me_and_no_more_ Publicado 6 Janeiro 2021 (editado) Citação de Pedro_Y2J, há 14 minutos: Por mim estou all in nessa teoria, se significar que o Vieira fica a prémio. O plantel não é fraco mas tem claras lacunas para o sistema de jogo que o JJ usa, especialmente no meio-campo. Ou a direcção não lhe dá o tipo de jogador que ele quer para a posição 6 e 8, ou o JJ é anjinho ao pensar que conseguirá fazer aquele meio-campo funcionar com os jogadores que tem. Parece-me que é a 1ª opção, não há graveto para mais reforços. Weigl, Gabriel, Taarabt, Pizzi, Chiquinho ou Samaris não chegam para jogar um bom futebol pelo menos no campeonato português? Ele que os meta a jogar, que treine. Até parece que para jogar a 6 é preciso ser-se um génio, principalmente o 6 do Jesus que ofensivamente tem poucas funções. Até podíamos começar por aí: porque é que o nosso 6 joga diferente dependendo do jogador que lá está? Porque é que o Gabriel desce no meio dos centrais na construção e o Weigl fica a fazer um triângulo? Porque é que o Gabriel pressiona em cima e o Weigl faz contenção? Porque é que Gabriel tenta passes longos e o Weigl aposta principalmente no curto? Não estamos a falar de fazer um remate de 30m, isso é algo que só alguns jogadores têm capacidade de fazer. Agora, estar no sítio e fazer o que o treinador quer é apenas uma questão de treino e concentração. Ou andamos a treinar os nossos 6 de formas diferentes (o que até explicava muita coisa) ou então o Jesus não consegue implementar uma das coisas tácticas mais simples do jogo. Editado 6 Janeiro 2021 por me_and_no_more_ Compartilhar este post Link para o post
.Aimar Publicado 6 Janeiro 2021 Citação de me_and_no_more_, há 12 minutos: Weigl, Gabriel, Taarabt, Pizzi, Chiquinho ou Samaris não chegam para jogar um bom futebol pelo menos no campeonato português? Ele que os meta a jogar, que treine. Até parece que para jogar a 6 é preciso ser-se um génio, principalmente o 6 do Jesus que ofensivamente tem poucas funções. Até podíamos começar por aí: porque é que o nosso 6 joga diferente dependendo do jogador que lá está? Porque é que o Gabriel desce no meio dos centrais na construção e o Weigl fica a fazer um triângulo? Porque é que o Gabriel pressiona em cima e o Weigl faz contenção? Não estamos a falar de fazer um remate de 30m, isso é algo que só alguns jogadores têm capacidade de fazer. Agora, estar no sítio que o treinador quer é apenas uma questão de treino e concentração. Ou andamos a treinar os nossos 6 de formas diferentes (o que até explicava muita coisa) ou então o Jesus não consegue implementar uma das coisas tácticas mais simples do jogo. Tens médios suficientes para jogar um bom futebol, mas não para a forma de jogar do JJ. Já se sabe que o Jesus não vai mudar a sua forma de jogar por causa disso. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 6 Janeiro 2021 Ainda assim tens o melhor plantel em PT e jogadores de grande qualidade. Que vão acabar por sair desvalorizados e queimados. Teres um titular da selecção brasileira e fazeres dele um cepo ou teres um internacional alemão, constantemente convocado, que jogo após jogo está pior. O plantel não é desculpa. Tem muita qualidade. Compartilhar este post Link para o post
.Aimar Publicado 6 Janeiro 2021 Citação de Almeno, há 13 minutos: Ainda assim tens o melhor plantel em PT e jogadores de grande qualidade. Que vão acabar por sair desvalorizados e queimados. Teres um titular da selecção brasileira e fazeres dele um cepo ou teres um internacional alemão, constantemente convocado, que jogo após jogo está pior. O plantel não é desculpa. Tem muita qualidade. Não é desculpa para o mau futebol praticado, mas também não isenta a direcção de culpa. Pode-se questionar neste momento se o plantel que o JJ tem se enquadra nas ideias de jogo dele. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 6 Janeiro 2021 A cena é que se enquadra. O único ponto em que não vai ao encontro da ideia dele é no meio campo. O Weigl não é um trator e não temos nenhum 8 box-to-box que ligue a equipa. Neste aspeto, tanto é culpa da direcção como é dele. Mas não retira qualidade ao plantel. Compartilhar este post Link para o post
