Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Simeone

PJ trava no limite atentado terrorista em universidade de Lisboa

Publicações recomendadas

Citação de Descartes, há 5 minutos:

De onde terá saído a primeira informação que dizia mais ou menos isto: "PJ evitou atentado terrorista em Faculdade de Lisboa programado para amanhã!"? A partir daí basta deixar as CMTV's e CNN's fazerem o que melhor sabem fazer.

Registo a tua capacidade de, numa frase com menos de 20 palavras, conseguires fazer a apologia da presunção da inocência e destruí-la por completo.

O comunicado da PJ tem o título "Impedida acção terrorista", o que é de facto ligeiramente sensacionalista, mas razoável ainda assim. Depois descreve as questões legais da acção e diz "O arguido detido em flagrante delito pela posse das referidas armas, encontra-se igualmente indiciado pela prática do crime de terrorismo". Factual, portanto.

Quanto ao resto, só disse que, sendo inocente até à transição em julgado, tudo indica que esteja altamente implicado, e como tal não me parece que "pobre" seja apropriado, como se fosse um inimputável que não sabe o que está a fazer, ou como se isto fosse um acidente.

Citação de Seferogol, há 20 minutos:

O gajo da Visionware tirou um MBA.

Não duvido que estivesse nervoso, e não esteja acostumado a falar com TVs. Mas não me vai comparar Dark Webs com icebergs para a TV. No limite, até o CMPT pode ser considerado Dark Web, e estamos bem no pico do icebergue do Facebook.

Disclaimer: Eu ando muito azedo com as m*rda da CS sobre os ""ataques"" informáticos, eu sei.

Ou seja, um MBA é de economia, né? E a metáfora do icebergue é muito usada, basta pesquisares por "dark web" nas imagens do Google.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 6 minutos:

Ou seja, um MBA é de economia, né? E a metáfora do icebergue é muito usada, basta pesquisares por "dark web" nas imagens do Google.

Mas a metáfora do Iceberg não pode ser algo dado como correto. No máximo, o Iceberg funciona para o que conhecemos como Deep Web.

Dark Web, é muito mais complexo do que isso, e nem sempre pelos maus motivos.

Vê o que te enviei por MP.

Compartilhar este post

Link para o post

A metáfora do icebergue é útil para explicar a malta que não percebe o que é a deep web. Dá o entendimento de que a maioria das pessoas só conhece o que está à superfície, mas que há recantos obscuros que não são conhecidos.

É apenas uma metáfora, não é suposto ser uma dissertação sobre o assunto.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 17 minutos:

Quando ele saiu de Londres para ir para o Dubai (?), não é competência da PJ? 

Isso já não sei. Mas as trapalhadas originais foram as decisões sobre as medidas de coação (não) impostas ou de delegar a guarda dos bens à mulher do arguido enquanto fiel depositária, por exemplo.

Citação de Ghelthon, há 16 minutos:

O comunicado da PJ tem o título "Impedida acção terrorista", o que é de facto ligeiramente sensacionalista, mas razoável ainda assim. Depois descreve as questões legais da acção e diz "O arguido detido em flagrante delito pela posse das referidas armas, encontra-se igualmente indiciado pela prática do crime de terrorismo". Factual, portanto.

Quanto ao resto, só disse que, sendo inocente até à transição em julgado, tudo indica que esteja altamente implicado, e como tal não me parece que "pobre" seja apropriado, como se fosse um inimputável que não sabe o que está a fazer, ou como se isto fosse um acidente.

Ou seja, foi a PJ quem lançou imediatamente a associação deste caso a um ato terrorista. Sabendo perfeitamente que se seguiria a histeria pelo menos por parte dos órgãos de comunicação social sensacionalistas.

Quanto ao resto, existem fortes probabilidades de ele vir a ser declarado inimputável. Ou que venha a beneficiar de várias atenuantes. Neste momento não conhecemos nada a esse respeito. No mínimo a utilização do adjetivo "pobre" é tão criticável como a rejeição imediata da sua utilização.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, Agora:

Ou seja, foi a PJ quem lançou imediatamente a associação deste caso a um ato terrorista. Sabendo perfeitamente que se seguiria a histeria pelo menos por parte dos órgãos de comunicação social sensacionalistas.

