antifa Publicado 21 Abril 2021 Depois no meio desta conversa toda da ausência de interesse que os miúdos têm pelo futebol, a realidade é que provavelmente nunca houve tantas crianças federadas a jogar futebol na infinidade de clubes e academias que há por esse país fora. 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 21 Abril 2021 Citação de DonSk, há 8 minutos: Era a semana toda à espera daqueles 90 minutos. Eu não sei quanto a vocês, mas na minha infância só tinha 3 canais de TV em casa, porque onde morava nem a TVI apanhava em condições. Se queria ver os golos e resumos tinha de esperar pelo Domingo Desportivo e para um puto com aulas no dia a seguir não passava propriamente a horas dignas. Esta magia perdeu-se um bocadinho. A mesma coisa para os desenhos animados, por exemplo. Eu levantava-me de madrugada para apanhar o que estava a dar na TV. Hoje em dia tenho um primo com cerca de 3 anos e ele nem quer saber muito do que passa na TV, tem o tablet e vê às hora que quer. A massificação da tecnologia levou a uma banalização de muitas coisas. Mas voltamos ao mesmo... Esta Superliga só ia banalizar mais uma. Ah... Lembro-me da caminhada do Porto e do Boavista na Taça UEFA e acompanhava os jogos pela rádio, pela rádio... Até ao ano 2000, eu acompanhava a maioria dos jogos pela rádio, porque não tinha outra opção. Ao domingo à noite é que via o que tinha acontecido no Domingo Desportivo. Em relação à F1, era sagrado após o almoço de domingo ver a corrida com o meu pai. Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 21 Abril 2021 Citação de Sandes., há 6 minutos: Isso continua a excluir uma grande parte da população que desses todos têm só o telemovel e um computador m*rdoso. Acho que falamos muito na perspectiva das posses que temos agora, mas há muito miudo que pouco tem de entretenimento "activo", e que recorre a ver videos no youtube e tik tok e assim porque nao tem mais nada para fazer. O futebol está a falhar, e muito, em chegar a esse publico. A nível Europeu, a grande maioria já tem acesso a um telemóvel, mesmo que m*rdoso. Os pais hoje em dia preferem colocar os putos a ver videos no youtube de Minecraft ou algo que o valha do que propriamente a ver TV. E digamos que a TV hoje em dia não ajuda muito... Para além disso, tens o efeito FOMO nas crianças nas escolas com os amigos, por exemplo. E tens toda a razão na tua última frase. Acho, e é somente a minha opinião, que a "corporização" dos clubes não ajudou nada nesse processo. Tornar o futebol num Produto tira a emoção ao jogo, para não falar na transformação que o próprio jogo teve, onde é tudo muito mais tático do que propriamente espetacular. Desculpem, podem voltar a falar de coisas interessantes... :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 21 Abril 2021 Citação de HIM, há 16 minutos: Imagina que és puto, e tinhas F1 em canal aberto e uma PS5 com o teu jogo preferido - escolhias ver F1? Quantas e quantas vezes é que isso não me aconteceu. Especialmente com o FM, acabava a fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Reparem que a conversa é fácil, vejo por mim. Quanto tinha mais tempo livre e tudo a um clique, via tudo. Quer fosse a Liga Portuguesa, a Liga Inglesa, Liga Europa, Mundial sub 17, CAN, Campeonato Paulista ou a Champions Feminina. Estava ali a um clique e tinha a minha atenção. Agora não, é tudo por stream/iptv, não tenho capacidade financeira para os 20 canais premium que existem hoje, e aborreço-me com o facto de ter que ver no PC com falhas e ter que procurar outra stream ou ver noutro canal da IPTV. Isto aliado à facilidade de opções diferentes de coisas para ver, ainda ontem "perdi" uma data de tempo, ia acompanhando enquanto trabalhava, uma stream na twitch de um camionista (thanks @El Shafto). É fácil aceder a este