zeca galhão Publicado 15 Outubro 2020 Citação de noikeee, há 11 minutos: O problema do William é que precisa dum contexto muito específico para tirar todo o partido dele. No futebol actual é muito difícil uma equipa conseguir encaixar um médio-centro (seja 6 ou 8 ) que recupera a passo na transição do ataque para a defesa. Nem o Pirlo criava os buracos no centro do terreno em transição que o William cria. E por muito bom que o William seja com bola, e é, não é nenhum Ronaldo ou Messi (ou Pirlo que é o exemplo mais parecido em termos de ocupar a mesma posição, vá), que se consiga montar uma equipa de topo à volta dele em pleno 2020, a tentar disfarçar as lacunas gritantes sem bola duma peça. É esse mesmo o ponto, a meu ver os pontos fortes não compensam de todo os fracos principalmente numa seleção como a portuguesa com tantas e boas escolhas, (se ainda fosse um Iniesta). Em exemplo, no jogo com a Suécia, se não fosse o Danilo e os centrais a apagar fogos e a falta de eficácia dos suecos e o resultado poderia ter sido outro. Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 15 Outubro 2020 Esse heatmap só prova que o William não jogou a 6. Aliás, esse heatmap a provar alguma coisa, prova que a seleção esteve mais tempo com Bruno Fernandes e William a jogar lado a lado que Danilo e William, ou seja, jogámos com duplo pivot invertido. Danilo por trás de Bruno e William. Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 15 Outubro 2020 Citação de Pickle Rick, há 6 minutos: Esse heatmap só prova que o William não jogou a 6. Aliás, esse heatmap a provar alguma coisa, prova que a seleção esteve mais tempo com Bruno Fernandes e William a jogar lado a lado que Danilo e William, ou seja, jogámos com duplo pivot invertido. Danilo por trás de Bruno e William. E que o SofaScore deu menos pontuação ao bombeiro Danilo... Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 15 Outubro 2020 Citação de noikeee, há 28 minutos: O problema do William é que precisa dum contexto muito específico para tirar todo o partido dele. No futebol actual é muito difícil uma equipa conseguir encaixar um médio-centro (seja 6 ou 8 ) que recupera a passo na transição do ataque para a defesa. Nem o Pirlo criava os buracos no centro do terreno em transição que o William cria. E por muito bom que o William seja com bola, e é, não é nenhum Ronaldo ou Messi (ou Pirlo que é o exemplo mais parecido em termos de ocupar a mesma posição, vá), que se consiga montar uma equipa de topo à volta dele em pleno 2020, a tentar disfarçar as lacunas gritantes sem bola duma peça. Um mito. É outra ideia que se banalizou juntamente com a da "lateralização" do jogo, à boleia do estilo dele e de meia dúzia de lances descontextualizados, que facilmente se encontram noutros médios-defensivos a quem isso nunca é apontado. Bastava pegar no golo do Nanu, no último Porto x Marítimo, para tentar criar uma narrativa idêntica para o Danilo, por exemplo (que seria igualmente falsa). O William, enquanto médio-defensivo (que, já agora, é a única posição dele), sempre foi um garante de equilíbrio, estabilidade e solidez defensiva em todos os momentos do jogo. Podemos é discutir se o colectivo em si está a um nível que lhe permita não andar sempre a partir o jogo e a obrigar a constantes despiques e duelos individuais, e isso já são outros 500. O William só precisa de jogar a 6, sem ninguém que o estorve naquela zona do terreno. É tão simples quanto isto. Seja em termos do que é o seu posicionamento defensivo, seja na construção e na saída de bola. Depois disso estar garantido, é quase indiferente quem joga mais perto dele. Pode ser um Moutinho, um Renato, um Bruno, um Pizzi, até um Bernardo. Desde que o posicionamento deles não interfira com o espaço que o William naturalmente domina e onde é mais forte (à frente dos centrais), a qualidade está assegurada. Compartilhar este post Link para o post
Djork Publicado 15 Outubro 2020 É por isso que está no Bétis Ganda truta Compartilhar este post Link para o post
