Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Com essa realidade em mente, se calhar era inteligente para o treinador do Sporting tentar não ser goleado contra o Benfica. 

E Black Hawk, tudo o que escreves aí é verdade. E resulta de um fenómeno muito simples: o Sporting não ganha títulos. Geralmente quem ganha títulos está-se mais marimbando a quem ganha ou não ganha, mas é uma tendência nas equipas que não ganham títulos que os adeptos se comecem a virar para os jogos contra os rivais à espera de compensar de certa forma esses percalços globais. Quando uma equipa não só não ganha títulos, como não ganha aos rivais, como ainda por cima sofre derrotas pesadas, é absolutamente normal que os adeptos se sintam frustrados.

No caso do Sporting que vive (e viverá num futuro próximo) em guerra civil, isso é ainda mais acentuado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 19 minutos:

O teu segundo parágrafo é o exemplo perfeito do modo de pensar de um sportinguista. É isto, literalmente.

O Sporting jogou com o Benfica a 3 e 6 de Fevereiro, tendo perdido ambos os jogos. Voltou a perder com o Benfica ontem dia 04 de Agosto.

Pelo meio, o Sporting fez 16 jogos oficiais para competições internas. Venceu 13 (incluindo uma vitória sobre o Benfica), empatou 2, perdeu 1 (no Dragão). Marcou 38 golos e sofreu 11. Venceu uma Taça de Portugal.

No entanto, no teu entender o Keizer meteu-se em xeque porque se meteu a jeito. Meteu-se a jeito porque perdeu com o Benfica duas vezes. Porque é o Benfica que conta. Porque é a comparação com o Benfica que nos importa.

O azar do Keizer, como de qualquer outro treinador que o venha a substituir durante a época, é que independentemente de ganharem jogos e troféus, o seu futuro será sempre decidido por aquilo que fizerem contra o Benfica. E, logo para azar nosso, este é o melhor Benfica dos últimos 30 anos.

Não acreditas? Olha logo o exemplo que foste encontrar: "nem o Paulo Sérgio". O Paulo Sérgio foi despedido à 20a jornada e só tinha 9 vitórias conquistadas nessa altura. Mas claro, não calhou ser goleado pelo Benfica, o que já é suficiente para ganhar na comparação com o Keizer.

Admiro o optimismo de quem olha para o que está a acontecer e acredita que ainda há margem para dar a volta a isto. Não há. Depois de ontem, não há.

Não foi só porque perdeu contra o Benfica, mas não vamos fingir que humilhações contra o rival são aceitáveis. Não andamos aqui a brincar. Seja o Benfica ou o Porto. É inconcebível ver o meu clube a ser constantemente massacrado dentro de campo. A verdade é que, com o Keizer, não conseguimos ser superiores a uma equipa do nosso calibre. Não houve um jogo contra um dos rivais em que tivessemos sido minimamente superiores ao longo dos 90 minutos e não me parece que isso vá mudar. 

Aliás, não somos particularmente bons em nenhum aspeto do jogo. É muito mais fácil enumerar os nossos pontos fracos do que os pontos fortes. Há coisas interessantes aqui e ali, mas podemos melhorar em tudo e não é com folgas que lá vamos.

Quase que fico feliz por não irmos à Champions, com a incompetência do Keizer no que toca à organização defensiva só íamos lá fazer figuras tristes. Tem de crescer mu(uuuuuu)ito nesse aspeto, atualmente é manifestamente mau nisso. E não disse que o Paulo Sérgio era melhor que o Keizer, mas até um treinador banal como o Paulo conseguiu evitar vergonhas como a de ontem.

Compartilhar este post

Link para o post

Crl tá-me a papar as reps todas

Gostei especialmente do final. " Ide todos para o crl ". Like a badass.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 10 minutos:

Claro que são. Ser goleado por um rival custa. Ontem custou-me imenso adormecer, e quando o consegui apenas parti para uma noite em que acordei diversas vezes sobressaltado. O dia de hoje foi longo e dificil, estive e estou de mau humor, e não me parece que amanhã seja muito diferente.