conteúdo e é gratuito. Imaginem passar futebol, legalmente, na twitch, essa geração que estará, alegadamente, mais afastada do futebol ia ficar ali colada. É por isso que fenómenos como o gaming e os e-sports também têm prosperado, porque é fácil qualquer um de nós aceder e ver o conteúdo. Eu vejo muito menos jogos agora do que quando tinha 17 anos. Basicamente vejo o Benfica e tento acompanhar os resultados e alguns acontecimentos das outras competições/clubes. Se tivesse a possibilidade de ver tudo o resto tranquilamente e sem problemas ia continuar a ver. O que não falta são miúdos apaixonados por futebol que querem ser o próximo bola de ouro. Mesmo muitos jogadores destas novas formadas já nasceram na era das Playstations e continuam a ser loucos por futebol. 1 Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 21 Abril 2021 os problemas que se têm debatido aqui - e enunciados pelo Florentino no Chiriguito no outro dia - são prementes e existentes. Mas pergunto, como se resolveria isso com a total e absoluta banalização de um Man. City vs Man Utd? Daqui a dois anos alguem ligaria a esse jogo? Um jogo que acontece 10 vezes num ano ainda é especial? Eu faço um paralelo com o Wrestling - outro "desporto" que sigo e gosto. Se combate Seth Rollins vs Roman Reigns acontecesse 10 vezes por ano, ainda seria especial no ano seguinte? Ainda estaria alguem a dizer ""oh boy, I sure quero assinar a WWE Network para ver este SummerSlam, pq vai haver o Roman vs Seth pela 6ºa vez este ano!"? Esses jogos são especiais porque acontecem de vez em quando e de CADA VEZ que acontecem significam alguma coisa. Se um Real vs Barça acontecer uma vez por mês...meh, aao fim de um bocado, who cares? Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 21 Abril 2021 Mas uma boa solução para despertar o interesse pelo futebol, se é que ele esmoreceu, é voltar a abri-lo a todos. Reduzam o número equipas dos principais campeonatos na Champions League. garantam que campeões de países como a Sérvia, a Suíça, a Escócia, a Grécia, a Turquia, ou a Suíça têm acesso directo. É que neste momento, na Liga dos Campeões, só 14 clubes são campeões nacionais. Os outros, são segundos, terceiros e quartos. Forcem o Real Madrid a ir jogar à Croácia, a Juventus a Bucareste ou o United a Salzburgo. Pode ser que o interesse volte. 2 3 Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 21 Abril 2021 Citação de Tio Hans, há 2 minutos: Mas uma boa solução para despertar o interesse pelo futebol, se é que ele esmoreceu, é voltar a abri-lo a todos. Reduzam o número equipas dos principais campeonatos na Champions League. garantam que campeões de países como a Sérvia, a Suíça, a Escócia, a Grécia, a Turquia, ou a Suíça têm acesso directo. É que neste momento, na Liga dos Campeões, só 14 clubes são campeões nacionais. Os outros, são segundos, terceiros e quartos. Forcem o Real Madrid a ir jogar à Croácia, a Juventus a Bucareste ou o United a Salzburgo. Pode ser que o interesse volte. Parece-me evidente que a Champions tinha mais interesse quando tinha Anderlechts e Sparta de Pragas e Rosenborgs. Quando dois de Inglaterra/Espanha e Itália tinham de ir ao play off para entrar, em vez de entrarem 4 directos. Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 21 Abril 2021 (editado) Citação de antifa, há 19 minutos: Depois no meio desta conversa toda da ausência de interesse que os miúdos têm pelo futebol, a realidade é que provavelmente nunca houve tantas crianças federadas a jogar futebol na infinidade de clubes e academias que há por esse país fora. Key word. São federados porque os pais querem incutir a pratica desportiva, não propriamente pelo "amor" ao desporto que praticam, pelo menos das crianças. Eu ainda me lembro de quando era puto fiz TUDO para ir jogar ao mítico Olivais e Moscavide, porque queria ser jogador de futebol. Não o fiz porque os meus pais queriam - fiz porque EU queria e porque amava futebol. Editado 21 Abril 2021 por HIM Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 21 Abril 2021 Até ao dia de hoje tenho carinho pelo Rosenborg só por causa de os ver na CL com o Strand a capitão com quase 40 anos. Honestamente, nem tenho muito contra o atual modelo, só a forma de qualificação das equipas. 