Ir para conteúdo
Ticampos

Politica Internacional

Publicações recomendadas

O livro "The Lucifer Effect: Understanding How Good People Turn Evil", do Philip G. Zimbardo (professor responsável pela famosa 'Experiência da Prisão de Stanford'), é muito bom para perceber o papel enorme que pressões sociais e ambientais têm no comportamento das pessoas.

Especificamente sobre o Holocausto, há também o livro "Ordinary Men: Reserve Police Battalion 101 and the Final Solution in Poland", do Christopher R. Browning.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Colosso, há 5 horas:

Se calhar era algo que devia ter sido feito. Tal como se devia ter sido mais "exigente" com membros da PIDE, por exemplo, e não deixado que tivessem passado incólumes.

E eu não falei de fuzilamentos na via pública. Apenas que acho que deviam ser tratados publicamente como alguém que tivesse admitido ter pertencido ao exército nazi. Ou se não quiseres ser tão "extremo", aos soldados russos que estão a participar na invasão ucraniana.

Já estamos a avançar.

Portanto, não é tratar os membros do IDF como tratámos os soldados nazis mas sim como os devíamos ter tratado, na tua opinião, o que é substancialmente diferente.

Mas que nos transporta para outras questões ainda mais difíceis, como esta:

Citação de smashing_pumpkin , há 4 horas:

E falando de algo mais próximo de nós, o que farias aos soldados do ultramar, que foram para áfrica subjugar outros povos? Ou esses como são mais próximos já se fala que a maioria foram obrigados?

Citação de El Colosso, há 3 horas:

Trataria da mesma forma.

Eu nem sequer estou a falar de serem presos, ou de qualquer tipo de sanções. Estou a falar a nivel social mesmo

Muito bem. Não sei se tiveste alguém próximo da família mobilizado para o ultramar. Eu tive. O meu pai, o meu sogro, 4 tios. Em campanhas em Angola, Guiné e Moçambique. Felizmente voltaram todos inteiros, ao contrário de muitos dos seus companheiros de armas.

Caso tu não tenhas nenhum avô ou tio mais ou menos afastado que possas apresentar como exemplo, caso sejas descendente dessas poucas famílias privilegiadas, e não te cause nenhum problema de consciência defenderes esse repúdio social, posso perguntar o que deveria ser feito em relação aos Capitães de Abril, por exemplo? A começar pelo Salgueiro Maia, por favor.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 22 minutos:

Já estamos a avançar.

Portanto, não é tratar os membros do IDF como tratámos os soldados nazis mas sim como os devíamos ter tratado, na tua opinião, o que é substancialmente diferente.

Mas que nos transporta para outras questões ainda mais difíceis, como esta:

Muito bem. Não sei se tiveste alguém próximo da família mobilizado para o ultramar. Eu tive. O meu pai, o meu sogro, 4 tios. Em campanhas em Angola, Guiné e Moçambique. Felizmente voltaram todos inteiros, ao contrário de muitos dos seus companheiros de armas.

Caso tu não tenhas nenhum avô ou tio mais ou menos afastado que possas apresentar como exemplo, caso sejas descendente dessas poucas famílias privilegiadas, e não te cause nenhum problema de consciência defenderes esse repúdio social, posso perguntar o que deveria ser feito em relação aos Capitães de Abril, por exemplo? A começar pelo Salgueiro Maia, por favor.

Tive sim familiares que foram mobilizados para o ultramar. Um deles participou de forma ativa em combates, o outro desertou porque achava que não tinha direito a participar numa guerra ilegitima.

Eu teria criado grupos de análise a tudo que os soldados fizeram no ultramar. A todos os soldados. Seriam investigados e as suas ações seriam analizadas. Se isso levaria a um novo golpe de estado? Provavelmente

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Colosso, há 2 horas:

Eu teria criado grupos de análise a tudo que os soldados fizeram no ultramar. A todos os soldados. Seriam investigados e as suas ações seriam analizadas. Se isso levaria a um novo golpe de estado? Provavelmente

Isso não faz qualquer sentido. Implicaria a destruição da estrutura sob a qual assentam as forças armadas.

