Ticampos Publicado 15 Setembro 2021 (editado) As pessoas que me pareceram melhor a falar na primeira intervencao foram os candidatos da CDU, NOS e IL. O pior foi sem duvidas o Graciano que se coloca a ler textos de autoria propria no meio de um debate. EDIT - A candidata independente tambem fala muito bem. Editado 15 Setembro 2021 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 15 Setembro 2021 Eu gostava era de perceber o que interessa aos Lisboetas que o Moedas tenha o apoio de uma espanhola. Compartilhar este post Link para o post
joe Publicado 15 Setembro 2021 O Graciano pode ter sido mau, mas na segunda intervenção do gajo do PNR já tive que por no mute. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 15 Setembro 2021 Nuno Graciano: ... etc, e por aí fora. Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 15 Setembro 2021 Citação de joe, há 19 minutos: O Graciano pode ter sido mau, mas na segunda intervenção do gajo do PNR já tive que por no mute. Na terceira disse que Alteracoes climaticas sao uma moda e que o real problema e demografico. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 16 Setembro 2021 Sempre que apanho resumos dos debates de Lisboa está o Moedas está a falar das ciclovias. Ciclovias, ciclovias, ciclovias. O homem tem algum problema recalcado com bicicletas ou...? 😁 Ah, e meu Deus, o gajo liberal é terrivelmente mau mesmo para os padrões habituais deles. Nossa... Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 16 Setembro 2021 O candidato do BE à câmara do Porto é tão bom, mas tão bom, que sendo o único que insiste em usar o caso Selminho para atacar o Rui Moreira consegue que o deixe sem resposta neste preciso tema. Aliás, o Rui Moreira concorre virtualmente sozinho à Câmara do Porto. Tudo o resto é de uma pobreza franciscana, salvando-se, na loucura a Ilda Figueiredo, que já não surpreendo ninguém. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 16 Setembro 2021 (editado) Andam sempre a falar da poluição e de tirar os carros da baixa de Lisboa por causa da qualidade do ar, não sei como não houve ninguém a perguntar se também iam tirar os eléctricos. Citação de Black Hawk, há 38 minutos: Sempre que apanho resumos dos debates de Lisboa está o Moedas está a falar das ciclovias. Ciclovias, ciclovias, ciclovias. O homem tem algum problema recalcado com bicicletas ou...? 😁 Ah, e meu Deus, o gajo liberal é terrivelmente mau mesmo para os padrões habituais deles. Nossa... não, ele diz é que as ciclovias estão mal feitas. Ele ontem falou de ciclovias que passam em frente a paragens de autocarro ou que se cruzam com carros e passeios de peões, e que antes de se tirar os carros de Lisboa tem que se dar uma boa oferta de transportes públicos. Ontem até não esteve mal nesse aspecto, já esteve bem pior. edit: pelo menos não andou a aldrabar números. Quem tem um problema com as ciclovias é o gajo do PDR ou lá como se chama o partido. Editado 16 Setembro 2021 por Puto Perdiz Compartilhar este post Link para o post
Jpa Publicado 16 Setembro 2021 O João Patrocínio é mesmo a definição de filho da p*ta. É que nota-se que acredita genuinamente nas m*rda que diz. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 16 Setembro 2021 Citação de Puto Perdiz, há 45 minutos: Andam sempre a falar da poluição e de tirar os carros da baixa de Lisboa por causa da qualidade do ar, não sei como não houve ninguém a perguntar se também iam tirar os eléctricos. não, ele diz é que as ciclovias estão mal feitas. Ele ontem falou de ciclovias que passam em frente a paragens de autocarro ou que se cruzam com carros e passeios de peões, e que antes de se tirar os carros de Lisboa tem que se dar uma boa oferta de transportes públicos. Ontem até não esteve mal nesse aspecto, já esteve bem pior. edit: pelo menos não andou a aldrabar números. Quem tem um problema com as ciclovias é o gajo do PDR ou lá como se chama o partido. E estão mal feitas? Pergunta honesta, não sou lisboeta. Tenho sempre reservas sobre estes dramas. Já em Coimbra há uma corrente de gente que vê nas trotinetas a encarnação de Satanás na nossa existência terrena, que estão sempre a atropelar pessoas e o carago. Eu devo ter azar, não conheço ninguém que o tenha sido e eu próprio nunca estive sequer próximo de alguma trotineta me causar algum inconveniente menor, quanto mais ser atropelado por elas, e por isso duvido sempre quando alguém inventa dramas enormes destes... Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 16 Setembro 2021 Por acaso o termo "ciclovazias" até tem a sua piada. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 16 Setembro 2021 Citação de Black Hawk, há 41 minutos: E estão mal feitas? Pergunta honesta, não sou lisboeta. Tenho sempre reservas sobre estes dramas. Já em Coimbra há uma corrente de gente que vê nas trotinetas a encarnação de Satanás na nossa existência terrena, que estão sempre a atropelar pessoas e o carago. Eu devo ter azar, não conheço ninguém que o tenha sido e eu próprio nunca estive sequer próximo de alguma trotineta me causar algum inconveniente menor, quanto mais ser atropelado por elas, e por isso duvido sempre quando alguém inventa dramas enormes destes... Também não sou de Lisboa. Se é verdade o que foi dito por ele e por outros que estavam no debate, algumas têm que ser alteradas. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 16 Setembro 2021 Citação de Black Hawk, há 1 hora: E estão mal feitas? Pergunta honesta, não sou lisboeta. Tenho sempre reservas sobre estes dramas. Já em Coimbra há uma corrente de gente que vê nas trotinetas a encarnação de Satanás na nossa existência terrena, que estão sempre a atropelar pessoas e o carago. Eu devo ter azar, não conheço ninguém que o tenha sido e eu próprio nunca estive sequer próximo de alguma trotineta me causar algum inconveniente menor, quanto mais ser atropelado por elas, e por isso duvido sempre quando alguém inventa dramas enormes destes... Provavelmente estará relacionado com isto: https://observador.pt/2018/10/25/largadas-em-passeios-e-a-impedir-a-passagem-as-trotinetes-eletricas-ja-criam-problemas-la-fora-e-comecam-a-atrapalhar-tambem-em-lisboa/ É normal que tentem evitar que a situação chegue aos extremos que aconteceram noutros locais. Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 16 Setembro 2021 (editado) Citação de Black Hawk, há 4 horas: E estão mal feitas? Pergunta honesta, não sou lisboeta. Resposta curta: não. Lisboa é das cidades que mais e melhor trabalhou nos últimos anos no que toca a desenvolvimento de infraestrutura ciclável fora da Holanda/Dinamarca. E isto aconteceu precisamente porque a Câmara (e o Medina em particular, que se parece genuinamente interessar pelo tema) se aconselhou e colaborou com empresas e organizações desses países que realmente percebem da poda e andam nisto há décadas. O que o Moedas gosta de criticar são, por um lado, as soluções por cima do joelho que têm aparecido ultimamente, em especial depois da quarentena, onde as ciclovias não são feitas como mandam as "best practices" - por exemplo ciclovias em passeios, ciclovias onde existe conflito com paragens de autocarro, ciclovias bidirecionais que ligam a ciclovias unidirecionais - em suma, alguém leu uns artigos sobre infraestrutura ciclável e disse-lhe "olha, fala disto" e ele falou. Isto são coisas que às vezes se