Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
jean-luc godard

Afinal jogos da última jornada da liga não vão ter público nas bancadas

Publicações recomendadas

Afinal não era teste para os jogos da próxima época?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 1 hora:

Sim, não iamos receber a final se não fizessem este teste durissimo.

E há assim tanto problema em testar o público nos estádios tendo em conta que há mais de 1 ano isso não acontece em "larga" escala? Tendo em conta que o último evento desportivo com um número considerável de público foi a Fórmula 1 acho bem que testem isto.

Citação de kareca, há 19 minutos:

Afinal não era teste para os jogos da próxima época?

E não podemos fazer um teste para a Champions também? 

Acho que seria muito pior deixar entrar público sem testar as coisas antes como deve ser.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 1 hora:

E não podemos fazer um teste para a Champions também? 

Acho que seria muito pior deixar entrar público sem testar as coisas antes como deve ser.

Não me parece que seja isso que esteja a indignar algumas pessoas. a questão principal é que se batalhou durante meses (aliás, desde o início desta época) para que houvesse público nos estádios, e o governo sempre foi completamente implacável, nem 10% da lotação aceitou. agora para uma competição da UEFA, que o ano passado foi recebida e anunciada com pompa e circunstância por PR e PM numa das cerimónias mais ridículas que o nosso país já viu, até já vamos aos 20%!

algum dos testes que se fez esta época deu mau resultado? eu não vi nenhuma notícia de surtos depois de um jogo com adeptos... se os clubes/estádios testados passaram no teste porque não foi em frente a abertura dos estádios?

não se enganem, este regresso tem um propósito evidente - diminuir o backlash da abertura da final da Champions ao público. se eles quisessem efetivamente só testar, testavam no estádio que vai receber a final. isto é das manobras mais básicas do manual do Costa..

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de F_Tex, há 28 minutos:

Não me parece que seja isso que esteja a indignar algumas pessoas. a questão principal é que se batalhou durante meses (aliás, desde o início desta época) para que houvesse público nos estádios, e o governo sempre foi completamente implacável, nem 10% da lotação aceitou. agora para uma competição da UEFA, que o ano passado foi recebida e anunciada com pompa e circunstância por PR e PM numa das cerimónias mais ridículas que o nosso país já viu, até já vamos aos 20%!

algum dos testes que se fez esta época deu mau resultado? eu não vi nenhuma notícia de surtos depois de um jogo com adeptos... se os clubes/estádios testados passaram no teste porque não foi em frente a abertura dos estádios?

não se enganem, este regresso tem um propósito evidente - diminuir o backlash da abertura da final da Champions ao público. se eles quisessem efetivamente só testar, testavam no estádio que vai receber a final. isto é das manobras mais básicas do manual do Costa..

E também por causa dos festejos do Sporting na terça-feira. Quero crer que são por esses 2 acontecimentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também acho que isto é resposta aos festejos exagerados do título do Sporting, bem como preparar a opinião pública para uma final da Champions com público depois de um ano em que o futebol e, em particular, os adeptos foram ostracizados. 

Não me lixem com os testes seja para que for, não é a meter 300 almas nas 500 possíveis no estádio do Tondela que vão preparar a final da Champions. Já houve testes no passado em jogos europeus, da seleção e nas ilhas, e não houve falhas em nenhum (estive num deles). O único grande evento que houve (F1) correu relativamente mal (também estive lá), apesar de não ter tido consequências significativas a nível pandémico, importa sim ver o que podemos fazer melhor em relação a este. 

Como sempre à boa maneira tuga as decisões são tomadas em cima do joelho, e aqui nem é preciso atirar as culpas para cima do Governo, temos uma Liga que nem sequer consegue definir o calendário no início da época, marcando os jogos de 4 em 4. Como é que eles se iriam lembrar de fazer um calendário de regresso aos estádios? Como é que eles se iriam lembrar que isto é uma medida injusta para os clubes envolvidos na luta pela manutenção numa fase decisiva do campeonato?

