Axadrezado Publicado 29 Maio 2024 Citação de Descartes, há 3 minutos: Essa é a visão romântica que há mais de 30 anos foi posta de lado. Quando a Taça dos Campeões só rivalizava com a Taça UEFA em termos de interesse a partir dos quartos de final. Eram meia dúzia de equipas de qualidade superior e dezenas de bombos da festa. Na Taça UEFA, dada a quantidade superior de equipas dos melhores campeonatos, os confrontos equilibrados de elevada qualidade começavam mais cedo. Foi nessa altura que os clubes e as principais Ligas exigiram mudanças. E foi criada a Liga dos Campeões que passou a albergar clubes que não tinham sido campeões dos seus países no ano anterior. Mudou também o formato que permitiu o aumento exponencial dos jogos e fez-se o chocapic: surgiu a competição de clubes mais fantástica que o futebol mundial já conheceu. A agora vens defender o regresso ao passado para permitir que o campeão da Estónia possa participar regularmente e até ganhá-la? Para quê? Claro que é a visão romântica. Eu quero voltar para traz para todos terem oportunidade de crescer, faz-me zero sentido ver um clube rico que fica em 4º na Liga e só acrescenta pó ao palmares ter oportunidade anos a fio de receber milhões e milhões e participar, enquanto um campeão Turco por exemplo tem que andar em eliminatórias. Pois, mas pode subir no Ranking! Pode, e eu também posso juntar dinheiro para comprar uma moradia na foz... Os participantes atuais como se viu com a Superliga também não estão nem nunca vão estar satisfeitos, querem andar para a frente até serem sempre os mesmos a jogar...e nós também sermos uns Campeões da Estónia. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 29 Maio 2024 Citação de Axadrezado, há 7 minutos: Claro que é a visão romântica. Eu quero voltar para traz para todos terem oportunidade de crescer, faz-me zero sentido ver um clube rico que fica em 4º na Liga e só acrescenta pó ao palmares ter oportunidade anos a fio de receber milhões e milhões e participar, enquanto um campeão Turco por exemplo tem que andar em eliminatórias. Pois, mas pode subir no Ranking! Pode, e eu também posso juntar dinheiro para comprar uma moradia na foz... Os participantes atuais como se viu com a Superliga também não estão nem nunca vão estar satisfeitos, querem andar para a frente até serem sempre os mesmos a jogar...e nós também sermos uns Campeões da Estónia. Desculpa este primeiro apontamento mas o que tu queres é voltar para trás. Voltar para traz não faz qualquer sentido. A questão é que o formato que existia até aos anos 80 não cumpre com os objetivos que tu sugeres. Não sei se te vou dar uma grande novidade mas acredita que nos anos 50, 60, 70 e 80 os países que ganhavam 90% das competições europeias eram exatamente os mesmos que ganham hoje em dia. Ingleses, espanhóis, italianos e alemães. Depois, tal como hoje, lá aparecia por vezes um clube português, holandês, belga ou francês a disputar os títulos. O eventual crescimento de clubes e países de menor dimensão acontecia exatamente ao mesmo ritmo de hoje. O que cresceu com o novo formato de forma exponencial foi o negócio e o dinheiro envolvido. Por uma simples razão: porque a participação do 4º classificado de uma Liga rica traduz-se em mais interesse, mais audiências, mais dinheiro do que a participação do campeão turco. E isto é incontornável e ninguém está disposto a abdicar da sua fatia. O Romantismo está datado. Teve o seu período áureo. Agora é anacronismo. 5 1 Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 29 Maio 2024 Citação de HIM, há 2 horas: Chiquinho saiu do Benfica e ganhou um titulo europeu. É lidar, rapaziada... Sintomático que tenha sido na 3ª competição europeia. 1 Compartilhar este post Link para o post
Longineu Publicado 30 Maio 2024 Citação de HIM, há 2 horas: Chiquinho saiu do Benfica e ganhou um titulo europeu. É lidar, rapaziada... Jovane e Sotiris também. Que qualidade. 1 Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 30 Maio 2024 Para a Conference do próximo ano, o Vitória que abra os olhos, passe a pré eliminatória e ganhe uns joguinhos, ou eu apanho um avião e vou a Guimarães pessoalmente bater neles. Portugal precisa de pontos no ranking, fds. Temos tido prestações miseráveis nesta competição. Penso que seja a equipa mais competitiva que mandamos a esta competição até agora, portanto até tenho algumas esperanças.. 