Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Luís Silvares

UEFA vai decidir o futuro do campeonato e do Europeu de futebol

Publicações recomendadas

Podiam aproveitar para dar um jeito no CNS e criar mais um escalão.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 3 horas:

Campeonatos.

-> Não descia ninguém em todos os escalões;
-> Subiam todos aqueles em posições de subida. No CPP não se jogariam play-offs;

-> Liga NOS 2020/21 com 20 equipas, sobem 2 e descem 4 diretamente para acerto de número;
-> Liga Pro 2020/21 com 24 equipas e duas hipóteses:

1. Uma Série com 24 equipas, descem 6;
2. Duas Séries de 12 equipas, sobe o Campeão e descem 3 de cada;

-> Acabar a Taça da Liga, pelo menos este ano.
-> Final da Taça de Portugal jogada em Julho ou Agosto (não seria a 1ª vez, já houve uma final Porto vs Benfica em Agosto)
-> Supertaça jogada pouco tempo depois disso (seriam os mesmos afinal de contas)

Parece-me uma ideia muito interessante, sim senhor, só tenho reservas quanto à justiça de subir administrativamente quem vai nesta altura à frente nos seus campeonatos. Por que razão sobe o Farense quando a distância para o Feirense é de apenas 6 pontos, sendo que estes vinham numa senda vitoriosa até à data? E se se beneficia quem vai à frente nas divisões inferiores, porque não aplicar a mesma lógica à liga principal e declarar um campeão? Volto a frisar, acho uma ideia bastante original, criativa e tudo mais, mas tenho dúvidas quanto à justeza de certas opções. 

Dito isto, nunca existirá a melhor opção mas sim a menos má. Ideal seria levar os campeonatos ao seu término, um cenário que parece estar, a esta altura, num horizonte longínquo. Anular a época seria, porventura, a decisão mais simples e que exigiria menos ajustes de calendário.

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente foreshadowing da NIKE em 2002 ao adivinhar como seriam resolvidas as Ligas em 2019/20

Ansioso para ver o encontro André Almeida, Chiquinho e Seferovic vs Manafá, Otávio e Marega ali num barco na foz do rio Tejo pela decisão do título da Liga NOS.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carmelo Anthony, há 47 minutos:

Parece-me uma ideia muito interessante, sim senhor, só tenho reservas quanto à justiça de subir administrativamente quem vai nesta altura à frente nos seus campeonatos. Por que razão sobe o Farense quando a distância para o Feirense é de apenas 6 pontos, sendo que estes vinham numa senda vitoriosa até à data? E se se beneficia quem vai à frente nas divisões inferiores, porque não aplicar a mesma lógica à liga principal e declarar um campeão? Volto a frisar, acho uma ideia bastante original, criativa e tudo mais, mas tenho dúvidas quanto à justeza de certas opções. 

Dito isto, nunca existirá a melhor opção mas sim a menos má. Ideal seria levar os campeonatos ao seu término, um cenário que parece estar, a esta altura, num horizonte longínquo. Anular a época seria, porventura, a decisão mais simples e que exigiria menos ajustes de calendário.

O problema é mesmo esse: não há uma solução boa, apenas a menos má.

Anula-se tudo e mantém-se as mesmas equipas para a próxima época: e um Aves que não jogou pão a época inteira, com salários em atraso de meses mantém-se por milagre na Liga NOS enquanto um Farense ou um Nacional cumpridor ficam com os gotos na Segundona.

Contam-se os resultados da 1ª Volta e anula-se os outros, como já vi por aí (não aqui no fórum): um Benfica que na segunda volta não jogou uma das Caldas é campeão e um Porto que fez uma grande recuperação fica a chuchar no dedo, fora equipas que estavam em zona de despromoção e entretanto no pouco que foi jogado saíram de lá.

Jogar o que resta no Verão é utópico, os jogadores vão sem ritmo e boa parte deles (os estrangeiros) se calhar já não estão cá. Há ainda a questão do mercado de transferências, fora a pausa para os jogadores descansarem.

No meio destas más opções resta anular descidas e subir quem estava em posição de subida, reconhecendo-se o mérito de quem estava no topo. É óbvio que há duas questões pertinentes: os que estavam afundados em zona de descida safam-se e os terceiros classificados sairão prejudicados. É lixado mas como já disse é a opção menos má, estamos numa situação onde não se pode agradar a gregos e troianos.

