Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
jean-luc godard

Morreu Diego Armando Maradona

Publicações recomendadas

Citação de noikeee, há 12 minutos:

Em termos mais puramente desportivos e menos emocionais e de impacto sócio-cultural, penso que a maior marca do Maradona foi aquele verão de 86. Acho que não sobram grandes dúvidas que foi a melhor performance de sempre dum jogador individual num mundial. Para além do golo absurdo contra a Inglaterra (o que ele finta meia equipa inglesa), se um dia tiverem tempo, vejam o jogo da meia-final contra a Bélgica...

Não é do mundial de 86, mas sim do anterior, mas esta é uma das minhas fotos preferidas.

1950.jpg?width=620&quality=85&auto=forma

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 6 horas:

Não o vi jogar, não é o meu maior ídolo, mas é o Senna do futebol, isso é inegável.

Acho que é mesmo a melhor comparação. Aquilo que vamos assistir na Argentina nos próximos dias só tem paralelo à comoção que o Brasil sentiu quando Senna partiu.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 7 horas:

Nnc entendi a cena do monolito do 2001

Aliás n percebi nada do filme q seca mas pronto

Spoilers de 2001

A ideia é também que de certa forma tu, enquanto espetador, também não percebas grande coisa. A fundação de terror cósmico/lovecraftiano é o choque do ser humano com conceitos/figuras fora da nossa compreensão. O monolith figura muito essa ideia: é imponente e as suas aparições no filme são sempre em situações de grande tensão. A mim aquilo mete-me um cagaço do crl. Cada um com a sua opinião, mas a cena da lua no 2001 é das cenas mais assustadoras e tensas q vi na minha vida. 

Depois, podes olhar para o monolith como uma espécie de catalisador da evolução humana. No filme, sempre q há uma aparição desse objeto, a cena seguinte demonstra uma evolução da nossa espécie - a cena icónica do macaco - Homem no espaço (cena da lua) - Homem com capacidade de ir ainda mais além no sistema solar - E depois a cena final, com aquilo que o Kubrick descreve como o "Super Homem" (a cena final do bebé), que pretende aludir ao próximo estágio da evolução humana, não sei se inspirado pela cena do Nietchze ou não.

Epah eu adoro o filme porque é uma trip do crl e é uma reliquia a nivel audiovisual. Mas de qualquer forma, o subtexto foca-se muito em ideias de evolução humana e confronto com entidades mais poderosas e além da nossa compreensão.

Citação de Carmelo Anthony, há 1 hora:

Acho que é mesmo a melhor comparação. Aquilo que vamos assistir na Argentina nos próximos dias só tem paralelo à comoção que o Brasil sentiu quando Senna partiu.

Curiosamente os 2 têm documentários feitos pela mesma pessoa. Quando vi o Senna há umas semanas, e fiquei interessado em ver o o do Maradona, não esperava q pouco tempo depois o homem fosse morrer. 

É um bocado o que o Shai disse atrás, ele era uma autêntica estrela de Rock - e com isso vem uma idolatracão enorme, um lifestyle fora do alcance do comum mortal, mas também muita coisa má. E se calhar eram os defeitos dele q o faziam mais relatable aos olhos do adeptos. Houve algum telejornal que o chamou de "Génio imperfeito", q acho q lhe assenta bem.

Editado por Pablo Honey
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 9 horas:

No entanto, apesar de entender a celebração mais que merecida do futebolista, custa-me a aceitar a celebração de um trapaceiro que se engrandeceu com a sua trapaça.

A "mão de Deus" (e eu compreendo a questão geopolítica por trás) não é algo que devesse ser alvo de celebração mas sim algo que devia ter envergonhado o próprio.

Porquê? Qual é a diferença entre usar a mão para marcar um golo ou simular um penalty?

Quando o Henry acabou a carreira dissemos o mesmo dele pelo jogo contra a Irlanda?

Ou então não percebi o teu post...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 7 horas:

🙃

A capa do Daily Star só pode ser uma piada... Olhando para a forma como Inglaterra usa o VAR, provavelmente tinham validado o golo e expulsado o Peter Shilton por agressão.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Su1, há 27 minutos:

Porquê? Qual é a diferença entre usar a mão para marcar um golo ou simular um penalty?

Quando o Henry acabou a carreira dissemos o mesmo dele pelo jogo contra a Irlanda?

Ou então não percebi o teu post...