.Aimar Publicado 6 Janeiro 2021 Citação de Almeno, há 4 minutos: A cena é que se enquadra. O único ponto em que não vai ao encontro da ideia dele é no meio campo. O Weigl não é um trator e não temos nenhum 8 box-to-box que ligue a equipa. Neste aspeto, tanto é culpa da direcção como é dele. Mas não retira qualidade ao plantel. Os problemas mais graves estão no meio-campo, mas podemos esticar ainda mais o tema... Centrais lentos (pelo menos os que contam lol), o Gilberto dá pouca profundidade ao jogo, etc. Está longe de ser um mau plantel e o principal responsável é o JJ, mas quando decidiram trazer o mestre da tática e começaram a arranjar-lhe uns brinquedos, esqueceram-se que em boa parte o modelo de jogo do Jesus só funciona com jogadores com características bastante específicas e que não temos - Trator, Box to Box, laterais com bastante propensão ofensiva, etc. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 6 Janeiro 2021 Isso é culpa do treinador. A parte dos centrais dou de barato. É conhecido que o JJ queria o Semedo e recebeu um Otamendi e um Todibo f*dido da cabeça. Ainda assim, um Otamendi não é mau de todo (olhando sem a clubite), tem só o problema de jogar ao lado do Jan, ficamos com uma dupla de centrais forte, mas permeável ao mesmo tempo, um pouco lenta e que comunica mal entre os dois. No meio-campo não vale a pena falar, é certo que nenhum dos dois elementos que mais jogam, ou outros no plantel, tem as características que o JJ adora, mas temos opções de qualidade, especialmente para 6. O Weigl tem imensa qualidade, mas não é um trator. O Samaris é um trator, mas não tem a qualidade do alemão e precisa de muitos minutos para obter um bom rendimento. O Gabriel tem qualidade, até acima da média, mas está numa fase miserável e não é um trator. Nenhum destes é um 8 e é um desperdício colocar o alemão neste lugar, ou mesmo o Gabriel, perdem imensa qualidade nestas funções. A 8 não tens ninguém, aqui a culpa não reside no treinador, pelo menos na sua totalidade, o JJ queria o Gerson, mas o Gerson era muito caro. Só tinham que procurar uma alternativa, nem que fosse por empréstimo. Para termos um meio campo em condições com o JJ precisamos sempre de um jogador com estas características, um Enzo, um Witsel, um João Mário, ou mesmo um Amorim ou André Gomes. Só temos um Adel, um Chiquinho, ou quanto muito o Pizzi. Sim, aqui temos um problema grave de construção de plantel, provavelmente o único problema grave deste tipo. Agora relativamente ao resto? Culpa do treinador. O Gilberto não dá profundidade ao corredor? Não é do jogador, é tactico. Basta ver que do outro lado, também não tens profundidade. O Grimaldo passa largos momentos do jogo desaparecido, tal como acontece com o Nuno Tavares. O mesmo acontece do lado direito com o Diogo. Nesta fase, o JJ não deixa os laterais subirem tanto como deixava antes e pede que eles estejam mais por dentro, isto é mais notório com o Nuno em campo, que o JJ passa o tempo quase todo a berrar com ele. Já não vemos as subidas loucas dos laterais que eram habituais com ele, ver Maxi ou Fábio/Siqueira, que muitas vezes resultavam em golos dos mesmos. Agora é raro vermos os laterais passarem nas costas dos extremos. Por falar em extremos, estes não atacam a profundidade, ou raramente o fazem. O Everton faz sempre o mesmo movimento de vir para dentro, procura zonas interiores, e se no início poderia ser por ele ser destro, o facto é que não é por esse motivo. 