Ir para conteúdo
Ticampos

Politica Internacional

Publicações recomendadas

Citação de kareca, há 1 minuto:

Duvido que ele esteja preocupado com o rumo do partido.

A minha preocupação é igual à vossa no dia-a-dia com o que está a acontecer na Palestina: nenhuma

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carson Wentz, há 2 horas:

Não é um tipo de calças?

tecido

Compartilhar este post

Link para o post

Trump 'não tem medo de usar meios militares para proteger liberdade de expressão', diz Casa Branca em resposta sobre Bolsonaro

Citação

O repórter Michael Shellemberger, do site Public News, perguntou se Trump estava "considerando ações adicionais, dado que parece que vão resultar em uma condenação contra o presidente Bolsonaro, impedindo-o de concorrer?" A porta-voz então disse:

"O presidente [dos EUA, Donald Trump] não tem medo de usar meios econômicos nem militares para proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo."

Para quem foi eleito gritando "no more wars"...

Editado por Gui Fla

Compartilhar este post

Link para o post

Quem é que meteu o ticket da Palestina com mais prioridade que o do SNS neste sprint?

Foste tu, não foste @Plagio o Original? Mamão, não queres é fazer nenhum. Agora tá o do SNS pendurado... é bom que resolvas o conflito rápido, está tudo à tua espera.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 2 horas:

Acho que não é necessário ser defensor do Chega para concordar no quão absurdo é a única deputada de um partido que está a falecer ir para a Palestina num timing destes.

Eu quero que o Chega se f*da e que acabe o mais rápido possível, mas preocupa-me muito mais o estado do SNS neste momento (por exemplo) do que o conflito Israel - Palestina. Se isso faz de mim um hipócrita e má pessoa, que assim seja

Qual a ligação entre problemas no SNS, Chega e conflito Israel-Palestina? Estão a mandar os palestinianos para cá a entupir as urgências e os centros de saúde? Ou queres-te assumir chegano e não sabes como?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 7 minutos:

O desenho com Mar-a-Lago como fundo...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mesut Ozil, há 4 horas:

Qual a ligação entre problemas no SNS, Chega e conflito Israel-Palestina? Estão a mandar os palestinianos para cá a entupir as urgências e os centros de saúde? Ou queres-te assumir chegano e não sabes como?

Demorou muito até chegar alguém que não consegue ver um cinzento no meio e é tudo preto ou branco. Confesso que esperava maior rapidez nisso.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Há dias o Descartes disse semelhante ao JohnnyM. Em vez do SNS falou das Autárquicas. Deve ser aí que se traça quem é Chegano ou não.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mesut Ozil, há 8 horas:

Até porque toda a gente sabe que quem enche o SNS são os ciganos.

Penso que foi Martin Niemoller que disse:

"Primeiro, eles vieram pelos ciganos e eu não só não fiquei calado como achei muito bem.

Mas depois vieram queimar cerejeiras na minha terra e é aí que eu estabeleço o limite"

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 9 horas:

Quem é que meteu o ticket da Palestina com mais prioridade que o do SNS neste sprint?

Foste tu, não foste @Plagio o Original? Mamão, não queres é fazer nenhum. Agora tá o do SNS pendurado... é bom que resolvas o conflito rápido, está tudo à tua espera.

Tá no backlog, alguém deve pegar daqui a pouco

Ainda tem de passat por code review e qa, estimo 2 semanas

• Haha 3

Compartilhar este post

Link para o post

Polónia abate drones e acusa Rússia de “violação sem precedentes” do seu espaço aéreo

Spoiler

As Forças Armadas da Polónia identificaram, monitorizaram, dispararam e abateram dez drones que “invadiram” o espaço aéreo do país na madrugada desta quarta-feira, durante um ataque aéreo da Federação Russa contra a região ocidental da vizinha Ucrânia. Foi a primeira vez que um Estado-membro da NATO disparou directamente contra activos militares russos desde a invasão em larga escala do território ucraniano, em 2022.

Donald Tusk, primeiro-ministro da Polónia, e vários líderes europeus, incluindo Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, António Costa, presidente do Conselho Europeu, e Kaja Kallas, alta representante para a Política Externa e de Segurança da União Europeia, acusaram a Rússia de “violação sem precedentes” do espaço aéreo da Polónia.