E então? Muito gostamos nós de dizer que somos da raça que nunca vergará, mas a verdade é que vergamos ao mínimo obstáculo. Há um ano parecia que estávamos para acabar com o clube, lá nos reorganizámos e acabámos a época em crescendo de resultados e com a conquista de dois troféus, mas já queremos colocar todo este esforço em causa devido a uma derrota.

Isto visto de fora deve ser divertidíssimo: um clube que venceu duas competições numa temporada que começou da forma mais atribulada possível, mas logo no começo da seguinte já querem despedir o treinador antes mesmo de o campeonato começar. Terminámos o ano a festejar e a concordar que o treinador merecia começar a nova época, mas ainda nem a época começou e já é opinião bem generalizada por todo o lado que foi um erro.

Nisto admiro os benfiquistas: a levar 3-0 em casa contra o Sporting, em vez de pedirem sangue decidiram apoiar a equipa ainda durante o jogo e além dele, e foram campeões; nós já queremos despedir o treinador, já pedimos a venda do Bas Dost, do Coates e do Mathieu, e já definimos o próximo jogo como decisivo para a continuidade do projeto desportivo para esta época. Jogo esse que é a primeira jornada do campeonato. Primeira. Jornada. Do. Campeonato.

Ide todos para o crl.

Eu o ano passado já queria o Keizer longe daqui porque não se via evolução nenhuma. Concordei em dar-lhe o benefício da dúvida por ter conseguido dois títulos (com piço mas wtv, estão no museu).

E o que temos este ano? Uma pré-época miserável e no primeiro jogo a doer aconteceu o que todos sabemos. Ele até pode ganhar 10 jogos seguidos agora para o campeonato. Para mim continua a não ter qualidade para ser treinador do Sporting. Ser humilhado pelo Benfica foi o que nos fez saltar a tampa, mas fosse somente esse o nosso problema. São as convocatórias ridículas, as opções estapafúrdias, o discurso insonso e a falta de coerência e rumo.

Editado por bug

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 5 minutos:

Nisto admiro os benfiquistas: a levar 3-0 em casa contra o Sporting, em vez de pedirem sangue decidiram apoiar a equipa ainda durante o jogo e além dele, e foram campeões; nós já queremos despedir o treinador, já pedimos a venda do Bas Dost, do Coates e do Mathieu, e já definimos o próximo jogo como decisivo para a continuidade do projeto desportivo para esta época. Jogo esse que é a primeira jornada do campeonato. Primeira. Jornada. Do. Campeonato.

Há claras diferenças entre os dois casos. O Benfica tinha acabado de se sagrar bicampeão e tinha uma equipa com qualidade. Ou seja, mesmo perdendo havia uma esperança realista por parte dos adeptos que poderiam dar a volta por cima e ser-se campeões. No Sporting essa esperança não existe: que pessoa sã é que acredita que podemos ser campeões este ano? Ninguém.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Wincing Hálldor, há 1 minuto:

Há claras diferenças entre os dois casos. O Benfica tinha acabado de se sagrar bicampeão e tinha uma equipa com qualidade. Ou seja, mesmo perdendo havia uma esperança realista por parte dos adeptos que poderiam dar a volta por cima e ser-se campeões. No Sporting essa esperança não existe: que pessoa sã é que acredita que podemos ser campeões este ano? Ninguém.

Então porquê esta pressa toda em mudar logo tudo após uma derrota?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 4 minutos:

Eu o ano passado já queria o Keizer longe daqui porque não se via evolução nenhuma. Concordei em dar-lhe o benefício da dúvida por ter conseguido dois títulos (com piço mas wtv, estão no museu).

E o que temos este ano? Uma pré-época miserável e no primeiro jogo a doer aconteceu o que todos sabemos. Ele até pode ganhar 10 jogos seguidos agora para o campeonato. Para mim continua a não ter qualidade para ser treinador do Sporting. Ser humilhado pelo Benfica é o que nos fez saltar a tampa, mas fosse somente esse o nosso problema. São as convocatórias ridículas, as opções estapafúrdias, o discurso insonso e a falta de coerência e rumo.

Ele até pode ganhar o campeonato, continua a não ter qualidade para o Sporting.

