses três estarolas no comando... :4_joy:

Eu sei 😂 mas eles tiveram uma altura com malta que pensava futebol na frente da equipa. Parece que tiveram um momento “Tilt” de um momento para o outro. Eles estavam a chegar a um nível de equipa média do Tugão, tipo Rio Ave, Marítimo e agora Moreirense: 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 6 minutos:

Eu sei 😂 mas eles tiveram uma altura com malta que pensava futebol na frente da equipa. Parece que tiveram um momento “Tilt” de um momento para o outro. Eles estavam a chegar a um nível de equipa média do Tugão, tipo Rio Ave, Marítimo e agora Moreirense: 

Momento foi terem escolhido mal o novo treinador. Passar de Luís Castro para Daniel Ramos foi quase o mesmo que trocar um cavalo por um burro.

Bom exemplo que um bom treinador é meio caminho andado para o sucesso num clube deste tipo é o Rio Ave: Luís Castro, Miguel Cardoso, José Gomes sempre nos lugares cimeiros para agora aparecer um Daniel Ramos que conseguiu colocar o clube no meio da tabela e com apenas seis pontos de vantagem sobre os lugares de despromoção.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sai após um jogo em que podia ter ganho confortavelmente, é pena. 

Compartilhar este post

Link para o post

Entao tiago, nao estou a perceber.

Mas o chaves ir buscar o mota é uma piada maior. Ja tao a contar com a descida?

Compartilhar este post

Link para o post

Se fosse para buscar o expert em não descer, chamavam o Petit ou o Pepa que eles desenrascavam.

Compartilhar este post

Link para o post

Plot Twist: José Mota salva o Chaves da descida e vence a Taça de Portugal 2019/20.

Compartilhar este post

Link para o post

a mim parece-me que foi mais o Tiago Fernandes que percebendo que isto já não tem salvação, preferiu sair já para não ser ele a figurar na fotografia final da despromoção

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente, acho que o Chaves ainda era capaz de se safar com  o Tiago Fernandes.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 3 horas:

Momento foi terem escolhido mal o novo treinador. Passar de Luís Castro para Daniel Ramos foi quase o mesmo que trocar um cavalo por um burro.

Bom exemplo que um bom treinador é meio caminho andado para o sucesso num clube deste tipo é o Rio Ave: Luís Castro, Miguel Cardoso, José Gomes sempre nos lugares cimeiros para agora aparecer um Daniel Ramos que conseguiu colocar o clube no meio da tabela e com apenas seis pontos de vantagem sobre os lugares de despromoção.

Isso deve ser falar por falar, a introdução do José Gomes nessa lista é linda. O Rio Ave está praticamente na mesma situação em que o José Gomes o deixou.
Eu sei que o que fica são as capas de jornal mas o José Gomes deixou o Rio Ave na 7ª posição com 9 pontos de vantagem para os lugares de despromoção, e o próprio Daniel Ramos pegou na equipa já ia no 11º lugar e com 8 pontos de vantagem para a zona de despromoção.
No máximo continuou o trabalho merdoso que estava feito. 9º lugar e 6 pontos de vantagem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 1 hora:

a mim parece-me que foi mais o Tiago Fernandes que percebendo que isto já não tem salvação, preferiu sair já para não ser ele a figurar na fotografia final da despromoção

Não foi.

Não houve desinvestimento, o problema é que eles ainda são "novos" no futebol, e não ouvem quem está lá há muitos anos, por essa razão, desde que estamos na primeira divisão, em 3 anos temos 3 directores desportivos diferentes, e o Paulo Grencho no final da época não vai renovar. São uma espécie de Tiago Fernandes da direcção.

Agora o José Mota que nos salve da manutenção e que se vá embora.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ricardo Pinto, há 34 minutos:

Não foi.

Não houve desinvestimento, o problema é que eles ainda são "novos" no futebol, e não ouvem quem está lá há muitos anos, por essa razão, desde que estamos na primeira divisão, em 3 anos temos 3 directores desportivos diferentes, e o Paulo Grencho no final da época não vai renovar. São uma espécie de Tiago Fernandes da direcção.

Agora o José Mota que nos salve da manutenção e que se vá embora.

É tudo uma questão de mentalidades e de percepção de como construir uma equipa, mediante os objetivos existentes para se cumprir a curto, medio e longo prazo. Acredito que o Chaves tenha necessidade de crescer gradualmente, para chegar a um patamar de um Guimarães e quiça almejar atingir um Braga (bastante complicado...). Podiam e devem de apostar num treinaodr novo, porque sinceramente os que andam por ai, já inseridos no contexto de primeira liga, não são grande espingarda, e os que são não estão ao alcance do bolso do Chaves. Mas essa aposta tem de ser assente num projeto relativamente bem deliniado, onde o treinador e equipa técnica sejam uma "extensão" desse mesmo projeto. Agora apostar num gajo como o Tiago Fernandes, que na minha opinião foi um bocado "porque é novo e pode ter talento", é um tiro no pé de todo o tamanho Tem de existir uma base de observação anterior para se apostar num treinador novo. Perceber como  mete a equipa a jogar, como treina a equipa para a meter a jogar daquela forma, qual é a sua relação com os jogadores, com a sua equipa técnica,  qual é a sua ideia de jogo e se as suas ideias se inserem dentro daquilo que o próprio clube quer.  

