Ir para conteúdo
Ticampos

Politica Internacional

Publicações recomendadas

Quando era adolescente pensava "como é que a sociedade assistiu de forma passiva às ignobilidades que se passaram antes e durante a segunda guerra mundial".

Na minha vida adulta cada vez mais percebo como.

Há uns anos que tenho ido a autocracias e semiautocracias em África. Deu para perceber que na realidade em regimes desses o dia a dia da sociedade funciona normalmente e simplesmente temas políticos são tabu, a malta evita falar para não ter problemas a não ser em casa deles à porta fechada - por exemplo na Argélia onde o presidente era o mesmo há 20 anos.

Quando fui ao Uganda também ouvi alguém instruído e culto dizer casualmente que acha que autocracia lhe parece o melhor sistema político a ser implementado em países daqueles, com argumentos bastante válidos do ponto de vista racional.

Comecei a perceber que estes temas não correspondem propriamente ao rótulo "os bons contra os maus" como depois fica registado na história, e que na verdade infelizmente a sociedade tem uma capacidade de mobilização limitada. Como a história demonstra, enquanto o status quo e qualidade de vida permanecerem estáveis ninguém levanta um dedo. O verniz estalará apenas após muito tempo de detorização das instituições e da qualidade de vida das pessoas.

Se o Trump e o Musk com estes desvaneios restringirem liberdades individuais mas melhorarem a situação económica das pessoas, eu acho que o americano comum se estará a marimbar, tal como os chineses.

• Like 3
  • Concordo! 7

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 8 horas:

Contexto pf.

O artista da comic, o stonetoss, é um nazi.

Citação de Jimpo, há 24 minutos:

https://x.com/piersmorgan/status/1892463023106724338?t=bFQk9iDAGSAFlNXjrdC-5A&s=19

Quando temos o Pires Morgan, repito, o Pires Morgan a ser clarividente... Está tudo dito. 

Ou isso ou afinal sou eu o chalupa. 

E repetes o nome mal 😁

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 32 minutos:

Quando era adolescente pensava "como é que a sociedade assistiu de forma passiva às ignobilidades que se passaram antes e durante a segunda guerra mundial".

Na minha vida adulta cada vez mais percebo como.

Há uns anos que tenho ido a autocracias e semiautocracias em África. Deu para perceber que na realidade em regimes desses o dia a dia da sociedade funciona normalmente e simplesmente temas políticos são tabu, a malta evita falar para não ter problemas a não ser em casa deles à porta fechada - por exemplo na Argélia onde o presidente era o mesmo há 20 anos.

Quando fui ao Uganda também ouvi alguém instruído e culto dizer casualmente que acha que autocracia lhe parece o melhor sistema político a ser implementado em países daqueles, com argumentos bastante válidos do ponto de vista racional.

Comecei a perceber que estes temas não correspondem propriamente ao rótulo "os bons contra os maus" como depois fica registado na história, e que na verdade infelizmente a sociedade tem uma capacidade de mobilização limitada. Como a história demonstra, enquanto o status quo e qualidade de vida permanecerem estáveis ninguém levanta um dedo. O verniz estalará apenas após muito tempo de detorização das instituições e da qualidade de vida das pessoas.

Se o Trump e o Musk com estes desvaneios restringirem liberdades individuais mas melhorarem a situação económica das pessoas, eu acho que o americano comum se estará a marimbar, tal como os chineses.

Bom input, mas penso que não precisavas de ir a esses países para chegares a essa conclusão, bastava olhares para a história recente do teu próprio país. 😆

Não faltam estórias dos nossos pais, avós e outros familiares sobre a opressão e censura do Estado Novo. Só por aí conseguiam cortar o 'mal' pela raiz e impedir qualquer tipo de mobilização.

Hoje em dia há maior liberdade com as redes sociais, mas também muita facilidade em produzir e partilhar propaganda e desinformação. Está o caldo entornado portanto. 🙏

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 3 minutos:

Bom input, mas penso que não precisavas de ir a esses países para chegares a essa conclusão, bastava olhares para a história recente do teu próprio país. 😆

Não faltam estórias dos nossos pais, avós e outros familiares sobre a opressão e censura do Estado Novo. Só por aí conseguiam cortar o 'mal' pela raiz e impedir qualquer tipo de mobilização.

