Duda34 Publicado 12 Junho 2023 Citação de Tio Hans, há 3 horas: Berlusconi será sepultado num ecoponto amarelo. Loool Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 12 Junho 2023 Qual vossa opinião sobre este tema em específico? Das raras coisas em que estou de acordo com a maioria dos republicanos. Toda a gente que fez desporto competitivo e esteve dentro do meio percebe a razão pela qual uma Semenya hermafrodita tornava injusta a carreira da medalha de prata dos 800m. E da medalha de bronze. E por aí fora. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 12 Junho 2023 Citação de Ticampos, há 6 minutos: Qual vossa opinião sobre este tema em específico? Das raras coisas em que estou de acordo com a maioria dos republicanos. Toda a gente que fez desporto competitivo e esteve dentro do meio percebe a razão pela qual uma Semenya hermafrodita tornava injusta a carreira da medalha de prata dos 800m. E da medalha de bronze. E por aí fora. Estás a comparar coisas diferentes. A Semenya é mulher, tanto quanto se sabe, e não tem culpa de ter as características físicas que tem. Da mesma forma que os jogadores da NBA são altos, ou que os jockeys são pequenos. Quanto aos atletas transgénero, é um assunto sensível mas, embora não tenha uma solução propriamente dita, concordo que não faz sentido ter mulheres transgénero a competir contra mulheres. É uma simples questão de justiça desportiva. 4 Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 12 Junho 2023 Citação de Ghelthon, há 2 minutos: Estás a comparar coisas diferentes. A Semenya é mulher, tanto quanto se sabe, e não tem culpa de ter as características físicas que tem. Da mesma forma que os jogadores da NBA são altos, ou que os jockeys são pequenos. Quanto aos atletas transgénero, é um assunto sensível mas, embora não tenha uma solução propriamente dita, concordo que não faz sentido ter mulheres transgénero a competir contra mulheres. É uma simples questão de justiça desportiva. Julgo que seja hermafrodita com predominância feminina. Corrijam-me se estiver enganado. Julgo que faria todo o sentido criar-se uma categoria de atletas transgeneros que até poderia servir para sensibilizar quanto a isso. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 12 Junho 2023 Um minuto de silêncio Pelas prostitutas que perderam o subsídio Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 12 Junho 2023 (editado) Citação de Ticampos, há 16 minutos: Julgo que seja hermafrodita com predominância feminina. Corrijam-me se estiver enganado. Mesmo que seja isso, como é que defines os limites? Atletas femininos só podem ter uma determinada quantidade da hormona X (na verdade até acho que funciona mesmo assim, vá - mas a Semenya foi testada e, tanto quanto julgo saber, foi permitida a sua participação)? E onde páras? É que, dando exemplos aleatórios, deve haver ciclistas com melhor capacidade de respiração em montanha, ou nadadores com pulmões fisicamente maiores. Vai definir-se um padrão do atleta para cada desporto e tudo o que saia disso não pode competir? Parece-me terreno pantanoso. Quanto a isto dos transgénero, diria que depende do desporto, mas em desportos onde o físico seja importante, acho que não é justo ter mulheres transgénero em competições femininas, porque a Ciência parece indicar que mantém características masculinas. Mas não me parece que a situação da Semenya seja sequer comparável. Editado 12 Junho 2023 por Ghelthon 1 Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 12 Junho 2023 (editado) Citação de Ghelthon, há 8 minutos: Mesmo que seja isso, como é que defines os limites? Atletas femininos só podem ter uma determinada quantidade da hormona X (na verdade até acho que funciona mesmo assim, vá - mas a Semenya foi testada e, tanto quanto julgo saber, foi permitida a sua participação)? E onde páras? É que, dando exemplos aleatórios, deve haver ciclistas com melhor capacidade de respiração em montanha, ou nadadores com pulmões fisicamente maiores. Vai definir-se um padrão do atleta para cada desporto e tudo o que saia disso não pode competir? Parece-me terreno pantanoso. Quanto a isto dos transgénero, diria que depende do desporto, mas em desportos onde o físico seja importante, acho que não é justo ter mulheres transgénero em competições femininas, porque a Ciência parece indicar que mantém características masculinas. Mas não me parece que a situação da Semenya seja sequer comparável. Foi permitida desde que fizesse tratamento hormonal. Coisa que recusou e foi por isso proibida de participar. Edit - encontrei noticia interessante sobre isso: https://tribuna.expresso.pt/modalidades/2022-07-21-Caster-Semenya-voltou-aos-Mundiais-de-atletismo-depois-de-recusar-fazer-tratamentos-de-reducao-hormonal.