4 e 3 equipas para um pais é muito. Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 21 Abril 2021 Citação de Almeno, há 8 minutos: Quantas e quantas vezes é que isso não me aconteceu. Especialmente com o FM, acabava a fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Reparem que a conversa é fácil, vejo por mim. Quanto tinha mais tempo livre e tudo a um clique, via tudo. Quer fosse a Liga Portuguesa, a Liga Inglesa, Liga Europa, Mundial sub 17, CAN, Campeonato Paulista ou a Champions Feminina. Estava ali a um clique e tinha a minha atenção. Agora não, é tudo por stream/iptv, não tenho capacidade financeira para os 20 canais premium que existem hoje, e aborreço-me com o facto de ter que ver no PC com falhas e ter que procurar outra stream ou ver noutro canal da IPTV. Isto aliado à facilidade de opções diferentes de coisas para ver, ainda ontem "perdi" uma data de tempo, ia acompanhando enquanto trabalhava, uma stream na twitch de um camionista (thanks @El Shafto). É fácil aceder a este conteúdo e é gratuito. Imaginem passar futebol, legalmente, na twitch, essa geração que estará, alegadamente, mais afastada do futebol ia ficar ali colada. É por isso que fenómenos como o gaming e os e-sports também têm prosperado, porque é fácil qualquer um de nós aceder e ver o conteúdo. Eu vejo muito menos jogos agora do que quando tinha 17 anos. Basicamente vejo o Benfica e tento acompanhar os resultados e alguns acontecimentos das outras competições/clubes. Se tivesse a possibilidade de ver tudo o resto tranquilamente e sem problemas ia continuar a ver. O que não falta são miúdos apaixonados por futebol que querem ser o próximo bola de ouro. Mesmo muitos jogadores destas novas formadas já nasceram na era das Playstations e continuam a ser loucos por futebol. Isso sim, seria revolucionário. Ainda mais do que colocar jogos de futebol em canal aberto - colocar no Twitch/Youtube/Facebook/wtv. O problema aqui é que os clubes não querem atrair jovens - querem atrair investidores que lhes paguem uma fortuna pelo conteúdo. 1 Compartilhar este post Link para o post
BFC=Trincos_Everywhere Publicado 21 Abril 2021 https://www.abola.pt/nnh/2021-04-21/real-madrid-se-nada-fizermos-em-2024-estaremos-todos-mortos/887393 Citação Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, continua a defender a Superliga Europeia, projeto que acabou por ruir poucas horas após o anúncio oficial da prova que iria juntar os 12 clubes mais ricos do futebol europeu. «Não somos contra o futebol, queremos salvá-lo. Se nada fizermos, em 2024 estaremos todos mortos. A equação hoje é reformar ou morrer, e o presidente da UEFA prefere morrer», começou por dizer em entrevista ao L’Equipe, para depois explicar como a Superliga projeta ajudar o futebol «A pandemia está a destruir os clubes. Com esta proposta, o objetivo é salvar o futebol. Alguns dizem que os ricos querem ser ainda mais ricos e deixar os pobres mais pobres. Mas é exatamente o oposto. Ao gerar mais receita, podemos ser mais solidários.» «Atualmente, a UEFA distribui 100 milhões de euros através do mecanismo de solidariedade. Nós, desde o início, teríamos mais de 400 milhões. Quando há mais dinheiro, podes ser mais solidário», explicou, antes de voltar a visar o organismo que tutela o futebol europeu: «Com o seu monopólio, a UEFA não quer mudar nada porque tem os seus privilégios. O