Hoje em dia há maior liberdade com as redes sociais, mas também muita facilidade em produzir e partilhar propaganda e desinformação. Está o caldo entornado portanto. 🙏

Certo, mas eram tempos mais propícios para isso.

Menos educação, menos fluxo de informação, etc. Era mais fácil alguém fora das principais cidades estar desligado do mundo e ser indiferente a todas essas coisas.

A mim impressiona-me mais ouvir esse tipo de discurso no século XXI, em países onde a informação corre livremente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 27 minutos:

E repetes o nome mal 😁

claramente o autocorrect, mas esta boa

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 3 minutos:

claramente o autocorrect, mas esta boa

Estava a ver se não era só um trocadilho com pires e pires de tremoços e ser javardo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 6 minutos:

Certo, mas eram tempos mais propícios para isso.

Menos educação, menos fluxo de informação, etc. Era mais fácil alguém fora das principais cidades estar desligado do mundo e ser indiferente a todas essas coisas.

A mim impressiona-me mais ouvir esse tipo de discurso no século XXI, em países onde a informação corre livremente.

Há mais informação, mas também há mais dinheiro e confortos nas sociedades ocidentais. Há 100 ou 70 anos havia gente literalmente a morrer à fome sem qualquer apoio do Estado, hoje em dia vês as liberdades a ruírem à tua volta, mas também olhas em redor e percebes o conforto em que vives.

Da mesma forma que é difícil argumentar que a autocracia é assim tão má quando a alternativa é uma anarquia violenta, é a história da passagem da Primeira República para a Ditadura Militar. 

Se um Ventura da vida fosse eleito ias pegar em armas para o tirar de lá? Tens a tua vida, a tua família e o teu emprego, sabes que daqui a 50 anos já cá não estás e que os cemitérios e os livros de história estão cheios de heróis que morreram aos 30 anos.

Portugal esteve quase meio século numa ditadura que caiu de podre porque umas patentes militares de meio da tabela fartaram-se de ir para a guerra e ser mal pagos, se fosse à espera do povo e dos intelectuais a coisa ainda tinha aguentado mais uns bons anos. Fora os militantes e fanáticos, como o pessoal do PC que se sacrificou durante décadas para lutar pelo que acreditava, as pessoas queriam era ter a sua vida, se estivesse muito mal fugiam para outro país e hoje em dia não é diferente.

• Like 1
  • Concordo! 8

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 48 minutos:

Ok, estava totalmente a leste, só conhecia o traço dos memes.

Fui agora ver e as decentes até são engraçadas, na verdade.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 22 minutos:

as pessoas queriam era ter a sua vida, se estivesse muito mal fugiam para outro país e hoje em dia não é diferente.

Pelo andar da carruagem, serão cada vez menos os países para “fugir”.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 2 horas:

A UE já reagiu ao post do orangotango? 

Não podes reagir com bases inimigas em solo europeu. Come e cala. 

Mas devemos estar para anunciar caricas de papelão para diminuir o impacto ambiental e combater o discurso de ódio dos americanos. 

Compartilhar este post

Link para o post

https://www.vanityfair.com/news/story/trump-congress-political-violence

“They’re Scared Shitless”: The Threat of Political Violence Informing Trump’s Grip on Congress

"In private, Republicans talk about their fear that Trump might incite his MAGA followers to commit political violence against them if they don’t rubber-stamp his actions," ⁦

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 2 horas:

https://www.vanityfair.com/news/story/trump-congress-political-violence

“They’re Scared Shitless”: The Threat of Political Violence Informing Trump’s Grip on Congress

"In private, Republicans talk about their fear that Trump might incite his MAGA followers to commit political violence against them if they don’t rubber-stamp his actions," ⁦

MAGA? será que quis dizer Gestapo?

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebo os ângulos de ataque do Musk em relação ao Zelensky e ã Europa. Continuar a atacar sem mercê a Ucrânia…

ele sabe que o Zelensky é uma figura bastante popular na Europa, não sabe? Não percebe que atacar o Zelensky faz dele uma figura pouco popular na Europa? Não sabe que isso não vai ajudar a legitimar e eleger regimes pro russos na Alemanha e noutros países?

