Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Taka

[Liga NOS] CD Feirense 1-3 Sporting CP [RF]

Publicações recomendadas

Citação de JonasThern, há 4 minutos:

Eu acho que com o VAR, essa coerência devia de ficar mais próxima entre os árbitros, visto que têm a ajuda do VAR. O VAR devia de ajudar os árbitros nos lances em que eles têm maior dificuldade para ajuizar corretamente os lances. O próprio árbitro também se devia proteger mais nesse sentido. Há lances de VAR em que não consigo perceber porque não são bem ajuizados de tão claros que são, por isso é que me levanta grandes suspeitas sobre o mesmo.

Oh Jonas, nós estamos aqui num fórum, no conforto das nossas cadeiras e sem a pressão que aqueles tipos têm e já percebeste que até neste lance - que para ti é óbvio - há discussão e discórdia. Isto não te diz nada? 

Eu vou ser naive e acreditar que o que te causa confusão é mesmo o erro e o sistema de aplicação do VAR, mas aí também te digo facilmente que tu ainda não percebeste bem como funciona e para que serve o VAR. Isso é perceptível em quase todas as tuas intervenções que, como disse o migxstoper, chegam a ser contraditórias. Enquanto não assimilares bem as condicionantes daquilo vais continuar a assar. 

É só mais um complemento da equipa de arbitragem, como os auxiliares, para ajudar a minimizar os erros durante os jogos. E essa diminuição tem sido notória, é inegável. Não está perfeito, há demasiados gaps, mas está a ter o seu efeito. E é sempre dependente do olho e interpretação humana - condicionada a uma janela de um par de minutos - portanto vai estar sempre exposta ao erro na mesma. 

E já li uma dúzia de vezes nos teus comentários a coisa dos mil ângulos diferentes e já da outra vez te tinha perguntado - tu sabes disso com certeza ou atiras para o ar porque achas que de facto eles têm acesso a mais ângulos de visualização que nós, público, não temos? Pergunta honesta, tal como da outra vez, porque eu não sei. 

Compartilhar este post

Link para o post

Modulador, já vi pela Sport TV e agora recentemente pela CMTV, os jornalistas apresentarem e até executarem como se de um VAR se tratasse, as várias cameras e ângulos para ajuizarem determinado lance/jogada. Eles têm de facto acesso em tempo real, a várias cameras e ângulos que os ajudam a ajuizar a situação ao pormenor. 

Tens lances, desde o inicio do campeonato que são de fácil análise para o VAR e que ajuizaram mal. Como é que se explica isto? 

Compartilhar este post

Link para o post

Incompetência. É mais que sabido que os nossos árbitros são dos piorezinhos que andam por ai. Piores arbitragens só mesmo em Espanha.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JonasThern, há 4 minutos:

Modulador, já vi pela Sport TV e agora recentemente pela CMTV, os jornalistas apresentarem e até executarem como se de um VAR se tratasse, as várias cameras e ângulos para ajuizarem determinado lance/jogada. Eles têm de facto acesso em tempo real, a várias cameras e ângulos que os ajudam a ajuizar a situação ao pormenor. 

Tens lances, desde o inicio do campeonato que são de fácil análise para o VAR e que ajuizaram mal. Como é que se explica isto? 

Precisava de ver os tais lances. Se forem tão fáceis como este que estamos a discutir aqui ficamos na mesma. Mas há sempre três hipóteses: erro; interpretação; discordância do público. Tem de se começar a saber viver com isto em Portugal, se não nunca vamos sair do buraco. Estamos a focar-nos sempre nos 10 erros graves e a dizer que o VAR é m*rda, mas eu prefiro os 10 deste ano aos 100 do passado. Portanto é afinar, que estamos no caminho certo. Enquanto houver choro sempre que não se ganha não chegamos a lado nenhum e nada vai ser eficiente por cá. Aposto que até a p*ta da tecnologia de golo, que essa sim não terá margem de erro, seria contestada de algum modo aqui. 

E para que não me atires com a outra moeda: eu só sigo para os caminhos do colinho se me mostrarem que os supostos erros são sempre para o mesmo lado/em beneficio do mesmo. Caso contrário remeto para o que disse em cima.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu posso dizer-te alguns jogos, mas iria ser logo atacado. Jogos esses em que o VAR ajuizou mal e que são lances de fácil análise. 

Acho que devemos dar mais tempo ao VAR, mas a continuar assim, vamos estar sempre a discutir o tema.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu concordo contigo quando dizes que há lances em que a análise é tão fácil, e mesmo assim erram. Mas, neste caso , não podes dizer que é um escândalo o golo ter sido anulado, quando as opiniões de árbitros em relação a esse lance são bastante divididas.

