Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ticampos

Autárquicas 2021 - Candidatos, Previsões e Resultados

Publicações recomendadas

Citação de Rain Dog, há 3 horas:

fun fact, 85% da cidade de Lisboa tem uma inclinação de menos de 5%. Outro fun fact, uma viagem de bicicleta contra os típicos ventos de Amesterdão é equivalente a subir uma inclinação de 8%.

Esse é um dos mitos mais difíceis de quebrar.

se um gajo que ir do ponto a ao ponto e tem que passar por vários topos, tem que ser. Não dá para mudar, a não ser que mandes terraplanar a cidade. Aliás, até é nesses locais que os ciclistas devem estar mais protegidos.

Mesmo assim 25% da cidade com mais de 5% de inclinação é muito. Para dar um pouco a ideia a subida do Monte Farinha tem uma média de 6% de inclinação. Numa cidade consegues ter a protecção das casas e prédios, não apanhas tanto vento como se estiveres num descampado, para além de que nem sempre apanhas o vento contra ou de lado.

Citação de Sandes., há 26 minutos:

Haver mais ciclovias em Coimbra e no Porto é coisa para pôr o pessoal todo com grandes gémeos

é começar a meter olheiros nessas cidades e ir buscar os gajos para as equipas de ciclismo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jpa, há 1 hora:

A sério? Se me perguntassem, confesso que até diria que tinha sido bem feita, porque parto logo do pressuposto que é muito mais difícil (em termos de opinião pública) é tirar espaço aos carros, e o passeio continua a ter espaço para os peões. 

Mas, por exemplo, sobre o que se está a fazer na Alberto Sampaio, o que achas? Não achas que aquilo é praticamente o mesmo que fazer nada, porque de facto a única coisa que vai mudar é o limite de velocidade e as linhas (que até podem dar mais consciência aos condutores e velocípedes mas still)? Ainda para mais aquilo é empedrado, o que não é propriamente convidativo para uma pessoa com +50 anos.

Sem dúvida a escolha politicamente acertada é remover passeio. Tirar estrada ou estacionamento para dar espaço a peões é um tiro nos pés, quanto mais para dar espaço a bicicletas. Esse tipo de coisas tem sempre de ser feito à rebelia do moradores, como aconteceu em muitos sítios em Lisboa.

Na Av. António José de Almeida tiraram estacionamento e para os moradores e comerciantes parecia o fim do mundo. Aliás, cá para mim foi isso que levou a câmara a fazer o que fez na Rua Mendonça, queriam evitar outra história igual...e era dificil convencer os comerciantes e moradores que a mudança é boa quando aquele trecho de 50 metros de ciclovia esteve em construção durante literalmente 1 ano inteiro e ninguém teve a oportunidade de ver os positivos.

Na Alberto Sampaio devia ter-se feito logo uma ciclovia de cada lado quando se fez a requalificação há uns anos mas também não houve interesse político. Baixar os limites de velocidade e incentivar a partilha da via é sempre bom, e em muitos casos até é a melhor opção, mas é desapontante quando isto é feito em ruas onde se podia fazer algo muito melhor. De qualquer maneira, antes 1000 sharrows do que 1 ciclovia no passeio. A bicicleta é um veículo, não é um peão. Não pode nunca existir conflito com peões.

Grande parte do plano ciclável de Viseu são situações como a da Alberto Sampaio (sharrows) ou da Rua Mendonça (ciclopasseios). É uma parvoíce.

Citação de Puto Perdiz, há 40 minutos:

se um gajo que ir do ponto a ao ponto e tem que passar por vários topos, tem que ser. Não dá para mudar, a não ser que mandes terraplanar a cidade. Aliás, até é nesses locais que os ciclistas devem estar mais protegidos.

