fns Publicado 24 Março 2021 Citação de Tio Hans, há 1 hora: Eu também entendo que se renove com o SC. É um bocado a história do ovo e da galinha. O SC com uns ovos muito foleiros tem conseguido fazer algumas omeletes. A questão é que esses ovos de baixa qualidade são ovos que encaixam no perfil dele. Ou seja, andamos a contratar jogadores sem qualidade, mas com características que encaixam no perfil do treinador, nomeadamente a capacidade física, a competitividade, etc. Se com o dinheiro que gastamos podíamos e devíamos ter melhor plantel? Claro que sim. Se com o plantel actual alguém faria melhor que o SC? Tenho imensas dúvidas. Isso sim. Não tenho dúvida nenhuma. Mas por acaso nunca tinha pensado nisso. Compartilhar este post Link para o post
Vision Publicado 24 Março 2021 Mas quem escolheu esse mesmo plantel? Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado 24 Março 2021 Citação de Vision, há 8 minutos: Mas quem escolheu esse mesmo plantel? Ele. Não é isso que está em questão. Isso é a pergunta anterior. Mas imaginemos se calhar o AVB a pegar esta equipa no início da época 20/21.Não acho que se fosse safar melhor. Compartilhar este post Link para o post
La Flame Publicado 24 Março 2021 Citação de fns, há 1 hora: Ele. Não é isso que está em questão. Isso é a pergunta anterior. Mas imaginemos se calhar o AVB a pegar esta equipa no início da época 20/21.Não acho que se fosse safar melhor. Pois não, porque ele trataria logo de apostar no Fábio, no Baró, no Leite e, na loucura, não se despachava o Vitinha, o Tomás nem o Queirós. E a juntar a isso, não ia torrar 5M€ no Nanu como pedido expresso, por exemplo. Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 24 Março 2021 Citação de Donnie, há 3 horas: Eu não sei quanto gastaram em cada jogador, tenho noções mas não sei valores exactos. O que eu sei é que antes da Pandemia os jogadores estavam todos com preços absurdos e tu para ir buscares um fora de série tinhas sempre que pagar de 20k para cima porque o mercado estava de uma forma em que tudo que era jogador valia 100k muito fácil. Agora vamos lá ver uma coisa, até que ponto todos esses jogadores foram pedidos do Sergio? Até que ponto houve jogadores que ele queria que não foi possível trazer por serem muito caros, terem um salário absurdo ou outras coisas? O Porto devia ser quem melhor contratava em Portugal e de repente deixaram de o saber fazer? O que mudou? Se não foi uma questão financeira, foi o que? E estou a perguntar genuinamente. Antes tudo que iam buscar mesmo que a preços mais elevados era craque, jogavam 1/2 anos e saiam para um colosso europeu por milhões e de repente acabou. O Porto sempre foi um clube em que o treinador não tinha muito voto na matéria nas contratações, eles sabiam sempre quem iam buscar pra colmatar qualquer saída e o treinador sabia que o jogador que viesse iria ter a mesma ou mais qualidade que o que deixou o clube. Eu aceito que ele possa ter escolhido 2 ou 3 jogadores e possa ter errado como tantos treinadores o fazem. Se fosse meu treinador eu também não gostava. Não gosto da postura dele, não gosto do show off todo mas admito que ele consegue ser competitivo com qualquer plantel que lhe passe pelas mãos. Eu estou-me a tentar colocar um bocado do lado de um presidente em que o Sérgio já mostrou que consegue competir com o que lhe dão, defende o clube (bem ou mal) acima de qualquer coisa e tem feito campanhas europeias que têm ajudado bastante os cofres. Mas a minha questão é, dos melhores treinadores que passaram pelo Porto quantos conseguiriam fazer melhor ou igual ao Sérgio nas mesmas circunstâncias e com o mesmo plantel? Não sei.. e o Sérgio teve uma coisa, apanhou o Benfica com dinheiro e o Sporting a reconstruir-se (bem). O que eu te (vos) quero dizer é que eu entendo que se renove com um treinador assim. Epa, desculpa lá, mas isso é uma mão cheia de nada. Até as campanhas europeias.. mais valia ter ficado na fase de grupos todos os anos mas ter lá chegado o ano passado do que ter ido aos quartos duas vezes (financeiramente falando). Ele em 4 anos se compararmos com o Jesualdo que foi quem teve o mesmo tempo que ele foi semelhante ou pior em tudo. E com o Jesualdo não estás envergonhado cada x que o treinador abria a boca. O SC é um treinador competente, mas chega. É um bronco e um idiota e está longe de ser a última bolacha do pacote. Compartilhar este post Link para o post
Donnie Publicado 24 Março 2021 Citação de La Flame, há 15 minutos: Pois não, porque ele trataria logo de apostar no Fábio, no Baró, no Leite e, na loucura, não se despachava o Vitinha, o Tomás nem o Queirós. E a juntar a isso, não ia torrar 5M€ no Nanu como pedido expresso, por exemplo. Eu acho que nós temos a (boa) “ilusão” da formação. E eu concordo contigo, a apostar que seja na prata da casa. Mas muitas vezes não é por serem nossos que todos têm qualidades para jogar num grande clube por muito carinho que a gente tenha por eles. E também ninguém vai conseguir ser competitivo na Europa só com pessoal da formação. E eu volto a referir, concordo contigo que era preferível ter um gajo a apostar na formação do que estoirar dinheiro em jogadores que nem sempre são grande coisa mas num clube grande ninguém tem paciência para ver os miúdos errar e crescer. E dou-te o nosso exemplo, tínhamos um treinador que queria apostar na formação, apostava na mesma e tratamo-lo abaixo de cão. Houve muita coisa é certo mas 90% dos adeptos preocupa-se em ganhar seja com quem for e não tem a mínima paciência para ver os miúdos crescerem e depois de 2 ou 3 jogos já só servem para o Tondela (sem qualquer desrespeito pelo clube). Ou as coisas correm bem no primeiro jogo ou é melhor esquecer. Compartilhar este post Link para o post
La Flame Publicado 24 Março 2021 (editado) Citação de Donnie, há 7 minutos: Eu acho que nós temos a (boa) “ilusão” da formação. E eu concordo contigo, a apostar que seja na prata da casa. Mas muitas vezes não é por serem nossos que todos têm qualidades para jogar num grande clube por muito carinho que a gente tenha por eles. E também ninguém vai conseguir ser competitivo na Europa só com pessoal da formação. E eu volto a referir, concordo contigo que era preferível ter um gajo a apostar na formação do que estoirar dinheiro em jogadores que nem sempre são grande coisa mas num clube grande ninguém tem paciência para ver os miúdos errar e crescer. E dou-te o nosso exemplo, tínhamos um treinador que queria apostar na formação, apostava na mesma e tratamo-lo abaixo de cão. Houve muita coisa é certo mas 90% dos adeptos preocupa-se em ganhar seja com quem for e não tem a mínima paciência para ver os miúdos crescerem e depois de 2 ou 3 jogos já só servem para o Tondela (sem qualquer desrespeito pelo clube). Ou as coisas correm bem no primeiro jogo ou é melhor esquecer. E os louros desse pensamento generalizado estão aí à mostra. Clube quase falido, um plantel onde só dois ou três podem permitir um encaixe financeiro significativo e, enquanto isso, vai-se dizendo que sim a tudo o que o mister vai pedindo, porque, afinal de contas, só existe ele e nada mais. Tomás Esteves, Vitinha, Fábio Vieira, Baró e Diogo Leite são jogadores que já provaram ter qualidade para serem aposta regular num clube como o Porto. Se não o são o culpado só pode ser um. Mas que o problema é geral, isso é. O que não faz com que seja menos grave. Editado 24 Março 2021 por La Flame Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado 24 Março 2021 Citação de La Flame, há 33 minutos: Pois não, porque ele trataria logo de apostar no Fábio, no Baró, no Leite e, na loucura, não se despachava o Vitinha, o Tomás nem o Queirós. E a juntar a isso, não ia torrar 5M€ no Nanu como pedido expresso, por exemplo. Mas imagina que vai arrancar a 1ª jornada e que o mercado fechou. Achas que se safava melhor? Com este plantel só? Compartilhar este post Link para o post