explicam pela geografia dos locais, pela oportunidade que se apresentou durante a quarentena de efetuar ligações rápidas (as chamadas ciclovias pop-up - ver a Almirante Reis, que sem a quarentena provavelmente ainda estaria por fazer) à rede ciclável de Lisboa ou, também não duvido, para cumprir promessas eleitorais e poderem dizer que construiram X km de ciclovias. Por outro lado, também gosta de apresentar não-argumentos sobre ciclovias vazias, ciclovias que não são precisas, ciclovias que tiram espaço a carros, que tiram estacionamento, etc. É tudo PR - sejam argumentos válidos (e em má fé) ou inválidos, a verdade é que a maior parte dos votantes são condutores e aprovam essa mensagem de que os ciclistas são os maus da fita e querem é impedir que as pessoas normais vão para o trabalho. Toda esta postura sobre as ciclovias do Moedas ("Eu sou a favor das ciclovias mas") só prejudica o desenvolvimento ciclável não só em Lisboa mas no país inteiro. E a postura dele não foi sempre esta, lembro que estamos a falar de um gajo que endossa a expressão "terroristas das bicicletas", que decidiu escolher como um dos lemas de campanha "Um silo automóvel por cada bairro" e que sugere arrancar ciclovias já feitas para voltar a meter carros na estrada. Provavelmente alguém lhe disse que essas ideias fazem com que perca o voto jovem urbano e por isso é que se parece debruçar tanto sobre as ciclovias agora, como se estivesse a tentar minimizar danos. EDIT: E é engraçado falares em Coimbra porque aí há um problema bem distinto - desenvolvimento rápido de uma rede ciclável...má. Não duvido que haja boas intenções (se bem que do Sr. Machado espero tudo) mas a execução é de quem nunca leu um único livro sobre o tema e de quem certamente nunca utilizou a bicicleta como meio de transporte na cidade. Editado 16 Setembro 2021 por Rain Dog 5 1 Compartilhar este post Link para o post
Jpa Publicado 16 Setembro 2021 E, já agora, o Porto nesse aspeto vai ficar com um atraso considerável. Obras na Av Fernão Magalhães quase a acabarem e nem um bocadinho dedicado a bicicletas... Uma pessoa vai a Lisboa e, mesmo com todos os erros, percebe que há uma boa alternativa de mobilidade. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 16 Setembro 2021 (editado) Citação de Rain Dog, há 1 hora: Resposta curta: não. Lisboa é das cidades que mais e melhor trabalhou nos últimos anos no que toca a desenvolvimento de infraestrutura ciclável fora da Holanda/Dinamarca. E isto aconteceu precisamente porque a Câmara (e o Medina em particular, que se parece genuinamente interessar pelo tema) se aconselhou e colaborou com empresas e organizações desses países que realmente percebem da poda e andam nisto há décadas. O que o Moedas gosta de criticar são, por um lado, as soluções por cima do joelho que têm aparecido ultimamente, em especial depois da quarentena, onde as ciclovias não são feitas como mandam as "best practices" - por exemplo ciclovias em passeios, ciclovias onde existe conflito com paragens de autocarro, ciclovias bidirecionais que ligam a ciclovias unidirecionais - em suma, alguém leu uns artigos sobre infraestrutura ciclável e disse-lhe "olha, fala disto" e ele falou. Isto são coisas que às vezes se explicam pela geografia dos locais, pela oportunidade que se apresentou durante a quarentena de efetuar ligações rápidas (as chamadas ciclovias pop-up - ver a Almirante Reis, que sem a quarentena provavelmente ainda estaria por fazer) à rede ciclável de Lisboa ou, também não duvido, para cumprir promessas eleitorais e poderem dizer que construiram X km de ciclovias. Por outro lado, também gosta de apresentar não-argumentos sobre ciclovias