Ou sou eu que sou maluco, ou o gajo queimou os fusíveis todos….

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 35 minutos:

Não percebo os ângulos de ataque do Musk em relação ao Zelensky e ã Europa. Continuar a atacar sem mercê a Ucrânia…

ele sabe que o Zelensky é uma figura bastante popular na Europa, não sabe? Não percebe que atacar o Zelensky faz dele uma figura pouco popular na Europa? Não sabe que isso não vai ajudar a legitimar e eleger regimes pro russos na Alemanha e noutros países?

Ou sou eu que sou maluco, ou o gajo queimou os fusíveis todos….

O que ele não ganha a vender Teslas e Starlinks na Europa ganha 100x a monopolizar os contratos com o governo americano e na Rússia

E isto sem contar com o fator ideológico 

Btw,

17400759922258558776739805194685.thumb.jpg.183b8309def0e2eb4a9bcaee3df800fa.jpg

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 19 minutos:

O que ele não ganha a vender Teslas e Starlinks na Europa ganha 100x a monopolizar os contratos com o governo americano e na Rússia

E isto sem contar com o fator ideológico 

Btw,

17400759922258558776739805194685.thumb.jpg.183b8309def0e2eb4a9bcaee3df800fa.jpg

Mas é disso que falo. Se ele quer colocar a AfD na Alemanha, um governo de direita no Reino Unido e a Le Pen em França, ir contra uma figura popular como o Zelensky não o ajuda.

Citação de Duda34, há 37 minutos:

A popularidade na Europa é algo que atormenta o sono ao Musk, claro…

Se quer dar push na Europa, não precisa de popularidade? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 9 minutos:

Mas é disso que falo. Se ele quer colocar a AfD na Alemanha, um governo de direita no Reino Unido e a Le Pen em França, ir contra uma figura popular como o Zelensky não o ajuda.

Se quer dar push na Europa, não precisa de popularidade? 

1 Os partidos de extrema direita na têm quem os financie, não precisam do Musk.

2 Esses partidos não têm de ganhar eleições na Europa, basta terem influência suficiente nos seus parlamentos para criarem divisão ou forçarem entrada em governos sem maioria.

3 A popularidade do Zelenski vai de vela com relativa facilidade e ela já nem existem em quem apoia estes partidos. A maior parte das pessoas não é consistente com os seus valores ou crenças e se lhes for vendido que o indivíduo x ou y é para despachar então compra. E a ideia de que não há paz por ele já está a ser vendida ao grande público e é uma questão de deixar a ideia crescer 

Btw,

O Presidente do parlamento ucraniano indicou que os USA anunciaram o fim da venda de armas a Ucrânia.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post

Continuo a achar que estava na hora do X ser banido na União...
Aquilo não é uma rede social é um poço de propaganda controlada por um inimigo da Europa.

• Concordo! 12

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 8 minutos:

Aquilo não é uma rede social é um poço de propaganda controlada por um inimigo da Europa.

Se banimos a RT e a Sputnik...

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 13 minutos:

1 Os partidos de extrema direita na têm quem os financie, não precisam do Musk.

2 Esses partidos não têm de ganhar eleições na Europa, basta terem influência suficiente nos seus parlamentos para criarem divisão ou forçarem entrada em governos sem maioria.

3 A popularidade do Zelenski vai de vela com relativa facilidade e ela já nem existem em quem apoia estes partidos. A maior parte das pessoas não é consistente com os seus valores ou crenças e se lhes for vendido que o indivíduo x ou y é para despachar então compra. E a ideia de que não há paz por ele já está a ser vendida ao grande público e é uma questão de deixar a ideia crescer 

Btw,

O Presidente do parlamento ucraniano indicou que os USA anunciaram o fim da venda de armas a Ucrânia.

Eu não disse que precisam dele, mas a verdade é que ele está a tentar influenciar a narrativa e não é pouco.

As pessoas podem não ser consistentes, mas a opinião pública por tendência é. E os cordeiros seguem a opinião pública generalizada. 

Citação de Axadrezado, há 11 minutos:

Cada vez mais de acordo com isso….

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...