Mesmo assim 25% da cidade com mais de 5% de inclinação é muito. Para dar um pouco a ideia a subida do Monte Farinha tem uma média de 6% de inclinação. Numa cidade consegues ter a protecção das casas e prédios, não apanhas tanto vento como se estiveres num descampado, para além de que nem sempre apanhas o vento contra ou de lado.

não tem de ser, arranja-se alternativa. É isso que as pessoas no geral têm dificuldade em entender, ninguém quer pôr ciclovias nos montes. Há limites, há situações onde não é viável colocar ciclovias por causa da inclinação e nesses casos são criadas alternativas. Se quiseres ir do Cais até ao Rossio de bicicleta não precisas de ir pela Rua do Alecrim. Se morares na rua do Alecrim não vais para lá de bicicleta.

Eu referi isso da inclinação de Lisboa só para mostrar que não é tão mau como as pessoas pensam mas é óbvio que é uma cidade construída no meio de colinas e tem muito piores condições para infraestrutura ciclável do que Amesterdão, nem se compara. Faz-se o que se pode, o meu ponto é que se pode fazer muito, muito, muito mais do que as pessoas pensam.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 11 minutos:

não tem de ser, arranja-se alternativa. É isso que as pessoas no geral têm dificuldade em entender, ninguém quer pôr ciclovias nos montes. Há limites, há situações onde não é viável colocar ciclovias por causa da inclinação e nesses casos são criadas alternativas. Se quiseres ir do Cais até ao Rossio de bicicleta não precisas de ir pela Rua do Alecrim. Se morares na rua do Alecrim não vais para lá de bicicleta.

Eu referi isso da inclinação de Lisboa só para mostrar que não é tão mau como as pessoas pensam mas é óbvio que é uma cidade construída no meio de colinas e tem muito piores condições para infraestrutura ciclável do que Amesterdão, nem se compara. Faz-se o que se pode, o meu ponto é que se pode fazer muito, muito, muito mais do que as pessoas pensam.

se vais do ponto A ao ponto B e se o B está numa altitude superior ao do A tens sempre que fazer, pelo menos, uma subida. Teoricamente um caminho mais directo tem mais inclinação e é mais curto do que um indirecto. Se o ponto B tiver mais ou menos a mesma altitude que o A e tiver uma subida pelo meio podes sempre contornar, mas a distância, mais uma vez, será maior. Se for um topo em calçada é para esquecer, não consegues pedir a um averege Joe que se porte como um ciclista, não dá para meter uma ciclovia aí e tens que os encaminhar para outro lado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 22 minutos:

se vais do ponto A ao ponto B e se o B está numa altitude superior ao do A tens sempre que fazer, pelo menos, uma subida. Teoricamente um caminho mais directo tem mais inclinação e é mais curto do que um indirecto. Se o ponto B tiver mais ou menos a mesma altitude que o A e tiver uma subida pelo meio podes sempre contornar, mas a distância, mais uma vez, será maior. Se for um topo em calçada é para esquecer, não consegues pedir a um averege Joe que se porte como um ciclista, não dá para meter uma ciclovia aí e tens que os encaminhar para outro lado.

Não estou a perceber o que estás a tentar dizer. Todas as ciclovias urbanas são acessíveis para o average Joe. Se a rua não é acessível não é viável a construção da ciclovia, tão simples quanto isso. As ciclovias não são para "ciclistas", são para pessoas em bicicletas.

Se o teu destino está a 200m no topo do monte e tu estás cá em baixo e não te queres cansar não vais subi-lo em linha recta, pois não? Se caminhares aos S percorres mais distância, claro, mas cansas-te menos. É o mesmo princípio...

EDIT: já estamos bem off topic lol

Editado por Rain Dog

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 5 minutos:

Não estou a perceber o que estás a tentar dizer.

disseste o mesmo que eu

Não estou a perceber o que estás a tentar dizer. Todas as ciclovias urbanas são acessíveis para o average Joe. Se a rua não é acessível não é viável a construção da ciclovia, tão simples quanto isso. As ciclovias não são para "ciclistas", são para pessoas em bicicletas.