Adiante, nem há um mês o PM dizia "Creio que é evidente que antes da próxima época, seguramente, não haverá adeptos nos estádios. Creio que isso é uma questão que está resolvida e clara". Pelos vistos não estava claro. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de F_Tex, há 41 minutos:

Mais uma vez pergunto e é assim tão errado preparar um evento desta dimensão? Ou é preferível fazer como na fórmula 1 o ano passado que foi a algazarra que foi (mesmo sem registo de casos)? Relembrar que depois da Fórmula 1 os gajos das notas ficaram a ver navios depois do desastre dos popós.

E não é só Champions parece-me. Tendo em conta a abertura aérea com o Reino Unido será um chamariz para meter cá os camones a torrar dinheiro. Também é mau o Costa querer que um país que tem no turismo uma parte considerável das suas receitas ganhe dinheiro com isso?

De qualquer forma até tolero que critiquem isto por ser uma medida de relações públicas agora dizer que é injusto porque uma equipas jogam fora e outras em casa é só preocupação com o próprio umbigo e não com o regresso sustentado de adeptos aos estádios.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas como raio a abertura dos estádios a 5k pessoas é resposta aos festejos de terça-feira? Eu gostava genuinamente de perceber a vossa lógica, ainda para mais depois da Câmara Municipal de Lisboa já ter dito que vai proibir a presença de adeptos na recepção da equipa na CML.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Mas alguém acha que os 1200 adeptos do Gil Vicente (se calhar não mete lá 1200 pessoas num jogo normal, com a lotação total do estádio disponível) vão fazer a diferença para a equipa ganhar ou perder?!

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso tinha piada que na primeira vez esta época, em que há adeptos no Estádio, o Sporting ter a sua primeira derrota. :27_sunglasses:

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 36 minutos:

Mais uma vez pergunto e é assim tão errado preparar um evento desta dimensão? Ou é preferível fazer como na fórmula 1 o ano passado que foi a algazarra que foi (mesmo sem registo de casos)? Relembrar que depois da Fórmula 1 os gajos das notas ficaram a ver navios depois do desastre dos popós.

não acho errado preparar. acho errado aceitar um evento desta dimensão quando o discurso do governo sobre este tema foi tão autoritário e inflexível. já citaram aí o que o Costa disse na altura. acho errado haver dois pesos e duas medidas: dobramo-nos sempre quando o interesse é fazer dinheiro com os camones, enquanto cagamos nos clubes pequenos que ficaram um ano inteiro sem receitas de bilheteira, e passaram o ano aos berros para que pudéssemos fazer isto de forma segura.

Citação de JohnyM, há 40 minutos:

De qualquer forma até tolero que critiquem isto por ser uma medida de relações públicas agora dizer que é injusto porque uma equipas jogam fora e outras em casa é só preocupação com o próprio umbigo e não com o regresso sustentado de adeptos aos estádios.

concordo completamente com este ponto.

resumidamente: quando foram os clubes portugueses a pedir, o governo ignorou repetida e insolentemente. quando a UEFA pediu (ou se calhar nem pediu, apenas abriu "concurso"), os bons alunos da Europa não vão hesitar em ceder em tudo mais um par de botas 

Compartilhar este post

Link para o post

Por que é que as pessoas se agarram tanto ao argumento da moral para tudo e mais alguma coisa? Até quando as autoridades decidem fazer diferente e ir ao encontro da pretensão das pessoas, estas de repente mudam de defender as suas posições para passar a dizer "ah agora já vão fazer o que eu queria? Pois agora não quero!"

Arrrgh, haja paciência para vos aturar.

• Like 9

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 5 horas:

Não consigo compreender o que tem os festejos do Sporting a ver com isto mas como já percebi que bloquearam nisso não vou insistir muito nisso. Parece o argumento que agora vale tudo só porque permitiram que o Sporting tivesse na festa.

É claro que isto serve para testar a Champions e qual é o problema disso mesmo? O último grande evento desportivo com público nas bancadas que me lembre foi a Fórmula 1 no ano passado e é unânime que não correu bem portanto é normal que se queira fazer um teste. Quem decidiu está lá para isso mesmo e não tem de olhar para a classificação da Liga porque se queres discutir critérios também podemos discutir porque motivo não foi mais cedo porque assim o Nacional é prejudicado que já desceu de qualquer forma.

