Ir para conteúdo
Ticampos

Politica Internacional

Publicações recomendadas

Citação de whatever, há 53 minutos:

Estás a assumir que existe estratégia.

Não há estratégia nenhuma, é como a história da Gronelândia e do Canadá, fazem grandes teorias com imperialismo, exploração petrolífero, a ameaça da Rússia e a principal razão pela qual o Trump quer ficar com aquilo é porque são grandes no mapa e ele gosta da ideia de ficar na história como o líder que pintou aquela mancha toda com as cores da bandeira dos EUA.

Eu consigo acreditar sem reservas que o Trump não tenha a menor noção do que está a fazer.

Já quem o financia e o direciona para as "ideias"...

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Robe, há 1 hora:

O que acho mais estranho nisto tudo é que o mundo globalizado que temos hoje foi promovido, ou até imposto, pelos EUA e agora este louco está a agir como se isto fosse tudo obra do resto do mundo para atacar os EUA. Tempos insanos que vivemos.

É propaganda. Da perspectiva deles o mundo globalizado foi um erro, mas admitir erros eles acham que é transmitir fraqueza, portanto em vez disso faz-se um spin louco para justificar as opções tomadas

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 1 hora:

É propaganda. Da perspectiva deles o mundo globalizado foi um erro, mas admitir erros eles acham que é transmitir fraqueza, portanto em vez disso faz-se um spin louco para justificar as opções tomadas

O Trump tem zero problemas em dizer que os outros erraram.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Robe, há 3 horas:

O que acho mais estranho nisto tudo é que o mundo globalizado que temos hoje foi promovido, ou até imposto, pelos EUA e agora este louco está a agir como se isto fosse tudo obra do resto do mundo para atacar os EUA. Tempos insanos que vivemos.

Promovido pela abertura da China e consequente conversão do país a maior fábrica do mundo

Compartilhar este post

Link para o post

He can talk like a buffoon, he can look like a buffoon but he is not a buffoon. Ouvi isto numa entrevista ao Varoufakis sobre as possíveis estratégias e objetivos do trump, gostei de ouvir uma análise que não descamba em ele é maluco

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Leandro_169, há 3 minutos:

He can talk like a buffoon, he can look like a buffoon but he is not a buffoon. Ouvi isto numa entrevista ao Varoufakis sobre as possíveis estratégias e objetivos do trump, gostei de ouvir uma análise que não descamba em ele é maluco

Eu também acho as ideias do Varoufakis muito interessantes, mas grande parte (tudo?) do que sai dali redunda numa luta do bem contra o mal temperada com idealismo de voz grossa. E, como se sabe, o lado dos maus não pode ser liderado por um idiota.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 4 minutos:

Eu também acho as ideias do Varoufakis muito interessantes, mas grande parte (tudo?) do que sai dali redunda numa luta do bem contra o mal temperada com idealismo de voz grossa. E, como se sabe, o lado dos maus não pode ser liderado por um idiota.

Lá está, eu gostei da análise dele sobre as ideias do trump, agora como deve ser a resposta a isso é outra história.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 6 horas:

Há muitos motivos possíveis para isto.

Pode ser uma estratégia tresloucado para forçar o regresso da atividade de produção industrial aos USA, 

Acho que o objectivo primário é este. 

Acreditar que nos USA, se não existe o produto há o poder e incentivo para ser criado e que mais cedo ou mais tarde será produzido se compensar. 

Compartilhar este post

Link para o post

Vi também uma teoria interessante. 

O objetivo é de diminuir a procura e o consumo obrigado o FED a baixar as taxas de empréstimos para depois com baixas taxas de empréstimos criar uma explosão de consumo retirando estas tarifas. 