-Ficou-se-pelas-eliminatorias-b224c43f Editado 12 Junho 2023 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 12 Junho 2023 Citação de Ghelthon, há 42 minutos: Estás a comparar coisas diferentes. A Semenya é mulher, tanto quanto se sabe, e não tem culpa de ter as características físicas que tem. Da mesma forma que os jogadores da NBA são altos, ou que os jockeys são pequenos. Quanto aos atletas transgénero, é um assunto sensível mas, embora não tenha uma solução propriamente dita, concordo que não faz sentido ter mulheres transgénero a competir contra mulheres. É uma simples questão de justiça desportiva. Em oposição a quê? Uma mulher trans não é, também, uma mulher? Tem culpa de ter as características físicas que tem? Citação de Ghelthon, há 29 minutos: Mesmo que seja isso, como é que defines os limites? Atletas femininos só podem ter uma determinada quantidade da hormona X (na verdade até acho que funciona mesmo assim, vá - mas a Semenya foi testada e, tanto quanto julgo saber, foi permitida a sua participação)? E onde páras? É que, dando exemplos aleatórios, deve haver ciclistas com melhor capacidade de respiração em montanha, ou nadadores com pulmões fisicamente maiores. Vai definir-se um padrão do atleta para cada desporto e tudo o que saia disso não pode competir? Parece-me terreno pantanoso. Quanto a isto dos transgénero, diria que depende do desporto, mas em desportos onde o físico seja importante, acho que não é justo ter mulheres transgénero em competições femininas, porque a Ciência parece indicar que mantém características masculinas. Mas não me parece que a situação da Semenya seja sequer comparável. A Semenya tem um cromossoma Y. Isso não será uma "característica masculina"? No fundo, estás tão perto de chegar lá, mas ainda falta um bocadinho para ultrapassares a barreira binária e transfóbica que a nossa sociedade nos impõe. Sexo, tal como género, existe num espetro, não se trata de um binário. Indivíduos intersexo e transgénero fazem parte da diversidade da nossa espécie. 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 12 Junho 2023 Citação de bmfpcdm, Agora: Em oposição a quê? Uma mulher trans não é, também, uma mulher? Tem culpa de ter as características físicas que tem? A Semenya tem um cromossoma Y. Isso não será uma "característica masculina"? No fundo, estás tão perto de chegar lá, mas ainda falta um bocadinho para ultrapassares a barreira binária e transfóbica que a nossa sociedade nos impõe. Sexo, tal como género, existe num espetro, não se trata de um binário. Indivíduos intersexo e transgénero fazem parte da diversidade da nossa espécie. Para começo de conversa, e no caso de não ser óbvio: sou 100% a favor da auto-determinação sexual de cada um. Estou a falar de Biologia. Genericamente falando, os homens são fisicamente mais capazes do que as mulheres. Daí que não faça grande sentido, por exemplo, ter o campeão do mundo de halterofilismo a trocar de sexo e depois ir competir com mulheres, porque é óbvio que ele/ela será mais forte. É só isto que está a ser discutido. Portanto, das duas uma: ou se mantém a divisão de géneros no desporto que existe agora, e talvez se acrescenta uma terceira categoria, ou então o desporto tem de mudar radicalmente. Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 12 Junho 2023 Citação de Ghelthon, há 11 minutos: Para começo de conversa, e no caso de não ser óbvio: sou 100% a favor da auto-determinação sexual de cada um. Estou a falar de Biologia. Genericamente falando, os homens são fisicamente mais capazes do que as mulheres. Daí que não faça grande sentido, por exemplo, ter o campeão do mundo de halterofilismo a trocar de sexo e depois ir competir com mulheres, porque é óbvio que ele/ela será mais forte. É só isto que está a ser discutido. Portanto, das duas uma: ou se mantém a divisão de géneros no desporto que existe agora, e talvez se acrescenta uma terceira categoria, ou então o desporto tem de mudar radicalmente. Eu não considero que seja óbvio que alguém que passe por substituição hormonal vá ser mais forte em halterofilismo (nem o comité olímpico o considerou há poucos anos), mas mesmo que fosse, qual seria o problema de uma mulher competir com outras mulheres? A não ser que no teu entender uma mulher trans não seja "verdadeiramente" uma mulher (daí eu ter-te perguntado se uma mulher trans não é também uma mulher, e qual é a culpa de ter as características físicas que tem? Em oposição à Semenya, que não pareces ter problemas em descrevê-la [e bem] como mulher, apesar do cromossoma Y). Que sentido faria criar uma terceira categoria? Para a Laurel Hubbard, uma mulher, competir sozinha nos jogos olímpicos? Quando ela, como mulher que é, já encaixa perfeitamente no binário desportivo em vigor. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 12 Junho 2023 Citação de bmfpcdm, há 8 minutos: Eu não considero que seja óbvio que alguém que passe por substituição hormonal vá ser mais forte em halterofilismo (nem o comité olímpico o considerou há poucos anos), mas mesmo que fosse, qual seria o problema de uma mulher competir com outras mulheres? A não ser que no teu entender uma mulher trans não seja "verdadeiramente" uma mulher (daí eu ter-te perguntado se uma mulher trans não é também uma mulher, e qual é a culpa de ter as características físicas que tem? Em oposição à Semenya, que não pareces ter problemas em descrevê-la [e bem] como mulher, apesar do cromossoma Y). Que sentido faria criar uma terceira categoria? Para a Laurel Hubbard, uma mulher, competir sozinha nos jogos olímpicos? Quando ela, como mulher que é, já encaixa perfeitamente no binário desportivo em vigor. Novamente, estás a levar isto para uma conversa sobre género, e não é isso que está em causa - pelo menos da minha parte. Estamos a falar de uma "condição" física que pode ou não ser uma vantagem competitiva. Mas ainda mais importante do que a minha opinião, é haver mais pesquisa e discussão sobre o assunto, porque não é algo fácil nem claro, como outros aspectos das pessoas trans o são (director científico do COI diz o mesmo). Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 12 Junho 2023 Citação de Ghelthon, há 6 minutos: Novamente, estás a levar isto para uma conversa sobre género, e não é isso que está em causa - pelo menos da minha parte. Estamos a falar de uma "condição" física que pode ou não ser uma vantagem competitiva. Mas ainda mais importante do que a minha opinião, é haver mais pesquisa e discussão sobre o assunto, porque não é algo fácil nem claro, como outros aspectos das pessoas trans o são (director científico do COI diz o mesmo). Não é o que está em causa? Desculpa, mas quando colocaste a questão como a colocaste naquele primeiro bold ("A Semenya é mulher, tanto quanto se sabe, e não tem culpa de ter as características físicas que tem."), está insinuado que é isso que está em causa. Afinal de contas, as categorias são definidas por género, não são definidas por genitais ou cromossomas. A Semenya é uma mulher, certo? Mesmo sabendo que ela tem um cromossoma Y, certo? Como aferimos isso? Pelos cromossomas? Pelos genitais? Ou pela sua identidade de género? Há uma hora a questão do halterofilismo era óbvia, agora já não é algo fácil nem claro e requer mais pesquisa e discussão. Estamos a ter progresso. Gosto. O diretor científico e médico do COI é citado nesse artigo a dizer: "Laurel Hubbard is a woman and is competing under the rules of her federation. We have to pay tribute to her courage and tenacity in qualifying for the Games." Também estará a levar isto para uma conversa sobre género? A Laurel Hubbard é uma mulher, certo? Mesmo sabendo que ela tem um cromossoma Y, certo? Como aferimos isso? Pelos cromossomas? Pelos genitais? Ou pela sua identidade de género? 1 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 12 Junho 2023 Citação de Black Hawk, há 6 minutos: Uh, outra vez? Isto está na ribalta de propósito. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 12 Junho 2023 Isto de ter mulheres biologicamente masculinas a participar em desportos monopolizados por mulheres biologicamente femininas é novidade. As mulheres biofemininas dominaram a categoria pois não havia este nível de integração lgbtqe+. Em 5 anos já haverá uns rankings mais justos com mulheres biomasculinas a surgir nos top10 mundiais e de goats dos seus respectivos desportos. Primeiro estranha-se, depois entranha-se. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 12 Junho 2023 (editado) Citação de bmfpcdm, há 1 hora: Não é o que está em causa? Desculpa, mas quando colocaste a questão como a colocaste naquele primeiro bold ("A Semenya é mulher, tanto quanto se sabe, e não tem culpa de ter as características físicas que tem."), está insinuado que é isso que está em causa. Afinal de contas, as categorias são definidas por género, não são definidas por genitais ou cromossomas. A Semenya é uma mulher, certo? Mesmo sabendo que ela tem um cromossoma Y, certo? Como aferimos isso? Pelos cromossomas? Pelos genitais? Ou pela sua identidade de género? Há uma hora a questão do halterofilismo era óbvia, agora já não é algo fácil nem claro e requer mais pesquisa e discussão. Estamos a ter progresso. Gosto. O diretor científico e médico do COI é citado nesse artigo a dizer: "Laurel Hubbard is a woman and is competing under the rules of her federation. We have to pay tribute to her courage and tenacity in qualifying for the Games." Também estará a levar isto para