Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Serpa Pinto

[UEFA] UEFA Europa Conference League 25/26

Publicações recomendadas

Citação de Silvering, há 18 minutos:

Na Turquia os principais clubes deixaram de ter a relevância que tinham na Europa após a centralização. Na Polónia, Légia e Lech Poznan já tinham pouca expressão, com a centralização ficaram piores.

Os principais clubes Holandeses e Belgas mantém o status quo de sempre. 

Para nós, que somos o único país periférico que consegue ter clubes a fazer consistentemente, prestaçōes relevantes na LC, a questão da centralização tem que ser discutida com cautela.

Antes da Liga Conferencia tinha muitas reticencias quanto à implementação desta medida. Comecei a pensar de forma diferente assim que criaram a competição porque comecei desde logo a imaginar este cenário de sermos ultrapassados pelos Holandeses, embora não pensasse que os nossos resultados fossem tão desastrosos.

Seria importante ficarmos a ganhar de um lado sem ficarmos a perder do outro, mas não sei até que ponto isso será possível. 

Estão presentes nos clubes grandes também.

Isto é interessante de se saber

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de La Flame, há 1 hora:

Sobre a questão da centralização dos direitos e da forma como é vista, quase como uma fonte de água no deserto mais árido, dá-me sempre vontade de rir.

Só de imaginar a quantidade de sanguessugas que fazem parte da podridão que é o futebol e que já são a máfia que são quando a maior parte dos clubes não tem onde cair mortos e pensar no que poderia acontecer recebendo as “bateladas de dinheiro” que iriam receber tinha tudo para acabar por ser pior a emenda do que o soneto.

Apesar de concordar com o raciocínio geral não podemos usar isso como desculpa para deixar tudo como está, porque deixar tudo como está claramente não está a funcionar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Silvering, há 27 minutos:

Na Turquia os principais clubes deixaram de ter a relevância que tinham na Europa após a centralização. Na Polónia, Légia e Lech Poznan já tinham pouca expressão, com a centralização ficaram piores.

Os principais clubes Holandeses e Belgas mantém o status quo de sempre. 

Para nós, que somos o único país periférico que consegue ter clubes a fazer consistentemente, prestaçōes relevantes na LC, a questão da centralização tem que ser discutida com cautela.

Antes da Liga Conferencia tinha muitas reticencias quanto à implementação desta medida. Comecei a pensar de forma diferente assim que criaram a competição porque comecei desde logo a imaginar este cenário de sermos ultrapassados pelos Holandeses, embora não pensasse que os nossos resultados fossem tão desastrosos.

Seria importante ficarmos a ganhar de um lado sem ficarmos a perder do outro, mas não sei até que ponto isso será possível. 

Estão presentes nos clubes grandes também.

Os Holandeses até já partilharam os prémios recebidos na UEFA para melhorar o campeonato...

Na Turquia os clubes perderam relevância, não após a centralização, mas sim após graves crises financeiras, por investimentos avultados em jogadores pré-reforma.

Na Polónia as equipas sofreram como as outras, os gigantes cresceram muito, e essas equipas ficaram para trás, tal como em Portugal, os grandes mais raramente conseguem os feitos de antigamente, apesar de nestas últimas épocas até estarem a ter boas campanhas.

A Bélgica e nos Países Baixos, se não me engano, existe a centralização dos direitos televisivos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Silvering, há 1 hora:

Fiz a seguinte pesquisa no Google: "Boavista proíbe adereços". Agora adivinhem qual é o único clube visado nos resultados.

Outra muita gira, foi há uns anos atrás em que se concorda em realizar um jogo amigável para apoiar o Boavista financeiramente e se acaba a ouvir insultos, ao estilo dos Super Dragōes, dos seus próprios adeptos.

É esse o caminho a trilhar para se chegar à centralização.

Completamente fora do tópico lol O que é que uma coisa tem a haver com a outra?

O facto de achares que é o único clube que proíbe adereços, só dá crédito ao gozo que o pessoal do Braga, Vitória e Boavista fazem sobre a vossa memória coletiva. É que até existem notícias sobre o que acontece nos vossos estádios, mas pronto, a tua pesquisa deve ter sido bem aprofundada, deve.

Isto parece a estarolada quando faz analogias idiotas e incompreensíveis como essas, ao que muitas vezes gosto de responder (da mesma forma) que se o problema é a lei do mercado, então não sei porque é que se queixam do preço dos bilhetes. É que se não for um estarola que paga, outro vai arrotar de certeza. Aí a paridade já importa e fazem barulho, né?

