Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

[Liga NOS] Rio Ave 1-2 Benfica (RF)

Publicações recomendadas

Citação de Ibrahimovic_9, há 4 minutos:

Eu sou do tempo em que os laterais, antes de mais, deviam saber o que é defender. Mas estamos numa era em que aparece um miúdo qualquer que joga ali e "é um craque", portanto...

Tal como os centrais. A primeira característica que realçam é que "sabe construir", e no entanto tem lacunas defensivas. E olha, estamos no tópico certo para falar de um, Ferro. Não entendo o hype ao Ferro, mas é uma opinião pessoal minha.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ibrahimovic_9, há 25 minutos:

Eu sou do tempo em que os laterais, antes de mais, deviam saber o que é defender. Mas estamos numa era em que aparece um miúdo qualquer que joga ali e "é um craque", portanto...

Também podes ser do tempo em que os guarda-redes não precisavam de jogar com os pés ou controlar a profundidade, isso não significa nada Ibra. O jogo está em constante mudança, é mais que normal que hoje em dia as pessoas procurem certos tipos de características num lateral que antigamente não eram solicitadas.
Se me perguntares se quero ir jogar para a distrital, uma equipa do meio da tabela com um lateral que não entende o momento defensivo, digo-te de caras de que não.
Mas isso é porque já sei que a bola vai estar constantemente a entrar nas costas e é meio caminho andado para passar calafrios. Agora se for uma equipa que é top da divisão e vai ser para andar a jogar para cima dos outros, até um extremo poderia resultar.
Estamos aqui a divagar mas a questão do lateral saber defender está mais dependente da posição que a ocupa toma no momento defensivo que outra coisa, se resguarda os laterais ou não.
Eu não vejo dificuldades do ponto de vista da ação técnica dos princípios de defesa dos dois Tavares, sabem o que é uma contenção, sabem colocar os apoios, sabem que lado dar.
Vejo algumas dificuldades na perceção do momento defensivo enquanto um todo, principalmente na dificuldade dele em perceber quando deve acompanhar ou largar oposição, quando deve encostar ou encaminhar o adversário para as zonas de pressão.
Mas eu vejo isso em constante na linha defensiva do Benfica, jogue quem jogar lá, seja Rúben, Jardel, Grimaldo ou um miúdo e isto leva-me a crer que é um problema mais estrutural que outra coisa.

Agora se me perguntares se prefiro um lateral que defenda bem e ataque de forma mediana ou o contrário, vou preferir sempre a segunda opção.

Citação de Maffu, há 20 minutos:

Por acaso até acho que o movimento ofensivo do Benfica o está a prejudicar.

Ele defensivamente tem lacunas demasiado óbvias. Principalmente quando deixa espaço nas costas e não há maneira de o controlar, é demasiado evidente os lances que ele sai na marcação até ao meio-campo e deixa espaço nas costas para ser explorado. Pode ser opção táctica, por certo, mas muitas vezes é apanhado com o flanco desprotegido (também não ajuda a recuperação defensiva do Pizzi). Além de que, muitas vezes, vai demasiado à queima aos lances, sendo batido com relativa facilidade.

Ele, neste momento, não está preparado, na minha opinião, para ser titular. E mais, apenas se está a expor as suas debilidades e, com o mau momento, vai ficar bastante queimado. Principalmente quando a sua evolução a nível defensiva não tem sido aquela que se tem esperado.

E mesmo ofensivamente não o vejo com a qualidade que querem fazer dele. Acho que, além de um defesa central, a prioridade do Benfica teria de ser arranjar um lateral-direito.

Neste momento, não o vejo como titular. Dai dizer que, para o Benfica, neste momento, é curto.

O comportamento de que falas, curiosamente é uma constante na linha defensiva do Benfica, em qualquer um dos quatro. Ainda hoje houve um par de lances onde os centrais adotaram o mesmo comportamento. Saíram na marcação acompanhando o movimento do homem que estava a cair na sua zona, a única diferença para o Tavares é que tanto o Rúben como o Ferro viraram o adversário, constantemente e de forma desnecessária, convém dizer.
Portanto, se a linha defensiva se comporta toda da mesma forma, o problema estará mesmo nas características dos 4 jogadores ? Ou poderá ser um comportamento grupal adotado ?
Tendo em conta que os quatro atuam da mesma forma, eu inclinava-me para a segunda opção.