é isto: Se for um topo em calçada é para esquecer, não consegues pedir a um averege Joe que se porte como um ciclista, não dá para meter uma ciclovia aí e tens que os encaminhar para outro lado.

Se o teu destino está a 200m no topo do monte e tu estás cá em baixo e não te queres cansar não vais subi-lo em linha recta, pois não? Se caminhares aos S percorres mais distância, claro, mas cansas-te menos. É o mesmo princípio...

é isto: se vais do ponto A ao ponto B e se o B está numa altitude superior ao do A tens sempre que fazer, pelo menos, uma subida. Teoricamente um caminho mais directo tem mais inclinação e é mais curto do que um indirecto. Se o ponto B tiver mais ou menos a mesma altitude que o A e tiver uma subida pelo meio podes sempre contornar, mas a distância, mais uma vez, será maior.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Vou comecar novamente por ordem alfabetica inversa (adicionei o fator presidenciais+legislativas).

Viseu

PSD 50.9%
PS 24.4%
CH 5.3%
BE 4.1%
IL 3.9%
CDU 3.1%
CDS 3.0%
PAN 1.7%

OBNS 3.6%

VILA NOVA DE GAIA

PS 60.7%
PSD CDS PPM 17.9%
BE 4.7%
CDU 4.0%
CH 3.8%
IL 3.4%
PAN 1.5%

OBNS 4.1%

VILA FRANCA DE XIRA

PS 38.4%
CDU 29.8%
PSD CDS MPT PPM 11.8%
CH 6.7%
BE 6.5%
PAN 2.6%

OBNS 4.2%

SEIXAL

CDU 35.7%
PS 31.1%
PSD 11.8%
BE 6.8%
CH 4.6%
IL 2.9%
CDS PDR A MPT 1.8%
PAN 1.2%

OBNS 4.1%

SANTAREM

PSD 43.5%
PS 31.5%
CDU 6.9%
CH 5.3%
BE 4.2%
CDS 3.6%
IL 2.5%

OBNS 2.4%

PORTO DE MOS

PS 42.8%
PSD 42.8%
CH 5.3%
CDU 2.5%

OBNS 6.6%

SANTA CRUZ

JPP 46.8%
PSD 27.4%
PS 10.0%
CH 5.4%
IL 3.5%
CDU 0.8%

OBNS 6.1%

POMBAL

PSD 59.0%
PS 24.3%
IL 5.4%
CH 5.3%
BE 2.0%
CDU 0.7%

OBNs 3.3%

PENAFIEL

PSD CDS 51.0%
PS RIR 37.1%
CH 4.6%
BE 1.2%
CDU 1.1%

OBNS 5.1%

PALMELA

CDU 40.7%
PS 24.9%
PSD 9.6%
MCCP 8.7%
CH 4.7%
BE 4.7%
PAN 1.8%
MIM 1.1%

OBNS 3.8%

Editado por Ticampos
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 12 horas:

Batalha

BT 41.3%
PSD 39.8%
CH 4.7%
CDS 3.9%
IL 2.7%
CDU 2.2%
OBNs 5.4%

Não há PS?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 1 hora:

Não há PS?

Não, a concelhia do PS apoiou o movimento independente que está aí em 1°. Deu alguna problemas na concelhia, acho que a demissão do Presidente da concelhia. 

Curiosamente o movimento independente tem como candidato a presidente, o ex-presidente da câmara de Leiria pelo PS (Raúl Castro) desde 2009 e 2019 (foi convidado a ir para deputado nas legislativas de 2019 para meterem da câmara um gajo do aparelho). Também já tinha sido presidente da câmara da Batalha pelo CDS na década de 90.

Mas uma das principais mentes por trás do movimento é um ex-presidente da câmara da Batalha pelo PSD durante uns 12 ou 16 anos (saiu pela limitação de mandatos) e do qual a malta de lá gostava. É o mandatário da candidatura. Não gosta do gajo do PSD que foi para lá depois dele.