Os soldados, no cumprimento de funções, estão sujeitos a um código de justiça próprio que se sobrepõe ao código civil e penal. Investigações dessa natureza subvertem este modelo e poderiam conduzir à quebra de toda a ordem hierárquica e disciplina de que as forças armadas dependem para funcionar.

Investigações civis a oficiais responsáveis pela tomada de decisão? Sim, claro. A soldados que têm o dever de cumprir ordens? Nem pensar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 5 horas:

O livro "The Lucifer Effect: Understanding How Good People Turn Evil", do Philip G. Zimbardo (professor responsável pela famosa 'Experiência da Prisão de Stanford'), é muito bom para perceber o papel enorme que pressões sociais e ambientais têm no comportamento das pessoas.

Especificamente sobre o Holocausto, há também o livro "Ordinary Men: Reserve Police Battalion 101 and the Final Solution in Poland", do Christopher R. Browning.

Não é na mesma ordem mas lembro-me de entrevistar o Luís Reis Torgal sobre o "Brandos Costumes" (livro que coordenou sobre os processos da PIDE a figuras da cultura) e na conversa falámos muito disso. É uma questão muito complexa e na verdade o único retorno da perseguição posterior é uma sensação de vingança/justiça retardada. Mas é mesmo ou é projecção?

Editado por andriy pereplyotkin

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 15 minutos:

Parece que o Putin está LOUCO!!

Vladimir, STOP!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Colosso, há 20 horas:

Queria ver isso a acontecer... Os principais instigadores e cérebros do 25 de Abril fizeram n comissões na Guiné, isso deveria chegar para imaginar o que andaram lá a fazer conhecendo o que foi a campanha nesse teatro de guerra e que a maioria deles eram considerados militares brilhantes.

Relembro que o Concelho da Revolução só foi extinto em 1982, ou seja, tiveste 8 anos em que todo o sistema político português estava de facto subordinado à hierarquia militar. Qualquer coisa desse género era impensável.

Quanto aos soldados do IDF, há casos que são crime de guerra e isso pode ser analisado pela justiça internacional e já houve soldados de férias no estrangeiro que estavam implicados nesses casos e que tiveram problemas. Isso deveria ser expandido e muito. E se a UE se quisesse minimamente chatear tinha muito por onde pressionar Israel que lhes iria tocar na carteira, só aqui no Porto, que num contexto global tem pouca dimensão, uma parte importante do imobiliário está dominado e de que maneira por fundos vindos de Israel.

Editado por antifa
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 3 minutos:

Quanto aos soldados do IDF, há casos que são crime de guerra e isso pode ser analisado pela justiça internacional e já houve soldados de férias no estrangeiro que estavam implicados nesses casos e que tiveram problemas.

Muitos desses casos são os próprios soldados que filmam e partilham nas redes sociais. É todo um outro nível de infâmia, que faz as fotos troféu de Abu Ghraib parecer uma brincadeira de meninos.

Muitos estudos se vão escrever sobre este genocídio, que, a par do Holocausto, será um dos mais bem documentados.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de zunaiki, Em 23/05/2025 at 14:09:

Harvard a ser perseguida. Tarifas a reaparecerem no horizonte com 50% a serem introduzidas de volta na UE, a Apple também pode ir no mesmo caminho com acréscimo de tarifas.

O Trump, que se intitula, como o “art of deal”, não é capaz de dar o que 99% das empresas e negócios necessitam, que é estabilidade. Que distopia. E, pior, parece que estamos a importar esta pouca vergonha para aqui.

As tarifas para a UE ficam suspensas até 9 de Julho. Para quem tem negócios está uma maravilha. Já nem vou falar na questão de criar investimentos profundos, a questão de importação/exportação de mercadoria deve estar um pandemónio. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de zunaiki, há 2 minutos:

As tarifas para a UE ficam suspensas até 9 de Julho. Para quem tem negócios está uma maravilha. Já nem vou falar na questão de criar investimentos profundos, a questão de importação/exportação de mercadoria deve estar um pandemónio. 

Trabalho numa das top10 maiores exportadoras de Portugal e todas as terças-feiras há um touchpoint sobre as tarifas

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 3 horas:

Parece que o Putin está LOUCO!!

E o mais estranho é o Kremlin não responder de forma agressiva de volta e em vez disso dizer:

“Estamos muito gratos aos americanos e ao presidente Trump pessoalmente pela sua ajuda na organização e lançamento deste processo de negociação”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, citado pela Reuters.