Da mesma forma que tu dizes que a minha visão está tapada por achar que isto é uma decisão sem critério, a tua está claramente influenciada porque a tua equipa precisa de pontos e pelos vistos joga fora de casa. Ficava mais preocupado se as decisões sobre o desconfinamento/retorno à normalidade (que no fundo é disso que se trata) fossem tomadas com base em classificações de uma Liga do que com base em lógica.

Estou a divagar no que? O Governo e a DGS decidiram que vão fazer uma jornada de testes com o regresso do público para preparar a Champions e a próxima época. Qual é o critério disto? Ou também vamos debater porque escolheram 10% da lotação e não 12.5%? A permissa disto é clara: testar o regresso dos adeptos.

Durante a época testaram jogos com público na Primeira e Segunda Liga. Também te revolta que tenham escolhido só umas equipas e não todas? Ou aí está tudo bem porque já não é uma jornada "decisiva"?

O que acho piada é que os festejos do Sporting tem nada a haver numa decisão que diz respeito à pandemia. Se em tempo de pandemia permitem que um clube de futebol tenha o privilégio de realizar agrupamentos em massa e as autoridades competentes permitiram todos os incentivos possíveis, não consegues entender como é que descredibiliza a entidade competente na realização deste teste no estádio?
É preciso falar o que se faz lá fora?  Da noção de princípio de igualdade em outros setores profissionais?

Não só existiu favorecimento do Sporting mas do futebol também. É um argumento plausível sim senhor.

Tu não sabes o que é um critério ou o seu significado. Digo isto de forma genuína, sem malícia, mas aconselho-te a tentar perceber o que é porque estás a responder a comentários sem entender nada.

Acho interessante que fales do meu Boavista quando em nada dei a indicar seja o que for. Mas estás tão firme que são essas intenções por processo de eliminação, que só demonstra o quão doente é que não se possa questionar os parâmetros para a realização deste teste. Essa malícia está só nessa cabeça, até porque já referi outros setores profissionais como exemplo por associação. Onde é que alguma vez falei do Boavista?

Chegas ao ponto de dizer "com base em lógica" e até agora não disseste nada de porque razão é que as coisas não poderiam ser feitas de forma diferente. Isso porque tu não sabes, a única coisa que tens são suposições, e ainda por cima sem fundamentação ou explicação. Se toda a contra argumentação neste mundo fosse feita na base do "a minha opinião é subjetiva e eu sei o que tu queres", bem que estavamos lixados.

Resumindo, as tuas suposições são tão claras que até sabes não só o que o governo quer (embora nada expliques sobre o critério definido), como até sabes o que os outros querem. Essa arrogância é única. Até ao ponto de achar que tudo isto foi feito só por causa da LC então é na boa, que se lixe as implicações e o precedente que se abriu. É o irónico de que as pessoas que minimizam isto acharem que é por clubite, mas é precisamente clubite que não lhes permitem ver além.

Editado por BFC=Trincos_Everywhere
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sempre soube que no final do dia a culpa é do Sporting. 😅

Gostava genuinamente de vos ver no governo para ver as ideias milagrosas que seriam lançadas para limitar um evento como foi a conquista do campeonato. Aliás, pagava do meu próprio bolso para vos ver lidar com a capacidade de controlar centenas de milhares de pessoas sem fecharem o país por completo. Se é hipócrita a festa ter existido? Sem dúvida.

Mas também é parvinho não ser capaz de reconhecer que era impossível limitar o seu acontecimento e a única coisa a fazer era tentar gerir os danos. Pode-se discutir se foi bem ou mal feito, bem ou mal organizado mas achar que era possível proibir o que quer que fosse naquela terça-feira é de quem está completamente alheado do controlo de massas. A não ser que a ideia fosse fechar o país na terça-feira, mas aí o problema seria que o país fechou só por causa de um campeonato.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 10 minutos:

Gostava genuinamente de vos ver no governo para ver as ideias milagrosas que seriam lançadas para limitar um evento como foi a conquista do campeonato. Aliás, pagava do meu próprio bolso para vos ver lidar com a capacidade de controlar centenas de milhares de pessoas sem fecharem o país por completo. Se é hipócrita a festa ter existido? Sem dúvida.