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post

Isto há situações muito complicadas, por exemplo a associação onde jogo, o formato de apuramento para a Série Açores é entre 3 equipas ( 1 da Terceira, 1 da Graciosa e 1 de São Jorge), caso terminasse como estava agora, como irão proceder a subida? Sendo que só pode subir uma equipa, por causa de apoios ( €€).

Minha opinião pessoal é que vai ser tudo cancelado e ficar como se esta época nunca tivesse sido jogada.

Editado por Activate

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Activate, há 1 hora:

Isto há situações muito complicadas, por exemplo a associação onde jogo, o formato de apuramento para a Série Açores é entre 3 equipas ( 1 da Terceira, 1 da Graciosa e 1 de São Jorge), caso terminasse como estava agora, como irão proceder a subida? Sendo que só pode subir uma equipa, por causa de apoios ( €€).

Minha opinião pessoal é que vai ser tudo cancelado e ficar como se esta época nunca tivesse sido jogada.

Subia a da Graciosa 🥳

Compartilhar este post

Link para o post

A ser tudo cancelado pelo menos que se pense numa compensação para os clubes, por exemplo uma percentagem da massa salarial anual. Imagino que já existam muitos dirigentes a passar noites em claro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Slade, há 26 minutos:

Subia a da Graciosa 🥳

Mais rapidamente metiam mais uma da Terceira, do que da Graciosa 😄 

Compartilhar este post

Link para o post

Cada vez mais acho que vai ser esse o caminho a seguir. Informa a SER que os clubes da Liga Espanhola consideram a nulidade do campeonato como o desfecho mais justo para a situação.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carmelo Anthony, há 3 horas:

Cada vez mais acho que vai ser esse o caminho a seguir. Informa a SER que os clubes da Liga Espanhola consideram a nulidade do campeonato como o desfecho mais justo para a situação.

Mas aí diz aplicar um promedio de pontos para o ano seguinte. Não é bem a mesma coisa, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

4139_bd67d835d6fc3f4a3493e5cfe6d33abc.pn

Estou com algumas dúvidas: a tradicional mentira do dia 1 de Abril é o fim da Taça da Liga, o Boxing Day Tuga ou o Doumbia valer 15M de euros? 🤔

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que hoje, várias associações têm reuniões entre os clubes representantes.
Sei que a de cá tem reunião por video-conferência, e disseram-me que não é a única associação com reunião.
A nível amador, principalmente, para futebol/futsal, deve-se saber alguma coisa hoje.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, Em 30/03/2020 at 17:58:

Estava a concordar com tudo até chegar à parte das equipas B. Bem estava a achar estranho estar a concordar com todos os pontos...

Já vi propostas piores.

O que não concordo é com subir apenas 1 clube de cada serie.

Citação de Lebohang, Em 31/03/2020 at 09:59:

Permitam-me dizer o que vai acontecer: a Liga vai deixar isto marinar o maior tempo possível para depois, em Junho ou Julho quando já não for possível adiar mais, tomar a pior decisão possível.

Os clubes lesados que estavam em posições de subida e no final ficam exatamente na mesma entram em tribunal contra a Liga e FPF, ganham e conseguem as mudanças lá no final da época 2024/25.

O normal portanto.

Citação de pedropb13, há 21 horas:

Juntam as 2 e passa a Megataça!

Que façam uma competição tipo mundial, todos os clubes a jogarem sem parar,  fazendo contas por alto dava despachar isto num mês, até podia ser no porto, uma vez que tem 2 estadios com excelentes condições, Bessa e Dragão, e ainda temos o D. Afonso Henriques e a Pedreira relativamente perto.

Concentravam as equipas todas de forma a evitar deslocações, contratavam um hospital particular de forma a tratar qualquer lesão que pudesse aparecer.

5 jogos por dia, com um dia de intervalo entre cada jornada, e siga.

A malta já esta a ressacar a falta de bola, não vai haver euro, por isso uma injecção de futebol destas satisfazia o pessoal.

O Benfica será provavelmente o clube que vai estar contra isto, uma vez que não ia ser facil por causa dos direitos televisivos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Diogo_CFB, Em 30/03/2020 at 17:55:

Clubes do CP propõem forma de terminar campeonatos nacionais e mais alterações

Um grupo de trabalho representativo dos clubes do Campeonato Portugal deu a conhecer, esta segunda-feira, uma proposta tendente à alteração dos quadros competitivos dos campeonatos nacionais – profissionais e amador –, face a um cenário de «forte possibilidade de não ser possível terminar» a presente temporada.

