Ir para conteúdo
Serpa Pinto

[EPL] Todas as jornadas

Publicações recomendadas

Citação de Descartes, há 1 hora:

Digam-me uma coisa com a máxima sinceridade que consigam:

Vocês acham que o Amorim foi contratado para apresentar resultados imediatos nos primeiros 2 meses de trabalho ou para implementar uma nova filosofia no clube a todos os níveis a ser avaliada a médio/longo prazo?

Não podes pedir máxima sinceridade numa pergunta que está construída de forma a que 99% das respostas vão ser para um lado. É que nem dá outra hipótese. 99% das pessoas aqui não te vão responder que achavam que o Amorim foi contratado para apresentar resultados imediatos nos primeiros 2 meses.

• Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post

E uma coisa é ser avaliado na lógica de "implementar uma nova filosofia no clube a todos os níveis a ser avaliada a médio/longo prazo". Outra é perder 15 jogos seguidos e continuar a manter a confiança de todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca pensei estar, no futebol, no mesmo lado do @Descartes e contra a maioria, mas cá estamos. Deve ser um prenúncio de 2025 😅

Daqui por aproximadamente 6 horas, o Jorge Mendes e/ou o Antero já podem começar a tentar enganar os sauditas. Ou quem estiver na disposição de ficar ali com os ordenados do Casemiro e do Rashford, que ganham sensivelmente 1M€/mês.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 39 minutos:

Não podes pedir máxima sinceridade numa pergunta que está construída de forma a que 99% das respostas vão ser para um lado. É que nem dá outra hipótese. 99% das pessoas aqui não te vão responder que achavam que o Amorim foi contratado para apresentar resultados imediatos nos primeiros 2 meses.

A pergunta não está fechada, embora pareça. Podes apresentar as alternativas que entenderes.

O que me parece estranho é haver tanta gente nesses 99% que sustenta que o Amorim está com a porta de saída aberta e ainda nem passaram 2 meses nem os objetivos de médio/longo prazo foram comprometidos.

Citação de Tibraco, há 31 minutos:

E uma coisa é ser avaliado na lógica de "implementar uma nova filosofia no clube a todos os níveis a ser avaliada a médio/longo prazo". Outra é perder 15 jogos seguidos e continuar a manter a confiança de todos.

Isso não é outra coisa. É exatamente a mesma coisa. Porque perder 15 jogos seguidos compromete os objetivos de médio/longo prazo.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho que o lugar do Rúben Amorim esteja em risco nos próximos meses, nem isso faria sentido. Mas também percebo quem argumenta que uma coisa é o treinador ter liberdade para ter um "ano 0" sem grande pressão de resultados imediatos, outra é ter o clube em 14º lugar e a regredir na qualidade das exibições.

Percebo, mas não concordo, porque ainda faltam 19 jogos e tudo muda muito rapidamente. Recordo-me vagamente que após a vitória contra o City estavam "todos" aqui a dizer que foi um momento à Alex Ferguson e a perspetivar um futuro muito feliz para o RA. Esse jogo foi há 2 semanas e 2 dias...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 9 minutos:

A pergunta não está fechada, embora pareça. Podes apresentar as alternativas que entenderes.

O que me parece estranho é haver tanta gente nesses 99% que sustenta que o Amorim está com a porta de saída aberta e ainda nem passaram 2 meses nem os objetivos de médio/longo prazo foram comprometidos.

Pode-me ter escapado algum comentário, mas não me recordo de ter lido algo do género. O que leio, ao qual tenho a mesma opinião (mesmo sabendo que isto é para "médio/longo prazo"), é que independentemente se tem jogadores para o seu "modelo" ou não, é que a equipa não é tão má como querem pintar para não se tirar algum sumo dali. Estamos a falar de 4 derrotas em 5 jogos para o campeonato em que três deles com 0 golos marcados, contra equipas que não estão ao mesmo nível. Mais perto da descida do que lugares da metade superior da tabela.

Se isto é sinonimo de andar já a pensar em despedimentos ? Claro que não, longe disso, como também não é andar com paninhos quentes sobre um mau começo,  porque é um mau começo. Então abre-se aqui uma caixa de pandora para qualquer despedimento, o "treinador não teve jogadores para o seu modelo". 

O meu ponto é tão simples quanto isto: independentemente se o Amorim tem ou não jogadores para o seu modelo, tem que mostrar adaptabilidade e arranjar soluções para o que tem atualmente. Para mim isso é o que faz os grandes treinadores, não é esconder-se atrás de desculpas (não digo que ele já ande, atenção). 

Eu confio no Amorim, acredito no potencial dele, estou positivo quanto ao futuro dele no United, mas ele é que tem de o mostrar.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 57 minutos:

Esse é que é o problema.

Eu entendo que o fórum deve ser um espaço, neste tipo de conversas, de análise e de avaliação. Análises baseadas em factos e opiniões fundamentadas. Avaliações sobre os resultados obtidos "no final do jogo". O meu objetivo não é acertar nem vejo grandes vantagens em arriscar cenários como se estivesse num site de apostas.