Mas também é parvinho não ser capaz de reconhecer que era impossível limitar o seu acontecimento e a única coisa a fazer era tentar gerir os danos. Pode-se discutir se foi bem ou mal feito, bem ou mal organizado mas achar que era possível proibir o que quer que fosse naquela terça-feira é de quem está completamente alheado do controlo de massas. A não ser que a ideia fosse fechar o país na terça-feira, mas aí o problema seria que o país fechou só por causa de um campeonato.

Isto é minimizar o que aconteceu de qualquer forma. A questão não é os adeptos irem festejar, isso é impossível de se controlar, mas outra coisa é as AUTORIDADES permitirem e incentivarem (só o cortejo em si é inadmissível). É assim tão difícil de separar as águas quando estamos a falar na matéria de competência da entidade responsável?

Esse não é o principal foco, mas vocês por uma questão de anti-clubite não estão não só a perceber a importância do princípio de igualdade, como até minimizam aspetos bem graves que aconteceram como até querem lá saber que é a final da LC que dita isto. Isto para mim é que me está a ser impossível não reconhecer as implicações que daí advém e das injustiças que possam vir por acréscimo.

Quer dizer, pelo bem da pandemia estão a descriminar aquilo que acham bem, mas dentro do mesmo tema os outros aspetos já é clubite. Isto é um raciocínio que eu não entendo. Eu desisto de falar sobre este tema aqui. Não entendem porque não querem entender ou realmente a noção de clubite é tão forte que não conseguem conceber qualquer argumento que vai para além disso.

Editado por BFC=Trincos_Everywhere

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BFC=Trincos_Everywhere, há 19 minutos:

O que acho piada é que os festejos do Sporting tem nada a haver numa decisão que diz respeito à pandemia. Se em tempo de pandemia permitem que um clube de futebol tenha o privilégio de realizar agrupamentos em massa e as autoridades competentes permitiram todos os incentivos possíveis, não consegues entender como é que descredibiliza a entidade competente na realização deste teste no estádio?
É preciso falar o que se faz lá fora?  Da noção de princípio de igualdade em outros setores profissionais?

Não só existiu favorecimento do Sporting mas do futebol também. É um argumento plausível sim senhor.

Tu não sabes o que é um critério ou o seu significado. Digo isto de forma genuína, sem malícia, mas aconselho-te a tentar perceber o que é porque estás a responder a comentários sem entender nada.

Acho interessante que fales do meu Boavista quando em nada dei a indicar seja o que for. Mas estás tão firme que são essas intenções por processo de eliminação, que só demonstra o quão doente é que não se possa questionar os parâmetros para a realização deste teste. Essa malícia está só nessa cabeça, até porque já referi outros setores profissionais como exemplo por associação. Onde é que alguma vez falei do Boavista?

Chegas ao ponto de dizer "com base em lógica" e até agora não disseste nada de porque razão é que as coisas não poderiam ser feitas de forma diferente. Isso porque tu não sabes, a única coisa que tens são suposições, e ainda por cima sem fundamentação ou explicação. Se toda a contra argumentação neste mundo fosse feita na base do "a minha opinião é subjetiva e eu sei o que tu queres", bem que estavamos lixados.

Resumindo, as tuas suposições são tão claras que até sabes não só o que o governo quer (embora nada expliques sobre o critério definido), como até sabes o que os outros querem. Essa arrogância é única. Até ao ponto de achar que tudo isto foi feito só por causa da LC então é na boa, que se lixe as implicações e o precedente que se abriu. É o irónico de que as pessoas que minimizam isto acharem que é por clubite, mas é precisamente clubite que não lhes permitem ver além.