99% das ações do brasileiro são a vir para dentro, tentar a finta e perder a bola ou passar para trás. Curiosamente, vemos (cada vez mais) o mesmo no lado direito, quer seja o Pizzi, o Rafa ou o Pedrinho no lugar, procuram sempre o jogo interior, raramente atacam com extremos ou atacam a profundidade. Se a dada altura, o jogo do Benfica era ir à linha e cruzar, agora é raro fazermos uma jogada destas. Para não falar que no meio, já temos o Luca, que desaparece do jogo face à quantidade de jogadores que temos neste espaço, por vezes chega a ser Everton, Adel, Pizzi/Rafa, Luca e Darwin, todos encafuados no mesmo espaço, sem linhas de passe, o que obriga sempre a jogar para trás. Muitas vezes não existem espaços, não pelos adversários povoarem esta zona do campo, mas porque nós temos imensos jogadores a ocuparem os mesmos espaço. Juntando as duas coisas, puff, adeus Benfica, não passamos dos passes entre os centrais e o Weigl. Para piorar esta situação, os 2 jogadores que mais linhas quebram e que causam desequilíbrios, são dois jogadores altamente inconstantes e que falham muito no último passe ou na tomada de decisão, partindo a equipa e originando contra ataques. Voltando à situação dos extremos, nos Açores existiu um lance gritante desta situação na segunda parte. O Diogo recebe a bola e à sua frente não existe ninguém, ele está a entrar no meio campo defensivo do Santa Clara e em linha recta até à linha de fundo não existe um único jogador de nenhuma equipa. Fica com duas opções. Arranca com a bola e tenta ir até à linha, correndo o risco de perder a bola, até porque ele não é muito rápido, e de descompensar a equipa, ou procurar um colega, neste caso o Rafa. Onde está o Rafa? Está metido por dentro, com 2 adversários em cima e a pedir a bola, o DG faz sinal para o espaço e o Rafa não se mexeu, entretanto cai um adversário no DG que é forçado a vir para dentro, em direcção do Rafa, que se tem de desviar no Diogo. É ridículo. Isto não são situações casuais do jogo, 99% das ações dos jogadores do Benfica, quer a atacar, quer a defender, não são aleatórias ou casuais. O que nós vemos em campo é o que eles fazem nos treinos. Com bola, sem bola, a atacar, a defender, bolas paradas, tudo o que vemos no campo é uma réplica do que eles fazem no Seixal e aqui é só culpa do treinador. De um treinador apático, que vê a equipa sem produzir jogadas jogos atrás de jogos e que diz que jogaram bem. De um treinador que sabe que o plano A, este plano, não funciona e que todas as equipas sabem como o bloquear, especialmente se tiverem qualidade e agressividade, e insiste no plano A. Porque não tem plano B. Neste aspeto, a desculpa das características dos jogadores do meio campo (que é uma realidade) não pega. Mas isto é só a minha opinião, que conta pouco porque não sou expert da matéria, não trabalho com ele(s) e não vejo o que se passa no Seixal, é apenas a minha visão de 6 meses de futebol horrendo do Benfica. 4 2 Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 6 Janeiro 2021 (editado) Não, o principal responsável não é o JJ. O principal responsável é aquele que decide “torrar” dinheiro à descascada, em gajos que não sabia se contavam para o novo treinador, como o Pedrinho. A “estrutura” simplesmente não existe. Não se contrata com qualquer critério, e esta situação dos centrais demonstra precisamente isso. Onde já se viu um clube grande como o Benfica, em 4/5 meses, ter jogado com 5 centrais diferentes, e que vai a caminho do 6o? Ou contar com gajos como o Taraabt para box to box? Ou não conseguir se ver livre de “pesos mortos” como o Ferreyra, o Cervi e o Chiquinho? Emprestar jogadores como o Jota e Tomás Tavares, onde não jogam? Ou emprestar o melhor marcador do campeonato para ir comer banco no Spurs? A culpa é 80% da estrutura e 20% do JJ. A estrutura por não ser capaz de conseguir resolver problema algum dos inúmeros que tem no plantel, por dar um plantel completamente descompensado ao JJ, por fazer alterações estruturais a meio das vindimas (saída o Tiago Pinto, entrada do Luisão, futebol nas mãos do Orelhas). O JJ tem culpa por não conseguir meter o que lhe dão a jogar à bola, não conseguir demonstrar sinais de mudança e dar “garra” ao plantel. Editado 6 Janeiro 2021 por HIM Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 6 Janeiro 2021 Pegares no Pedrinho é um erro. O Pedrinho é jogador do Benfica desde Fevereiro de 2020 e já estava a ser negociado desde 2019. E tudo o resto estás certo, mas eu apenas me estou a referir ao rendimento que a equipa tem. A equipa ter o rendimento que tem, apenas tem um culpado. E é o treinador. Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 6 Janeiro 2021 Citação de Almeno, há 10 minutos: Pegares no Pedrinho é um erro. O Pedrinho é jogador do Benfica desde Fevereiro de 2020 e já estava a ser negociado desde 2019. E tudo o resto estás certo, mas eu apenas me estou a referir ao rendimento que a equipa tem. A equipa ter o rendimento que tem, apenas tem um culpado. E é o treinador. Aquilo era resposta ao Pedrocas 😁 Por acaso pensei que o acerto tivesse sido feito em Março, precisamente na altura em que o Vieira já andava a falar com o JJ para voltar. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 6 Janeiro 2021 (editado) Aqui que ninguém nos ouve, a melhor coisa (ou a pior, para mim que sou portista) que o Benfica podia fazer neste mercado era empandeirar o Pizzi para a Sibéria. Editado 6 Janeiro 2021 por Tio Hans 2 Compartilhar este post Link para o post
Casual 1904 Publicado 6 Janeiro 2021 Isso já eu digo há muito, ele e o AA. 2 Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 6 Janeiro 2021 A minha opinião sobre o Pizzi alterou bastante nos últimos meses... tudo bem que tenho ainda um ódio de morte pelo gajo, mas tem sido o nosso abono... novamente. Posto isto, se calhar tem sido o nosso abono por minar o balneário todo. @Tio Hansacho que tens alguma coisa aí presa para dizer. Faz essa vontade ao pessoal e diz o que sabes. 👀 Compartilhar este post Link para o post
.Aimar Publicado 6 Janeiro 2021 Citação de Almeno, há 1 hora: Agora relativamente ao resto? Culpa do treinador. O Gilberto não dá profundidade ao corredor? Não é do jogador, é tactico. Basta ver que do outro lado, também não tens profundidade. O Grimaldo passa largos momentos do jogo desaparecido, tal como acontece com o Nuno Tavares. O mesmo acontece do lado direito com o Diogo. Nesta fase, o JJ não deixa os laterais subirem tanto como deixava antes e pede que eles estejam mais por dentro, isto é mais notório com o Nuno em campo, que o JJ passa o tempo quase todo a berrar com ele. Já não vemos as subidas loucas dos laterais que eram habituais com ele, ver Maxi ou Fábio/Siqueira, que muitas vezes resultavam em golos dos mesmos. Agora é raro vermos os laterais passarem nas costas dos extremos. Excelente análise @Almeno. Relativamente ao tema laterais, o facto de estes não darem tanta profundidade deve-se em parte ao facto do meio-campo não dar segurança na recuperação de bola. O JJ prefere ter os laterais a fechar ao meio, do que perder a bola e a equipa estar completamente partida, uma vez mais porque não tens os tratores no meio-campo. Compartilhar este post Link para o post
Boitswana Publicado 6 Janeiro 2021 Citação de Tio Hans, há 18 minutos: Aqui que ninguém nos ouve, a melhor coisa (ou a pior, para mim que sou portista) que o Benfica podia fazer neste era empandeirar o Pizzi para a Sibéria. Não consigo concordar. Pode-se não gostar do estilo e ser um dos principais ódios de estimação para uma grande franja de adeptos, mas tal como o Marega, no Porto, tem uma preponderância do crl na equipa. Sim, têm jogos mal conseguidos mas os números não mentem - o Pizzi, sendo médio, tem uma média de 22,5 golos marcados nas últimas 2 épocas. Este ano já leva 10! Sim, muitos são de penálti, e então? Acho que também contam, não é só para o Bruno Fernandes que são válidos... *Já me estou a preparar psicologicamente para o bombardeamento de que vou ser alvo. 🤣 2 Compartilhar este post Link para o post
