Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Serpa Pinto

[UEFA] UEFA Europa Conference League 25/26

Publicações recomendadas

Citação de Tibraco, há 1 minuto:

Sim, é preferível ganhar a Taça da Liga do que ser finalista da Champions. É preciso não ser assim tão literal, por vezes.

Estando a comparar dois troféus europeus não faz sentido, a meu ver.

A não ser na apresentação do JJ, não vejo muitas finais perdidas a serem celebradas como grandes feitos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, há 2 minutos:

Estando a comparar dois troféus europeus não faz sentido, a meu ver.

A não ser na apresentação do JJ, não vejo muitas finais perdidas a serem celebradas como grandes feitos.

A questão aqui é a valorização que fazes da Conference vs Liga Europa. 

É a tal questão da Liga das Nações vs Europeu ou Mundial. Achas mais relevante o feito da Croácia em 2018 ou a vitória de Portugal na Liga das Nações?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 11 minutos:

A questão aqui é a valorização que fazes da Conference vs Liga Europa. 

É a tal questão da Liga das Nações vs Europeu ou Mundial. Achas mais relevante o feito da Croácia em 2018 ou a vitória de Portugal na Liga das Nações?

Não entrava por essas comparações porque, para mim, a Conference está bastante mais próxima das outras competições europeias do que a Liga das Nações está em relação a um Euro ou um Mundial (por agora, pelo menos).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, há 9 minutos:

Não entrava por essas comparações porque, para mim, a Conference está bastante mais próxima das outras competições europeias do que a Liga das Nações está em relação a um Euro ou um Mundial (por agora, pelo menos).

É uma questão de percepção. 

Por exemplo, uma forma de analisar a questão é perceber o grau de dificuldade dos adversários do Vitória e do Porto/Braga na Liga Europa. Pá, não consigo colocar a Conferece num patamar semelhante ao da Liga Europa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedritsh, há 4 horas:

Eu acho que ia preferir a Conference. 

Não sou adepto do Vitória mas eu preferia o campeonato, sem dúvida alguma.

Estamos a falar de uma competição em que só houve 2 edições em que os 3 do costume não ganharam aquilo. Não só seria extremamente histórico ao ponto de acreditar que desse muito prestígio e fosse assunto relevante o suficiente para a imprensa internacional, como a consequente entrada na Champions ia ser uma ajuda do crl para colocar o Vitória pelo menos no patamar do Braga.

Mas pronto, eu dou um valor enorme ao campeonato, talvez até mais do que dou às competições europeias de 2a linha. Já dei esta opinião por aqui. Para mim é absolutamente incrível histórias como o Leicester e Blackburn em Inglaterra, Montpellier em França, diria até Atlético em Espanha, etc. Olympiakos ganhar a Conference, sendo claramente um motivo de festa e uma história de sucesso; não tem tanto impacto para mim como teria, sei lá, ver uma equipa de meio da tabela da Grécia ganhar o campeonato para surpresa de todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Shai, há 8 minutos:

Não sou adepto do Vitória mas eu preferia o campeonato, sem dúvida alguma.

Estamos a falar de uma competição em que só houve 2 edições em que os 3 do costume não ganharam aquilo. Não só seria extremamente histórico ao ponto de acreditar que desse muito prestígio e fosse assunto relevante o suficiente para a imprensa internacional, como a consequente entrada na Champions ia ser uma ajuda do crl para colocar o Vitória pelo menos no patamar do Braga.

Mas pronto, eu dou um valor enorme ao campeonato, talvez até mais do que dou às competições europeias de 2a linha. Já dei esta opinião por aqui. Para mim é absolutamente incrível histórias como o Leicester e Blackburn em Inglaterra, Montpellier em França, diria até Atlético em Espanha, etc. Olympiakos ganhar a Conference, sendo claramente um motivo de festa e uma história de sucesso; não tem tanto impacto para mim como teria, sei lá, ver uma equipa de meio da tabela da Grécia ganhar o campeonato para surpresa de todos.

Igual aqui.

É imaginar o nível de dificuldade entre ganhar os dois troféus. Apesar de muito difíceis, ganhar a Conference pode ser por um misto de competência frente a equipas ligeiramente superiores e um sorteio mais favorável. Já ganhar o campeonato significa ficar à frente do Porto, Sporting e Benfica ao mesmo tempo, algo que só 2 equipas conseguiram em 90 anos, e apenas por uma vez cada.

Esta discussão vai ter sempre respostas diferentes, mas a forma como avalio é ter em conta o grau de dificuldade do desafio, e não se é uma competição histórica ou não.

Pegando no exemplo de Portugal, que já deram, acho que a Nations League foi desvalorizada porque tínhamos acabado de ganhar um Euro e era a primeira edição (sem se saber muito bem o impacto que poderia ter). Mas hoje, a frio, é claramente uma conquista importante e das mais importantes da seleção. Não sei se coloco à frente do 3º lugar do Mundial 66, ou da final do Euro 2004, mas só por estar a discutir lugar com esses momentos já é motivo de orgulho.

Editado por Mica
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Como Boavisteiro preferi o título nacional, do que ganhar a Taça UEFA (em 2003). Se bem que a Taça UEFA, sendo taça, tem momentos mais marcantes.
Vibrei mais com o Euro 2004/Mundial 2006 do que com o Euro 2016, onde jogávamos pouco. Mas o título é importante para a nossa história.