Citação de BrunoCardoso, há 19 minutos:

Tal como os centrais. A primeira característica que realçam é que "sabe construir", e no entanto tem lacunas defensivas. E olha, estamos no tópico certo para falar de um, Ferro. Não entendo o hype ao Ferro, mas é uma opinião pessoal minha.

O que é que é o saber defender, por exemplo nos centrais ?
É que eu hoje olhei para o jogo do Benfica e vê literalmente os mesmos erros em ambos dos centrais, por isso presumo que seja tudo mais parte daquilo que é treinado do que características especificas dos mesmos.

E essa característica realçada é tão importante como qualquer característica defensiva. Centrais que entendem bem o momento defensivo e passam a vida a esticar jogo existem aos pontapés, é só ir à distrital, já os que consigam ter o discernimento de ter uma bola nos pés sem dar dois trambolhões é diferente.
A bola é o elemento fundamental do jogo, é normal que se dê alguma primazia a quem não se importe de a ter.
Agora isso não implica que o Ferro seja a última bolacha do pacote, porque não é, até acho que o Benfica produz centrais como ele todos os anos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 11 minutos:

O que é que é o saber defender, por exemplo nos centrais ?
É que eu hoje olhei para o jogo do Benfica e vê literalmente os mesmos erros em ambos dos centrais, por isso presumo que seja tudo mais parte daquilo que é treinado do que características especificas dos mesmos.

Não falei do jogo de hoje, porque nem o vi todo. Desarme, cabeceamento, marcação, posicionamento, cob def, dobras, antecipação. São algumas das coisas que acho importantes num central. 

EDIT: @Pickle Rick acabei por ler depois a tua resposta ao Ibra e concordo com o que dizes-te. O futebol está em constante mudança, o que eu queria dizer é que não concordo quando se prioriza o jogo de construção, retirando importância ás características técnicas e tácticas defensivas. Vejo isso como um complemento, não como o principal.

Editado por BrunoCardoso

Compartilhar este post

Link para o post

O Tomás tem 18 anos e as lacunas que tem ainda podem ser facilmente corrigidas. Seria emprestar a um clube ali do meio da tabela e dar-lhe um anito

Compartilhar este post

Link para o post

Façam um favor a vocês próprios e vejam os últimos 20 segundos da flash interview do Carvalhal. 

Compartilhar este post

Link para o post

o TT e o nuno tavares precisam de ser emprestados a clubes da segunda liga. Jogar em terrenos dificeis, daqueles em que a bola nao pára quieta no chão para treinarem as receções de bola. Fazia-lhes muito bem sair do contexto benfica e ingressar num clube como o Penafiel ou assim, algo agressivo. São uns mimados, estando ali na zona de conforto, n ganham calo nenhum. 

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 1 hora:

Façam um favor a vocês próprios e vejam os últimos 20 segundos da flash interview do Carvalhal. 

Deixa-me adivinhar. Disse que não compactua com este circo e que se é assim vai-se embora?

Editado por ComiC

Compartilhar este post

Link para o post

Quer o Nuno quer o Tomás têm qualidade e potencial. O Nuno tem mais confiança que o Tomás, e mais andamento também. 

Agora, não estão preparados para este nível ainda e precisam de jogar com regularidade para crescerem e ganharem maturidade, do Tomás ando a dizer isto desde que ele começou a jogar. São jovens, precisam de minutos e vão errar muitas vezes, mas errar no Benfica várias vezes, especialmente para defesas, é a morte deles. Precisam de sair para jogar na primeira liga, ou vamos ter mais "Pedros Pereiras". 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ibrahimovic_9, há 9 horas:

Apesar de gostar dele no momento ofensivo, tenho de concordar.
Aliás, não deixa de ser curioso que, tirando Ruben Dias, todos os outros jogadores da cantera do Seixal que jogaram ontem têm imensas debilidades defensivas. Dá a sensação que na formação se preocupam com bem mais do que apenas defender. O que é bom...e é mau.