vazias, ciclovias que não são precisas, ciclovias que tiram espaço a carros, que tiram estacionamento, etc. É tudo PR - sejam argumentos válidos (e em má fé) ou inválidos, a verdade é que a maior parte dos votantes são condutores e aprovam essa mensagem de que os ciclistas são os maus da fita e querem é impedir que as pessoas normais vão para o trabalho. Toda esta postura sobre as ciclovias do Moedas ("Eu sou a favor das ciclovias mas") só prejudica o desenvolvimento ciclável não só em Lisboa mas no país inteiro. E a postura dele não foi sempre esta, lembro que estamos a falar de um gajo que endossa a expressão "terroristas das bicicletas", que decidiu escolher como um dos lemas de campanha "Um silo automóvel por cada bairro" e que sugere arrancar ciclovias já feitas para voltar a meter carros na estrada. Provavelmente alguém lhe disse que essas ideias fazem com que perca o voto jovem urbano e por isso é que se parece debruçar tanto sobre as ciclovias agora, como se estivesse a tentar minimizar danos. EDIT: E é engraçado falares em Coimbra porque aí há um problema bem distinto - desenvolvimento rápido de uma rede ciclável...má. Não duvido que haja boas intenções (se bem que do Sr. Machado espero tudo) mas a execução é de quem nunca leu um único livro sobre o tema e de quem certamente nunca utilizou a bicicleta como meio de transporte na cidade. Óptimo post! Sobre Coimbra, é verdade. Foram construídas ciclovias... nas margens da cidade, basicamente. Da forma como vejo a coisa, as ciclovias em Coimbra servem não como alternativa de mobilidade, mas para proporcionar um passeio de bicicleta aos fins-de-semana. Editado 16 Setembro 2021 por Black Hawk Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 16 Setembro 2021 Uma das críticas às ciclovias que gosto mais é a de que não podem ser feitas em subidas inclinadas Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 16 Setembro 2021 Citação de Jpa, há 1 hora: E, já agora, o Porto nesse aspeto vai ficar com um atraso considerável. Obras na Av Fernão Magalhães quase a acabarem e nem um bocadinho dedicado a bicicletas... Uma pessoa vai a Lisboa e, mesmo com todos os erros, percebe que há uma boa alternativa de mobilidade. Não tenho acompanhado o que se tem feito no Porto de perto mas pelo que vejo também é muito à base de ciclovias pop-up, sharrows e afins com pouca infraestrutura séria. Enquanto for só isso, menos mal. São coisas que dão para melhorar facilmente no futuro. O que lixa a sério é quando se fazem grandes alterações a todo o traçado urbano para construir ciclovias que vão contra todos os princípios de urbanismo ciclável, que é o caso da nossa cidade (acho que não te estou a confundir). O que fizeram na Rua Mendonça é revoltante, por exemplo. Aquele espaço todo e foram retirar...o espaço dos peões. Citação de Black Hawk, há 38 minutos: Óptimo post! Sobre Coimbra, é verdade. Foram construídas ciclovias... nas margens da cidade, basicamente. Da forma como vejo a coisa, as ciclovias em Coimbra servem não como alternativa de mobilidade, mas para proporcionar um passeio de bicicleta aos fins-de-semana. Na mouche. É um problema sobretudo geracional e acredito que esteja para mudar. Citação de Puto Perdiz, há 28 minutos: Uma das críticas às ciclovias que gosto mais é a de que não podem ser feitas em subidas inclinadas fun fact, 85% da cidade de Lisboa tem uma inclinação de menos de 5%. Outro fun fact, uma viagem de bicicleta contra os típicos ventos de Amesterdão é equivalente a subir uma inclinação de 8%. Esse é um dos mitos mais difíceis de quebrar. Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 16 Setembro 2021 (editado) Atualizacao de Alcobaca Estamos assim PSD 40.0% PS 23.5% IND 16.4% CDS 4.7% CDU 4.5% CH 3.8% IL 1.9% BE 1.5% OBNs 3.8% Almada 2021 PS 31.0% CDU 28.7% PSD CDS PPM MPT A 14.2% BE 9.3% CH 5.4% PAN 4.6% IL 3.0% OBNs 3.8% Hoje deixarei mais de 30 municipios atualizados. Almada, Amadora, Batalha, Braga, Coimbra, Elvas, Figueira da Foz, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Marinha Grande, Matosinhos, Montijo, Nazare, Ourem, Palmela, Pacos de Ferreira, Penafiel, Pombal, Ponta do Sol, Porto, Porto de Mos, Porto Santo, Santa Cruz, Santana, Santarem, Seixal, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Gaia e Viseu. Amanha comecarei a trabalhar em autarquias sem sondagens. Editado 16 Setembro 2021 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 16 Setembro 2021 Manda aí a Batalha, que estou curioso. Aquilo pelo que parece vai ser muito renhido. Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 16 Setembro 2021 Citação de challenger, há 18 minutos: Manda aí a Batalha, que estou curioso. Aquilo pelo que parece vai ser muito renhido. Batalha BT 41.3% PSD 39.8% CH 4.7% CDS 3.9% IL 2.7% CDU 2.2% OBNs 5.4% Compartilhar este post Link para o post
Tuckius Publicado 16 Setembro 2021 Citação de Ticampos, há 44 minutos: Atualizacao de Alcobaca Estamos assim PSD 40.0% PS 23.5% IND 16.4% CDS 4.7% CDU 4.5% CH 3.8% IL 1.9% BE 1.5% OBNs 3.8% Almada 2021 PS 31.0% CDU 28.7% PSD CDS PPM MPT A 14.2% BE 9.3% CH 5.4% PAN 4.6% IL 3.0% OBNs 3.8% Hoje deixarei mais de 30 municipios atualizados. Almada, Amadora, Batalha, Braga, Coimbra, Elvas, Figueira da Foz, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Marinha Grande, Matosinhos, Montijo, Nazare, Ourem, Palmela, Pacos de Ferreira, Penafiel, Pombal, Ponta do Sol, Porto, Porto de Mos, Porto Santo, Santa Cruz, Santana, Santarem, Seixal, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Gaia e Viseu. Amanha comecarei a trabalhar em autarquias sem sondagens. Podes apresentar a tua previsão para Penafiel sff? Compartilhar este post Link para o post
Jpa Publicado 16 Setembro 2021 Citação de Rain Dog, há 2 horas: O que fizeram na Rua Mendonça é revoltante, por exemplo. Aquele espaço todo e foram retirar...o espaço dos peões. A sério? Se me perguntassem, confesso que até diria que tinha sido bem feita, porque parto logo do pressuposto que é muito mais difícil (em termos de opinião pública) é tirar espaço aos carros, e o passeio continua a ter espaço para os peões. Mas, por exemplo, sobre o que se está a fazer na Alberto Sampaio, o que achas? Não achas que aquilo é praticamente o mesmo que fazer nada, porque de facto a única coisa que vai mudar é o limite de velocidade e as linhas (que até podem dar mais consciência aos condutores e velocípedes mas still)? Ainda para mais aquilo é empedrado, o que não é propriamente convidativo para uma pessoa com +50 anos. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 16 Setembro 2021 Citação de Puto Perdiz, há 3 horas: Uma das críticas às ciclovias que gosto mais é a de que não podem ser feitas em subidas inclinadas Haver mais ciclovias em Coimbra e no Porto é coisa para pôr o pessoal todo com grandes gémeos Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 16 Setembro 2021 (editado) Citação de Tuckius, há 1 hora: Podes apresentar a tua previsão para Penafiel sff? Penafiel PSD CDS 52.0% PS RIR 34.6% CH 4.4% BE 1.2% CDU 1.1% OBNs 6.8% Faltou-me dizer que quando acabar todos estes municipios vou ter que os rever, porque ainda nao inclui o fator de influencia legislativa e presidencial. Penso que em Penafiel isso va favorecer o PS RIR, ja que foi o melhor resultado do Tino. Editado 16 Setembro 2021 por Ticampos 1 Compartilhar este post Link para o post