Rebuscado mas possível na questão das taxas 

Compartilhar este post

Link para o post

Ou se calhar o whatever tem mesmo razão e aquilo é apenas uma kakistocracia

Compartilhar este post

Link para o post

já desistir de tentar adivinhar o que se está a passar ou se ele é muito esperto ou muito burro. Não tenho inteligência para isso e não sou adivinho.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 27 minutos:

Ou se calhar o whatever tem mesmo razão e aquilo é apenas uma kakistocracia

images?q=tbn:ANd9GcSyVAcrm0Pympw3Uau9vTq

images?q=tbn:ANd9GcS7H3AUR0Qd9iwkMFWfWzg

Compartilhar este post

Link para o post

O presidente eleito pela segunda vez, pelo povo americano, Donald Trump, aplicou tarifas a uma ilha de pinguins. 

A culpa não é dele, é de quem o elege. É do país em si. 

Não podem existir paninhos quentes para esta gente. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 1 hora:

Acho que o objectivo primário é este. 

Acreditar que nos USA, se não existe o produto há o poder e incentivo para ser criado e que mais cedo ou mais tarde será produzido se compensar. 

No mundo actual a produção final até pode estar nos USA, mas muita da matéria-prima e/ou produtos intermédios são produzidos noutro país, logo sujeitos às taxas alfandegárias. As empresas internacionais com cadeias de produção americanas de um momento para o outro vêm todos os seus custos de produção a aumentar. Este custo adicional não será possível de ser diluído na linha de produção, pelo que o custo do produto final será superior. O custo sendo superior, as empresas têm duas decisões a tomar: reduzem as margens de lucro das empresas ou as empresas passam esse aumento de custo para o cliente, através do aumento do preço de venda. Algumas empresas, com maior capacidade financeira, até podem aguentar esse custo durante uma fase transitória, mas daqui por uns tempos terão que passar isso para o cliente final.

Para além de que na história já se provou o quão problemático é uma guerra comercial com a imposição de tarifas, agora ainda poderá ser pior dada a globalização comercial que foi sendo trabalhada e constituída durante anos. 

É um absurdo, uma medida tomada só porque sim. Espero que os parceiros comerciais, EU à cabeça, olhem para isto com olhos de ver e aprendam que com esta administração americana pode vir do mais impensável que se possa imaginar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 28 minutos:

https://x.com/opinion/status/1907838826367640025?t=dCEFs0SuDlnUOnipFbDh_A&s=19

Sobre o cálculo das tarifas

Devem ter dado a função a uma conta do Twitter que usa como imagem uma estátua grega

provavelmente foi o Doge Designer ou o Wall Street Silver ou outro mongoloide qualquer.

Sendo verdade, nem sequer é passivel de ser comentado. É o Idiocracy aplicado aos tempos modernos multiplicado por 30.

Compartilhar este post

Link para o post

O objectivo prático é só forçar o abaixamento da taxa de juro para beneficiar os mega projectos dos bilionários, o resto é só circo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 8 minutos:

O objectivo prático é só forçar o abaixamento da taxa de juro para beneficiar os mega projectos dos bilionários, o resto é só circo.

Eu posso estar a ser muito ignorante mas custa-me perceber como é que uma medida inflacionista resulta numa diminuição da taxa de juro.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 27 minutos:

Eu posso estar a ser muito ignorante mas custa-me perceber como é que uma medida inflacionista resulta numa diminuição da taxa de juro.

Fica dado o mote para forçar a FED a fazer o que ele quer. Se o Powell não alinhar, é rasgado em praça pública ou mesmo retirado dali

Compartilhar este post

Link para o post

Depois do que andei a ler e ouvir durante o dia de hoje por parte de economistas nacionais, estrangeiros, de direita e de esquerda, cheguei a uma conclusão: esta medida de imposição de tarifas, da forma como foi anunciada e aparentemente determinada, está no mesmo nível de inteligência daquela sugestão na altura do COVID para as pessoas beberem lixívia para matar o bicho.

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post

Eleitos democraticamente pelo povo americano. Eles não surgiram do vácuo. Venceram no livre mercado das ideias. Resta saber porque é que todos os outros foram derrotados. 

Se bem que nos EUA é difícil ser político pois é preciso imenso dinheiro para concorrer. E a corrupção é legalizada, chamam-lhe lobbying e networking. 

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...