Enfim, aprende o que é discutir dentro do contexto de um tópico. O meu comentário era jocoso, mas era pertinente, e tal é demonstrativo pelo teu comentário de tirada á estarola sem sentido nenhum que até acabou por reforçar o meu ponto de vista.

Editado por BFC=Trincos_Everywhere

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Wincing Hálldor, há 1 hora:

O caminho dos campeões é muito mais acessível que o das ligas. Não retirando o feito ao KÍ que ainda teve de eliminar os campeões húngaros e suecos e deu luta aos noruegueses.

Mas se fores por exemplo ver o caminho do RFS da Letónia e chegou à fase de grupos no ano passado, é algo assim:

image.png.00c6d71929ac1a32bfbf7a595a8cdd9c.png

Ou o do Pyunik (Arménia) que ganhou tantas eliminatórias quanto as que perdeu:

image.thumb.png.ccffbc0aaa508784a84ddf2fc416d10c.png

Ou o Shamrock Rovers (Irlanda) que só teve de eliminar os campeões de Malta e da Macedónia do Norte para chegar à fase de grupos.

Tenho a certeza que com um caminho destes qualquer Vitória ou Arouca conseguia chegar lá facilmente, mas depois estes países muitas vezes têm na equipa que cai da Champions a única representante, enquanto Portugal vai ter 4.

Vitória ou Arouca chegavam lá facilmente? Não consigo dizer isso pela forma como somos facilmente eliminados pelo Celje e pelo Bran. O Linfield provavelmente também conseguia isso e o Cluj era limpinho.   m

Faz a pergunta ao contrário. Equipa estrangeira, preferes apanhar Celje, Bran e Linfield ou o 5º e 6º do campeonato português? Toda a gente prefere calhar com os primeiros 3, borram-se logo ao ouvir falar de uma equipa do forte campeonato português. Na realidade somos nós que nos borramos porque temos muito azar em calhar com o Celje em vez do Dudelange. Por amor da santa, isto só mostra o quão vergonhoso nós somos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JFDCamara, há 8 minutos:

Vitória ou Arouca chegavam lá facilmente? Não consigo dizer isso pela forma como somos facilmente eliminados pelo Celje e pelo Bran. O Linfield provavelmente também conseguia isso e o Cluj era limpinho.   m

Faz a pergunta ao contrário. Equipa estrangeira, preferes apanhar Celje, Bran e Linfield ou o 5º e 6º do campeonato português? Toda a gente prefere calhar com os primeiros 3, borram-se logo ao ouvir falar de uma equipa do forte campeonato português. Na realidade somos nós que nos borramos porque temos muito azar em calhar com o Celje em vez do Dudelange. Por amor da santa, isto só mostra o quão vergonhoso nós somos.

Menos, também.

Este ano foi claramente o pior, mas não foi sempre assim.

Em 21/22 o Santa Clara eliminou o Schkupi da MAcedónia e o Olimpija Ljubiana (um patamar acima do Celje no próprio campeonato). Foi eliminado pelo Partizan por 3-2 no conjunto das duas mãos. O Paços eliminou uma equipa norte irlandesa e depois foi eliminado pelo Tottenham.

Em 22/23 o Gil Vicente eliminou o Riga da Letónia e depois levou cabaz do AZ. O Vitoria eliminou o Puskas e depois foi eliminado pelo Hajduk.

O Vitória é que tem desapontado, tinha condições para ganhar ao Hajduk e ao Celje nem se fala. Ao Gil ficou-lhe mal o cabaz do AZ mas quando foi favorito na eliminatória, venceu. Aos outros aconteceu exatamente o esperado e até deram boa imagem. O Paços inclusivé ganhou ao Tottenham em casa.

____

Alguém tem de conseguir dar o passo em frente, ganhar pontos no ranking e passar a ser cabeça de série no playoff de acesso à fase de grupos. É basicamente o que nos está a faltar.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 3 horas:

Agora com bilhetes de oferta no Continente tudo vai mudar.

Avante camaradas

Pronto, daqui a pouco vens ameaçar que teremos quantos White Angels nas bancadas da Pedreira? 😶

Compartilhar este post

Link para o post

Em Portugal os adeptos estão muito mais polarizados do que nesses países. Basta comparar as assistências nos estádios na Holanda e em Portugal para o perceber. 