Admite, tens um problema com o homem. É por ser careca?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Longineu, há 1 minuto:

Então porquê esta pressa toda em mudar logo tudo após uma derrota?

Não me parece que seja uma pressa racional. Cheira mais a desespero e frustração. E não te esqueças daquilo que escrevi acima: uma porção significativa dos sportinguistas está a torcer para que o clube se enterre.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 5 minutos:

Ele até pode ganhar o campeonato, continua a não ter qualidade para o Sporting.

Admite, tens um problema com o homem. É por ser careca?

Não. É mesmo por ser fraco.

O Peseiro é fraco e foi substituído pelo Keizer, que sendo melhor que o primeiro, também o é. Porque é que se deve perpetuar isto? Não consigo perceber, muito sinceramente.

A derrota com o Benfica foi uma consequência. Os indícios que o treinador não tem qualidade estão lá todos. Passa a pré-época inteira a jogar com o Vietto para depois o espetar no banco e lançar o Diaby como primeira substituição? Mas estamos todos a brincar?

Editado por bug

Compartilhar este post

Link para o post

E eu nem estou a pedir o despedimento do Keizer, acho demasiado cedo, mas está longe de ter o emprego seguro (e não é porque os sportinguistas são maluquinhos). 

Compartilhar este post

Link para o post

És o MVP, BH.

Mas já agora, por incrível que pareça, alguém no fórumscp disse há dias uma coisa que adorei ( a sério): para um clube que já passou secas de muitos anos sem ganhar sequer uma taça, esta desvalorização das taças é um insulto. E quando dizem que foi por sorte, é anedótico. Foi sorte estarmos nas duas finais? Foi o nosso "paupérrimo" jogo defensivo que nos levou lá e aos penalties? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 2 minutos:

És o MVP, BH.

Mas já agora, por incrível que pareça, alguém no fórumscp disse há dias uma coisa que adorei ( a sério): para um clube que já passou secas de muitos anos sem ganhar sequer uma taça, esta desvalorização das taças é um insulto. E quando dizem que foi por sorte, é anedótico. Foi sorte estarmos nas duas finais? Foi o nosso "paupérrimo" jogo defensivo que nos levou lá e aos penalties? 

Fico contente por ganhar dois troféus, mas sendo sincero não me dizem muito. Tiveram outro sabor porque foram com o Porto. Assim como a Supertaça, se fosse contra o Moreirense, o jogo não tinha a mesma dimensão.

É claro que é bom ganhá-las, especialmente pelos nossos anos de secura, mas julgo que para toda gente o que realmente importa é o campeoanto.

Compartilhar este post

Link para o post

Há tanta diferença entre uma derrota e uma humilhação contra o Benfica como há entre adeptos do Sporting e adeptos de clubismos

Compartilhar este post

Link para o post

Mas estamos a brincar? O Paulo Bento perpetuou-se e o Liedson atingiu a importância que teve apenas e devido a baterem imenso no Benfica. Esta é a nossa realidade e nao é de agora.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa, despedimos o Keizer e vem quem?

Não vejo grande futuro no Keizer nem grande competência mas será que uma mudança a 6 de Agosto ia melhorar muito as coisas? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 23 minutos:

Fico contente por ganhar dois troféus, mas sendo sincero não me dizem muito. Tiveram outro sabor porque foram com o Porto. Assim como a Supertaça, se fosse contra o Moreirense, o jogo não tinha a mesma dimensão.

É claro que é bom ganhá-las, especialmente pelos nossos anos de secura, mas julgo que para toda gente o que realmente importa é o campeoanto.

f*da-se, não sei o que andamos a fazer aqui então. Que raio de erva daninha esta m*rda de mentalidade. 

Perdoa-me a aspereza @bug, peguei no teu post por ter sido o ultimo a falar em algo do género, mas são estas m*rda que têm de mudar primeiro. Este orgulhozinho da tanga que não nos deixa crescer para lado nenhum, porque se pelo meio perdemos com um dos estarolas o nariz fica logo torcido e, na adversidade seguinte, é voltar a bater com força e premir o reset. No fundo parece que nada vos sabe a nada se não tiverem o umbigo mais à frente que o dos outros.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, há 1 minuto:

f*da-se, não sei o que andamos a fazer aqui então. Que raio de erva daninha esta m*rda de mentalidade. 