Horas depois do incidente, o Governo polaco solicitou a invocação do artigo 4.º do Tratado do Atlântico Norte, que diz que “as partes [Estados-membros] consultar-se-ão sempre que, na opinião de qualquer delas, estiver ameaçada a integridade territorial, a independência política ou a segurança de uma das partes”.

“Na noite passada, o espaço aéreo polaco foi violado por um número elevado de drones russos. Estes drones representavam uma ameaça directa e foram abatidos. Estou em contacto permanente com o secretário-geral da NATO [Mark Rutte] e com os nossos aliados”, anunciou Tusk, numa mensagem publicada na rede social X.

“Estamos a lidar com uma provocação de larga escala”, acusou o primeiro-ministro da Polónia e antigo presidente do Conselho Europeu (2014-2019).

O Comando Operacional das Forças Armadas polacas, que informou ter “monitorizado dezenas de objectos por radar” no espaço aéreo do país e que os “neutralizou”, com o apoio do Comando Aéreo da NATO e de caças F-35 da Força Aérea dos Países Baixos, descreveu a incursão dos veículos não-tripulados (UAV) como um “acto de agressão que representou uma ameaça real à segurança” dos cidadãos polacos.

Ao todo, a Polónia identificou 19 intrusões do seu espaço aéreo, vindas, principalmente, da vizinha Bielorrússia, aliada da Rússia na guerra contra a Ucrânia. As áreas ameaçadas foram as províncias orientais polacas de Podláquia, Mazóvia e Lublin.

Em Agosto, Varsóvia já tinha enviado uma nota de protesto a Moscovo na sequência da queda e explosão de um drone que caiu no Leste do país, classificando o incidente como uma “provocação deliberada”. Para além disso, duas pessoas morreram, em 2022, numa explosão em Przewodow, uma aldeia no Leste da Polónia, a cinco quilómetros da fronteira com a Ucrânia, causada por dois mísseis russos.

O Exército polaco montou uma operação para “localizar os possíveis locais de queda desses objectos”, havendo notícias, avançadas pela emissora polaca TVP Infor, de que os primeiros destroços foram encontrados na aldeia de Wyryki, perto de um edifício residencial.

O Governo autorizou, entretanto, a reabertura dos principais aeroportos do país, depois de os ter mandado encerrar durante a incursão dos drones, que se acredita serem shahed, de fabrico iraniano.

Segundo a Força Aérea da Ucrânia, o ataque russo levado a cabo durante a noite envolveu 415 drones e 42 mísseis de cruzeiro. “Pelo menos oito UAV cruzaram a fronteira do Estado ucraniano e voaram em direcção à Polónia”, garantiu, num comunicado, citado pela BBC.

Nem o Kremlin, nem as Forças Armadas russas reagiram, até ao momento, às acusações da Polónia e da UE.

A CNN informa que Marco Rubio, secretário de Estado norte-americano, foi informado sobre o assunto, mas a Administração Trump ainda não reagiu oficialmente.

“Não há motivo para pânico”

Em declarações aos seus ministros, numa reunião extraordinária realizada nesta quarta-feira de manhã, que contou com as chefias militares do país, salientando que “este é o primeiro caso em que drones russos são abatidos sobre o território de um Estado da NATO”, Donald Tusk informou que, para já, “não há registo de vítimas”,

“Há uma lição importante para todos: estamos prontos para repelir estas provocações e ataques. Estamos bem preparados. A situação é grave e hoje ninguém pode ter dúvidas de que devemos nos preparar para vários cenários”, afiançou. “Neste momento, posso dizer que este primeiro teste ao nosso Exército, aos nossos aliados e também aos procedimentos preparados para esta eventualidade (…) foi aprovado.”

Alertando “políticos, jornalistas e comentadores” para a previsibilidade de “tentativas de desinformação e de propaganda hostil” vindas da Rússia, Donald Tusk afirmou, ainda assim, que “não há motivo para pânico”.

“A vida vai continuar normalmente. Vamos informar os cidadãos sobre todos os eventos para que haja total clareza sobre o que está a acontecer no céu polaco, na fronteira polaca”, disse o primeiro-ministro.

Karol Nawrocki, Presidente nacionalista da Polónia, convocou, entretanto, uma reunião urgente do Conselho de Segurança Nacional.