Pelo que ouço (a minha Maria é de lá), é provável que o movimento independentemente até esteja subvalorizado nas sondagens. 

Mas melhor é a candidata do Chega: https://tomarnarede.pt/politica/candidatas-do-chega-na-golega-e-na-batalha-fazem-furor-nas-redes-sociais/

Acho que vi uma sondagem em que 90% dos votos nela eram de homens 😂

Editado por challenger
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 9 horas:

Viseu

PSD 50.9%
PS 24.4%
CH 5.3%
BE 4.1%
IL 3.9%
CDU 3.1%
CDS 3.0%
PAN 1.7%

OBNS 3.6%

curioso acerca da influência da morte do Almeida Henriques e do regresso do Ruas nestes números. Se bem me lembro antes de tudo isto o PS estava a aproximar-se e até chegaste a falar na possibilidade de ser este o ano da queda do Cavaquistão.

Para Anadia tens alguma coisa?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 44 minutos:

curioso acerca da influência da morte do Almeida Henriques e do regresso do Ruas nestes números. Se bem me lembro antes de tudo isto o PS estava a aproximar-se e até chegaste a falar na possibilidade de ser este o ano da queda do Cavaquistão.

Para Anadia tens alguma coisa?

Grupo de Cidadaos - 44.3%
PSD/CDS - 25.3%
PS - 14.1%
CDU - 4.5%
CH - 4.2%
IL - 3.0%
OBNs - 4.6%

Como nao ha sondagens oficiais, nao meto as minhas maos no fogo por isto.

Citação de Carlos Gouveia, Em 15/09/2021 at 00:14:

Há 4 anos disse-te que a minha perceção é que estavas errado em Chaves, e confirmou-se, estou mesmo curioso para ver o que mandas este ano porque a minha perceção está muito complicada de se formar 😁

PS - 46.8%
PSD/CDS - 31.6%
CDU - 6.8%
CH - 6.6%

OBNS 8.2%

Tambem nao meto as minhas maos no fogo por isto. Previsoes fidedignas a priori, serao apenas aquelas 30 e tal que apresentam sondagens oficiais.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 2 horas:

Não é só na Batalha, atenção. Quem vota sobretudo Chega é homens. Não sei se há forma de comprovar é isso.

Por cada 3.5 homens a votar Chega há 1 mulher. Ainda assim fica longe de serem 90%. Cerca de 75 a 80% são homens e cerca de de 20 a 25% mulheres. 

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 22 horas:

O que o Moedas gosta de criticar são, por um lado, as soluções por cima do joelho que têm aparecido ultimamente, em especial depois da quarentena, onde as ciclovias não são feitas como mandam as "best practices" - por exemplo ciclovias em passeios, ciclovias onde existe conflito com paragens de autocarro, ciclovias bidirecionais que ligam a ciclovias unidirecionais - em suma, alguém leu uns artigos sobre infraestrutura ciclável e disse-lhe "olha, fala disto" e ele falou. 

Toda esta postura sobre as ciclovias do Moedas ("Eu sou a favor das ciclovias mas") só prejudica o desenvolvimento ciclável não só em Lisboa mas no país inteiro. E a postura dele não foi sempre esta, lembro que estamos a falar de um gajo que endossa a expressão "terroristas das bicicletas", que decidiu escolher como um dos lemas de campanha "Um silo automóvel por cada bairro" e que sugere arrancar ciclovias já feitas para voltar a meter carros na estrada. Provavelmente alguém lhe disse que essas ideias fazem com que perca o voto jovem urbano e por isso é que se parece debruçar tanto sobre as ciclovias agora, como se estivesse a tentar minimizar danos.

