Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

Proposta FPF: Redução de equipas na Liga NOS e fim da Taça da Liga

Publicações recomendadas

Citação de Black Hawk, há 16 minutos:

Parem lá com as porcarias dos playoffs. Há algum problema em que uma equipa que termine em 3o lugar após nove meses de competição fique mesmo em 3o lugar, em vez de ter de se decidir em 90 minutos ignorando-se o que se passou a época toda?

Isso e campeões de séries do CNS poderem não subir de divisão, podendo subir 2os classifcados.

Compartilhar este post

Link para o post

Acabar com o futebol, é a minha medida. 

Era uma descanso para o país. 

• Like 1
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 16 minutos:

Parem lá com as porcarias dos playoffs. Há algum problema em que uma equipa que termine em 3o lugar após nove meses de competição fique mesmo em 3o lugar, em vez de ter de se decidir em 90 minutos ignorando-se o que se passou a época toda?

Se aumenta a competitividade e a emoção, qual é o problema, mesmo? Há poucas jornadas, na Holanda, qualquer equipa que estivesse no meio da tabela podia quer descer de divisão como ir à Europa. Óbvio que isto leva a jogos mais interessantes e até com mais golos.

Cá em Portugal, em algumas temporadas, vai-se em fevereiro e já se sabe quem vai à Europa. Claro que depois jogos entre, por exemplo, décimo e décimo primeiro não têm interesse nenhum.

Aproveitando o post, mais grave que esta questão do formato (que também não me faz muita comichão que seja como tem sido) é a incompetência da FPF que só quer saber das ligas profissionais e caga completamente nas equipas das distritais e do CP. 

''O Marinhense na época passada estava no nosso campeonato e fez uma queixa a FPF de utilização de jogadores irregulares no jogo Marinhense vs União de Leiria! A decisão chegou apenas ontem!

A FPF deu razão ao Marinhense! O União de Leiria foi castigado com 2 jogos a porta fechada e uma multa!

Ora, nestes tipos de castigo a equipa que utiliza os jogadores irregularmente são castigados com uma derrota nesse jogo!

E foram por causa desses 3 pontos que o Marinhense não assegurou a manutenção!''

(isto no facebook daquela página do Campeonato de Portugal)

https://www.acmarinhense.pt/noticias/comunicado-ac-marinhense-processo-contra-ud-leiria?fbclid=IwAR3JTZ6ruoFur80FCIGJCxDOpfIMG2daujVPUkR0-034bwPupGCZEZvMwKw

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 29 minutos:

O problema é chegar-se a meio da época e 80% das equipas já sabem o seu destino. É dar azo a comportamentos esquisitos.

Compartilhar este post

Link para o post

Os playoffs são da pior coisa que há no futebol, então uma equipa acaba em 3º a 1 pontos do 2º, em 5º fica uma 15 pontos, e depois no playoff, a 5º classificada encontra-se em boa forma, ganha o playoff e sobe de divisão, e a equipa que acabou o campeonato a 14 ponto à frente, fica na mesma divisão. A haver playoffs é entre o 3º classificado da segunda e o antepenúltimo da primeira liga.

Compartilhar este post

Link para o post

Playoffs no futebol já existem, chamam-se taças nacionais. Não faz sentido que o formato de liga contemple jogos a eliminar. Não tem nada que saber: descem 3, sobem 3.

Isto do realinhamento da Liga NOS ainda vai dar água pela barba, sobretudo com as notícias de hoje que dão conta que vários clubes da primeira liga preparam contestação à entrada do Gil Vicente no ano que vem.

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim era acabar a Taça da Liga, manter 18 equipas na Primeira e Segunda Liga, e 4 séries com 20 equipas no Campeonato de Portugal, com o primeiro classificado a subir diretamente e os últimos 5 a descer.

Também acabava com a meia-final da Taça de Portugal a duas mãos.