Ou seja, na memória fica o Euro 2004, mas quando alguém fala do nosso valor futebolístico não me serve de nada dizer que somos os campeões mundiais de futebol sem balizas. O Boavista podia fazer segundo lugar todos os anos que fazer primeiro uma vez seria sempre um feito maior que esses anos todos como segundo.

Mas o que eu pedia ao Pai Natal era o Boavista não dever dinheiro a ninguém. Pagar certo e a horas aos jogadores e funcionários. Trocava os títulos todos por isso.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Biri Biri Jr, há 31 minutos:

Como Boavisteiro preferi o título nacional, do que ganhar a Taça UEFA (em 2003). Se bem que a Taça UEFA, sendo taça, tem momentos mais marcantes.
Vibrei mais com o Euro 2004/Mundial 2006 do que com o Euro 2016, onde jogávamos pouco. Mas o título é importante para a nossa história.

Ou seja, na memória fica o Euro 2004, mas quando alguém fala do nosso valor futebolístico não me serve de nada dizer que somos os campeões mundiais de futebol sem balizas. O Boavista podia fazer segundo lugar todos os anos que fazer primeiro uma vez seria sempre um feito maior que esses anos todos como segundo.

Mas o que eu pedia ao Pai Natal era o Boavista não dever dinheiro a ninguém. Pagar certo e a horas aos jogadores e funcionários. Trocava os títulos todos por isso.

E preferes a campanha da Taça UEFA de 2003, ou a da Champions de 01/02?

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que a Liga Conferência tem bastante reputação para uma competição que só tem três anos. Ganhar a competição seria muito bom para qualquer equipa portuguesa tirando os estarolas, e mesmo assim...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 10 horas:

A Liga dos Campeões é outra conversa. É como ser campeão nacional. Até estou tentado a dizer que prefiro levar 3 em Old Trafford (Nem falo de empatar em Anfield, ou contra o Bayern, tampouco ganhar ao Dortmund) do que eliminar o PSG do Ronaldinho.

Tenho pena de não me lembrar do Boavista contra as equipas italianas (contra Inter ou Lázio, que eliminamos), porque na altura o Calcio era "A" liga.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, Em 14/12/2024 at 17:18:

Da forma como acabou, deve ser relativamente simples escolher uma campanha de Champions onde fazem uma prestação incrível e chegam à segunda fase de grupos (atuais oitavos-de-final).

A campanha da Taça UEFA foi porreira, ainda me lembro de ouvir o relato dos penálties no jogo contra o Málaga. Contudo, não tendo chegado à final, e ainda por cima sendo completamente ofuscado por aquilo que o rival fez, acaba por se tornar "apenas" numa boa campanha.

É uma questão mais simples para o Braga, porque no mesmo ano faz a melhor qualificação para a Champions, a melhor Champions e a melhor Liga Europa.

Compartilhar este post

Link para o post

Que cancro este M. Quarta. Não fosse o desacerto do G. Silva e já podiam estar a golear. Pqp, estamos a falar de uma Fiore com 12 vitórias nos últimos 15 jogos. Não, e não é um dos 3 estarolas, é só (com o devido respeito) o VSC.

Isto não é normal. Os trabalhos do Rui Borges não podem ser mero acaso. 

• Haha 1
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Foi um exagero o amarelo ao Gustavo, ele escorrega.

O Rui Borges se continuar assim esta época temos de o contratar. Não pode ser só mero acaso. 

Compartilhar este post

Link para o post

Uma vez pode acontecer (até porque o Moreirense é um clube bem estruturado e qualquer um se arrisca a fazer um trabalho acima da média), à 2ª consecutiva deixa de ser obra do acaso. O que ele está a fazer no Vitória é impressionante.

Banalizar uma Fiore que atravessa um momento de forma do crl, apesar do desaire no último fds contra o Bologna, não está ao alcance de todos.

Para além da figura do Rui Borges, a restante equipa técnica deve ser muito competente. O Tiago Aguiar fala sempre muitíssimo bem e parece alguém com grande conhecimento.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguma explicação para está competição ter menos 2 jogos que a Champions e a Liga Europa? Visto que são igualmente 36 equipas. 

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente já não vai dar para o 1 mas é um orgulho para Portugal o trajeto do Vitória nesta liga 

Compartilhar este post

Link para o post

O Rui Borges já coleciona trabalhos de excelência desde os tempos do Académico de Viseu. O único sítio onde se deu mal foi em Coimbra e mesmo aí, conhecendo a realidade, não me parece que tenha sido por demérito seu.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 22 minutos:

Infelizmente já não vai dar para o 1 mas é um orgulho para Portugal o trajeto do Vitória nesta liga 

Infelizmente porquê? Neste modelo ficar em 1º ou em 8º vai dar ao mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 5 minutos:

Infelizmente porquê? Neste modelo ficar em 1º ou em 8º vai dar ao mesmo.

Quanto mais não seja pelo prestígio...

E apesar de haver sorteio não há condicionantes? P.e. a ficar assim o Guimarães só apanha o Chelsea na final (se ambos chegarem lá claro) ou estou enganado?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tiago1921, há 2 minutos:

Quanto mais não seja pelo prestígio...

E apesar de haver sorteio não há condicionantes? P.e. a ficar assim o Guimarães só apanha o Chelsea na final (se ambos chegarem lá claro) ou estou enganado?

Sim, acho que é tipo os torneios de Ténis. O 1º e o 2º da fase regular só se podem encontrar na final.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...