.Aimar Publicado 6 Janeiro 2021 Noutras notícias: A grandiosidade do Benfica amplifica tudo, do mais eloquente feito ao simples deslize. É um delicado equilíbrio entre a exaltação e a depressão o universo em que qualquer benfiquista se movimenta. O empate nos Açores, diante do Santa Clara, gerou sondagens, radiografias, debates e programas especiais no panorama mediático nacional. Exagero? Não, não vamos por aí. A dimensão do Benfica expressa-se também nestes momentos, em que um mero resultado abaixo das expectativas implica um desabar de críticas e o raiar de inúmeras questões de fundo. Vamos a factos, olhando com frieza e racionalidade, nunca descurando a paixão que nos move neste clube. O Benfica está nas quatro competições que tem ambição de vencer esta época com total possibilidade de cumprir o desígnio a que se propôs. As exibições não têm correspondido àquilo que são as expectativas e exigências dos seus adeptos? Admita-se que não! Mas qual é a equipa que em tempos de pandemia, sem a intensidade, a adrenalina e o calor do público, tem maravilhado nos relvados dessa Europa fora? Há questões inequívocas que devemos ter presentes: o Benfica tem um excelente plantel, com diversos e reputados internacionais; o Benfica tem um treinador com um dos melhores currículos do Mundo. Essas são premissas inquestionáveis. Se ao vazio dos estádios – sim, o Benfica é, comprovadamente, o clube que mais força perde com a ausência dos adeptos – somarmos o calendário diabólico dos últimos meses, a paragem para as seleções, as lesões e os sucessivos casos de Covid, temos de admitir que a natural progressão do modelo de jogo, que tão atraente se mostrou logo de início, acabou por ser influenciada. Até porque, tal como retratava muito bem um excelente debate ontem na BTV, não é apenas a ausência de jogadores a consequência principal dos casos de Covid: todas as dinâmicas de grupo, a recuperação e o regresso dos atletas aos seus níveis físicos habituais são afetados. Sem desculpas, com a exigência e a ambição que sempre caracterizam o Benfica, com uma liderança que é exercida diariamente e não propalada externamente, acreditamos que, juntos, vamos ultrapassar todas as condicionantes e regressar às vitórias já depois de amanhã. E almejar os objetivos a que nos propomos. Como um dia uma grande referência política internacional expressou, na vida os que triunfam não são os que nunca caem, mas aqueles que sabem reerguer-se. https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/news-benfica/2021/01/06?utm_source=slb-site&utm_medium=notificacao&utm_campaign=2021-01-06--NEWS-BENFICA Compartilhar este post Link para o post
La Flame Publicado 6 Janeiro 2021 Citação de HIM, há 15 minutos: A minha opinião sobre o Pizzi alterou bastante nos últimos meses... tudo bem que tenho ainda um ódio de morte pelo gajo, mas tem sido o nosso abono... novamente. Posto isto, se calhar tem sido o nosso abono por minar o balneário todo. @Tio Hansacho que tens alguma coisa aí presa para dizer. Faz essa vontade ao pessoal e diz o que sabes. 👀 Nem quero imaginar como era antes 😄 Compartilhar este post Link para o post
Bumblefoot Publicado 6 Janeiro 2021 Citação de TariboWest, há 2 minutos: Não consigo concordar. Pode-se não gostar do estilo e ser um dos principais ódios de estimação para uma grande franja de adeptos, mas tal como o Marega, no Porto, tem uma preponderância do crl na equipa. Sim, têm jogos mal conseguidos mas os números não mentem - o Pizzi, sendo médio, tem uma média de 22,5 golos marcados nas últimas 2 épocas. Este ano já leva 10! Sim, muitos são de penálti, e então? Acho que também contam, não é só para o Bruno Fernandes que são válidos... *Já me estou a preparar psicologicamente para o bombardeamento de que vou ser alvo. 🤣 Não me parece que seja pelo rendimento desportivo dele. Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 6 Janeiro 2021 Citação de La Flame, há 1 minuto: Nem quero imaginar como era antes 😄 Pergunta ao @IlidioMA 😂 Compartilhar este post Link para o post