zeca galhão Publicado 15 Outubro 2020 Citação de Axadrezado, há 28 minutos: E que o SofaScore deu menos pontuação ao bombeiro Danilo... Sim, até porque a "assist" para o Jota nem lhe sobe a nota nem nada. E por falar nos heat maps, é ver o dele e o do Jota que defendeu mais que ele. Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 15 Outubro 2020 Citação de zeca galhão, há 12 minutos: Sim, até porque a "assist" para o Jota nem lhe sobe a nota nem nada. E por falar nos heat maps, é ver o dele e o do Jota que defendeu mais que ele. Consegues deduzir isso do heatmap ? Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 15 Outubro 2020 (editado) Citação de Poeira, há 36 minutos: Podemos é discutir se o colectivo em si está a um nível que lhe permita não andar sempre a partir o jogo e a obrigar a constantes despiques e duelos individuais, e isso já são outros 500. O William só precisa de jogar a 6, sem ninguém que o estorve naquela zona do terreno. E isso não é um contexto específico para tirar partido dele, que é difícil de ocorrer consistentemente? Mesmo as grandes equipas que dominam o jogo todo, ocasionalmente vêem-se em situações que o jogo está partido. Consegues imaginar um Liverpool, Bayern, Barcelona, a alguma vez terem de fazer malabarismos para encaixar um jogador como o William, quando têm gente como o Thiago, Kimmich, Busquets/De Jong, que dão tudo o que o William dá e mais, e não trazem os mesmos problemas? Até o Busquets, que é um jogador dum perfil algo semelhante, é muito melhor a garantir que não é apanhado fora de posição quando o jogo tá partido. Com o devido exagero: o Andy Carroll e o Marega também só precisam de jogar num relvado alagado contra defesas franzinos e baixos, para serem a melhor dupla de avançados do mundo. Isto dos contextos tem muito que se lhe diga... Editado 15 Outubro 2020 por noikeee Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 15 Outubro 2020 Citação de Poeira, há 4 horas: Poupaste-me uns minutos de vida. E confesso que as críticas à capacidade física são aquelas que mais confuso me deixam. Primeiro, porque são um exagero, uma vez que o William não faz uso da capacidade física e atlética em várias acções, mas ela está lá e não desaparece por magia. Ele pode não ser o jogador que se estereotipou para um armário de 1,87m e 89 kg... mas a altura e o peso continuam a estar lá na altura de tentarem ir ao choque com ele e de o beneficiarem em inúmeros momentos. Certamente que tirar-lhe a bola é tarefa que não deixa saudades a muita gente que jogou contra ele por cá ou que joga contra ele em Espanha. E depois, porque se a uma grande qualidade efectiva que ele tem e sempre teve se juntasse também uma grande qualidade nos aspectos em que é menos bom (que existem, embora estejam longe de ser tantos quantos aqueles que normalmente se apontam), a este nível, não estaríamos a falar apenas de um excelente médio. Estaríamos a falar de um dos mais dominantes médios do planeta. Eu não vejo um médio defensivo melhor do que ele na atualidade (há algum tempo, mas pronto), é por isso que não percebo como anda "perdido" num Betis. Joga tanto com uma classe e facilidade que até mete impressão. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 15 Outubro 2020 Eu bato na mesma tecla de sempre, a exibição do William no dragão na época do LJ apresentou-o para mim. É dos jogadores com mais talento que já jogou em Portugal, apesar de nem sempre o ter mostrado seja por culpa própria ou de treinador e equipa. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 15 Outubro 2020 Anda perdido no Betis porque "eles" têm razão: não é fácil tirar partido das qualidades do William Carvalho. Exige um certo grau de planeamento e trabalho montar um meio-campo a contar com as suas "especificidades". Enquanto médio-defensivo, tem de se ter em conta que ele não é agressivo a atacar o portador da bola nem sequer rápido a recuperar para fechar espaços atrás. Enquanto médio-centro, ele não cobre propriamente um grande raio de terreno como a maioria dos treinadores gosta, que preferem geralmente um box-to-box bom de bola, sim, mas que seja dinâmico e de preferência rápido a transportar bola. Ter o William à frente da defesa obriga a ter pelo menos mais um médio capaz de o complementar. É tão mais fácil ter à frente da defesa um gajo que tenha essas características e liberte o(s) restante(s) médio(s) para outras funções. E ter o William no meio-campo, mesmo que não enquanto médio-defensivo, implica provavelmente a necessidade de ter um médio-defensivo e ainda