Citação de johan, há 1 hora:

o TT e o nuno tavares precisam de ser emprestados a clubes da segunda liga. Jogar em terrenos dificeis, daqueles em que a bola nao pára quieta no chão para treinarem as receções de bola. Fazia-lhes muito bem sair do contexto benfica e ingressar num clube como o Penafiel ou assim, algo agressivo. São uns mimados, estando ali na zona de conforto, n ganham calo nenhum. 

Segunda Liga?
Ambos têm qualidade para Primeira Liga.
Nem sei se precisam ser emprestados. Precisam é de jogar, e em contextos mais positivos e com organizações defensivas coletivas que tapem as suas falhas. E crescer com isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de jmopborba, Agora:

Apesar de gostar dele no momento ofensivo, tenho de concordar.
Aliás, não deixa de ser curioso que, tirando Ruben Dias, todos os outros jogadores da cantera do Seixal que jogaram ontem têm imensas debilidades defensivas. Dá a sensação que na formação se preocupam com bem mais do que apenas defender. O que é bom...e é mau.

É simplesmente o contexto que apanham na formação. 80 e tal % por jogos que fazem nas camadas jovens são jogos de sentido único e portanto acaba por ser normal que todos eles fiquem mais fortes a atacar do que a defender

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 4 minutos:

É simplesmente o contexto que apanham na formação. 80 e tal % por jogos que fazem nas camadas jovens são jogos de sentido único e portanto acaba por ser normal que todos eles fiquem mais fortes a atacar do que a defender

Exato, o que dizes faz o seu sentido. Só são realmente postos à prova nos derbis e nas competições europeias.
Mas o contexto de treino também pode ser trabalhado nesse sentido, incluindo momentos defensivos com condicionantes, inferioridades numéricas...

Por exemplo noto muito que qualquer um deles tem uma grande dificuldade nas coberturas, no posicionamento defensivo em espaços largos e no que fazer contra superioridades na ala. O Ferro, por exemplo, quando sai da zona central, perde-se sempre e raramente sabe o que fazer.

Claramente um problema de quem deve trabalhar em contexto de formação em espaços reduzidos durante 80% das vezes. O que é bom, e deve ser uma fatia maior sempre. Mas também é mau, porque não os faz trabalhar o posicionamento defensivo em campo inteiro e como proceder em diversos contextos.

O Ruben Dias teve sorte, andou durante muito tempo com malta que percebe da poda a jogar ao lado dele. Os outros coitados...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de jmopborba, Agora:

Exato, o que dizes faz o seu sentido. Só são realmente postos à prova nos derbis e nas competições europeias.
Mas o contexto de treino também pode ser trabalhado nesse sentido, incluindo momentos defensivos com condicionantes, inferioridades numéricas...

Por exemplo noto muito que qualquer um deles tem uma grande dificuldade nas coberturas, no posicionamento defensivo em espaços largos e no que fazer contra superioridades na ala. O Ferro, por exemplo, quando sai da zona central, perde-se sempre e raramente sabe o que fazer.

Claramente um problema de quem deve trabalhar em contexto de formação em espaços reduzidos durante 80% das vezes. O que é bom, e deve ser uma fatia maior sempre. Mas também é mau, porque não os faz trabalhar o posicionamento defensivo em campo inteiro e como proceder em diversos contextos.

O Ruben Dias teve sorte, andou durante muito tempo com malta que percebe da poda a jogar ao lado dele. Os outros coitados...

O "problema" é que eles andam durante toda a formação a ter mais competitividade em alguns treinos do que em jogos. E por muito que os treinos sejam bons nunca consegues replicar na prática o contexto do jogo e de apanhar adversários com real capacidade de fazer estragos.