Tenho muitas reticências em relação à centralização dos direitos. Primeiro porque não estou a ver onde vão arranjar os 300M (dobro do que é pago atualmente) Não interesse de mercados estrangeiros no nosso campeonato e não dá para espremer mais o mercado nacional, visto que já paga em demasia. Segundo, porque acho que vamos perder ainda mais a competitividade na Europa, já é dificil o Benfica, Porto, Sporting, competirem com o poderio financeiro dos clubes das Big5 e esta medida so vai agravar isso. Vamos ter mais competitividade interna? Talvez os grandes percam mais pontos, mas ainda assim o fosso vai ser gigante para que tenhamos um campeão outsider. Assim por alto cada equipa fora dos grandes deve passar a receber entre 5-10M por ano com a centralização, e sabendo como funciona a gestão destes clubes em Portugal tenho muito de como vai ser utilizado (ou não) esse dinheiro. Deviam haver certas regras de liga que obrigasse esse dinheiro a ser investido em formaçao, infraestruturas, mais condições que de facto permitam fazer com que a nossa liga evolua a medio-longo prazo. 

Há algo que é factual e não vai mudar, 90% do futebol português está concentrado nos 3 grandes. É bonito? Não. Mas é o que temos e dada a dimensão do nosso país essa é talvez a unica razao pela qual de vez em quando ainda fazemos umas gracinhas na Europa (cada vez menos). 

Honestamente acho que a melhor solução seria encurtar o numero de equipas da primeira divisão, torna-la mais igualitária. Somos um país pequeno, muita centrado em 3 equipas, não temos adeptos para tanta equipa numa primeira divisão. Ficaríamos com um produto muito mais interessante se deixássemos de ter em simultâneo na 1ª liga tantos campos com más condições, tantos jogos com assistências miseráveis. Além de que tendo 12 equipas ou 18 o bolo continuaria a ser o mesmo (ou até mais alto porque os grandes iriam jogar mais vezes entre si), mas agora a dividir por menos equipas.  

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 3 minutos:

Menos, também.

Este ano foi claramente o pior, mas não foi sempre assim.

Em 21/22 o Santa Clara eliminou o Schkupi da MAcedónia e o Olimpija Ljubiana (um patamar acima do Celje no próprio campeonato). Foi eliminado pelo Partizan por 3-2 no conjunto das duas mãos. O Paços eliminou uma equipa norte irlandesa e depois foi eliminado pelo Tottenham.

Em 22/23 o Gil Vicente eliminou o Riga da Letónia e depois levou cabaz do AZ. O Vitoria eliminou o Puskas e depois foi eliminado pelo Hajduk.

O Vitória é que tem desapontado, tinha condições para ganhar ao Hajduk e ao Celje nem se fala. Ao Gil ficou-lhe mal o cabaz do AZ mas quando foi favorito na eliminatória, venceu. Aos outros aconteceu exatamente o esperado e até deram boa imagem. O Paços inclusivé ganhou ao Tottenham em casa.

____

Alguém tem de conseguir dar o passo em frente, ganhar pontos no ranking e passar a ser cabeça de série no playoff de acesso à fase de grupos. É basicamente o que nos está a faltar.

Em termos de vergonha estava a falar deste ano, é óbvio que por exemplo o Paços era normal ser eliminado.

O Arouca tinha de vencer o Bran. O Vitória tinha de vencer o Celje. Foram cabeças de série agora nestas eliminatórias mas sem fazer pontos garantem que mesmo que se apurem no campeonato e cheguem à última eliminatória no próximo ano não o vão ser e depois vão apanhar tubarões e vai ser "normal serem eliminados", "não podiam fazer nada", "até jogámos melhor que eles mas por inexperiência oferecemos 4 golos". Basicamente a incompetência semeia o karma.

Agora outra pergunta: qual o orçamento de todas estas equipas que defrontámos e das portuguesas?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Boitswana , há 16 minutos:

Pronto, daqui a pouco vens ameaçar que teremos quantos White Angels nas bancadas da Pedreira? 😶

Os amigos Vitorianos estão de acordo com a direcção que hoje emitiu um comunicado sobre rejeitar trocar os vouchers por bilhetes porque não estavam de acordo com a parceria, e supostamente tinham recusado.

É apenas isso, por isso é que hoje veio ao tema, como critica à parceria.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 44 minutos:

Apesar de concordar com o raciocínio geral não podemos usar isso como desculpa para deixar tudo como está, porque deixar tudo como está claramente não está a funcionar.

Claro que não é, isso está mais do que visível.

Mas antes da centralização dos direitos há todo um trabalho de base e de sustentação que tem de ser feito para permitir que essa medida funcione daquela que é, para mim, a única forma possível: uma medida complementar, ao invés de uma medida milagreira.

Como o fazer ? Não faço ideia. Mas o trabalho de fundo está tão atrasado -olhe-se à nossa cultura desportiva e isso será instantaneamente notório - que só daqui a décadas seria possível sequer pensar nisso. 