outro médio que ofereça o tal raio de acção mais alargado, porque o William não o vai dar. A maioria das equipas de topo tem recursos para aceder a jogadores que podem até não ter as principais qualidades do William tão aprimoradas, mas que são suficientemente bons nisso e não obrigam os treinadores a ter de montar o meio-campo a contar com aquilo que o William não dá. Agora, um treinador que consiga incluir o William num meio-campo e fazer aquilo funcionar tem no William um jogador fantástico. A cena é que as equipas de topo não têm de se dar a esse trabalho, e são os Betis da vida quem arrisca em jogadores como o William, pois é o tipo de jogador que pode fazer a diferença e vale a pena o risco. Os tubarões têm jogadores mais completos, para quê dar-se a esse trabalho? Pelo menos é como eu vejo a coisa. E percebo perfeitamente que é mais cómodo ter um Kante, ou até um Casemiro, do que um William, libertando os outros craques para fazerem a diferença mais à frente sem terem de se preocupar tanto com equilíbrios... 2 3 Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 15 Outubro 2020 Citação de noikeee, há 26 minutos: E isso não é um contexto específico para tirar partido dele, que é difícil de ocorrer consistentemente? Mesmo as grandes equipas que dominam o jogo todo, ocasionalmente vêem-se em situações que o jogo está partido. Consegues imaginar um Liverpool, Bayern, Barcelona, a alguma vez terem de fazer malabarismos para encaixar um jogador como o William, quando têm gente como o Thiago, Kimmich, Busquets/De Jong, que dão tudo o que o William dá e mais, e não trazem os mesmos problemas? Até o Busquets, que é um jogador dum perfil algo semelhante, é muito melhor a garantir que não é apanhado fora de posição quando o jogo tá partido. Com o devido exagero: o Andy Carroll e o Marega também só precisam de jogar num relvado alagado contra defesas franzinos e baixos, para serem a melhor dupla de avançados do mundo. Isto dos contextos tem muito que se lhe diga... Sinceramente não, não é. É simplesmente um contexto de controlo do ritmo de jogo, a que tantas equipas dão preferência. Da mesma forma que tantos médios-defensivos de outro estilo seriam pouco mais do que inúteis nesse contexto e muito úteis noutros. Não o vejo a ter dificuldades para encaixar em qualquer uma dessas equipas e, mais do que isso, não vejo e nunca vi essa inaptidão defensiva toda que tanto lhe apontam. O que acho, muito sinceramente, é que se criou a ideia de que ele deveria ser dominador em termos atléticos e fortíssimo em tudo o que envolve duelos individuais porque tem o tamanho que tem e, como não o é mas "devia ser", passa-se automaticamente para o outro extremo da balança, quando ele também está muito longe desse ponto. Aliás, é curioso ver que levamos já 2 ou 3 anos a ler e ouvir exactamente o mesmo tipo de críticas ao Busquets no Barcelona, que é só o melhor (ou um dos melhores, dou de barato) jogador que este jogo já viu naquela posição e que tem de facto um perfil bem semelhante. É dos melhores exemplos possíveis precisamente porque, nesse período, o que mudou não foi bem o jogador. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 15 Outubro 2020 Eu nunca vi o Busquets 15 a 20 metros acima donde devia tar e a recuperar a passo num contra-ataque dos adversários - tá sempre ou no sitio certo a fechar à frente da defesa, ou aproveita imediatamente o posicionamento alto para pressionar para recuperar logo a bola ou para fazer falta. E eu vejo isso pelo menos em metade dos jogos do William. Às vezes até por próprias perdas de bola dele (a capacidade dele galgar alguns metros verticalmente com a bola é boa, mas depois às vezes coloca-se nestas situações). O William consegue ser bom defensivamente e até recuperar algumas bolas, mas é quando a restante equipa está toda equilibrada e ele está no raio de acção da bola. Atenção eu até gosto do William e acho que tem de continuar a ser titular por Portugal, tem jogado bem com bola, e com o Danilo há um equilíbrio decente qb. Só não acho que ignorar, desculpar, fingir que não existem as lacunas dele ou que não contam para nada, faça sentido. 