1 Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado 30 Maio 2024 Citação de IlidioMA, há 13 horas: o Jovetic ainda mexe???? Tem quê? 38? Porra ele é do tempo em que o City ainda não era dos árabes! nah, ele é contratação do novo City. o jovetic era dado como alguém com um potencial enorme, de certeza que os Sportinguistas dessa altura não se esquecem da pré eliminatória que perderam com a Fiorentina com o jovetic a ter um rendimento fenomenal. julgo que para aí em 2008 ou 2009. ele devia ter 18 anos Citação de Petar Musa, há 11 horas: Lembro-me que nos ultimos anos da competição, aquilo era 90% equipas de cidades que ainda hoje não sei se existam. Havia sempre um Barça e uma Lazio, mas o resto eram Rodas e Vokojinas. Muito semelhante à Conference League, portanto. eu concordo com o ressurgimento da Taça das Taças em vez de uma 3ª "divisão" europeia, porque dava um valor extra a venceres a Taça doméstica, ias lá representar o teu país como o vencedor. mas no entanto convém não esquecer que nos moldes atuais, já não ias ver um Barça lá porque ia aparecer na Champions. posto isto, acho que introduzir a Conference foi uma ideia fixe, porque dá palco a clubes de países fora do top 6 que podem lutar por um título europeu, como foi ontem. Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado 30 Maio 2024 se houvesse Taça das Taças na próxima época, no top 7 estes seriam os qualificados: Inglaterra - Man Utd (qualificado via Taça, Chelsea passa para a LE) Itália - Tanto o vencedor (Juventus) como o finalista (Atlanta) vão à Champions, na altura não era muito comum mas li que houve um caso na Holanda que foi um semi finalista, seria entre Lazio e Fiorentina Espanha - Athletic Bilbao (qualificado via taça e campeonato, Betis passa para a LE) Alemanha - Kaiserslautern (vencido na final da Taça, actualmente na 2a divisão). bons tempos, aconteceu parecido com o Leixões França - Lyon (vencido na final da Taça mas qualificado para a Conference no campeonato) Holanda - NEC (vencido na final da Taça, não está qualificado para as competições europeias, roubaria o spot ao Go Ahead Eagles) Portugal - Porto (qualificado via taça e campeonato, Vitória passa para a LE) deve estar aí alguma coisa mas crl bring back taça das taças, já vou ter de encontrar uma DB para o FM Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 30 Maio 2024 Citação de Su1, há 15 minutos: nah, ele é contratação do novo City. o jovetic era dado como alguém com um potencial enorme, de certeza que os Sportinguistas dessa altura não se esquecem da pré eliminatória que perderam com a Fiorentina com o jovetic a ter um rendimento fenomenal. julgo que para aí em 2008 ou 2009. ele devia ter 18 anos eu concordo com o ressurgimento da Taça das Taças em vez de uma 3ª "divisão" europeia, porque dava um valor extra a venceres a Taça doméstica, ias lá representar o teu país como o vencedor. mas no entanto convém não esquecer que nos moldes atuais, já não ias ver um Barça lá porque ia aparecer na Champions. posto isto, acho que introduzir a Conference foi uma ideia fixe, porque dá palco a clubes de países fora do top 6 que podem lutar por um título europeu, como foi ontem. Só o tempo o dirá, mas não creio que a longo prazo vejamos muitos Olympiacos. Digo isso com base no histórico da Taça Intertoto, de 1995 a 2005 (quando só ganhavam duas ou três), só uma equipa dinamarquesa no meio de tantas das big-5. Mesmo que queiramos começar em 99/2000, já sem Taça das Taças, são 21 equipas e todas das big-5. A Fiorentina continua a ser melhor que o Olympiacos, que por sua vez é a melhor equipa grega e portanto passível de não voltar a meter lá os pés tão cedo. E se a Fiorentina é superior a eles, imagina quando comparada com as segundas linhas romenas e gregas. Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado 30 Maio 2024 Citação de Mica, há 1 minuto: Só o tempo o dirá, mas não creio que a longo prazo vejamos muitos Olympiacos. Digo isso com base no histórico da Taça Intertoto, de 1995 a 2005 (quando só ganhavam duas ou três), só uma equipa dinamarquesa no meio de tantas das big-5. Mesmo que queiramos começar em 99/2000, já sem Taça das Taças, são 21 equipas e todas das big-5. A Fiorentina continua a ser melhor que o Olympiacos, que por sua vez é a melhor equipa grega e portanto passível de não voltar a meter lá os pés tão cedo. E se a Fiorentina é superior a eles, imagina quando comparada com as segundas linhas romenas e gregas. ah eu não acho que daqui por 10 anos vamos ter mais equipas fora dos principais campeonatos a ganhar mais vezes isto. simplesmente acho que nesta competição estão mais perto em comparação com a LE, sem falar na Champions que há 20 anos é dominada por 4 divisões e dificilmente muda. 1 Compartilhar este post Link para o post