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim o campeonato podia ser assim, quem ficasse em primeiro teria que jogar contra uma equipa all-stars dos restantes clubes. Se não vencesse não havia campeão nessa temporada.

• Like 6

Compartilhar este post

Link para o post

A FPF, a Liga e os clubes não se entendem em relação à estrutura das competições? Porra, não acredito. Que surpresa...

Anyway, eu estruturaria as coisas da seguinte forma: 18 clubes com 3 a descerem na 1ª Liga. 18 equipas com os três primeiros a subirem e 6 (sim, 6) equipas a descerem na 2ª Liga. 3 séries de 16 equipas no CNS com os dois primeiros a subirem e 4 equipas a descerem em cada série. 6 séries de 16 equipas cada numa regressada 3ª Divisão Nacional, com os dois primeiros a subirem e 4 equipas a descerem. Daí para baixo, as associações que se resolvam.

Eliminação das meias-finais a duas mãos na Taça de Portugal e estruturação da Taça da Liga num formato de eliminatórias puro, sem grupos e sempre a uma só mão. 8 equipas numa espécie de pré-eliminatória (sendo que haveria várias possibilidades para determinar essas 8 equipas), e depois, 16-avos, oitavos, quartos, meias e final.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

6 equipas a descer da segunda não faz sentido, porque é a diferença entre estar numa divisão profissional e numa divisão amadora. Como é que gerias contratos neste caso? É uma quebra de receitas brutal, e não haveria estabilidade nenhuma para os clubes.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 18 minutos:

6 equipas a descer da segunda não faz sentido, porque é a diferença entre estar numa divisão profissional e numa divisão amadora. Como é que gerias contratos neste caso? É uma quebra de receitas brutal, e não haveria estabilidade nenhuma para os clubes.

A curto-prazo seria complicado, sim. Mas a intenção das 6 descidas seria precisamente promover uma maior rotação de equipas entre o primeiro patamar profissional e o último não-profissional, a médio e longo prazo, consequentemente tendo um maior número de equipas com experiência de futebol profissional, não só em termos da qualidade dos seus plantéis (porque aí, por vezes, há equipas que atenuam quase totalmente essa diferença), mas sobretudo ao nível das infra-estruturas e de outras condições materiais. Isto combinado com outras medidas (como a centralização dos direitos televisivos, que é ainda mais utópica do que aquilo que estou aqui a dizer), claro, mas que não dizem respeito à estruturação dos quadros competitivos.

De qualquer forma, podia-se alterar isso de forma gradual, começando com 3 ou 4 equipas a descerem.

Compartilhar este post

Link para o post

A única coisa que fazia era existirem 4 equipas a subirem no CNS e 3 a subirem para a Primeira.
E pensava fazer da Taça da Liga algo por eliminatórias, sem grupos. Tal como é a Taça da Liga Inglesa.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não colocava 3 a descerem, 2 desciam directamente e a antepenúltima e a 3º classificada da segunda divisão iam a um playoff, em campo neutro, ou em casa da equipa da segunda divisão, visto que teve mais mérito em ficar em 3º que a outra em antepenúltimo, ou jogo a duas mãos.

Esta era a única forma em que aceitava qualquer tipo de playoff.

Na segunda para os CNS desciam 3 e subiam 3, as campeãs de cada série.

Editado por Ricardo Pinto

Compartilhar este post

Link para o post

Sou frontalmente contra a imposição de playoffs em competições de regularidade, como já referi antes. Se são competições de regularidade, as equipas deverão ser premiadas por serem as melhores ao longo da temporada; impor playoffs desvirtua por completo um ano inteiro de trabalho.

Em competições a eliminar, sim, fazem todo o sentido. No entanto, fazer da Taça da Liga uma competição exatamente igual à Taça de Portugal parece-me redundante.

A Taça de Portugal tem o formato ideal e não há aqui alterações a fazer além da palermice das duas mãos na meia-final; a Taça da Liga deveria ter um modelo diferente para não haver duas competições iguais.