Perdoa-me a aspereza @bug, peguei no teu post por ter sido o ultimo a falar em algo do género, mas são estas m*rda que têm de mudar primeiro. Este orgulhozinho da tanga que não nos deixa crescer para lado nenhum, porque se pelo meio perdemos com um dos estarolas o nariz fica logo torcido e, na adversidade seguinte, é voltar a bater com força e premir o reset. No fundo parece que nada vos sabe a nada se não tiverem o umbigo mais à frente que o dos outros.

A única ideia que quis transmitir é que ganhar uma Taça de Portugal ao Porto dá mais prazer que ganhar ao Aves ou a outro clube de menor dimensão, mas pronto. Devo ter dito algo muito estranho.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa medida do Keizer com os 2 dias de folga, eu faria o mesmo no lugar dele. No máximo ponderar no segundo dia um treino mais lúdico e de reconstrução da moral. Proporcionar-lhes alguma alegria e prazer naquilo que fazem.

Neste momento precisam de espairecer a cabeça e largar tudo o que seja dito por esse Portugal fora. Desligarem-se por completo.

Os 2 dias de folga poderão ser importantes mas tenho receio das redes sociais e daquilo que eles possam ler e não recuperem totalmente.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 24 minutos:

A única ideia que quis transmitir é que ganhar uma Taça de Portugal ao Porto dá mais prazer que ganhar ao Aves ou a outro clube de menor dimensão, mas pronto. Devo ter dito algo muito estranho.

Tu disseste que não interessava muito, quase que só contou porque foi contra o Porto.

E há razões para não sermos superiores ao Porto e ao Benfica quando jogamos contra eles, é porque somos piores. Isso não muda de um dia/ano para o outro, quando mais depressa deixarem de medir o sucesso do Sporting pela proximidade com os outros dois melhor. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei porque estou a escrever isto, mas os sportinguistas deviam ser um case study de tanto trauma que já sofreram. Dito isto...

Podiam-se traçar comparações engraçadas entre o Vitória e o Keizer, especialmente quando enaltecem as vitórias nas Taças, quando o futebol esteve longe de ser o melhor e ganharam, porque calhou terem a estrelinha nas grandes penalidades. Num clube que ganha pouco, deve ter sabido muito bem, mas não é um projecto que transmita confiança a longo prazo.

O maior problema do Sporting é que estão em negação há demasiado tempo quando a realidade é de que o clube precisa de levar com uma valente reestruturação. Olham tanto para o Benfica e não se apercebem que o Seixal ultrapassou e de que maneira a Academia de Alcochete que em tempos era intocável. É humilhante. Passam por um dos tempos mais conturbados do clube, perdem activos importantes pelo caminho e quando chega o Keizer com goleadas de rajada, começam a apontar o dedo à vitória no campeonato. É puro nonsense. 

Olha-se para o Sporting e não há filosofia nem projecto a longo prazo. Querem comer o bolo, mas nem têm os ingredientes necessários. O Keizer nem tem culpa porque isto nasceu torto.O Jesus não ter ganho o campeonato no primeiro ano de contrato foi a sentença de morte. Milhões investidos a curto prazo sem retorno recebido. Não há portanto fôlego necessário para se fazer as coisas como deve ser.

Uns querem o campeonato, outros exigem futebol de qualidade. No fim, acabam-se por canibalizar porque a fome de títulos acaba por ser maior que a necessidade de ter um clube estável a nível financeiro com um projecto de futebol apoiado por uma filosofia condizente com os pergaminhos do clube.

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de w0, há 12 horas:

@bug vou ser algo polémico.

O mal do Sporting, pelo menos dos últimos anos, é que prepara a época a pensar no Benfica. Diz-se, muitas vezes em tom de piada, que a época do Sporting é ganhar ao Benfica.