Há tanto mais a fazer.

Olha, um dos pontos primários, e que se calhar nem se relaciona de forma direta com a modalidade em si, seria traçar um caminho bem definido a nível da justiça onde as punições fossem severas e, acima de tudo, existentes, ao invés de andarmos a brincar ao futebol e as mini justiças e a fazer de conta. Não que Portugal seja um exemplo nesse campo enquanto país e sociedade, mas o facto do futebol se assumir quase como um mundo à parte dentro da nossa realidade faz-me bastante confusão. O dirigente X não pode ir preso; o diretor Y cumpre pena suspensa que é para não mexer com o campeonato; etc. São casos teóricos mas, no fundo, não fogem muito a realidade que vamos tendo por cá. 

Esse tal trabalho de base começaria idealmente por aqui, dando condições aos clubes para estes poderem dissociarem-se das suas figuras representativas e seguirem em frente sem se verem constantemente prejudicadas porque o seu presidente desviou 500k€ ou porque o patrocinador prometeu mundos e fundos e, afinal, era tudo tanga. Quantos casos não temos de clubes que acabam por se afundar por devaneios dos seus presidentes ? 

E isto não passa de um pensamento momentâneo. Haverá tanto mais que fazer antes de munir os clubes dessas maiores capacidades financeiras. 

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Don Vito Corleone, há 17 minutos:

Honestamente acho que a melhor solução seria encurtar o numero de equipas da primeira divisão, torna-la mais igualitária. Somos um país pequeno, muita centrado em 3 equipas, não temos adeptos para tanta equipa numa primeira divisão. Ficaríamos com um produto muito mais interessante se deixássemos de ter em simultâneo na 1ª liga tantos campos com más condições, tantos jogos com assistências miseráveis. Além de que tendo 12 equipas ou 18 o bolo continuaria a ser o mesmo (ou até mais alto porque os grandes iriam jogar mais vezes entre si), mas agora a dividir por menos equipas.  

Não alteraria nada, e iria piorar a atratividade do campeonato para fora, que já é pouca, e a nível nacional igual.

Não aumentaria o número de espectadores, e os campos com más condições continuariam a existir, pois tal como agora, essas equipas podem subir e descer de divisão.

Se é para aumentar os espectadores, são parcerias como estas do Continente, com preços mais acessíveis, invés dos preços excessivos que os clubes praticam, neste caso, foco-me mais no Chaves. Até tem boas assistências, mas podia ter o estádio bem mais composto se tivesse bilhetes a preço de acordo com a realidade portuguesa, ouo mesmo como ourtos clubes portugueses.

E uma maior politica de atrair a comunidade local, o Braga está a fazer isso bastante bem. Há publicidade em vários pontos da cidade, e os bilhetes, comparando com o Chaves novamente, nem são caros, e o mesmo o Vitória.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Silvering, há 2 horas:

Fiz a seguinte pesquisa no Google: "Boavista proíbe adereços". Agora adivinhem qual é o único clube visado nos resultados.

Outra muita gira, foi há uns anos atrás em que se concorda em realizar um jogo amigável para apoiar o Boavista financeiramente e se acaba a ouvir insultos, ao estilo dos Super Dragōes, dos seus próprios adeptos.

É esse o caminho a trilhar para se chegar à centralização.

17071191.jpeg

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Nao tinha grandes duvidas que iamos ter o Arouca eliminado pelo brann (ate porque nem sabia que ja tinham jogado a primeira mão lol). ate tive para comentar na comparação da liga pt com a norueguesa, acerca do casper, para esperarem para ver uma equipa norueguesa random a encavar um dos clubes portugueses.

Não sabia que o arouca ia jogar com eles, nem estava a pensar no arouca quando pensei/comentei isso com um familiar, só soube ontem sinceramente, é um bocado ridiculo falarem quase 0 do assunto na tv.

Editado por lastdance

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ricardo Pinto, há 52 minutos:

Os amigos Vitorianos estão de acordo com a direcção que hoje emitiu um comunicado sobre rejeitar trocar os vouchers por bilhetes porque não estavam de acordo com a parceria, e supostamente tinham recusado.

É apenas isso, por isso é que hoje veio ao tema, como critica à parceria.

Só me estava a meter com o Brunão, aka Dr. Macaco do Castelo. Disfrute-mos da parceria.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BFC=Trincos_Everywhere, há 2 horas:

Completamente fora do tópico lol O que é que uma coisa tem a haver com a outra?