Podera haver, por exemplo, uma fase inicial de eliminatórias com todas as equipas da Primeira e Segunda Liga - e aqui até pode haver cabeças de série, mas nesse caso em jogos a apenas uma mão e no terreno do underdog, seguida de uma fase de grupos com sorteio sem condicionantes. Se calharem Porto, Benfica e Sporting no mesmo grupo, que assim seja. E os vencedores de cada grupo avançam para a final-four que, idealmente, deveria ser itinerante, nunca repetindo o mesmo local em duas edições seguidas, ou então disputada no estádio de uma das quatro finalistas, por sorteio.

Seja como for, ter duas competições exatamente iguais não faria qualquer sentido. Sim, eu sei que em Inglaterra... Mas não é por se fazer lá que gosto do modelo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 6 minutos:

Sou frontalmente contra a imposição de playoffs em competições de regularidade, como já referi antes. Se são competições de regularidade, as equipas deverão ser premiadas por serem as melhores ao longo da temporada; impor playoffs desvirtua por completo um ano inteiro de trabalho.

Em competições a eliminar, sim, fazem todo o sentido. No entanto, fazer da Taça da Liga uma competição exatamente igual à Taça de Portugal parece-me redundante.

A Taça de Portugal tem o formato ideal e não há aqui alterações a fazer além da palermice das duas mãos na meia-final; a Taça da Liga deveria ter um modelo diferente para não haver duas competições iguais.

Podera haver, por exemplo, uma fase inicial de eliminatórias com todas as equipas da Primeira e Segunda Liga - e aqui até pode haver cabeças de série, mas nesse caso em jogos a apenas uma mão e no terreno do underdog, seguida de uma fase de grupos com sorteio sem condicionantes. Se calharem Porto, Benfica e Sporting no mesmo grupo, que assim seja. E os vencedores de cada grupo avançam para a final-four que, idealmente, deveria ser itinerante, nunca repetindo o mesmo local em duas edições seguidas, ou então disputada no estádio de uma das quatro finalistas, por sorteio.

Seja como for, ter duas competições exatamente iguais não faria qualquer sentido. Sim, eu sei que em Inglaterra... Mas não é por se fazer lá que gosto do modelo.

Qual a tua opinião a haver um playoff como referi acima, apenas entre o 3º classificado da segunda divisão e o antepenúltimo da primeira divisão?

Em relação à Taça da Liga, não concordo que o estádio da meia de final e final seja de uma das equipas que estejam a participar nessas fases, deveria ser sempre num estádio neutro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ricardo Pinto, há 2 minutos:

Qual a tua opinião a haver um playoff como referi acima, apenas entre o 3º classificado da segunda divisão e o antepenúltimo da primeira divisão?

Em relação à Taça da Liga, não concordo que o estádio da meia de final e final seja de uma das equipas que estejam a participar nessas fases, deveria ser sempre num estádio neutro.

Prefiria o modelo de promoções/despromoções diretas. O que esse hipotético playoff vai fazer, no fundo, é colocar uma equipa de um escalão superior contra uma equipa de um escalão inferior.

Em teoria, mesmo que em termos práticos possam haver excepções, a equipa do escalão superior já retira daí vantagem, pois montou uma equipa para uma realidade competitiva diferente e, em princípio, com um orçamento alicerçado em maiores retornos financeiros que a presença na Primeira Liga lhes permitiu. Seria injusto para a equipa do escalão inferior.

Sobre a questão da Taça da Liga, nunca poderás prever se a equipa da casa chega à Final Four. O Braga, por exemplo, chegou lá este ano e joga em casa. O local da Final Four tem de ser decidido à partida.

Mas sim, poderá ser num local decidido à partida. Se o dono desse local lá chegar melhor para ele.

Compartilhar este post

Link para o post

Outra coisa que podia acabar é as repescagens sem sentido na taça de Portugal. E por mim entrava tudo na primeira eliminatória com sorteio puro (como na Alemanha, se bem que acho que aqui não é sorteio puro).