Editado por ComiC

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JonasThern, há 3 horas:

Eu posso dizer-te alguns jogos, mas iria ser logo atacado. Jogos esses em que o VAR ajuizou mal e que são lances de fácil análise. 

Acho que devemos dar mais tempo ao VAR, mas a continuar assim, vamos estar sempre a discutir o tema.

perdido por 20, perdido por bastantes...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 5 horas:

Amarelos só se vestisse de azul.

Este é daqueles clichés que o pessoal diz só porque sim né? É que por amor de Deus... 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JonasThern, há 4 horas:

Vamos? É que até chegares essa discussão era praticamente inexistente. Fala antes na primeira pessoa sff.

E tens que compreender, por muito complicado que isso seja (porque já percebi que é complicado), que o VAR são seres humanos e, como tal, vão errar. Mas, para espanto de alguns, também vão acertar. E enquanto a percentagem de acerto for superior valerá sempre a pena o VAR. Mais que não seja pela pressão que tira ao "árbitro de campo".

Agora o que tem de mudar é a estupidez de andar tudo a ver frases de leis que não compreendem nem sabem interpretar só porque sim. Tem de mudar passarem 24 horas e ainda se discutir pintelhos. Tem de mudar muito mais coisas, mas enquanto isto não mudar os árbitros vão andar a apitar a tudo e o nosso futebol vai continuar a ser uma m*rda mas todo o circo à volta vai continuar a viver

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Pintelhos, Johny? Foi um golo anulado. Aliás, por aqui até estamos a debater o caso sem grandes confusões, estamos a tentar entender como funciona a regra que delibera sobre a ação do guarda-redes na pequena área. Podias era ajudar-nos em vez de quereres guardar este assunto como se fosse um segredo só ao alcance dos árbitros. Talvez daqui a umas semanas, acontecendo o mesmo noutro jogo, já possamos entender melhor a situação.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 7 minutos:

Talvez daqui a umas semanas, acontecendo o mesmo noutro jogo, já possamos entender melhor a situação.

Nah...

Compartilhar este post

Link para o post

@JonasThern achas que o lance do Bas Dost na Luz há 1 semana foi bem anulado?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, Agora:

Pintelhos, Johny? Foi um golo anulado. Aliás, por aqui até estamos a debater o caso sem grandes confusões, estamos a tentar entender como funciona a regra que delibera sobre a ação do guarda-redes na pequena área. Podias era ajudar-nos em vez de quereres guardar este assunto como se fosse um segredo só ao alcance dos árbitros. Talvez daqui a umas semanas, acontecendo o mesmo noutro jogo, já possamos entender melhor a situação.

Se vocês já meteram textos de lei (até em inglês o fizeram) vou dizer-vos o quê? Encontraram alguma frase que falasse da proteção ao GR na área de baliza? De certeza que não, portanto só por aí têm a vossa resposta. 

De qualquer forma, nas páginas 103 e 104 do livro da época 2018/2019 (versão portuguesa, já agora) tem mencionado: "Por “impedir a progressão de um adversário” entende-se colocar-se na trajetória do adversário para o obstruir, bloquear, abrandar a sua corrida ou obrigá-lo a mudar de direção, sem que a bola se encontre a uma distância jogável para nenhum dos jogadores.. Todos os jogadores têm direito à sua posição no terreno de jogo; encontrar-se no caminho do adversário não é o mesmo que movimentar-se para se colocar no seu caminho.". O jogador do Feirense para além de se encolher ainda é empurrado, portanto se querem discutir tretas podem também adicionar essa

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 2 minutos:

Encontraram alguma frase que falasse da proteção ao GR na área de baliza?

Ou seja, a ideia generalizada de o guarda-redes não poder ser importunado na sua ação dentro da pequena área é mais um mito urbano do futebol português?

Pronto, era só isso que precisavas dizer. Não era preciso essa agressividade toda, bolas.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é que o tipo do feirense não faz nenhum movimento para perturbar o Renan. Já o Renan ... Nem percebi onde está a dúvida. Então o ideal seria que os atacantes não estivessem autorizados a entrar na pequena área em cantos ofensivos, é?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, Agora:

Ou seja, a ideia generalizada de o guarda-redes não poder ser importunado na sua ação dentro da pequena área é mais um mito urbano do futebol português?

Pronto, era só isso que precisavas dizer. Não era preciso essa agressividade toda, bolas.