Acho que o que o SAS quer dizer é que, ao contrário desse lance do Henry contra a Irlanda, a mão de Deus sempre foi um momento muito romantizado e celebrado, exceto pelos ingleses. O próprio Maradona acabou por fazer uma espécie de double down a esse golo ao dizer que não se tinha arrependido nada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 8 horas:

Em que sentido? Diria que nesses termos o Cruyff foi muito mais influente. O que não quer dizer que o Maradona não fosse incomparável e um dos 2 melhores de sempre.

Foi mas de forma diferente. O Maradona representa, e sempre representou, um futebol mais puro e cru. O Cruyff representou um futebol mais elegante e inteligente. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lleyton, há 9 minutos:

Acho que o que o SAS quer dizer é que, ao contrário desse lance do Henry contra a Irlanda, a mão de Deus sempre foi um momento muito romantizado e celebrado, exceto pelos ingleses. O próprio Maradona acabou por fazer uma espécie de double down a esse golo ao dizer que não se tinha arrependido nada.

Isso é demasiado purismo. Já seria ok se o Maradona não falasse sobre isso como os outros fazem?

Eu entendo onde querem chegar mas não consigo concordar, nem ver a diferença. Ele pode ter sido um boi por extrapolar isso com os comentários (digamos que os Ingleses não foram propriamente elegantes, basta ver agora...) mas aí já estava tudo feito. Para mim é trapaceiro o gajo que marca com a mão, como o gajo que simula um penalty e chega à conferência de imprensa e diz que sentiu um toque como acontece enúmeras vezes. Um ladrão é ladrão independetemente do que faz depois de roubar.

Até seria fácil pedir desculpa a seguir mas se não queria trapaceiro tinha avisado o árbitro.

Com isto quero dizer que no mundo do futebol acho que já passamos a fase dos jogadores serem trapaceiros ou não, já que é algo tão normal e enraizado, infelizmente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lleyton, há 24 minutos:

Sim, mas porque é que deveria ter dito que se arrependia, se ele(e 95% das pessoas) teriam feito igual? Era hipócrita. 

É uma forma de ver o futebol que se respeita, há uns que gostam de um futebol mais puro e outros que querem ganhar como seja. Na Argentina, no geral, é valorizado ganhar como seja, por isso o Bilardo é o tipo mais carismático do futebol argentino depois do Diego.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Su1, há 20 minutos:

Isso é demasiado purismo. Já seria ok se o Maradona não falasse sobre isso como os outros fazem?

Eu entendo onde querem chegar mas não consigo concordar, nem ver a diferença. Ele pode ter sido um boi por extrapolar isso com os comentários (digamos que os Ingleses não foram propriamente elegantes, basta ver agora...) mas aí já estava tudo feito. Para mim é trapaceiro o gajo que marca com a mão, como o gajo que simula um penalty e chega à conferência de imprensa e diz que sentiu um toque como acontece enúmeras vezes. Um ladrão é ladrão independetemente do que faz depois de roubar.

Até seria fácil pedir desculpa a seguir mas se não queria trapaceiro tinha avisado o árbitro.

Com isto quero dizer que no mundo do futebol acho que já passamos a fase dos jogadores serem trapaceiros ou não, já que é algo tão normal e enraizado, infelizmente.

Mas eu nisso concordo contigo. 

Para mim, a diferença é que o Henry/França ficaram muito mal vistos pelos adeptos no geral depois desse jogo com a Irlanda, mas acho que não acontece o mesmo com o Maradona/Argentina depois da mão de Deus que foi romantizada. E, sim, também estou a par da questão da guerra das Malvinas influenciar a rivalidade entre as duas seleções nessa altura, mas não me parece que seja só por aí.

Compartilhar este post

Link para o post

A diferença entre o Henry e o Maradona, além da qualidade claro, foi que o Maradona fez o que fez depois do golo com a mão enquanto o Henry não.

Foi isso que construiu o mito Maradona, ao torna-lo diferente de Pelé, Eusébio, Best, Beckenbauer ou outro qualquer: Maradona era as duas faces da mesma moeda, o homem que marca um golo com a mão e 4' depois passa a equipa inglesa toda nas calmas. Era o Génio e o Batoteiro, D10S e o Diabo.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Atenção q n tou a dizer que os casos são iguais. Apenas comparando a ação em si.

O Henry acabou por pedir desculpa aos jogadores da Irlanda e guess what, eles responderam "nós faríamos a mesma coisa".