JFDCamara Publicado 30 Maio 2024 Foram precisos 13 anos e inventar uma nova competição abaixo das outras para finalmente um clube fora dos países top 4 conseguir ganhar novamente uma competição europeia (sim, o Porto de 2011 tinha sido a última vez). Então se pegarmos na Champions é o desastre total, a vitória do Porto foi há 20 anos e desde essa altura, com a excepção do PSG, que não representa os clubes franceses (vive numa bolha financeira despegada da realidade francesa), nunca mais um clube fora dos países top 4 chegou à final. A lei Bosman (que foi legítima) não levou a nenhuma forma de concreta de "compensar" os clubes não ricos e depois levar não campeões à Champions foi a morte do artista, criou um efeito bola de neve e os mais ricos começaram a ficar ainda mais ricos e a desigualdade disparou. Antes os jogadores podiam pensar em ir para um Ajax ou Porto para poderem ir à Champions, depois isso mais vale ir para um Tottenham que se vai lá na mesma e ainda se joga num campeonato melhor. Dizer que ninguém tem interesse em clubes pequenos é uma self-fulfilling prophecy, se Ajax, Porto, Benfica, Celtic e Estrela Vermelha andassem a chegar longe na Champions (por só os campeões irem como era dantes) então teriam muito mais dinheiro e portanto muito melhores jogadores. O dinheiro da Champions ia aumentar sempre, o que aconteceu foi que os grandes países usaram a Champions para alavancaram ainda mais a vantagem que já tinham nos anos 90 (e que sempre tiveram historicamente, isso é normal) e agora a diferença é brutal. Tal como aconteceu com o Porto em 2004 mesmo que uma equipa fora da elite de países ganhe a Champions é logo desmembrada e mesmo com o dinheiro do prémio e vendas continua com um poder financeiro inferior nessa época a equipas do meio da tabela dessas ligas de elite, é impossível competir assim. Criem lá a Super Liga para verem que isto é só ganância do momento sem perceber o que se está a fazer, porque é que alguém vai estar interessado num Real - Barcelona se existirem 20 Reais - Barcelonas ao longo da época e se não existirem "stakes" em jogo? Se todos os jogos forem grandes nenhum jogo vai ser grande, vai-se tornar irrelevante e aborrecido extremamente depressa. 2 Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 30 Maio 2024 Citação de Descartes, há 13 horas: Desculpa este primeiro apontamento mas o que tu queres é voltar para trás. Voltar para traz não faz qualquer sentido. A questão é que o formato que existia até aos anos 80 não cumpre com os objetivos que tu sugeres. Não sei se te vou dar uma grande novidade mas acredita que nos anos 50, 60, 70 e 80 os países que ganhavam 90% das competições europeias eram exatamente os mesmos que ganham hoje em dia. Ingleses, espanhóis, italianos e alemães. Depois, tal como hoje, lá aparecia por vezes um clube português, holandês, belga ou francês a disputar os títulos. O eventual crescimento de clubes e países de menor dimensão acontecia exatamente ao mesmo ritmo de hoje. O que cresceu com o novo formato de forma exponencial foi o negócio e o dinheiro envolvido. Por uma simples razão: porque a participação do 4º classificado de uma Liga rica traduz-se em mais interesse, mais audiências, mais dinheiro do que a participação do campeão turco. E isto é incontornável e ninguém está disposto a abdicar da sua fatia. O Romantismo está datado. Teve o seu período áureo. Agora é anacronismo. Olhe que não, olhe que não, vencedores fora dessa bolha desses 4 países por décadas temos isto: 1955-1960-0 1961-1970-4 1971-1980-3 1981-1990-3 1991-2000-3 2001-2010-1 (Porto) 2011-2020-0 2021-2024-0 Tiveste um Benfica, um Ajax, um Porto, um Estrela Vermelha, um Steaua, um Marselha, um Celtic, o ultimo outlier fez agora 20 anos e fora da bolha só tiveste o PSG a ir a final depois disso. E neste momento arriscas a ter a mesma equipa a vencer a competição 6 vezes nos últimos 10 anos... O que acredito que vai acontecer a muito longo prazo é os tubarões jogarem a Superliga com esse nome ou mascarada de Champions e os outros acabarem por ressuscitar estes modelos antigos. Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado 30 Maio 2024 por acaso faz-me comichão olhar para a Serie A e Bundesliga e ver 8 equipas na competições europeias... quase metade do campeonato... Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 30 Maio 2024 (editado) Eu não sou nada romântico nisso...vejam as caminhadas do Benfica e Porto na Taça dos Campeões Europeus. O Porto só nos quartos-de-final é que apanhou uma equipa que sabia jogar futebol (Brondby) e só nas meias é que apanhou um adversário ligeiramente mais favorito (Dinamo Kiev). Quando as equipas inglesas estavam banidas então foi um fartote de sorteios fáceis. O PSV em 88 creio que nem ganha nenhum jogo, ou ganha só um. Em última análise nem o adepto nem o negócio ganha com um Rabat Ajax a levar 9 do Porto num jogo. O Sporting até chegou a dar 15-0 a uma equipa no conjunto das duas mãos. Digam-me a quem conseguem vender este produto e já agora quantos jogos deste produto querem consumir. Editado 30 Maio 2024 por Mica Compartilhar este post Link para o post
JFDCamara Publicado 30 Maio 2024 Citação de Mica, há 50 minutos: Eu não sou nada romântico nisso...vejam as caminhadas do Benfica e Porto na Taça dos Campeões Europeus. O Porto só nos quartos-de-final é que apanhou uma equipa que sabia jogar futebol (Brondby) e só nas meias é que apanhou um adversário ligeiramente mais favorito (Dinamo Kiev). Quando as equipas inglesas estavam banidas então foi um fartote de sorteios fáceis. O PSV em 88 creio que nem ganha nenhum jogo, ou ganha só um. Em última análise nem o adepto nem o negócio ganha com um Rabat Ajax a levar 9 do Porto num jogo. O Sporting até chegou a dar 15-0 a uma equipa no conjunto das duas mãos. Digam-me a quem conseguem vender este produto e já agora quantos jogos deste produto querem consumir. Ninguém está a pedir o mesmo formato que havia. O produto continuou a querer ser consumido e havia espaço para melhor, por isso foi reformulado o formato com a criação da Liga dos Campeões para haver mais jogos e mais probabilidade de clubes grandes jogarem entre si. Criaram-se as pré-eliminatórias e a fase de grupos. Foi um sucesso e só entravam campeões na mesma. Depois pensou-se: espera aí, e se podermos ganhar ainda mais dinheiro? Só temos de fazer a competição fazer perder toda a sua essência (i.e. só campeões) e conseguiremos ainda mais dinheiro. E foi isso que se fez. Deixou de ser a Liga dos Campeões e passou a ser a Liga dos Ricos, onde nem metade são campeões actualmente. Havia imensas maneiras de mudar o formato e redistribuir melhor o dinheiro mas preferiu-se fazer all in naquilo que os países mais ricos queriam, agora existe muito dinheiro mas competição europeia é que já praticamente não há, é uma Superliga dos mesmos 4 países estável, onde outros clubes não têm capacidade para se aproximar só porque são de outros países. Volto a dizer, hierarquia e elite sempre existiram e é normal que exista. O que tem vindo a acontecer no entanto é um monopólio, têm de existir mecanismos para aproximar os patamares a bem da competição e não continuar a fazê-los divergir que é o que tem acontecido. 1 Compartilhar este post Link para o post
DS7 Publicado 30 Maio 2024 Eu pessoalmente gosto desta competição e não percebo como é que alguém pode olhar para a caminhada do campeão deste ano e achar esta taça aborrecida, de todo. O Olympiacos levou 1-4 em casa do Tel Aviv e acaba a ganhar o caneco, incrível. Deu alto chocolate numa das equipas sensação da melhor liga do mundo e na final ganha aos 116 minutos. Os festejos na Grécia são fantásticos de se ver, isto é futebol. Só o facto de clubes de países como a Grécia, Suiça, Países Baixos e clubes de meio da tabela dos grandes campeonatos puderem ser competitivos e ganhar esta competição já faz esta taça valer a pena. 6 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 30 Maio 2024 Citação de JFDCamara, há 29 minutos: Ninguém está a pedir o mesmo formato que havia. O produto continuou a querer ser consumido e havia espaço para melhor, por isso foi reformulado o formato com a criação da Liga dos Campeões para haver mais jogos e mais probabilidade de clubes grandes jogarem entre si. Criaram-se as pré-eliminatórias e a fase de grupos. Foi um sucesso e só entravam campeões na mesma. Depois pensou-se: espera aí, e se podermos ganhar ainda mais dinheiro? Só temos de fazer a competição fazer perder toda a sua essência (i.e. só campeões) e conseguiremos ainda mais dinheiro. E foi isso que se fez. Deixou