futebol vai morrendo aos poucos. Connosco, os clubes mais pequenos vão receber mais dinheiro», explicou. Sobre PSG e Bayern, Florentino Pérez considerou que «por estarem sujeitos a enorme pressão» ficaram fora do projeto inicial, mas que devem ser convidados no «momento oportuno». Um exemplo de que a Superliga Europeia não é, como apregoam, um campeonato fechado. «Isso é errado. Há equipa que vão aceder à Superliga pelo mérito desportivo. Também disseram que as Ligas nacionais iam desaparecer, o que é falso», acrescentou, vincando que a prova também não pretende substituir a Liga dos Campeões. «Como podem pensar que queremos ir contra a Champions? O Real Madrid tem uma responsabilidade histórica: mudar no tempo oportuno a realidade do futebol, que está a morrer aos poucos», rematou. Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 21 Abril 2021 Citação de SAS_Robben, há 4 minutos: Até ao dia de hoje tenho carinho pelo Rosenborg só por causa de os ver na CL com o Strand a capitão com quase 40 anos. Honestamente, nem tenho muito contra o atual modelo, só a forma de qualificação das equipas. 4 e 3 equipas para um pais é muito. Sigo clubes porque fiz grandes saves com eles no FM. 😂 sou mais "maluco" que tu. Whitehawk, Alcanenense, Plymouth Argyle ❤️ 1 Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 21 Abril 2021 Citação de BFC=Trincos_Everywhere, há 1 minuto: https://www.abola.pt/nnh/2021-04-21/real-madrid-se-nada-fizermos-em-2024-estaremos-todos-mortos/887393 Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 21 Abril 2021 Citação de Almeno, há 7 minutos: Imaginem passar futebol, legalmente, na twitch, essa geração que estará, alegadamente, mais afastada do futebol ia ficar ali colada. É por isso que fenómenos como o gaming e os e-sports também têm prosperado, porque é fácil qualquer um de nós aceder e ver o conteúdo. É a próxima grande mudança, e cada vez mais obrigatória. Ver gigantes como a Twitch, o Youtube ou o Facebook entrarem em cena e transmitirem, tanto quanto possível, jogos de futebol a troco de nada ou de muito pouco para os utilizadores. E nem sequer precisamos de começar por cima (até pela dificuldade que seria tornar essa ideia realista, dada a revolução que acarretaria na venda de direitos de transmissão). Um campeonato de segunda/terceira linha aqui, uma competição acolá, volta e meia um jogo isolado de relevo europeu (dos principais campeonatos ou da Champions). Isso sim, ajudaria imenso a massificar e a rejuvenescer o interesse no futebol. Bombardeie-se futebol em todas as plataformas e meios digitais. Mas não é esse o interesse destes grandes clubes, e muito menos dos seus donos. 1 Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 21 Abril 2021 (editado) Citação de HIM, há 2 minutos: Sigo clubes porque fiz grandes saves com eles no FM. 😂 sou mais "maluco" que tu. Whitehawk, Alcanenense, Plymouth Argyle ❤️ Temos algum em comum, o Plymouth. Eles e os Wycombe Wanderers são dois clubes que vou quase semanalmente ver como estão. Editado 21 Abril 2021 por SAS_Robben 2 Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 21 Abril 2021 Citação de SAS_Robben, há 6 minutos: 4 e 3 equipas para um pais é muito. nao é. "Sempre" foi assim. Só que antes o 3º e 4º Classificado da Premier tinha de ir jogar com o Cluj para chegar lá. Sim, é um pró-forma. Mas de vez em quando, a surpresa dá-se. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 21 Abril 2021 O desenho mais antigo que tenho guardado é de quando tinha 4/5 anos na pré escola pediram pra fazer um desenho para o dia do pai. E o desenho é simples de uma criança daquela idade, com um homem com barba e camisola verde e branca às riscas, com uma criança ao lado também com camisola verde e branca às riscas e um campo ao lado. Depois escrito pela educadora está "eu amo muito o meu pai porque me leva ao estádio do Sporting". Não Florentinos da vida, o problema total não está na internet. Está no facto que o meu pai me levava ao estádio e eu não pagava bilhete (tenho 99% de certeza que era isto porque não estou a ver o meu pai a pagar pelo bilhete de uma criança que não percebia de futebol) e incutiu esse espírito em mim. Hoje em dia ou é o preço que é muito caro dos bilhetes, ou alguns pais têm medo da segurança dos miúdos. Mas o problema não é só na internet 4 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 21 Abril 2021 O cabrãozinho do Perez mete-se a fazer obras no estádio a pensar no ovo no cú da galinha Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 21 Abril 2021 Juro que me faz uma confusão do caraças agora os clubes virem dar uma de preocupados. Ouvir os adeptos depois da criação? Para ouvir os adeptos, era antes da criação e se os mesmos concordavam com ela, digo eu. Compartilhar este post Link para o post
Hidden Publicado 21 Abril 2021 Não sei que miúdos vocês conhecem, mas os que conheço gostam todos de futebol. Quando não estão a jogar na rua, estão a jogar jogos e ver vídeos de futebol no tablet. Não vêem tantos jogos tal como eu não via, mas não quer dizer que não "acompanhem" os resultados das competições. Depois há uma parte da população nos subúrbios que nunca terá muito dinheiro para tech e vai acabar sempre por jogar aquele futebol de bairro para se entreter. Hoje em dia há muito entretenimento, por isso as audiências de qualquer evento de TV estão a descer, seja os Óscares ou os programas da RTP. Não acho que seja significativo. Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 21 Abril 2021 Citação de antifa, há 2 horas: Como é que não hão-de ser o clube mais odiado no Mundo? Schocked 😮 Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 21 Abril 2021 Citação de antifa, há 33 minutos: Depois no meio desta conversa toda da ausência de interesse que os miúdos têm pelo futebol, a realidade é que provavelmente nunca houve tantas crianças federadas a jogar futebol na infinidade de clubes e academias que há por esse país fora. Pedro Ribeiro escreveu um artigo interessante para o MF onde relatou um episódio em que um Treinador falou com os miúdos que treinava sobre o que tinham achado do clássico Real vs Barcelona do fim-de-semana e a maior parte deles nem sequer tinha visto. Boa parte dos que estão federados não têm qualquer amor ao jogo, apenas são ídolos do estilo de vida que proporciona. 1 Compartilhar este post Link para o post
mike Publicado 21 Abril 2021 (editado) Sem franceses, ingleses e alemaes nao me parece que isto va para a frente. Agora espero que ja tenham assinado acordos e que se lixem a grande. Eu contra esta competicao so tenho contra o facto de haver lugares cativos, mas era completamente a favor de uma competicao semelhante em que 1/2/3 clubes de cada pais eram "promovidos" todos os anos para uma tal superliga. Eu gostava mais de um modelo do estilo 24 equipas 1/2/3 de cada pais e fazer mesmo campeonato. Estas equipas nao participavam no campeonato do seu pais. Mas os 6/8 primeiros permaneciam para o ano seguinte ( era a unica forma de jogarem em anos consequetivos. O numero de equipas por pais continuava o mesmo, pois caso espanha tivesse 3 equiopas na superliga, estas jogavam contra as 3 melhores do campeonato de espanha para ver quem ficava, sendo os 2 primeiros da superliga ficavam sempre). E sim, as equipas ficavam fora do pais por um ano, com base nos resultados desportivos ganhavam dinheiro, com base nos resultados do pais este subia ou descia no ranking e ganhava mais ou menos lugares, e ao mesmo tempo mais dinheiro o pais ganhava para distrubuir por TODOS OS OUTROS clubes do pais. Continuava a existir uma "liga europa" no