Picardias à parte, esta época foi preparada dessa forma. É inegável que o Bruno Fernandes tem mercado. É também inegável que ninguém pagará por ele valores próximos aos que vieram cá deixar pelo Félix (se são reais ou não, se depois o Benfica abate com jogadores, isso são outros quinhentos). E é ainda mais inegável que, para cehgar a algum lado e com uma boa tarifa, o BF terá de andar no táxi do Mendes. 

Mas o Varandas errou, de forma crassa, quando tentou segurar o BF para estar mais próximo de vencer a Supertaça. Foi uma aposta de risco, na minha opinião sem valor, e que agora correu brutalmente mal. Na cabeça do Varandas o Sporting segurava o BF, vencia o Benfica, vendia o BF e ia buscar 1-2 jogadores para fechar o plantel. Moral em alta e pronto para atacar o campeonato. 

Porém, com a derrota, e a inevitável saída do BF, o Sporting fica no lodo. Ontem ouvi o Diretivo a cantar 'joguem à bola' ao fim dos primeiros 90 minutos oficiais da época. O divórcio entre adeptos e equipa é claro. E depois não ajuda ainda termos de levar com os adeptos do Bruno Futebol Clube. Esses são, atualmente, o maior cancro do Sporting. A cada deslize saem todos da p*ta da toca e contribuem para uma divisão maior e para um mal estar generalizado. 

Mas pior do que perder e agora vender o BF, já com a época a rolar, é não aproveitar, convenientemente, os milhões da transferência para investir. Quem chegar pós-saída do BF vai ter entrar rapidamente na dinamica da equipa. Falha toda a pré-época e agora vai ter de entrar a fio. E este é, para mim, o maior erro do Varandas até à data. O segundo maior erro é a permanência do Guarda-redes (para titular), do Coates e do Bas Dost. Estes dois últimos, ainda que não significassem um encaixe de largos milhões, contribuiriam para reforçar (e acima de tudo renovar) o plantel. 

Por último, digam o que disserem, e o Sporting até pode vir a ser campeão, mas a verdade é que é, de há uns anos para cá, tem um plantel banal, com poucos recursos que fazem verdadeiramente a diferença (ou pelo menos não estão a ser potenciados devidamente). Na época passada um super mega Bruno disfarçou muitas lacunas. When push comes to shove, quem vai desbloquear os jogos do Sporting? Quem vai marcar aqueles golos a 30 e 40 metros quando a equipa for completamente banalizada ofensivamente? Quem vai puxar pela garra de leão das bancadas quando estiverem a perder ao intervalo? É que o Bruno trazia isso tudo e muito mais. 

Em suma, à saída do estádio, meio a picar os meus amigos Sportinguistas, eu dizia-lhes que a época do Sporting podia ter começado e acabado ali. O jogo nos barreiros é super importante e o que se segue, frente ao Braga, igualmente. No pior dos cenários, se o Sporting faz 2 ou menos pontos está tudo f*dido. A derrota de ontem já deu início a uma derrocada, se calha não ganharem os próximos dois jogos a coisa fica ainda mais negra, a contestação aumenta, as claques voltam as costas à direção e os brunistas aparecem com mais força. 

Agora a solução não é despedir o treinador. Não conheço o plantel (alargado) portanto não posso questionar as opções. Mas o senhor tem poucos ovos. e entra num clube em queda livre (a todos os níveis). Mais do que não ganharem o campeonato há 18 anos, o que o Sporting precisa é de inverter esta dinamica. O Bruno de Carvalho não é o culpado de tudo, bem longe disso. Mas a sua loucura veio rebentar, em cacos, o pouco que restava do Sporting. E isso está à vista de todos. Não quero ser o arauto da desgraçada, mas o Sporting precisa mais do que um Varandas para inverter o ciclo. E também não sinto que fosse o Benedito. 

Egocentrismo "encarnado"? Check.

Citação de Lewa, há 11 horas:

Temos de começar a perceber que criticar não é pedir a cabeça de alguém.

Não me passa pela cabeça despedir o Keizer, Hugo Viana ou o Varandas, isso é estúpido e é hipotecar a época. Agora, podemos criticar com o objectivo de exigir mais competência, exigir outro rumo e outra estratégia. A mesma pessoa pode e deve ser capaz de imprimir diferentes estratégias, ninguém é 'one trick pony', pelo menos não me cruzei com qualquer profissional desse género em 10 anos de carreira.