Tu entendes que é um exercício de adivinhação para no fim se perceber quem é que tinha razão ou estava errado. Tens todo o direito e legitimidade para o fazeres. E eu tenho todo o direito e legitimidade para contrapor esse tipo de abordagem.

No final da história continuamos ambos lindamente, sentados frente ao écran, a escrever aquilo que nos apetece e nos agrada mais.

É factual que o United vem de 4 derrotas consecutivas, 6 nos últimos 8 jogos, tendo ficado a zeros nos últimos 3, perante adversários, talvez à exceção do Newcastle, muitíssimo inferiores do ponto de vista individual.

É igualmente factual que este é o pior ciclo dos últimos largos anos e que a equipa está pior agora do que aquando da saída do Ten Hag. Não sou eu que o digo, é a própria tabela classificativa, novamente algo do mais factual que pode existir.

Perante isto, que análise ou avaliação tencionas fazer? Tudo isto é sustentado em números, resultados e no próprio nível exibicional que a equipa apresenta. É assim tão chocante extrapolar isto para o futuro?

O Ruben está longe de ser o principal responsável por esta hecatombe mas tb ele tem culpas no cartório. O simples facto do Mourinho ter sido o treinador mais bem sucedido no clube nos últimos anos já ajuda a explicar o momento que o United atravessa, a nível estrutural, mas a verdade é que esta amostra é demasiado má e não haverá "projeto" que lhe valha se as coisas não mudarem drasticamente a breve trecho.

Para o bem e para o mal continua a ser o United e ao contrário do que o Ruben diz o objetivo nunca pode ser lutar pela manutenção, mais um erro crasso de comunicação, a meu ver, ainda que o objetivo possa ser retirar pressão da equipa e tentar baixar as expetativas dos adeptos. O United é a 2ª maior marca do mundo, logo a seguir ao Real Madrid, logo esse tipo de discurso é impensável por mais realista que possa ser.

Voltando ao campo da análise, os dados que temos até hoje apontam no sentido do Ruben ser completamente obcecado pelo seu 3-4-3/3-5-2/3-4-2-1, não abdicando em momento algum desses princípios. Acho muito bem que seja um gajo de ideias bem vincadas mas quando as coisas não resultam talvez seja preferível dar o braço a torcer e procurar outros caminhos, até porque no futebol há inúmeras formas de atingir os objetivos.

Ainda há pouco dei o exemplo do Antonio Conte, tb ele um fã da defesa a 3. É praticamente o único modelo que conhece na sua carreira, bem sucedida diga-se de passagem, mas ao chegar a um projeto tb ele extremamente complexo como o do Napoli, teve a lucidez e a flexibilidade de se ajustar e testar coisas que nunca tinha feito na sua carreira. Com isto a equipa melhorou consideravelmente e hoje lidera a Série A.

Sim, o Ruben pegou na equipa numa fase crítica mas não se vislumbram quaisquer melhorias e a insistência, praticamente doentia, nas suas ideias, pode ser o seu pior inimigo. Se os jogadores não se sentem confortáveis neste sistema, porque não procurar dinâmicas que os deixem mais confortáveis? É que o United, ao contrário do que alguns por vezes dizem, não o contratou pelo seu magnífico 3-4-3 mas sim por acreditar que ele era versátil e competente o suficiente para dar uma nova vida ao clube. Se é para ser mais um gajo teimoso e agarrado às suas convicções, rápido perde a confiança de quem acreditou que podia ser o rosto da mudança.

Se podemos condenar o Miguel Cardoso por insistir sempre nos mesmos erros e fixar-se numa única forma de jogar, mesmo que os resultados demonstrem que aquele não é o caminho certo, porque não criticar o Ruben?

Compartilhar este post

Link para o post

O United foi buscar um gajo sabendo que ele usou sempre a mesma tatica desde que começou a treinar e que lhe trouxe sucesso mas agora que as coisas estão a correr mal é ele que tem que se adaptar e mudar aquilo que sabe fazer, e bem, e não os jogadores que têm que fazer o esforço para aprender a maneira dele jogar. Okay.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Longineu, há 7 minutos:

O United foi buscar um gajo sabendo que ele usou sempre a mesma tatica desde que começou a treinar e que lhe trouxe sucesso mas agora que as coisas estão a correr mal é ele que tem que se adaptar e mudar aquilo que sabe fazer, e bem, e não os jogadores que têm que fazer o esforço para aprender a maneira dele jogar. Okay.

E não é mudar de qualquer maneira. É mudar para um sistema em que eles estejam confortáveis. Aquele sistema que não funcionava e que levou ao despedimento do treinador anterior. O Rio Ferdinand já falou sobre isso.

Bom 2025 para todos. Fechei a loja por este ano.