O futebol já foi privilegiado na época passada quando a Primeira Liga foi a única a recomeçar. Também ficaste apelaste ao sentido de justiça há um ano atrás porque somente 18 clubes puderam levar a época até ao fim? Não entendo o argumento do que se faz lá fora porque não consigo entender porque motivo isso serve para este contexto.

Os festejos do Sporting vai ser o novo Natal e a culpa de tudo está visto. Os festejos correram tão bem que o governo anunciou um inquérito e a CML já disse que não quer adeptos na receção da equipa. De certeza que é por estas medidas que agora temos adeptos no estádio. De qualquer forma, o que sugeriam para evitar a confusão de 3ª? É que a única solução que eu encontro era convocar o Corpo de Intervenção de todo o país e começar a varrer de uma ponta e acabar na outra para evitar o ajuntamento. O que foi feito foi tentar minimizar danos e controlar ao máximo algo que nunca teria controlo (como em Milão quando o Inter ganhou o título, por exemplo).

Então qual é o argumento para se fazer nas 2 ultimas jornadas (relembrar que tendo anunciado isto ontem dava cerca de 48h de preparação porque a jornada começa já amanhã) e não na última jornada? Tu optas por questionar porque motivo não deve ser diferente. Eu opto por questionar porque motivo tem de ser diferente.

Eu sei o que o governo quer e tu também: testar o regresso de adeptos aos estádios permitindo que a Taça de Portugal e a Champions tenham público. Para isso é preciso começar por algum lado. Eles optaram pela última jornada por ser um evento "único" e por permitir testar isto em "larga escala" com alguma antecedência. Este foi o critério escolhido e decidido: uma jornada com público. Sempre foi mais coerente que os testes ao longo do ano onde escolheram de forma arbitrária que jogos tinham ou não o teste. Queres que te explique mais o quê de critério se ele está claro? Tu é que partes do principio que podiam ser 2 jornadas quando na prática até podiam ter sido as 34 jornadas com público se o Governo e a DGS assim o tivessem decidido.

Mais uma vez te questiono: e a igualdade quando as equipas dos Açores jogaram com público? Ou a igualdade quando nalgumas jornadas tiveram jogos com público e outros não? E a igualdade para com a Segunda Liga onde as equipas são profissionais? É que se formos pela igualdade temos um longo caminho pela frente porque depois também podemos começar a debater a igualdade de números. 10% do Dragão será diferente dos 10% do Tondela ou do Santa Clara. Será isto igualdade? Ou passamos a limitar a número de adeptos máximos ignorando a lotação dos estádios? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de F_Tex, há 2 horas:

Como é evidente. Imaginem o que é explicar às pessoas que não podem entrar num estádio para ver o jogo do título do seu clube porque é perigoso, que o Porto tem de ir jogar a Sevilha, que nenhum adepto pode entrar nos estádios, e depois ver 12 mil Ingleses no estádio do Dragão para uma final europeia. Isto é a preparar terreno para a opinião pública, como é óbvio.

A historieta do evento-teste é uma tanga de todo o tamanho. Até nessa perspectiva faria mais sentido abrir os estádios nas duas últimas jornadas. Se algo corresse mal na primeira sempre restaria a segunda para limar arestas e corrigir eventuais erros. Mas, sejamos francos, não é por isso. Já tivemos jogos de Primeira e Segunda Liga com espectadores, tal como seleções e F1. A decisão de abrir os campos para a última jornada da Liga NOS é exclusivamente política. 

• Like 7
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 16 minutos:

Foi o ano passado em Liverpool, foi este ano em Milão com o Inter mas a culpa é do Costa e do Medina que não controlaram os adeptos do Sporting...

Nem parando o país conseguias evitar festejos. Ou metias um polícia em cada rua ou ia ser impossível controlar o que quer que fosse

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BFC=Trincos_Everywhere, há 6 minutos:

Isto é minimizar o que aconteceu de qualquer forma. A questão não é os adeptos irem festejar, isso é impossível de se controlar, mas outra coisa é as AUTORIDADES permitirem e incentivarem (só o cortejo em si é inadmissível). É assim tão difícil de separar as águas quando estamos a falar na matéria de competência da entidade responsável?