formato similar ao atual (aka ser uma segunda divisao europeia, jogada entre jogos dos campeonatos nacionais), podia-se dar um lugar ou 2 para a super liga por merito desportivo nesta liga europa. Os clubes da super liga continuavam a jogar tacas nacionais, como forma de manter o contacto com os clubes do seu pais. Com isto haveriam bem mais jogos entre colossos, e como tal mais dinheiro a rodar, era feito com base em merito, ajudava clubes mais pequenos e trazia tambem o interesse de haver campeoes diferentes. edit: parece que o atletico e o inter sairam, parece-me o fim desta aventura Editado 21 Abril 2021 por mike 1 Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 21 Abril 2021 Citação de Poeira, há 16 minutos: É a próxima grande mudança, e cada vez mais obrigatória. Ver gigantes como a Twitch, o Youtube ou o Facebook entrarem em cena e transmitirem, tanto quanto possível, jogos de futebol a troco de nada ou de muito pouco para os utilizadores. E nem sequer precisamos de começar por cima (até pela dificuldade que seria tornar essa ideia realista, dada a revolução que acarretaria na venda de direitos de transmissão). Um campeonato de segunda/terceira linha aqui, uma competição acolá, volta e meia um jogo isolado de relevo europeu (dos principais campeonatos ou da Champions). Isso sim, ajudaria imenso a massificar e a rejuvenescer o interesse no futebol. Bombardeie-se futebol em todas as plataformas e meios digitais. Mas não é esse o interesse destes grandes clubes, e muito menos dos seus donos. Exatamente o que estava a pensar. Alias, o primeiro clube que der o passo nesse sentido, pelo menos na Twitch, provavelmente irá ganhar seguidores que em circunstâncias normais nunca conseguiria. O segundo ponto aplica-se a todas as entidades ligadas ao futebol - não são aos clubes e donos. Porque ai a "torneira" fechava para todos. Citação de SAS_Robben, há 18 minutos: Temos algum em comum, o Plymouth. Eles e os Wycombe Wanderers são dois clubes que vou quase semanalmente ver como estão. Com o Wycombe nunca fiz, mas tenho algum carinho por eles. Citação de BrunoCardoso, há 9 minutos: Juro que me faz uma confusão do caraças agora os clubes virem dar uma de preocupados. Ouvir os adeptos depois da criação? Para ouvir os adeptos, era antes da criação e se os mesmos concordavam com ela, digo eu. "Preocupados". 😂 Eles querem tanto saber dos adeptos como eu quero saber deles.... Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 21 Abril 2021 Citação de IlidioMA, há 15 minutos: nao é. "Sempre" foi assim. Só que antes o 3º e 4º Classificado da Premier tinha de ir jogar com o Cluj para chegar lá. Sim, é um pró-forma. Mas de vez em quando, a surpresa dá-se. Não havendo forma de contrariar o peso dos grandes clubes, que estão nos principais campeonatos e que têm mais argum€ntos, acho que a solução poderia passar por uma Champions mais alargada do que a 32 ou 36. Uma competição a 48 ou até a 64, pela Europa fora, com um aumento significativo do bolo de €€€ a distribuir (que, já se percebeu, a UEFA tem como conseguir). Que inclua directamente vários campeões europeus - que, actualmente, nem lá chegam -, sem deixar de ter as 1001 vagas que os principais campeonatos exigem. Depois disso, o formato pode ser trabalhado de diversas formas. Citação de HIM, há 1 minuto: Exatamente o que estava a pensar. Alias, o primeiro clube que der o passo nesse sentido, pelo menos na Twitch, provavelmente irá ganhar seguidores que em circunstâncias normais nunca conseguiria. O segundo ponto aplica-se a todas as entidades ligadas ao futebol - não são aos clubes e donos. Porque ai a "torneira" fechava para todos. Não necessariamente. Mas exigiria uma reestruturação daquilo que hoje conhecemos como os "direitos televisivos". 1 Compartilhar este post Link para o post