• Like 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 1 minuto:

E não é mudar de qualquer maneira. É mudar para um sistema em que eles estejam confortáveis. Aquele sistema que não funcionava e que levou ao despedimento do treinador anterior. O Rio Ferdinand já falou sobre isso.

Bom ano para ti também!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Longineu, há 10 minutos:

Este argumento tinha tanta perna para andar. Mas não vale a pena continuar a bater nisto, a minha preocupação é que não se entre numa aspiral nos próximos tempos.

Citação de Descartes, Agora:

Pois, confundir a estrada da beira com a beira da estrada. 

Compartilhar este post

Link para o post

Ideia essa que teve 4 treinos com o plantel completo para a implementar. 

Acredito que neste início do ano terá mais alguns dado que até dia 16 tem 3 jogos, mais ou menos um por semana. A partir daí, com o regresso da Europa, a coisa volta a apertar nesse aspeto de jogos em poucos dias de intervalo.

Compartilhar este post

Link para o post

O melhor que lhe podia acontecer agora era sair da Europa para poder ter mais fôlego até...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Unclouded, há 39 minutos:

O melhor que lhe podia acontecer agora era sair da Europa para poder ter mais fôlego até...

Pelo menos à próxima fase passará sempre. Está com 12 pontos e a fronteira de eliminação está nos sete. Seria preciso uma catástrofe nestes dois jogos que faltam. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 18 minutos:

Pelo menos à próxima fase passará sempre. Está com 12 pontos e a fronteira de eliminação está nos sete. Seria preciso uma catástrofe nestes dois jogos que faltam. 

Sim, estou a falar nas fases a eliminar. Ele precisa de tempo. E ganhava tempo ao sair de uma prova que, vamos ser honestos, a jogar assim não ganham nem que a vaca tussa.

Compartilhar este post

Link para o post

Convinha era garantir o top 8, para saltar os play-offs. Depois em março lá se vê a coisa, e tendo em conta que é praticamente o único passaporte que lhes resta para a Champions, talvez se superem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 19 minutos:

Convinha era garantir o top 8, para saltar os play-offs. Depois em março lá se vê a coisa, e tendo em conta que é praticamente o único passaporte que lhes resta para a Champions, talvez se superem.

Isto pode parecer estúpido mas vejo um ano sem competições europeias como o ideal.

Se pelo caminho for eliminado precocemente por um mija na escada na Taça da Liga ainda mais condições tem para fazer um campeonato engraçado.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 7 horas:

Não concordo. Eu acho que mais um par de derrotas e isso começa a comprometer seriamente o longo prazo. Porque como treinador para teres sucesso a longo prazo tens de ter confiança dos teus jogadores no teu trabalho, e confiança dos jogadores nas suas próprias capacidades. Estamos a ficar perto do ponto em que essas coisas são seriamente comprometidas, são semeadas demasiadas dúvidas na cabeça dos jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Unclouded, há 8 horas:

Tal e qual como aconteceu aqui no Sporting 😛

Exato, foi eliminado precocemente na Liga Europa e passou a ter 1 jogo por semana quase sempre. Faz diferença.

Por outro lado percebo os méritos de se qualificar para a Champions: o que perde em tempo de treino ganha a dobrar em capital de confiança por parte dos adeptos e dos donos do clube. Contudo, o caminho até à final da Liga Europa será sinuoso e o Man Utd não me parece ter um coletivo mentalmente capaz de lá chegar. Depois de lá chegar sim, acho que seriam sempre os favoritos a ganhar.

Editado por Mica
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu percebo que o United tenha comprado uma ideia de jogo e que como tal o Amorim é obrigado a ser fiel ao seu sistema (algo que não lhe causa comichão nenhuma, bem pelo contrário). Não faria sentido depois do que o United gastou nele, de chegar agora a fim de dezembro e alterar para um 4-3-3 e aproveitar o que lá têm que estão habituados a esse sistema. O que ele tem de fazer é perceber dos jogadores que tem, quem é que poderá jogar no sistema 3-4-3 que ele tanto gosta. E a verdade é que neste momento se lhe dessem a escolher, só ficaria com 2/3 jogadores dos que lá têm. Não estamos com a janela de transferências aberta e mesmo que esteja, não terá dinheiro para ir ao mercado. Vai ser uma época penosa, e o Amorim vai ter de ser inteligente. 

E é aqui que tenho uma crítica a fazer neste jogo que vi com o Newcastle. O único momento em que teve perto de conseguir marcar um golo e entrar no jogo foi quando teve em campo um trio a meio campo composto por Eriksen, Casemiro e Mainoo mais livre a cair na esquerda mas sobretudo a ajudar o meio. E o que é que ele faz no bom momento da equipa? Volta ao 3-4-3 quando mete o Garnacho em campo e a equipa desaparece. Isto não é ser fiel ao sistema nem inteligente. 

Sem vitórias mesmo que a direção lhe meta um escudo os jogadores também não vão acreditar na mudança 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...