Boitswana Publicado 6 Janeiro 2021 Citação de Bumblefoot, há 1 minuto: Não me parece que seja pelo rendimento desportivo dele. Certo, mas isso já são outros 500. Eu estava-me a referir única e exclusivamente ao seu rendimento desportivo. Tudo o que envolva o balneário passa-me ao lado porque não tenho informação suficiente para fazer juízos de valor... Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 6 Janeiro 2021 Citação de Pedro_Y2J, há 3 minutos: Noutras notícias: A grandiosidade do Benfica amplifica tudo, do mais eloquente feito ao simples deslize. É um delicado equilíbrio entre a exaltação e a depressão o universo em que qualquer benfiquista se movimenta. O empate nos Açores, diante do Santa Clara, gerou sondagens, radiografias, debates e programas especiais no panorama mediático nacional. Exagero? Não, não vamos por aí. A dimensão do Benfica expressa-se também nestes momentos, em que um mero resultado abaixo das expectativas implica um desabar de críticas e o raiar de inúmeras questões de fundo. Vamos a factos, olhando com frieza e racionalidade, nunca descurando a paixão que nos move neste clube. O Benfica está nas quatro competições que tem ambição de vencer esta época com total possibilidade de cumprir o desígnio a que se propôs. As exibições não têm correspondido àquilo que são as expectativas e exigências dos seus adeptos? Admita-se que não! Mas qual é a equipa que em tempos de pandemia, sem a intensidade, a adrenalina e o calor do público, tem maravilhado nos relvados dessa Europa fora? Há questões inequívocas que devemos ter presentes: o Benfica tem um excelente plantel, com diversos e reputados internacionais; o Benfica tem um treinador com um dos melhores currículos do Mundo. Essas são premissas inquestionáveis. Se ao vazio dos estádios – sim, o Benfica é, comprovadamente, o clube que mais força perde com a ausência dos adeptos – somarmos o calendário diabólico dos últimos meses, a paragem para as seleções, as lesões e os sucessivos casos de Covid, temos de admitir que a natural progressão do modelo de jogo, que tão atraente se mostrou logo de início, acabou por ser influenciada. Até porque, tal como retratava muito bem um excelente debate ontem na BTV, não é apenas a ausência de jogadores a consequência principal dos casos de Covid: todas as dinâmicas de grupo, a recuperação e o regresso dos atletas aos seus níveis físicos habituais são afetados. Sem desculpas, com a exigência e a ambição que sempre caracterizam o Benfica, com uma liderança que é exercida diariamente e não propalada externamente, acreditamos que, juntos, vamos ultrapassar todas as condicionantes e regressar às vitórias já depois de amanhã. E almejar os objetivos a que nos propomos. Como um dia uma grande referência política internacional expressou, na vida os que triunfam não são os que nunca caem, mas aqueles que sabem reerguer-se. https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/news-benfica/2021/01/06?utm_source=slb-site&utm_medium=notificacao&utm_campaign=2021-01-06--NEWS-BENFICA O Pedro Guerra tomou conta do lugar do Marinho? “Um mau resultado nos Açores” 🤣🤣🤣 No dia em que estes m*rda forem todos corridos a pontapé do Benfica, serei um homem feliz. Esta propaganda é digna de uma Coreia do Norte... Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 6 Janeiro 2021 Citação de Pedro_Y2J, há 10 minutos: Excelente análise @Almeno. Relativamente ao tema laterais, o facto de estes não darem tanta profundidade deve-se em parte ao facto do meio-campo não dar segurança na recuperação de bola. O JJ prefere ter os laterais a fechar ao meio, do que perder a bola e a equipa estar completamente partida, uma vez mais porque não tens os tratores no meio-campo. Também me parece ser evidente, mas acaba por matar a equipa. Tens demasiada gente a ocupar o mesmo espaço, depois não consegues desenvolver mais do que aquilo que vemos. Por isso é que tens um Darwin a queixar-se, é gente a mais ali. Depois, curiosamente, não ajudam a atacar, nem a defender, estão por vezes mal posicionados (muito o Nuno Tavares) e mamamos golos em contra ataques. 1 Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 6 Janeiro 2021 Escrevem um paragrafo inteiro com desculpas para a situação atual e começam o paragrafo seguinte com "Sem desculpas..." Isto só visto. Compartilhar este post Link para o post