A ideia com que fico do Moedas e da sua campanha é que ele não acredita mesmo nalgumas das coisas que apregoa. Já ouvi quatro debates (não sei se houve mais), e se nalguns parece que o gajo é completamente contra as bicicletas e a favor do automóvel, noutros já dá a entender que é um gajo cosmopolita, habituado a uma Europa progressista onde a bicicleta é um meio de transporte de excelência. Eu até acredito que o gajo esteja mais virado para a segunda hipótese, mas que vê o descontentamento dos utilizadores do carro como uma boa pool para ganhar votos. A verdade é que são muitos aqueles que são completamente contra as bicicletas e os ciclistas, sobretudo porque sentem que é cada vez mais difícil ter carro na cidade e uma enorme percentagem destes nunca irá transitar para outro meio de transporte. Mas depois não faz all-in nesta ideologia porque também não quer alienar os jovens. E ainda bem, porque já temos uma boa dose de candidatos idiotas negacionistas.

Na minha opinião de leigo, acho que a solução prioritária passa por arranjar alternativa aos 370k carros que entram em Lisboa todos os dias. Facilitava tudo o resto. É que Lisboa é uma cidade péssima para andar de bicicleta. Temos a calçada, as estradas esburacadas e ainda as "7" colinas que desencorajam qualquer maluquinho em fazer um commute diário de bicicleta. Felizmente para o principal obstáculo temos agora as elétricas, para os outros terá de lá ir com o tempo e com o dinheiro da CM. 

Entretanto daqui a uns anos vamos ter a massificação do carro elétrico, pode ser que na altura a CML se lembre disto e comece a colocar alguns postos de carregamento. Agora com as autárquicas refizeram o estacionamento todo ali na minha zona em Alvalade. Passeios novos, alcatrão novo, um milhão de pinos metálicos novos. Não há um único posto de carregamento. Em 2025 voltam a partir esta m*rda toda para por uns quantos carregadores.

Compartilhar este post

Link para o post

Dava jeito um metro decente, que se estenda para a periferia e não troços circulares que faz com que o pessoal de fora demore mais mais chegar ao centro. Ou estações em campo de ourique e estrela, até os queques que lá moram não querem.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Oeiras, tens previsões? @Ticampos eu acho que não saiu uma única sondagem 😅. Estou curioso para ver o que faz o PSD e a coligação do BE-L-Volt.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tuckius, há 21 horas:

Podes apresentar a tua previsão para Penafiel sff? 

Tens agora a atualizacao com as presidenciais+legislativas, tal como suspeitava o PS RIR sobe.

Citação de Ticampos, há 20 horas:

Penafiel

PSD CDS 52.0%
PS RIR 34.6%
CH 4.4%
BE 1.2%
CDU 1.1%
OBNs 6.8%

Faltou-me dizer que quando acabar todos estes municipios vou ter que os rever, porque ainda nao inclui o fator de influencia legislativa e presidencial. Penso que em Penafiel isso va favorecer o PS RIR, ja que foi o melhor resultado do Tino.

PENAFIEL

PSD CDS 51.0%
PS RIR 37.1%
CH 4.6%
BE 1.2%
CDU 1.1%

OBNS 5.1%

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, Em 15/09/2021 at 00:28:

Tens dados para Loures? Eu estou confiante que o PS limpa a CM e a JF (especialmente a 2ª), mas apanho muita gente a dizer que não acredita.. 🤔 Uma pessoa de dentro do PSD falou-me numa sondagem que tinha sido feita, mas não sei se foi divulgada oficialmente.

CDU 29.5%
PS 29.0%
PSD 19.7%
CH 8.2%
IL 3.4%
BE 3.1%
CDS 1.8%
PAN 0.9%

OBNS 4.4%

Citação de Jamarcus, há 1 hora:

Oeiras, tens previsões? @Ticampos eu acho que não saiu uma única sondagem 😅. Estou curioso para ver o que faz o PSD e a coligação do BE-L-Volt.

Isaltino Morais 58.1%
PS 10.7%
CDU 7.2%
PSD 6.8%
IL 5.4%
CH 4.0%
BE L VP 3.6%
PAN 1.6%

OBNs 2.6%

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o Volt tanto se entra numa coligação com o BE e o Livre em Oeiras como entra uma coligação de partidos de direita em Coimbra? 