de ser a Liga dos Campeões e passou a ser a Liga dos Ricos, onde nem metade são campeões actualmente. Havia imensas maneiras de mudar o formato e redistribuir melhor o dinheiro mas preferiu-se fazer all in naquilo que os países mais ricos queriam, agora existe muito dinheiro mas competição europeia é que já praticamente não há, é uma Superliga dos mesmos 4 países estável, onde outros clubes não têm capacidade para se aproximar só porque são de outros países. Volto a dizer, hierarquia e elite sempre existiram e é normal que exista. O que tem vindo a acontecer no entanto é um monopólio, têm de existir mecanismos para aproximar os patamares a bem da competição e não continuar a fazê-los divergir que é o que tem acontecido. Parece-me que o problema é mais com o nome da competição em si do que com o formato, por acaso. Fui ver 95/96 (mero exemplo), tivemos uns quartos-de-final entre Nantes e Spartak de Moscovo. Nada contra, mas hoje seria só mais um jogo que ninguém quereria ver na Eleven. Em última análise, se não houverem consumidores não interessa haver produto. Na próxima época é provável que se atinja o pico de consumo com a quantidade de jogos grandes que vai haver. Acrescento que o formato atual não prejudica necessariamente os países com menor ranking. Antigamente faziam 2 ou 4 jogos e eram arrumados, agora podem fazer 8 ou mais jogos numa competição inferior, onde acabam por amealhar mais dinheiro a nível de bilheteira e tem a probabilidade de ir mais longe uma vez que vão defrontar equipas de menor nomeada. Muitos dos exemplos que se dão de outros tempos, nomeadamente vitórias do Porto, Steaua e Estrela Vermelha, referem-se a um espaço temporal onde os ingleses não podiam competir. Se isso fosse verdade em 2019, o Ajax teria ganho a Champions. Por fim, os pontos para o ranking contam igual em todas as competições, algo que eu concordo plenamente e que permite que os mais fracos, com 2 ou 3 anos de prestações razoáveis na Conference ou Liga Europa, conquistem mais um lugar na Champions. Compartilhar este post Link para o post
vakjew Publicado 30 Maio 2024 A final foi fraquinha mas tenho gostado dos jogos da conference que vou assistindo. Se for para ver só Real Madrid vs City mais vale levar a Superliga para a frente Compartilhar este post Link para o post
Aiden Publicado 30 Maio 2024 https://x.com/JoePompliano/status/1796169699270521273 Que aborrecimento 3 Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 30 Maio 2024 Citação de Aiden, há 10 minutos: https://x.com/JoePompliano/status/1796169699270521273 Que aborrecimento Fantástico Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 30 Maio 2024 Citação de Aiden, há 49 minutos: https://x.com/JoePompliano/status/1796169699270521273 Que aborrecimento Isso não tem nada a ver. O jogo de ontem foi chato, a fazer lembrar o Milan x Juve de 2003 só que com mais gente tosca. Compartilhar este post Link para o post
M. Porter Publicado 30 Maio 2024 Eu acho que a Conference faz todo o sentido. É uma competição para um determinado perfil de clubes, que promove a competitividade de médio nível e é um estimulo para adeptos que de outra forma nunca poderiam ver os seus clubes em fases avançadas de competições europeias. Compartilhar este post Link para o post
Aiden Publicado 30 Maio 2024 (editado) Citação de Petar Musa, há 1 hora: Isso não tem nada a ver. O jogo de ontem foi chato, a fazer lembrar o Milan x Juve de 2003 só que com mais gente tosca. Tem tudo a ver, é isto que esta competição simboliza. Tenho a certeza que os adeptos do Olympiacos dão mais valor a esta Conference League conquistada que os adeptos do Real Madrid a conquista outra Champions e isto não tem valor. Editado 30 Maio 2024 por Aiden Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 30 Maio 2024 Citação de Aiden, há 9 minutos: Tem tudo a ver, é isto que esta competição simboliza. Tenho a certeza que os adeptos do Olympiacos dão mais valor a esta Conference League conquistada que os adeptos do Real Madrid a conquista outra Champions e isto não tem valor. Então estávamos a falar de coisas diferentes 😁 eu estava a falar do jogo jogado 1 Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 19 Junho 2024 SC Braga e V. Guimarães conhecem adversários europeus | Abola.pt Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 19 Junho 2024 O Vitória defronta o Floriana (Malta) ou o Tre Penne (San Marino) Compartilhar este post Link para o post