O facto de achares que é o único clube que proíbe adereços, só dá crédito ao gozo que o pessoal do Braga, Vitória e Boavista fazem sobre a vossa memória coletiva. É que até existem notícias sobre o que acontece nos vossos estádios, mas pronto, a tua pesquisa deve ter sido bem aprofundada, deve.

Isto parece a estarolada quando faz analogias idiotas e incompreensíveis como essas, ao que muitas vezes gosto de responder (da mesma forma) que se o problema é a lei do mercado, então não sei porque é que se queixam do preço dos bilhetes. É que se não for um estarola que paga, outro vai arrotar de certeza. Aí a paridade já importa e fazem barulho, né?

Enfim, aprende o que é discutir dentro do contexto de um tópico. O meu comentário era jocoso, mas era pertinente, e tal é demonstrativo pelo teu comentário de tirada á estarola sem sentido nenhum que até acabou por reforçar o meu ponto de vista.

Gostam de tratar mal os estarolas, tratem mal todos por igual. Implementar medidas para apenas um deles é que é um pouco mais estranho. Não tenho a certeza se é mesmo assim que acontece, limitei-me a falar dos resultados da pesquisa e lá apenas surgem resultados para com adeptos do Benfica. 

Mas se eu insinuo coisas sobre estes temas que nem sei ao pormenor, presumo que tu saibas bem que não faz sentido nenhum meter as culpas no Benfica por causa dos meus resultados das equipas portuguesa na Liga Conferência. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Silvering, há 59 minutos:

Gostam de tratar mal os estarolas, tratem mal todos por igual. Implementar medidas para apenas um deles é que é um pouco mais estranho. Não tenho a certeza se é mesmo assim que acontece, limitei-me a falar dos resultados da pesquisa e lá apenas surgem resultados para com adeptos do Benfica. 

Mas se eu insinuo coisas sobre estes temas que nem sei ao pormenor, presumo que tu saibas bem que não faz sentido nenhum meter as culpas no Benfica por causa dos meus resultados das equipas portuguesa na Liga Conferência. 

Se achas que é mau levantar o véu aos adeptos que mais contra são á centralização dos direitos desportivos - que tem sido recorrente sempre que existem estes resultados em todos que não são os 3 do costume -, então a única coisa que eu acho que é enfiaste a carapuça em algo que toda a gente sabe que é a verdade. Se fazes drama disso, peço desculpa pelo dói-dói.

P.S: Ainda vens com essa conversa tão túnel de visão sobre o Benfica, está tudo dito. Até começas o parágrafo com o coitadinho do Benfica que é o único alvo das "medidas"(???). Não tenho paciência para essa clubite cega, mete um penso.

Editado por BFC=Trincos_Everywhere

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JFDCamara, há 9 horas:

Em termos de vergonha estava a falar deste ano, é óbvio que por exemplo o Paços era normal ser eliminado.

O Arouca tinha de vencer o Bran. O Vitória tinha de vencer o Celje. Foram cabeças de série agora nestas eliminatórias mas sem fazer pontos garantem que mesmo que se apurem no campeonato e cheguem à última eliminatória no próximo ano não o vão ser e depois vão apanhar tubarões e vai ser "normal serem eliminados", "não podiam fazer nada", "até jogámos melhor que eles mas por inexperiência oferecemos 4 golos". Basicamente a incompetência semeia o karma.

Agora outra pergunta: qual o orçamento de todas estas equipas que defrontámos e das portuguesas?

O orçamento não sei, a única métrica que posso usar é o valor de mercado do plantel, que é uma métrica para se levar com duas pitadas de sal, claro. Por ela, o Brann lutava para não descer em Portugal, tendo um valor de mercado ligeiramente inferior ao Rio Ave. O Arouca tem um valor superior, logo deveria ser favorito, mas não é choque nenhum perder uma eliminatória por 4-3 contra um "Rio Ave", vá.

O problema está no orçamento do Arouca, que certamente não se coaduna com aquilo que deveria ser para quem ficou em sexto lugar na Liga Portuguesa. As equipas fora do top4 tem tão pouco poder que se sujeitam facilmente a que coisas como as de ontem aconteçam.

Não ajuda muito pensarem "para que é que lhe vou dar dinheiro se f*dem tudo"? Enfim ninguém tem uma ponta de esperança (ou vontade) que as coisas mudem.

A SportTV ter decidido à última hora não transmitir o jogo para transmitir uma repetição qualquer também é a ironia perfeita do valor que se dá a tudo o que está fora do top-4 ou top-5 (para incluir o Vitória, que apesar de tudo tem algum relevo para a imprensa)

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...