me_and_no_more_ Publicado 6 Janeiro 2021 (editado) O que me faz mais confusão nesta discussão à volta do JJ é referirem afincadamente que ele não tem os jogadores certos para o seu modelo e que precisa deles porque não abdica da sua forma de jogar. No entanto, o que se viu nestes meses é que não existe modelo nenhum. Não há uma jogada clássica deste Benfica, não há uma triangulação que seja tentada recorrentemente ao longo do jogo. É tudo na base do improviso, os jogadores recebem a bola, levantam a cabeça e decidem. Isso não é ter modelo, não é ter nada. Numa equipa oleada e bem treinada, há jogadas que são feitas sem pensar, sem olhar, são completamente mecânicas e o Benfica não tem nada disso. O mais próximo que temos disso são as triangulações do Pizzi com o Rafa e essas não vêm deste ano. Até a um nível amador, o envolvimento entre o lateral, extremo e médio que permite muitas vezes ganhar a linha de fundo é treinado e acontece em campo. Edit: dou de borla uma jogada que até se tem visto: o aparecimento do Darwin nas costas da defesa descaído para uma das alas e a fazer o cruzamento rasteiro para a área. Essa jogada temos visto muitas vezes mas até acho que tem mais a ver com as características do Darwin do que propriamente com treino. Edit2: dou também um exemplo de uma coisa que tem acontecido recorrentemente. Dois homens na ala, um com bola e outro pronto a desmarcar-se para ganhar a linha de fundo. O timing do passe é horrível uma grande parte das vezes. Ou o homem sem bola já está fora de jogo, ou quando a bola sai ele acha que já não vai sair e fica parado. Tem acontecido imenso com o Waldschmidt/Rafa na direita e com o Everton/Grimaldo na esquerda. Numa equipa a sério os jogadores sabem quando fazer o passe, sabem quando arrancar, fazem o passe para o sítio certo, etc. Editado 6 Janeiro 2021 por me_and_no_more_ Compartilhar este post Link para o post
.Aimar Publicado 6 Janeiro 2021 Citação de me_and_no_more_, há 2 minutos: O que me faz mais confusão nesta discussão à volta do JJ é referirem afincadamente que ele não tem os jogadores certos para o seu modelo e que precisa deles porque não abdica da sua forma de jogar. No entanto, o que se viu nestes meses é que não existe modelo nenhum. Não há uma jogada clássica deste Benfica, não há uma triangulação que seja tentada recorrentemente ao longo do jogo. É tudo na base do improviso, os jogadores recebem a bola, levantam a cabeça e decidem. Isso não é ter modelo, não é ter nada. Numa equipa oleada e bem treinada, há jogadas que são feitas sem pensar, sem olhar, são completamente mecânicas e o Benfica não tem nada disso. O mais próximo que temos disso são as triangulações do Pizzi com o Rafa e essas não vêm deste ano. Até a um nível amador, o envolvimento entre o lateral, extremo e médio que permite muitas vezes ganhar a linha de fundo é treinado e acontece em campo. É como o Darwin disse no final do jogo, o portador da bola raramente tem uma ou duas opções de passe em fase avançada de construção, obrigando a que seja tudo à base do esforço ou inspiração individual. Não tens largura no teu jogo, muito por teres extremos que procuram essencialmente o jogo interior sem teres os laterais a dar largura (como foi dito atrás, os nossos laterais neste momento servem essencialmente para fechar dentro). Basicamente só jogamos na parte central do terreno, tornando fácil que os nossos adversários bloqueiem as opções de passe e congestionando muito o nosso jogo. Isto deve-se à falta de treino e às características dos jogadores. Everton, Rafa, Pizzi, Pedrinho não são extremos de jogar colado à linha e não tens um meio campo com segurança defensiva que permita aos laterais darem essa largura. 1 Compartilhar este post Link para o post