Respondo com um quote que nem uma semana tem:

Citação de JohnyM, Em 05/02/2019 at 14:47:

Gostava de perceber essa do "em caso de dúvida beneficia-se o ataque". Deve vir da mesma fornada de que não se pode tocar no guarda redes dentro da área de baliza (ou pequena área, vá)

Acho que já chegaram à conclusão que tens obviamente razão e portanto não preciso de dizer nada. É que nem fazia sentido a lei ser de outra forma neste caso.

E em relação à agressividade não foi de todo a ideia, mas se passou também não há problema. É que, em vez de questionaram começaram a atirar para o ar quando, como viste, é muito fácil de resolver. Se for dúvidas de leis de jogo, identifiquem-me sempre. POR FAVOR, FAÇAM-NO! Agora para discutir pintelhos (amarelos, vermelhos, penaltis, golos validados ou anulados) isso chamem outros e divirtam-se entre vós que eu não me interesso por isso nesta plataforma

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui era, pah. Se fores ver o primeiro post que fiz sobre o assunto, é mesmo por ter dúvidas no tema por desconhecimento meu, que fiz questão de o dizer no post.

Grazie!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JonasThern, há 9 horas:

Repara, o VAR é uma ferramenta auxiliar para o árbitro e a meu ver não tem ajudado muito o árbitro neste tipo de lances. Têm recursos para verificar os lances, têm tempo para com alguma calma fazer a análise dos lances, porque é que decidem mal? Ou porque ficam com dúvidas e metem o ónus da decisão no árbitro? Caso contrário, deixava de existir VAR e havia só aquela TV para o árbitro consultar. Se calhar até dava mais resultado...

Pareces aqueles funcionários de repartições públicas que, de cada vez que fazem m*rda, culpam o sistema informático.

Se o VAR não passa de ferramenta auxiliar porque raio não deveria passar o ónus da decisão para o árbitro? Alguém conhece uma ferramenta que tome decisões?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas temos a certeza que o golo foi invalidado por falta e não fora de jogo? Parece-me muito mais normal ser fora de jogo por causa do jogador estar efetivamente a ter impacto na jogada numa posição irregular.

Não posso ver o lance agora para confirmar que está mesmo em posição irregular, tho

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de jmopborba, há 9 horas:

@JonasThern achas que o lance do Bas Dost na Luz há 1 semana foi bem anulado?

Já tinha respondido que o lance é muito duvidoso e que aceitava perfeitamente que não se tivesse marcado falta, ainda por cima foi fora da pequena area. Referi também que acho os GR demasiado protegidos em Portugal. 

Citação de Descartes, há 7 horas:

Pareces aqueles funcionários de repartições públicas que, de cada vez que fazem m*rda, culpam o sistema informático.

Se o VAR não passa de ferramenta auxiliar porque raio não deveria passar o ónus da decisão para o árbitro? Alguém conhece uma ferramenta que tome decisões?

Tens razão, mas não era isso que eu queria que interpretassem. Era mais no sentido de que o VAR, numa sala isolada, sem pressões de público, jogadores, treinadores, etc, devia de ajudar mais os árbitros nas tomadas de decisões. Têm os meios para isso, por isso é que não percebo porque não o fazem.

Já agora, agradeço ao Black Hawk e a outros a saudável discussão.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JonasThern, há 3 minutos:

Já tinha respondido que o lance é muito duvidoso e que aceitava perfeitamente que não se tivesse marcado falta, ainda por cima foi fora da pequena area. Referi também que acho os GR demasiado protegidos em Portugal. 

Tens razão, mas não era isso que eu queria que interpretassem. Era mais no sentido de que o VAR, numa sala isolada, sem pressões de público, jogadores, treinadores, etc, devia de ajudar mais os árbitros nas tomadas de decisões. Têm os meios para isso, por isso é que não percebo porque não o fazem.

Já agora, agradeço ao Black Hawk e a outros a saudável discussão.

Hmmmm...questionável. O que torna também relativo o ponto anterior ao bold. 

Compartilhar este post

Link para o post

Repara, o VAR está numa sala isolada, não têm aquela pressão que tem um árbitro a ver aquela televisão para decidir. É o que eu acho.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JonasThern, há 4 horas:

Repara, o VAR está numa sala isolada, não têm aquela pressão que tem um árbitro a ver aquela televisão para decidir. É o que eu acho.

Neste momento, e por mentalidades como a tua, existe mais pressão no VAR do que no árbitro do jogo. E claro que o VAR também tem pressão. Não pode demorar uma eternidade a analisar lances e tem as limitações decorrentes do protocolo do VAR que todos falam mas muito poucos leram e conhecem

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...