O mercado foi mal abordado e já em Janeiro o foi. Não me lembro de nenhum jogador contratado na era Varandas que seja umas mais valia ao 11 titular. São todos jogadores que tapam uns buracos de vez em quando e cumprem mas não acrescentam real valor ao 11 titular. O que estou a tentar dizer é que o que fizemos no mercado não é mau, mas também não é bom e não se vê um Borja, um Eduardo ou até num Camacho um protótipo de jogador que cumpre determinadas condições e que é um veículo para uma estratégia com objectivos.

Realcei ontem que está provado que os 5M no Rosier são perfeitamente estúpidos dado que o Thierry mostrou contra a equipa mais forte que provavelmente vamos defrontar esta época que é um jogador capaz. Quem vai ao estádio sabe perfeitamente que o Mathieu a partir de Março começou a notar-se perfeitamente a perda de faculdades técnicas, fez uma exibição do caraças contra o Porto na final e foi essa a imagem que ficou mas não vai dar este ano como deu nos outros (com pena minha porque espalha classe). O Acuna é um jogador bomba relógio, nem acho que ele tenha jogado mal ontem mas não sei se ele é capaz de mudar aquela personalidade dele.

Nem quero comentar muito o jogo de ontem porque são tantos os erros do Keizer que estariamos aqui o dia todo a falar deles sem nenhum consenso. Desde o posicionamento à esquerda do Bruno Fernandes a não reagir às mudanças do Lage, enfim, há uma imagem durante o inicio da segunda parte em que o Benfica tem uma linha de 4 jogadores no miolo central e nós temos lá o Wendel...

Eu penso que é aqui que a minha opinião diverge muito do resto do fórum. Parece-me que toda a gente pensa que isto correu mal agora porque o treinador esteve mal e que mesmo que o treinador seja mau ainda se pode salvar alguma coisa porque ganhámos duas taças (não se analisa é como se ganhou essas Taças mas isso são outros quinhentos). Por sua vez, eu penso que o que aconteceu ontem é o resultado de uma estratégia (ou falta dela) que culmina na vergonha que se viu (relembro que em Abril levámos 4 batatas em casa do mesmo Benfica) e sinal disso é o discurso completamente perdido do Varandas, um líder mais experiente não teria falado. Infelizmente não me lembro de um presidente do Sporting que saiba estar calado, muitas vezes o silêncio diz mais.

Agora, vamos começar de novo? Claro que não, mas é preciso fazer mais e especialmente fazer de outra forma.

Modo ingénuo? Check.

Citação de Pickle Rick, há 25 minutos:

Boa medida do Keizer com os 2 dias de folga, eu faria o mesmo no lugar dele. No máximo ponderar no segundo dia um treino mais lúdico e de reconstrução da moral. Proporcionar-lhes alguma alegria e prazer naquilo que fazem.

Neste momento precisam de espairecer a cabeça e largar tudo o que seja dito por esse Portugal fora. Desligarem-se por completo.

Os 2 dias de folga poderão ser importantes mas tenho receio das redes sociais e daquilo que eles possam ler e não recuperem totalmente.

Momento de humor? Check.

Compartilhar este post

Link para o post

Se uma pessoa mudasse a data de todos estes posts, para várias datas diferentes ao longo dos últimos largos anos, eles continuariam sempre a fazer o máximo de sentido. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de AriGold76, Agora:

Egocentrismo "encarnado"? Check.

Modo ingénuo? Check.

Momento de humor? Check.

Humor ? Nada disso, conhecimento (ainda que pouco) de como se gerem e funcionam balneários, grupos, atletas e unidades de treino.

Mas se estiveres a vontade no assunto, podes expor como gerias o teu plantel se isto tivesse ocorrido contigo. É que felizmente é um desporto que não é uma ciência absoluta. Aliás, pelo teu post a única certeza absoluta é parvoíce de um post que nada acrescenta a uma discussão interessante.

Mas presenteia-me com o teu conhecimento e posição sustentada acerca de um assunto que comentes, pelo menos uma vez.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...