Esse não é o principal foco, mas vocês por uma questão de anti-clubite não estão não só a perceber a importância do princípio de igualdade, como até minimizam aspetos bem graves que aconteceram como até querem lá saber que é a final da LC que dita isto. Isto para mim é que me está a ser impossível não reconhecer as implicações que daí advém e das injustiças que possam vir por acréscimo.

Quer dizer, pelo bem da pandemia estão a descriminar aquilo que acham bem, mas dentro do mesmo tema os outros aspetos já é clubite. Isto é um raciocínio que eu não entendo. Eu desisto de falar sobre este tema aqui. Não entendem porque não querem entender ou realmente a noção de clubite é tão forte que não conseguem conceber qualquer argumento que vai para além disso.

Não fazias cortejo, ok, sem stress. Não fazer cortejo faz com que a dispersão por diversas áreas seja maior. Maior dispersão, mais focos espalhados, mais violência, menos controlo da situação.

Mas qual clubite? A única pessoa a falar aqui de clubes és tu. Eu estou-me a cagar se é o Sporting, Benfica, Boavista ou Freixo de Espada. O que me interessa é perceber o raciocínio lógico de quem acha que a decisão dos 10% é por causa de terça-feira. Isso sim, faz-me confusão.

Achar que deu merda na terça e por isso se decidiu abrir a lotação dos estádios para a ultima jornada para 10%. Como raio isto tem alguma lógica por trás, quando exatamente no mesmo dia é anunciada a proibição de adeptos na CML quando a equipa for recebida.

Eu sou de acordo que as coisas foram mal organizadas, não pelo cortejo em si porque acho que o cortejo faz sentido na óptica de tentar controlar violência e desacatos pois permite que a polícia não esteja totalmente dispersa.

Acho que foi mal organizado na questão das grades, na questão de concentram toda a gente no mesmo espaço, mal organizado na questão das garrafas e álcool na via pública, no tempo que tudo demorou a acontecer. Nisso eu estou completamente de acordo. Não consigo é chegar a lógica de que o anúncio de público está relacionado com os ajuntamentos de terça, não consigo mesmo.

Posso concordar nas críticas a competência e hipocrisia das entidades responsáveis, não posso concordar nunca com o achar que a decisão é motivada pelos acontecimentos de terça. Parece-me claramente motivada pela final da liga dos campeões.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é unicamente para a final da Champions no Dragão.

Mais um prémio para os médicos e enfermeiros deste país!!!

Editado por Almeno
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

o que concluí desta thread foi que é melhor sair mais um castigo para o amorim

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 2 minutos:

o que concluí desta thread foi que é melhor sair mais um castigo para o amorim

E não houve penalti para o Porto?!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carmelo Anthony, há 43 minutos:

Como é evidente. Imaginem o que é explicar às pessoas que não podem entrar num estádio para ver o jogo do título do seu clube porque é perigoso, que o Porto tem de ir jogar a Sevilha, que nenhum adepto pode entrar nos estádios, e depois ver 12 mil Ingleses no estádio do Dragão para uma final europeia. Isto é a preparar terreno para a opinião pública, como é óbvio.

A historieta do evento-teste é uma tanga de todo o tamanho. Até nessa perspectiva faria mais sentido abrir os estádios nas duas últimas jornadas. Se algo corresse mal na primeira sempre restaria a segunda para limar arestas e corrigir eventuais erros. Mas, sejamos francos, não é por isso. Já tivemos jogos de Primeira e Segunda Liga com espectadores, tal como seleções e F1. A decisão de abrir os campos para a última jornada da Liga NOS é exclusivamente política. 

Claro.

Aqui discordo com o meu colega Boavisteiro, as celebrações do Sporting (que foram uma aberração organizacional, até porque já não é o primeiro campeão em tempo de pandemia...) não têm nada a ver com isto.

A razão desta abertura é simplesmente esta que indicas.

É o governo a fazer dos adeptos burros.

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos fazer um teste de 9 eventos em simultâneo para analisar se é seguro fazer um 10º evento. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...