“Estamos em total solidariedade com a Polónia após a violação inaceitável do seu espaço aéreo pela Rússia. A agressão contínua da Rússia contra a Ucrânia e as incursões imprudentes no espaço aéreo dos Estados-membros da UE representam uma ameaça directa à segurança de todos os europeus e às infra-estruturas críticas em todo o nosso continente”, escreveu António Costa no X.

“A Polónia está correcta ao tomar as medidas necessárias para defender a sua soberania. A Europa está a aumentar o investimento na sua defesa, porque a paz e a segurança na Europa não podem ser dadas como garantidas”, acrescentou.

Também no X, Andrius Kubilius, comissário da Defesa, defendeu a necessidade de a UE desenvolver uma “muralha de drones” ao longo do seu flanco oriental, para responder de forma eficaz aos “testes” da Rússia nas fronteiras da UE e da NATO.

“[Abriu-se] um precedente extremamente perigoso para a Europa”, disse, por sua vez, Volodymyr Zelensky. “É necessária uma resposta forte. E só pode ser uma resposta conjunta de todos os parceiros: Ucrânia, Polónia, todos os europeus, Estados Unidos.”

Invocaram o artigo 4º da NATO

Compartilhar este post

Link para o post

Mete menos pixeis nisso, ainda dá para ler mais ou menos

Compartilhar este post

Link para o post

No caso Bolsonaro, hoje vota apenas um juiz. Já começou o voto dizendo que quer a nulidade de todo o processo. Alegou que houve cerceamento a defesa porque são muitas provas e que não houve tempo hábil nem pra ele, nem pra defesa de ler tudo.

Existe um vídeo da época em que o Bolsonaro era presidente e fez uma visita surpresa ao tribunal. Este mesmo juiz enalteceu Bolsonaro e a amizade entre eles. 🙃

Amanhã votam os outros dois juízes, que devem votar pela condenação. 

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 17 horas:

Citação de Plagio o Original, há 7 horas:

Tá no backlog, alguém deve pegar daqui a pouco

Ainda tem de passat por code review e qa, estimo 2 semanas

Fiz um story

Compartilhar este post

Link para o post

A quem colocou um ticket para acabar com a fome no mundo no backlog, lamento mas não tenho capacidade, o proximo sprint vai ser dedicado a gaza e ao sns, depois entro de ferias no fim de setembro

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 43 minutos:

Fiz um story

Quantos story points tem? E qual é o Epic?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 11 horas:

Há dias o Descartes disse semelhante ao JohnnyM. Em vez do SNS falou das Autárquicas. Deve ser aí que se traça quem é Chegano ou não.

Não sei muito bem porque é que fui chamado para aqui, mas, já agora, digo o que penso sobre o assunto:

1. - Não tenho nada a apontar ao facto da Mariana Mortágua fazer parte desta missão ativista e humanitária a Gaza. Acho muito bem. Cada um é livre de apoiar as causas em que acredita e disponibilizar o seu tempo e recursos para o fazer da melhor forma que entender.

2. - Não me parece razoável que a líder de um partido político se ausente por convicções pessoais numa altura em que esse partido se apresenta a eleições. É esperado que a líder de um partido político se envolva e lidere o partido em eleições porque é exatamente para isso que o partido existe. Considero uma profunda falta de respeito para com os militantes e apoiantes desse partido.

3. - Acho que a capacidade da Mariana Mortágua e da líder do Bloco de Esquerda resolverem, a título individual ou como líder partidária, a crise de Gaza ou os problemas do SNS é exatamente a mesma: zero.

4. - Acho que o estabelecimento de prioridades entre dois assuntos graves é absurda e infantil. Nessa lógica todos os seres-humanos deveriam identificar o maior e principal problema para a sobrevivência da humanidade (a inevitável destruição do planeta?) e canalizar as suas preocupações quotidianas para o resolver. Talvez juntando-nos ao esforço do Musk para nos levar para Marte, em vez de andarmos a perder tempo com causas superficiais como ir trabalhar todos os dias para pagar as contas.

5. - Acho, finalmente, que colar o rótulo de Chegano a quem defende que se deve dar prioridade ao SNS em vez da situação dos palestinianos em Gaza é igualmente absurdo e infantil. Nessa lógica só poderia haver dois partidos: o Bloco e o Chega, o que é naturalmente idiota.

• Like 1
  • Haha 1
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...