4 Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 16 Outubro 2020 Citação de noikeee, há 27 minutos: Eu nunca vi o Busquets 15 a 20 metros acima donde devia tar e a recuperar a passo num contra-ataque dos adversários - tá sempre ou no sitio certo a fechar à frente da defesa, ou aproveita imediatamente o posicionamento alto para pressionar para recuperar logo a bola ou para fazer falta. E eu vejo isso pelo menos em metade dos jogos do William. Às vezes até por próprias perdas de bola dele (a capacidade dele galgar alguns metros verticalmente com a bola é boa, mas depois às vezes coloca-se nestas situações). O William consegue ser bom defensivamente e até recuperar algumas bolas, mas é quando a restante equipa está toda equilibrada e ele está no raio de acção da bola. Atenção eu até gosto do William e acho que tem de continuar a ser titular por Portugal, tem jogado bem com bola, e com o Danilo há um equilíbrio decente qb. Só não acho que ignorar, desculpar, fingir que não existem as lacunas dele ou que não contam para nada, faça sentido. E dificilmente vais ver, porque ao contrário do William, nunca ninguém olhou para ele e pensou "este gajo dava um 8 jeitoso". Porque não dava, da mesma forma que o William também não dá. O Busquets jogou como um 6 posicional durante toda a sua vida porque é essa a posição dele. Mais nenhuma. Mas é a 8 que o William tem jogado e, por alguma razão que não consigo perceber, é aí que continua a ter também um grupo significativo de fãs, apesar de não ter nenhuma característica que o faça ser um 8 de um nível minimamente parecido com aquele que ele tem na posição 6. A capacidade de galgar metros com bola acelera o jogo de forma desnecessária, retira-lhe discernimento e aumenta os erros em posse, que é tudo aquilo que não se quer de um médio posicional como ele. O facto dele transportar, muitas vezes, já é sinal de que se meteu (ou meteram-no, depende da situação de jogo) em caminhos apertados. O William é o médio com o perfil mais desajustado à posição 8 que a selecção lá tem. Mais depressa lá jogava o Danilo (que também não é 8 nenhum, obviamente). Mas convencionou-se que um jogador daqueles, com imensa qualidade com bola e sem a agressividade que normalmente caracteriza os médios-defensivos de 1,90m e 90 kg, não podia jogar sozinho à frente da defesa. Tanto se convencionou que o continuam a tentar transformar naquilo que ele não é, nunca foi e dificilmente virá a ser. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 16 Outubro 2020 (editado) Citação de Tio Hans, há 14 horas: Onde é que eu menosprezei o Felix? Foi quando disse que não vale 126 milhões ou foi por ter dito que não é uma mistura de Ronaldo com Messi? Ou por dizer que ele, de momento, parece ter os pés do Tiquinho Soares? Mas que queres que eu diga? Que ele é o melhor jogador deste mundo e do outro? Que ele anda a fazer exibições absolutamente brutais na selecção (que é o que acompanho mais dele)? Se quiseres que eu minta diz. A verdade é que ele não anda a jogar um boi. Não tem justificado as sucessivas titularidades na selecção e parece um tosco, que ele não é. Daí eu dizer que só lhe fazia bem desaparecer por uns tempos. Caso contrário, arrisca-se a ser outro Renato Sanches, que também era a última bolacha do pacote. Eu expliquei muito bem onde, podes guardar as comparações e hipérboles desnecessárias e deixar de te repetir. Soa a recalcamento, vá lá saber-se porquê. Não te vou contrariar os argumentos, tal como não o fiz antes com exceção à questão da propaganda. Também não há muito mais a dizer quando se chega ao ponto de invocar nomes que nada dizem respeito ao Félix para o analisar. De novo, não sou eu quem se arrisca a ficar coberto de ridículo. Editado 16 Outubro 2020 por John Bonifácio Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 16 Outubro 2020 Citação de noikeee, há 11 horas: Eu nunca vi o Busquets 15 a 20 metros acima donde devia tar e a recuperar a passo num contra-ataque dos adversários - tá sempre ou no sitio certo a fechar à frente da defesa, ou aproveita imediatamente o posicionamento alto para pressionar para recuperar logo a bola ou para fazer falta. E eu vejo isso pelo menos em metade dos jogos do William. Às vezes até por próprias perdas de bola dele (a capacidade dele galgar alguns metros verticalmente com a bola é boa, mas depois às vezes coloca-se nestas situações). O William consegue ser bom defensivamente e