Acho que em Portugal ainda se olha de uma forma muito de "Gestor"  para o cargo de Diretor Desportivo, quando na realidade tem de existir um equilibrio entre o "Gestor" e o gosto\conhecimento de futebol. Fico um bocado de pé atrás quando vejo gajos a gerir pessoas quando não sabem o que é isso, porque tem o "know-how" técnico necessário para desempenhar essa função, mas depois falham no mais importante, que é precisamente na gestão de pessoas...

Anyway, espero sinceramente que o Chaves encontre as pessoas certas, porque o potencial está todo ai. Desculpem o tl:dr.

Editado por HIM

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 5 horas:

É tudo uma questão de mentalidades e de percepção de como construir uma equipa, mediante os objetivos existentes para se cumprir a curto, medio e longo prazo. Acredito que o Chaves tenha necessidade de crescer gradualmente, para chegar a um patamar de um Guimarães e quiça almejar atingir um Braga (bastante complicado...). Podiam e devem de apostar num treinaodr novo, porque sinceramente os que andam por ai, já inseridos no contexto de primeira liga, não são grande espingarda, e os que são não estão ao alcance do bolso do Chaves. Mas essa aposta tem de ser assente num projeto relativamente bem deliniado, onde o treinador e equipa técnica sejam uma "extensão" desse mesmo projeto. Agora apostar num gajo como o Tiago Fernandes, que na minha opinião foi um bocado "porque é novo e pode ter talento", é um tiro no pé de todo o tamanho Tem de existir uma base de observação anterior para se apostar num treinador novo. Perceber como  mete a equipa a jogar, como treina a equipa para a meter a jogar daquela forma, qual é a sua relação com os jogadores, com a sua equipa técnica,  qual é a sua ideia de jogo e se as suas ideias se inserem dentro daquilo que o próprio clube quer.  

Acho que em Portugal ainda se olha de uma forma muito de "Gestor"  para o cargo de Diretor Desportivo, quando na realidade tem de existir um equilibrio entre o "Gestor" e o gosto\conhecimento de futebol. Fico um bocado de pé atrás quando vejo gajos a gerir pessoas quando não sabem o que é isso, porque tem o "know-how" técnico necessário para desempenhar essa função, mas depois falham no mais importante, que é precisamente na gestão de pessoas...

Anyway, espero sinceramente que o Chaves encontre as pessoas certas, porque o potencial está todo ai. Desculpem o tl:dr.

Em termos de treinadores, quando se subiu apostou-se no Jorge Simão, boa aposta, depois veio o Ricardo Soares, nunca tinha visto um jogo dele, mas tinha bons resultados, depois aqui deu para perceber que era muito fraco a nível de leitura de jogo, um dos mais fracos que já vi na primeira divisão.

Depois veio o Luís Castro, boa aposta.

Este ano veio o Daniel Ramos, o objectivo da equipa e dele próprio era manter o estilo de posse e atacante, mas o Daniel Ramos não conseguiu essa alteração do seu estilo de jogo, e depois com os jogadores a fazerem para que ele fosse despedido, levou a que a sua passagem fosse um desastre por cá.

Apostou-se no Tiago Fernandes, mal na minha opinião, a equipa técnica estava confiante que conseguia, trabalharam muito para que isso acontecesse, mas a falta de experiência associada a ter medo de perder jogos, levou a que andasse a empatar jogos importantes e perder o jogo com o Braga, que foi um exemplo perfeito para exemplificar o trabalho dele, entra muito bem em campo, uma estratégia que estava a resultar, chega ao golo e destrói a equipa, e perde o jogo. Pode vir a ser um bom treinador, mas para a realidade em que o Chaves estava/está, não foi a melhor solução.

Em relação ao José Mota, sinceramente, não acompanho muito o trajecto dele quando está para salvar equipas da manutenção. Espero que aqui o consiga fazer.

EDIT: Esqueci-me de falar em relação ao diretor desportivo. Aqui em Chaves podia ter resultado muito bem, temos um Diretor muito bom, e que conhece e percebe muito de futebol, se tivéssemos juntado isso a uma direcção que adora a equipa, que não deixa que falte o que quer que seja à equipa técnica e jogadores, tenho a certeza que as coisas iriam correr muito bem. O problema é que aqui não dão liberdade ao Diretor Desportivo, nem na escolha de treinadores têm opinião...Se houvesse um trabalho verdadeiramente em conjunto, o Chaves podia ter aqui uma estrutura vencedora.

Editado por Ricardo Pinto

Compartilhar este post

Link para o post

Espero que ninguém tenha a triste ideia de resgatar o Tiago Fernandes novamente para o Sporting.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...