uma conversa sobre género? A Laurel Hubbard é uma mulher, certo? Mesmo sabendo que ela tem um cromossoma Y, certo? Como aferimos isso? Pelos cromossomas? Pelos genitais? Ou pela sua identidade de género? Em termos desportivos, a meu ver, vale o género no nascimento. A Laurel e todas as outras Laurels são mulheres do ponto de vista "civil", obviamente. Poderem ou não participar em competições de mulheres não é assim tão claro quanto queres fazer parecer, porque o desporto não é propriamente um direito, não é só querer e participas da maneira que te apetece. Não quero com isto dizer que mulheres trans não possam praticar desporto, não é nada disso. Mas eu entendo que a sua integração não seja simples, nem seja algo que seja tão imediato como "eu sou uma mulher, logo quero poder participar numa competição feminina". E eu sei que isto pode soar como se eu fosse um troglodita, mas acho que me conhecem minimamente e sabem que não sou. Em termos de direitos de maneira geral, 300% do lado das pessoas trans, até porque genericamente só as afecta a elas. Isto é diferente. Editado 12 Junho 2023 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 12 Junho 2023 Citação de Axadrezado, há 2 minutos: Estou esperançoso que o bmfcdc consiga ler o que o Ghelton escreve. Se sim, vai ser interessante Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 12 Junho 2023 Citação de Sandes., há 39 minutos: Isto está na ribalta de propósito. O ataque legistlativo e social à comunidade trans nos States está num nivel incrivelmente assustador. Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 12 Junho 2023 Citação de Ghelthon, há 1 hora: Em termos desportivos, a meu ver, vale o género no nascimento. A Laurel e todas as outras Laurels são mulheres do ponto de vista "civil", obviamente. Poderem ou não participar em competições de mulheres não é assim tão claro quanto queres fazer parecer, porque o desporto não é propriamente um direito, não é só querer e participas da maneira que te apetece. Não quero com isto dizer que mulheres trans não possam praticar desporto, não é nada disso. Mas eu entendo que a sua integração não seja simples, nem seja algo que seja tão imediato como "eu sou uma mulher, logo quero poder participar numa competição feminina". E eu sei que isto pode soar como se eu fosse um troglodita, mas acho que me conhecem minimamente e sabem que não sou. Em termos de direitos de maneira geral, 300% do lado das pessoas trans, até porque genericamente só as afecta a elas. Isto é diferente. Género no nascimento? Vou-te fazer um favor e aconselhar-te para a próxima não ires por aí. Um melhor argumento é a questão da puberdade (se a transição da atleta se deu após a puberdade, ou não), isto tendo em conta que afirmas que a tua posição se limita à "justiça desportiva". Adicionalmente, estás a cair na armadilha, que a própria medicina caiu, do sexo como um binário (ignorando todas as pessoas que nascem sem encaixar nesse binário). Não, não és troglodita, eu logo no início afirmei que estavas muito perto de chegar lá (e continuas a estar). 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 12 Junho 2023 Citação de bmfpcdm, há 13 minutos: Género no nascimento? Vou-te fazer um favor e aconselhar-te para a próxima não ires por aí. Um melhor argumento é a questão da puberdade (se a transição da atleta se deu após a puberdade, ou não), isto tendo em conta que afirmas que a tua posição se limita à "justiça desportiva". Adicionalmente, estás a cair na armadilha, que a própria medicina caiu, do sexo como um binário (ignorando todas as pessoas que nascem sem encaixar nesse binário). Não, não és troglodita, eu logo no início afirmei que estavas muito perto de chegar lá (e continuas a estar). Quando um recém-nascido sai da maternidade, é registado com apenas um de dois sexos, certo? Não me parece que haja grande armadilha aqui, é o que é. Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 12 Junho 2023 Citação de Ghelthon, há 2 minutos: Quando um recém-nascido sai da maternidade, é registado com apenas um de dois sexos, certo? Não me parece que haja grande armadilha aqui, é o que é. Não há? Quando tiveres tempo, procura ver o vídeo que eu coloquei, para perceberes quão nefária foi/é essa armadilha. Repito, não vás por aí, especialmente tendo em conta que a tua posição se refere à "justiça desportiva". Seguindo a tua lógica do "género à nascença", "resolves o problema" de atletas trans (embora não o resolvas verdadeiramente, pois não é por à nascença ser este ou aquele género que no futuro vai ser "injusto" para as outras atletas), mas colocas em limbo qualquer atleta intersexo em que à nascença o género tenha sido impossível de atribuir. 1 Compartilhar este post Link para o post