O objetivo, refere-se, é «salvaguardar o número mínimo de equipas prejudicadas por esta interrupção absolutamente imprevisível das competições», constituindo a proposta «uma base de trabalho» suscetível de ser alterada em «função dos pressupostos definidos pela Federação Portuguesa de Futebol. e Liga de Clubes, mediante a tutela de cada competição.»

A proposta para a Liga assenta nos seguintes pressupostos:

- Nenhuma equipa é despromovida à Liga 2 no final da presente época;

- São promovidas à Liga 2020/2021 as duas equipas melhor classificadas na Liga 2 2019/2020 à data da interrupção dos campeonatos;

Em 2020/2021, a primeira época deste novo quadro competitivo, seriam despromovidos à Liga 2 os quatro últimos classificados (17.º, 18.º, 19.º e 20.º), enquanto o 16.º classificado jogaria um play-off com uma equipa da Liga 2.

Já na temporada 2021/2022 seriam relegados à Liga 2 apenas os dois últimos classificados (17.º e 18.º) e o 16.º classificado disputaria um play-off com uma equipa da Liga 2.

No caso da Liga 2, os pressupostos são os seguintes:

- Nenhuma equipa é despromovida ao Campeonato de Portugal no final da presente época;

- São promovidas à Liga 2 2020/2021 as duas equipas melhor classificadas de cada uma das 4 séries do Campeonato de Portugal à data da interrupção das provas, perfazendo um total de 8 equipas;

- Serão convidadas a participar na Liga 2 2020/2021 todas as equipas “B” inscritas na Liga de Clubes à data da interrupção das provas;

- O campeonato da Liga 2 será constituído por 28 equipas divididas em duas séries de 14 equipas cada;

- Será usada a localização geográfica para a colocação das sociedades desportivas em cada série.

- Cada série deverá ser composta por três Sociedades desportivas “B”.

Nas épocas 2020/2021 e 2021/2022 o 1.º classificado de cada série sobe diretamente à Liga 2021/22; o último classificado de cada série desce de divisão, excluindo-se as equipas “B” em que neste caso passa para a equipa pior classificada que não seja equipa “B”; serão compostos 4 grupos a realizar após a conclusão da fase regular da Liga 22020/2021: Fase de promoção; Fase de manutenção da Zona Norte; Fase de manutenção da Zona Sul; Campeão das equipas “B”.

https://www.abola.pt/nnh/2020-03-30/futebol-clubes-do-cp-propoem-forma-de-terminar-campeonatos-nacionais-e-mais-alter/836849

Creio que em tempos propus algo semelhante para a 2ª Liga.

Os objectivos eram, reduzir custos com deslocações da maioria das equipas, acomodar as equipas B sem prejudicar desportivamente os outros clubes, e tornar a Taça da Liga mais apelativa.

Era qualquer coisa assim:

Duas séries de 12 ou 14 clubes cada, jogadas a duas voltas.

Desciam os 2 últimos de cada série, subia o campeão de cada série ou a equipa melhor classificada que não fosse equipa B. Os segundos classificados (excluindo equipas B) faziam um playoff para ver quem era o 3º promovido.

A taça da liga era dividida entre 1ª e 2ª liga. Na segunda liga, com fase de grupos para compensar a diminuição do número de jogos, o vencedor ganhava acesso a um playoff com o 15º classificado e se o vencesse tinha acesso à 1ª Liga no ano seguinte. Se o vencedor da Taça da Liga tivesse sido despromovido no campeonato, o playoff ficava sem efeito.

A taça da Liga da 1ª Liga ficava a ser jogada entre equipas da 1ª Liga, reduzindo o número de jogos antes da fase de grupos, que normalmente só dão chatices e prejuízos. Haveria um mecanismo de solidariedade para que parte das receitas da taça da liga da 1ª liga fossem distribuídas pela segunda liga.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de jmopborba, há 51 minutos:

Parece que hoje, várias associações têm reuniões entre os clubes representantes.
Sei que a de cá tem reunião por video-conferência, e disseram-me que não é a única associação com reunião.
A nível amador, principalmente, para futebol/futsal, deve-se saber alguma coisa hoje.

Terceira?