Compartilhar este post

Link para o post

Há uma história que nunca me esqueci: num dos primeiros jogos na seleção, jogo fora na Colômbia e ambiente terrível com dezenas de objetos a serem atirados para o relvado. Há um canto e o Valdano diz ao Diego "vai marcar o canto, eu não vou lá". Quando ele chega perto da bandeirola alguém atira uma laranja e ele para-a com o peito, dá 2 toques de joelho e chuta de volta para o mesmo sitio. O estádio cala-se completamente.

Já vi um vídeo disso, mesmo com muito má qualidade, mas não o encontro.

Foi o meu 1º ídolo, juntamente com o Van Basten. 86 foi o 1º mundial que vi, e para um puto ver o Diego a jogar era "a sério? dá para fazer aquilo?". Segui-o no Barça (pouco), no Napoli (muito) e nunca deixei de tentar saber onde andava. No mundial dos estados unidos, as coisas que ele conseguia fazer, gordo que nem um texugo, dava para aplicar a frase que uso tanta vez "joga mais coxo e gordo que a outra equipa toda junta". Não sou muito emotivo nestas coisas, mas não consigo deixar de pensar em todos os episódios dele ao longo destes anos.

Descansa em paz D10S.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não sou fã como muitos aqui, mas não me custa perceber o porquê do estatuto de lenda. E quando morre uma lenda, as pessoas sentem o baque. É normal.

Todos sabemos que, como pessoa (pelo menos no que era público) não era grande coisa, mas isso interessa pouco para o caso. Quando se fala de Maradona não se fala do Maradona drogado, do Maradona gordo, ou do Maradaona cabr*o, fala-se da lenda Maradona, o jogador de futebol. E isso vai ficar para sempre. Da mesma forma que ninguém quer saber do facto do Michael Jordan ser um companheiro de equipa quase sempre m*rdoso, ou do Ronaldo ter ido comprar filhos, ou do Djokovic ser um maluco de m*rda por achar que a água muda as suas propriedades dependendo do estado de espírito de quem a bebe. Tudo isso é irrelevante, tendo em conta o que fizeram nos respectivos desportos.

Este tópico nem sequer é para discutir essas outras coisas, é um tópico para lamentar a perda daquele que, provavelmente, foi o melhor de sempre, pelo menos antes de Ronaldo e Messi. O resto... Deixem para outro sítio.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 5 minutos:

EntAPCmUUAAPrd4?format=jpg&name=large

f*da-se! Finalmente uma m*rda com piada e não aqueles cartoons para crianças de 6 anos do "Ai, agora já tenho a minha mão de volta. Bem vindo ao ceu mawadona".

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Muito boa, essa tira!

Confesso que ainda não caí bem na real. Só hoje ao ver as imagens do velório é que me comecei a mentalizar. Esta bateu forte. Apesar de não me lembrar de o ver jogar "na altura", já vi tantos clips e alguns jogos ao ponto de sentir que acompanhei uma boa parte da carreira dele, ao ponto de o considerar sem problemas como o jogador mais genial que já pisou um relvado de futebol.

Hoje Nietzsche tem razão: Deus está morto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Su1, há 3 horas:

Acho que não deves ir por aí, um é considerado acto divino e o outro é considerado nojento, loles

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lleyton, há 2 horas:

Mas eu nisso concordo contigo. 

Para mim, a diferença é que o Henry/França ficaram muito mal vistos pelos adeptos no geral depois desse jogo com a Irlanda, mas acho que não acontece o mesmo com o Maradona/Argentina depois da mão de Deus que foi romantizada. E, sim, também estou a par da questão da guerra das Malvinas influenciar a rivalidade entre as duas seleções nessa altura, mas não me parece que seja só por aí.

Foi romantizada porque a Argentina ganhou o Mundial, tão simples quanto isso. 

Se o Maradona não tivesse levantado no troféu na final, tudo o resto que ele fez não teria sido tão icónico. Os vencedores escrevem a história.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ascom, há 10 horas:

O velório parece que pode durar alguns dias e o Governo espera que o funeral tenha pelo menos 1 milhão de pessoas.

Espero que não seja uma bomba epidemiológica mas o Maradona na Argentina ultrapassa a razão e a lógica

Em Nápoles saiu tudo à rua ontem. Não é difícil imaginar que vá acontecer 10x pior na Argentina 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...