“É claro que, ao mesmo tempo, este é um momento muito crucial, que está associado, naturalmente, à sobrecarga emocional de todos e a reações emocionais", disse Peskov.

Fonte

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de zunaiki, há 3 horas:

VENDE TUDO

COMPRA TUDO 

NÃO, VENDE TUDO

NÃO, COMPRA TUDO 

Não consigo imaginar quem gere um negócio nestas condições. Ou quem tem um posto de trabalho num negócio que depende destas coisas

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo bem que o Macron começou a andar com a mulher quando ele tinha 15 anos e ela 39 (wtf), mas não estava no meu bingo que ele leva nos cornos.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 2 horas:

E o mais estranho é o Kremlin não responder de forma agressiva de volta e em vez disso dizer:

“Estamos muito gratos aos americanos e ao presidente Trump pessoalmente pela sua ajuda na organização e lançamento deste processo de negociação”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, citado pela Reuters.

“É claro que, ao mesmo tempo, este é um momento muito crucial, que está associado, naturalmente, à sobrecarga emocional de todos e a reações emocionais", disse Peskov.

Fonte

Os russos sabem bem que o melhor modo de lidar com o Trump é andar sempre a passar-lhe a mão pelo pêlo.

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente quando o Benfica perde há casos de cônjuges que sofrem às mãos do parceiro, como o Macron acabou de descobrir

• Haha 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 6 horas:

Queria ver isso a acontecer... Os principais instigadores e cérebros do 25 de Abril fizeram n comissões na Guiné, isso deveria chegar para imaginar o que andaram lá a fazer conhecendo o que foi a campanha nesse teatro de guerra e que a maioria deles eram considerados militares brilhantes.

Relembro que o Concelho da Revolução só foi extinto em 1982, ou seja, tiveste 8 anos em que todo o sistema político português estava de facto subordinado à hierarquia militar. Qualquer coisa desse género era impensável.

Quanto aos soldados do IDF, há casos que são crime de guerra e isso pode ser analisado pela justiça internacional e já houve soldados de férias no estrangeiro que estavam implicados nesses casos e que tiveram problemas. Isso deveria ser expandido e muito. E se a UE se quisesse minimamente chatear tinha muito por onde pressionar Israel que lhes iria tocar na carteira, só aqui no Porto, que num contexto global tem pouca dimensão, uma parte importante do imobiliário está dominado e de que maneira por fundos vindos de Israel.

basta o boicote de equipamento semicondutor feito na Europa para o Israel e era uma chapada bem grande.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 6 horas:

E eu digo que algo assim provavelmente levaria a outro golpe de estado

Compartilhar este post

Link para o post

Engraçado que toda esta reação do Trump ao encontro com o Putin se resume a um gajo completamente ignorante, que não fazia a mínima noção de onde se estava a meter e da gravidade dos acontecimentos à sua volta. Agora teve um choque de realidade e panicou.

Compartilhar este post

Link para o post

Não faz muito sentido discutir a aparente eliminação cirúrgica comparando com o que aconteceu depois do Holocausto.

O próprio atirador sugere que a sua motivação é contribuir para parar o massacre. Há uma diferença muito óbvia entre os casos...
De qualquer das formas houve centenas ou milhares de nazis sem funções militares que foram executados e felizmente que eu conheça não há ninguém sério a chorar por eles ou dizer que foi uma tragédia como o Rain Dog diz sobre a namorada nazi.

Mas se houver alguém sério que tenha escrito sobre os horrores de executar nazis eu gostava de ler. Sempre a aprender.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 7 horas:

Infelizmente quando o Benfica perde há casos de cônjuges que sofrem às mãos do parceiro, como o Macron acabou de descobrir

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Há uns anos em Espanha decobriu-se que ministros do governo e para aí metade dos políticos tinham instalado nos telemóveis o software espião israelita Pegasus, que se especulou que era responsabilidade de Marrocos. Entretanto agora Espanha anunciou um embargo de armas para Israel e comunicou que toda a UE deveria fazer o mesmo. Reação da embaixada de Israel: "O meu governo AINDA não respondeu com revelações do Pegasus..."

https://x.com/elespanolcom/status/1927286486984004058

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...