Compartilhar este post

Link para o post

What, achava que a coligação BE-L-Volt ia ter muito mais votos, mesmo que abaixo do PS.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 2 horas:

Dava jeito um metro decente, que se estenda para a periferia e não troços circulares que faz com que o pessoal de fora demore mais mais chegar ao centro. Ou estações em campo de ourique e estrela, até os queques que lá moram não querem.

E que inclua a Margem Sul, principalmente a malta que está na zona de Alcochete/Montijo que a única coisa que tem de transportes públicos são autocarros

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 1 hora:

Isaltino Morais 58.1%
PS 10.7%
CDU 7.2%
PSD 6.8%
IL 5.4%
CH 4.0%
BE L VP 3.6%
PAN 1.6%

OBNs 2.6%

LOL, nem vale a pena. Sinceramente a coligação merece um resultado muito melhor. Têm feito uma boa campanha. Só os vejo a eles, ao Isaltino, e hoje vi o boneco do PSD na TV. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 8 horas:

Como nao ha sondagens oficiais, nao meto as minhas maos no fogo por isto.

PS - 46.8%
PSD/CDS - 31.6%
CDU - 6.8%
CH - 6.6%

OBNS 8.2%

Tambem nao meto as minhas maos no fogo por isto. Previsoes fidedignas a priori, serao apenas aquelas 30 e tal que apresentam sondagens oficiais.

Não tenho grandes certezas, mas muito me surpreenderei se o PSD perder percentagem (ainda que agora haja o Chega) e o PS praticamente não perder (ou até ganhar, se mandarmos esses 8,2% proporcionalmente). Não sei quem ganha e até apontaria o PS, mas não vai ser assim tão folgado, creio eu! 

EDIT: Mais uma vez, isto é só opinião pessoal, este ano nem sequer estou no terreno. Não interpretes como crítica, é apenas perceção e tu tens ciência envolvida por trás, nem sei como é que chegas a números tão finos, tbh 😁

Editado por Carlos Gouveia

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 2 horas:

Isaltino Morais 58.1%
PS 10.7%
CDU 7.2%
PSD 6.8%
IL 5.4%
CH 4.0%
BE L VP 3.6%
PAN 1.6%

OBNs 2.6%

Is this real life?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carlos Gouveia, há 43 minutos:

Não tenho grandes certezas, mas muito me surpreenderei se o PSD perder percentagem (ainda que agora haja o Chega) e o PS praticamente não perder (ou até ganhar, se mandarmos esses 8,2% proporcionalmente). Não sei quem ganha e até apontaria o PS, mas não vai ser assim tão folgado, creio eu! 

EDIT: Mais uma vez, isto é só opinião pessoal, este ano nem sequer estou no terreno. Não interpretes como crítica, é apenas perceção e tu tens ciência envolvida por trás, nem sei como é que chegas a números tão finos, tbh 😁

Atencao que se no Norte o Chega rouba mais ao PSD, no sul de Portugal roubam mais ao PS que ao PSD (nao ha muito para roubar nesses locais ao resto da direita), alias, a principal razao pela qual penso que nao veremos um improvement geral este ano nas autarquicas para o PS no pais todo e a existencia desse mesmo partido. Se eles nao existissem terias um PSD , mas tambem um PS mais forte (E a CDU ia perder uma data de camaras para o PS). O que prejudica mais o PSD no pais todo nem e o Chega, mas sim a IL. Espero nao me enganar no pais, achando que o Chega vai ter umas eleicoes relativamente fracas (fazendo jus as sondagens e se calhar estou-me a fiar nelas em demasia), mas se me enganar muito penso que as coisas vao tremer para o PS. Nao leves muito a peito a previsao de Chaves, tem uma base de suporte relativamente fraca, serve apenas de guiao geral para o que pode acontecer. Espero e ter bons resultados nos 30 e tal municipios que estou a tentar prever a serio.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...