La Flame Publicado 24 Março 2021 Citação de fns, há 2 minutos: Mas imagina que vai arrancar a 1ª jornada e que o mercado fechou. Achas que se safava melhor? Com este plantel só? Pá, entendo onde queres chegar, mas isso é um cenário coise. Still, não me admirava se fosse capaz de estar em primeiro com este plantel. Compartilhar este post Link para o post
Donnie Publicado 24 Março 2021 Citação de La Flame, há 1 minuto: E os louros desse pensamento generalizado estão aí à mostra. Clube quase falido, um plantel onde só dois ou três podem permitir um encaixe financeiro significativo e, enquanto isso, vai-se dizendo que sim a tudo o que o mister vai pedindo, porque, afinal de contas, só existe ele e nada mais. Tomás Esteves, Vitinha, Fábio Vieira, Baró e Diogo Leite são jogadores que já provaram ter qualidade para serem aposta regular num clube como o Porto. Se não o são o culpado só pode ser um. Mas que o problema é geral, isso é. O que não faça com que seja menos grave. Eu não conheço nenhum par além do Baró, que tem qualidade. Mas também vejo bem, na Luz, o tipo de mentalidade que há e por aí deve ser igual. A maioria dos adeptos na internet “chora” a não aposta na formação mas no estádio são os primeiros a insultar quando algum miúdo de 18 anos falha um passe. Ninguém tem paciência. Os miúdos só têm qualidade se entrarem, fizerem 14 vírgulas, 2 cabritos e um poker. Caso contrário é para rodar. Salvo o devido exagero, obviamente. Mas é como dizes, não é por aí que não se deve apostar mas há muito interesse por trás. Há muito empresário por trás. “Este tem de jogar, é do Jorge”. Há muita contratação que “tem” de ser feita. E eu dou-te já um exemplo, tínhamos o Gonçalo no ponto e fomos estoirar quase 30k num avançado da segunda liga espanhola. E, no início da época, quanta gente se perguntou ou importou com o Gonçalo ou com tal situação? Ninguém. Porque era craque. E é, atenção mas se as coisas correrem bem e ganhares ninguém quer saber se apostas na formação ou se jogas com gajos pagos a peso de ouro. 1 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 25 Março 2021 Citação de TariboWest, há 13 horas: Não achas que a 2ª pergunta faz pouco sentido na sequência da 1ª questão que levantas?! Faz todo o sentido. É uma situação ambígua. Temos um treinador que consegue ser extremamente competitivo com Zaidus, Manafás, Maregas, etc., que podia e devia ter melhores jogadores do que esses, mas que por outro lado não abdica desses atletas. É estranho, não é? Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 25 Março 2021 O SC consegue valorizar os coxos. Por exemplo, o Zaidu foi para o Porto por mais 500k que a outra proposta que o Santa Clara tinha em mãos. Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 25 Março 2021 Citação de Seferogol, há 27 minutos: O SC consegue valorizar os coxos. Por exemplo, o Zaidu foi para o Porto por mais 500k que a outra proposta que o Santa Clara tinha em mãos. Arminia Bielefeld? Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 25 Março 2021 Citação de Diogo_CFB, há 31 minutos: Arminia Bielefeld? Já não me lembro que era a outra equipa interessada. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 25 Março 2021 Citação de Tio Hans, há 1 hora: Faz todo o sentido. É uma situação ambígua. Temos um treinador que consegue ser extremamente competitivo com Zaidus, Manafás, Maregas, etc., que podia e devia ter melhores jogadores do que esses, mas que por outro lado não abdica desses atletas. É estranho, não é? Paulo Bento em Alvalade? A grande diferença está no clube que naturalmente tem mais dificuldade em dar o clique para o título mas a verdade é que foram muitos 2ºs lugares, taças e participações dignas na europa, com alguns a avisar que ele tinha que sair, que não dava para mais e que se o plantel era o que era a culpa era do Bento. O resultado final toda a gente conhece-o. 1 Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 25 Março 2021 Treinar um clube é como conduzir um carro. É preciso mãozinhas. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 25 Março 2021 Citação de smashing_pumpkin , há 6 minutos: Paulo Bento em Alvalade? A grande diferença está no clube que naturalmente tem mais dificuldade em dar o clique para o título mas a verdade é que foram muitos 2ºs lugares, taças e participações dignas na europa, com alguns a avisar que ele tinha que sair, que não dava para mais e que se o plantel era o que era a culpa era do Bento. O resultado final toda a gente conhece-o. Se calhar. Mas, mesmo dadas as diferenças, o SC já ganhou 2 campeonatos em 3 épocas, fez campanhas europeias dignas de registo, chegando por duas vezes aos quartos da CL. Dito de outra forma, o SC é muito melhor que o PB. Mas é capaz de ser um bocadinho por aí. Se no primeiro ano, só podemos elogiar o SC, que pegou num plantel de dispensados e emprestados e conseguiu jogar, por vezes, bom futebol, a partir do momento em que pode contratar falha bem mais do que acerta. 1 Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 25 Março 2021 Citação de Tio Hans, há 4 minutos: Se calhar. Mas, mesmo dadas as diferenças, o SC já ganhou 2 campeonatos em 3 épocas, fez campanhas europeias dignas de registo, chegando por duas vezes aos quartos da CL. Dito de outra forma, o SC é muito melhor que o PB. Mas é capaz de ser um bocadinho por aí. Se no primeiro ano, só podemos elogiar o SC, que pegou num plantel de dispensados e emprestados e conseguiu jogar, por vezes, bom futebol, a partir do momento em que pode contratar falha bem mais do que acerta. Mas essa é a diferença de estar no Porto. O Bento ficou a 1 ponto num, noutro lutou até ao fim, sacou 2 taças de portugal e a primeira passagem da fase de grupos na champions. Cimentou o Sporting como segundo. Mas depois via-se os jogadores mais talentosos encostados, a insistência em jogadores fracos e fora de forma, e uma evolução deficiente dos jovens que iam aparecendo. Mas ele ia mantendo a equipa competitiva. Até o Benfica ir buscar o JJ, o Porto reforçar-se a sério e aí puff. E esta época o Porto está a 10 na liga porque apanhou um adversário que não treme. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 25 Março 2021 Citação de smashing_pumpkin , há 4 minutos: Mas essa é a diferença de estar no Porto. O Bento ficou a 1 ponto num, noutro lutou até ao fim, sacou 2 taças de portugal e a primeira passagem da fase de grupos na champions. Cimentou o Sporting como segundo. Mas depois via-se os jogadores mais talentosos encostados, a insistência em jogadores fracos e fora de forma, e uma evolução deficiente dos jovens que iam aparecendo. Mas ele ia mantendo a equipa competitiva. Até o Benfica ir buscar o JJ, o Porto reforçar-se a sério e aí puff. E esta época o Porto está a 10 na liga porque apanhou um adversário que não treme. Tens razão. Menos na última frase lol. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 25 Março 2021 Citação de Tio Hans, há 16 minutos: Tens razão. Menos na última frase lol. Num ano de Sporting normal o Porto seria campeão. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 25 Março 2021 Citação de smashing_pumpkin , Agora: Num ano de Sporting normal o Porto seria campeão. Eu sei. Só não concordo com a parte do "não treme". Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 25 Março 2021 Citação de Tio Hans, Agora: Eu sei. Só não concordo com a parte do "não treme". No sentido dos resultados, tem 4 empates sendo 2 com o Porto. O SC é campeão com 4 empates e 2 derrotas e 4 empates e 4 derrotas. Neste momento tem 6 empates e 2 derrotas. No ano que perde tem 4 empates e 3 derrotas. O Porto provavelmente vai ganhar tudo até ao fim, não me admirava muito. Este ano ele já perdeu 18 pontos e nos outros perde 14, 20 e 17 pontos. Cai dentro da época normal dele. O anormal aqui é o sporting que só perde 8 pontos, 4 deles contra o porto. Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado 25 Março 2021 Citação de smashing_pumpkin , há 48 minutos: Paulo Bento em Alvalade? A grande diferença está no clube que naturalmente tem mais dificuldade em dar o clique para o título mas a verdade é que foram muitos 2ºs lugares, taças e participações dignas na europa, com alguns a avisar que ele tinha que sair, que não dava para mais e que se o plantel era o que era a culpa era do Bento. O resultado final toda a gente conhece-o. Estou a pensar nesta analogia Paulo Bento - Sérgio Conceição há uns 10 minutos e sinto que me abriste uma nova visão. É muito bem visto. O descontentamento da massa adepta ir aumentando de ano a ano. A insistência em cepalhada. A incompetência para montar um segundo esquema táctico. Futebol pouco apelativo para os adeptos em 90% dos jogos. O desaire ocasional na nossa Liga. Bom. O Paulo Bento também fez 4 épocas com o SCP, não chegou foi a acabar a 5ª. Só falta o Mundo Segundo fazer uma música sobre o SC. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 25 Março 2021 Citação de fns, há 31 minutos: Estou a pensar nesta analogia Paulo Bento - Sérgio Conceição há uns 10 minutos e sinto que me abriste uma nova visão. É muito bem visto. O descontentamento da massa adepta ir aumentando de ano a ano. A insistência em cepalhada. A incompetência para montar um segundo esquema táctico. Futebol pouco apelativo para os adeptos em 90% dos jogos. O desaire ocasional na nossa Liga. Bom. O Paulo Bento também fez 4 épocas com o SCP, não chegou foi a acabar a 5ª. Só falta o Mundo Segundo fazer uma música sobre o SC. O Paulo Bento serve para quase todos os fins de ciclo. E quando esse fim de ciclo é agarrado com unhas e dentes por uma direcção também em fim de ciclo, pode dar disparate. No sporting deixou marcas muito profundas e começa aí o divisionismo que seria mais acentuado pelo BdC, mas o sporting também é um caso especial devido à ausência de títulos e também devido a uma luta de classes que se instaurou no clube. Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado 25 Março 2021 Citação de smashing_pumpkin , há 11 minutos: O Paulo Bento serve para quase todos os fins de ciclo. E quando esse fim de ciclo é agarrado com unhas e dentes por uma direcção também em fim de ciclo, pode dar disparate. No sporting deixou marcas muito profundas e começa aí o divisionismo que seria mais acentuado pelo BdC, mas o sporting também é um caso especial devido à ausência de títulos e também devido a uma luta de classes que se instaurou no clube. Epá por aí já não entro. O Sporting foi um shitshow durante muitos anos, demasiados até. Deste lado temos uma presidência de quase 40 anos e um treinador que em 4 épocas conquistou 5 títulos e foi 2x os quartos da CL (pelo menos). Também temos a massa adepta dividida e quando o PdC abandonar mais dividida vai ficar. Mas isso nem é tanto pelo treinador. Compartilhar este post Link para o post