Pegando no Benfica, por exemplo. Este ano tinham começado há pouco tempo as fases de apuramento campeão portanto durante 7 meses (a época praticamente toda) tiveram os seguintes resultados:

- Juniores: 26 jogos dos quais 22V + 4E com 84GM e 14GS (mais de 3 golos marcados por jogo e quase 1 sofrido a cada 2 jogos)

- Juvenis: 25 jogos dos quais 22V + 2E + 1D com 90GM e 15GS (4 golos marcados por jogo e mais uma vez quase 1 sofrido a cada 2 jogos)

- Iniciados: 25 jogos dos quais 19V + 5E + 1D com 100GM e 19GS (4 golos marcados por jogo e praticamente 1 golo sofrido por jogo)

O contexto da formação dos 3 grandes prepara os jogadores durante grande parte da época para o ataque porque é aí que passam grande parte do tempo. A defender são em 99% dos casos mais fortes fisicamente e portanto nem é preciso ter uma grande vocação defensiva porque os adversários raramente vão ser capazes de criar perigo. O Benfica já tenta ultrapassar isto metendo uma boa parte dos juniores a jogar nos sub23 porque têm a noção que, nas outras camadas jovens, a competição para eles começa a partir de Março ou Abril nas fases de campeão.

Será talvez por isso que nos últimos anos a formação dos três grandes tenha sido (salvo raras excepções) muito fraca no que toca a centrais ou laterais "defensivos". Antigamente com pelados a coisa funcionava de outra forma, agora sendo tudo sintético ou relvado natural basta ser maior e mais forte que os adversários em grande parte das vezes

• Like 5
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 4 horas:

20 segundos de "não quero falar sobre isso" ❤️

Nem sei por onde começar a falar sobre o jogo de ontem, entre as escolhas para o 11 (na defesa de ontem, e AGORA, só o Ruben é que tem qualidade para jogar no Benfica), o futebol que se jogou, as substituições e o seu timing, venha o diabo e escolha. Ganhou-se o jogo sem saber bem como. Espero bem que isto sirva para acordar a equipa, pelo menos.

Em relação ao Godinho, o cartão amarelo ao Musrati na primeira parte é algo exagerado, mas de resto até demonstrou ter tomates, nomeadamente para anular aquele golo ao Benfica. Não me escandalizava nada se fosse marcado penalti no lance do Ferro, mas é daquelas decisões difíceis. E para quem pediu falta no golo do Rio Ave só olhou para as mãos do Dyego, não?

Compartilhar este post

Link para o post

O 1º amarelo ao Al Musrati não terá sido por palavras? Tenho ideia de ainda ter passado um bom bocado entre a falta ser assinalada e o momento em que ele leva amarelo. Aliás, ele até já estava a formar barreira nessa altura.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de migalhasn1, há 4 minutos:

O 1º amarelo ao Al Musrati não terá sido por palavras? Tenho ideia de ainda ter passado um bom bocado entre a falta ser assinalada e o momento em que ele leva amarelo. Aliás, ele até já estava a formar barreira nessa altura.

Acho que foi porque o árbitro primeiro deu o amarelo a outro jogador e depois corrigiu. De qualquer maneira não me parece que tenha havido falta.

Editado por Lleyton

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ibrahimovic_9, há 11 horas:

Isso é um problema no Benfica actual, parece-me. Depois do Félix e do Ruben Dias, qualquer puto é craque, mesmo que não seja. E se alguém disser que não é, ui ui... O Ferro é um óptimo exemplo disso.

Btw, circula na net uma teoria da conspiração de que o Nuno Santos combinou a expulsão com o Lage:

O futebol é mesmo uma m*rda neste país, e a culpa é dos adeptos.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Não vi o jogo, para vocês quem foi o melhor e o pior do Benfica? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de johan, há 4 horas:

Tão de acordo!

Citação de Simeone, há 3 minutos:

Ridículo. 

O futebol devia acabar! Não era a m*rda de campeonato que temos em si... era o futebol! Cada vez tenho mais nojo deste desporto!

Compartilhar este post

Link para o post

Acho lindo que o Fernando Madureira peça para prender alguém. Há coisas que nem escritas seriam tão boas

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post

O Nuno Santos estava a jogar de crl só pra disfarçar a expulsar. 

Que nojo de gente 

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...