Compartilhar este post

Link para o post

Por mim jogavam-se todas as jornadas até ao final das competições, fosse em que datas fosse, sem sobrecargas de jogos. Por exemplo jogos em todos os fins-de-semana, e à quarta-feira a cada duas semanas. Nas quartas-feiras sem jogos domésticos disputar-se-iam as competições europeias. Em mês e meio ficava feito.

Isto porque vemos os dirigentes bastante preocupados com a manutenção das datas da UEFA para a próxima época, mas isso é um absurdo. O que se prevê é que no outono/inverno (datas da fase de grupos da Champions) surja uma nova vaga de COVID-19 que nos enviará a todos outra vez para casa durante algum tempo. Portanto está-se a tentar proteger até ao limite algo que já estará perdido, não faz sentido nenhum. Todas as datas da próxima época vão ter que ser novamente revistas após se perceber o real impacto do COVID-19 no próximo inverno.

O outro problema desta hipótese de solução seriam os contratos que terminam em junho. É uma questão delicada, mas que poderia ser resolvida caso a UEFA impedisse a reabertura do mercado de transferências até ao final dos campeonatos. Acho que qualquer jogador em final de contrato preferiria terminar a época em curso (e a receber salário) do que ficar alguns meses a olhar para a parede.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Activate, há 51 minutos:

Terceira?

Sim.
Parece que o que está em cima da mesa, e de modo a não prejudicar alguns clubes com "mais nome", que tudo fique na mesma. E esta proposta tem o dedo da Federação.
O clube de futsal onde sou adjunto foi o 2º classificado da fase regular e, como tal, será prejudicado se isto for em frente.
Existe uma equipa que fez 3 pontos. Nós fizemos 31. No fim, nós ficamos e eles ficam.

Que sentido é que isto faz?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de jmopborba, há 1 minuto:

Sim.
Parece que o que está em cima da mesa, e de modo a não prejudicar alguns clubes com "mais nome", que tudo fique na mesma. E esta proposta tem o dedo da Federação.
O clube de futsal onde sou adjunto foi o 2º classificado da fase regular e, como tal, será prejudicado se isto for em frente.
Existe uma equipa que fez 3 pontos. Nós fizemos 31. No fim, nós ficamos e eles ficam.

Que sentido é que isto faz?

Pois, então, estamos em sintonia a nivel de informação. Foi o que foi transmitido ao meu clube nos bastidores, que iria ficar tudo na mesma...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebo a parvoice do Proença vir a público dizer que tem por objetivo continuar as competições quando já tem a noção que isso dificilmente irá acontecer

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Activate, há 21 minutos:

Pois, então, estamos em sintonia a nivel de informação. Foi o que foi transmitido ao meu clube nos bastidores, que iria ficar tudo na mesma...

Outra coisa que está em cima da mesa: regresso da marca Açores ao futsal, e que seria entregue aos 2 melhores clubes (neste caso, Santa Clara e nós, GD Biscoitos).
Só isso é que nos fará aceitar esta medida porque é o único benefício que temos e, com isso, podemos fazer uma equipa competitiva.
Caso contrário, é gozar com a malta que trabalhou um ano inteiro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de jmopborba, Agora:

Outra coisa que está em cima da mesa: regresso da marca Açores ao futsal, e que seria entregue aos 2 melhores clubes (neste caso, Santa Clara e nós, GD Biscoitos).
Só isso é que nos fará aceitar esta medida porque é o único benefício que temos e, com isso, podemos fazer uma equipa competitiva.
Caso contrário, é gozar com a malta que trabalhou um ano inteiro.

Era isso que os dirigentes do meu clube estavam mais indignados, porque mesmo um clube amador, têm sempre gastos ,e "desfazer" uma época assim do nada, dá muita dó, após os gastos anuais...o que nos tinham falado era de alguma % que a FPF pudesse vir a disponibilizar as associações para ajudar nestes casos...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Activate, há 28 minutos:

Era isso que os dirigentes do meu clube estavam mais indignados, porque mesmo um clube amador, têm sempre gastos ,e "desfazer" uma época assim do nada, dá muita dó, após os gastos anuais...o que nos tinham falado era de alguma % que a FPF pudesse vir a disponibilizar as associações para ajudar nestes casos...

Acho que iam disponibilizar mecanismos de apoio com orçamento global de €1.000.000,00 a dividir consoante o apresentado por cada clube. Vale o que vale.
Mas mesmo assim, o que ajuda? Deveria ser pelo meritocracia e nunca por igualdade. Quem faz 31 pontos merece mais do que quem faz 3.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...