até recuperar algumas bolas, mas é quando a restante equipa está toda equilibrada e ele está no raio de acção da bola. Atenção eu até gosto do William e acho que tem de continuar a ser titular por Portugal, tem jogado bem com bola, e com o Danilo há um equilíbrio decente qb. Só não acho que ignorar, desculpar, fingir que não existem as lacunas dele ou que não contam para nada, faça sentido. Mas o William costuma estar 15 ou 20 metros a frente de onde deve estar onde? Na seleção? Mas na seleção parece ser isso mesmo que o Fernando Santos quer pois ele joga em dupla com o Bruno. Não faz sentido estar a dizer que ele está 15 ou 20 metros à frente quando na realidade está só a cumprir aquilo que o treinador quer, que é que ele seja um 8. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 16 Outubro 2020 Citação de Axadrezado, há 14 horas: O Félix tem um potencial enorme, mas não é potencial para 126M. O Félix errou brutalmente ao escolher o Atlético...ou não, porque deve ter ido para onde o JM mandou e para um clube que funciona em Mendilhões. O Félix até agora fez zero na seleção...não justificou ser titular e quando tivermos Ronaldo,Jota,Bernardo e até mesmo o André Silva (que faz uma boa dupla com o CR7) tem é que sentar o cu no banco. Não é porquê? Pá, que ainda não o tenha justificado, eu concordo. Mas já mostrou que é para isso e muito mais. E não foi só por cá. Ainda devia estar na memória o que foi o Patético na fase final da UCL jogada em Lisboa com e sem o Félix. Agora, se na seleção há quem esteja melhor, aí estamos de acordo que ele tem de sentar no banco. Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 16 Outubro 2020 O William tem lacunas, simplesmente não são as que as pessoas por norma apontam. E aqui volta-se a cometer o mesmo erro dos heatmaps. Vocês estão a julgar o William e o seu posicionamento defensivo como "6" quando ele não tem jogado nessa posição. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 16 Outubro 2020 Quanto ao Félix, exceptuando algumas falhas na finalização (o Félix do Benfica já levava meia dúzia de golos na selecção, é uma questão de confiança), também não vejo onde é que ele esteja a jogar mal por Portugal, e também acho que a sua presença entre os maiores talentos mundiais da sua geração é indiscutível. Acho que, ao contrário do Renato (que de facto não correspondia ao hype que tinha, apesar de ter qualidade), fazia bem a muita gente aproveitar o talento genial que ali está, em vez de se dedicarem a caminhar em contramão. 4 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 16 Outubro 2020 Citação de John Bonifácio, há 26 minutos: Eu expliquei muito bem onde, podes guardar as comparações e hipérboles desnecessárias e deixar de te repetir. Soa a recalcamento, vá lá saber-se porquê. Não te vou contrariar os argumentos, tal como não o fiz antes com exceção à questão da propaganda. Também não há muito mais a dizer quando se chega ao ponto de invocar nomes que nada dizem respeito ao Félix para o analisar. De novo, não sou eu quem se arrisca a ficar coberto de ridículo. Numa coisa eu concordo contigo: vamos ficar por aqui. É o melhor, quando uma das partes não quer debater, não quer argumentar e parte de logo de dedo em riste com acusações e bocas foleiras como esta do recalcamento. Quando quiseres ter uma troca de argumentos saudável, sabes onde me encontrar. Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 16 Outubro 2020 Não sei que jogo viram, mas contra a França, a falta de disponibilidade física do William foi gritante. Perdemos muitas segundas bolas, porque o homem a rodar parece eu a sair da cama depois de ter ido ir correr na noite anterior. Não tem rins o homem. Contra equipas como a Suécia que não dominam a bola nem jogam curto no nosso meio-campo, acaba por ser um mal menor. Heatmaps e não sei mais o quê. Fui ao sofascore e contabilizaram 17 (!) perdas de bola dele nesse jogo. Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 16 Outubro 2020 O Félix na seleção é simplesmente menos 1, não acrescenta nada, e na maioria das vezes, desperdiça as jogadas criadas. O William é bom jogador em certos contextos, é um bom jogador para um Bétis...como 6, a jogar sozinho à frente da defesa, simplesmente não serve. Compartilhar este post Link para o post