Editado por Siul

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que deviam primeiro preocupar-se em preencher melhor o calendário das várias competições. Haver alturas da época em que estás 2 semanas sem jogar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JonasThern, há 4 horas:

Acho que deviam primeiro preocupar-se em preencher melhor o calendário das várias competições. Haver alturas da época em que estás 2 semanas sem jogar.

Estás quando é altura de seleções ou quando és eliminado da Taça. Se for o segundo caso, não vejo o mal de se tu e o teu adversário não estiverem envolvidos, fazerem o jogo do campeonato no mesmo fim de semana da Taça e os teus adversários que jogarem na Taça acertam o campeonato a meio da semana. 

Compartilhar este post

Link para o post

Penso que houve uma paragem de seleções em que o nosso campeonato foi o único a não ser jogado nesse fim de semana.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 16 horas:

Sim, eu sei que em Inglaterra... Mas não é por se fazer lá que gosto do modelo.

Não acompanho esta heresia.

Compartilhar este post

Link para o post

A 3ª Divisão é redundante como tudo, acho muito melhor ter 6 ou 8 séries na 2ª Divisão do que criar esse nível extra.

Já na antiga 3ª Divisão haviam equipas que só iam lá passear, como acontece com o Mêda e o Mirandês esta época no CP. Obviamente a taxa de equipas a subir da distrital e a conseguir a manutenção na época seguinte iria aumentar, mas e daí, qual é a alegria de se conseguir a manutenção na 3ª Divisão? Continuam um nível abaixo do CP.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 3 horas:

A 3ª Divisão é redundante como tudo, acho muito melhor ter 6 ou 8 séries na 2ª Divisão do que criar esse nível extra.

Já na antiga 3ª Divisão haviam equipas que só iam lá passear, como acontece com o Mêda e o Mirandês esta época no CP. Obviamente a taxa de equipas a subir da distrital e a conseguir a manutenção na época seguinte iria aumentar, mas e daí, qual é a alegria de se conseguir a manutenção na 3ª Divisão? Continuam um nível abaixo do CP.

Isso é muito bonito para equipas como o Lourosa que vão para o CP cheios de papel porque os clubes humildes e que não se metem com investidores e SAD têm o caminho andado de volta para o distrital. E é por isso que a 3ª Divisão faz imensa falta. E basta veres o exemplo do Alverca que antes de serem SAD tinha a descida garantida e desde que a SAD entrou e meteu € já sairam da zona de despromoção. E há muitos mais exemplos. Mas de facto mal estão o Mêda e o Redondense que fizeram das tripas coração para se inscreverem no CP, mantiveram a espinha dorsal direita e deram uma alegria às suas gentes.

A alegria de se manter na 3ª Divisão é a alegria de estar num campeonato nacional ao invés de um distrital, por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Na prática qual é a diferença mesmo, para além de obrigar equipas do distrito de Bragança a deslocarem-se 200km semana sim, semana não? E continuam no 4o escalão na mesma.

Podes ir ver o histórico da 3a divisão e há inúmeros exemplos de equipas a acabar a época com 10 ou 15 pontos, senão menos. Houve um ano em que na divisão do Tirsense o Canelas fez 6 pontos, nesse mesmo ano o Mogadouro fez uns 15 pontos, e também me recordo do O Elvas no final dos anos 90 ser goleado por todos, chegou inclusive a levar 11-0 num jogo. Estas equipas que não tem estofo para o CP estão muito melhor a jogar com equipas do seu distrito, poupam nas infra-estruturas e deslocações.

Fui a favor do fim da 3a Divisão e continuo a ser, já nas distritais são tantos os casos de equipas que mal pagam aos jogadores, imagino se ainda tivessem de ir até ao interior (ou vice versa) para jogar. Se for para aumentar o número de equipas nos nacionais, então ponham mais séries no CP mas criar um nível extra parece-me desnecessário.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...