Quanto ao resto, existem fortes probabilidades de ele vir a ser declarado inimputável. Ou que venha a beneficiar de várias atenuantes. Neste momento não conhecemos nada a esse respeito. No mínimo a utilização do adjetivo "pobre" é tão criticável como a rejeição imediata da sua utilização.

Tendo em conta que "terrorismo" é um dos crimes dos quais está acusado, faz sentido que se use a referência, não?

E pronto, no resto ficamos assim, com opiniões relativamente divergentes.

Citação de Black Hawk, há 6 minutos:

A metáfora do icebergue é útil para explicar a malta que não percebe o que é a deep web. Dá o entendimento de que a maioria das pessoas só conhece o que está à superfície, mas que há recantos obscuros que não são conhecidos.

É isto, @Seferogol. Para os tios de 60 anos que nem smartphone usam, chega.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 12 minutos:

Mas o gajo falou, especificamente, em Dark Web

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 37 minutos:

comunicado da PJ tem o título "Impedida acção terrorista", o que é de facto ligeiramente sensacionalista, mas razoável ainda assim. Depois descreve as questões legais da acção e diz "O arguido detido em flagrante delito pela posse das referidas armas, encontra-se igualmente indiciado pela prática do crime de terrorismo". Factual, portanto.

E precisavam de comunicar? É como as transferências no cmvm?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 4 minutos:

Tendo em conta que "terrorismo" é um dos crimes dos quais está acusado, faz sentido que se use a referência, não?

Depende. A questão coloca-se, desde logo, na necessidade de produzir um comunicado.

Na minha opinião os comunicados da PJ justificam-se em 3 situações: (1) quando os assuntos já estão no domínio público e há que divulgar desenvolvimentos; (2) quando se trata de crimes graves que afetam com alguma regularidade a sociedade e há que promover a tranquilidade pública e um sentimento de segurança, caso das mega-apreensões de droga ou desmantelamento de organizações criminosas; (3) quando se destinam a evitar novos crimes, alertando os potenciais criminosos que a polícia está no terreno e atenta.

Nenhum destes critérios se aplica neste caso. E quando se lhe associa o termo "terrorismo", sendo nós um país em que, felizmente, não se registam atos dessa natureza desde as FP25, é óbvio que se iria gerar um alarme desproporcional. Com a agravante do mediatismo inevitável que foi concedido ao "João" poder conduzir a que mentes menos equilibradas possam ter descoberto um "caminho" para conseguir os seus 15 minutos de fama.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Só agora é que percebi que o FBI é que o monitorizou e mandou o nick do rapaz para a PJ há uma semana.

Compartilhar este post

Link para o post

A discussão já vai longa e já fora deste contexto mas acho incrível e fico maravilhado com estas situações. O rapaz está "calmamente" a falar com amigos na "deep web" (discord) e de repente tem a FBI e a PJ a monitorizar o rapaz e a saber todo o plano que tem para comer tais atos. Há muita discussão todos os dias sobre a privacidade na internet, que deveria de ser tudo muito mais fechado e que as informações não deveriam de ser acedidas por outras entidades e pá, isto é brutal. A segurança que nos dá e ao mesmo tempo termos toda esta liberdade para fazermos o que "quisermos" e em que apenas somos parados quando a nossa liberdade vai contra a liberdade de quem nos rodeia. 

Podem queixar-se do que quiserem mas acho este sistema brilhante, tem por onde evoluir mas espero que se mantenha o mais parecido com isto sempre. Mesmo tirando estes casos, não imagino a quantidade de ataques que são todos os dias apanhados por causa de buscas como esta.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 4 minutos:

Isso do Discord tem alguma base?

Era o que estavam a falar aqui no tópico, pensei que tivesse sido por aí hahahha

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 5 minutos:

Isso do Discord tem alguma base?

João, o PsychoticNerd#6116, planeava uma matança e incendiar o bloco 3 da Faculdade de Ciências às 13h20 desta sexta-feira. Tinha maçaricos, duas latas de gás butano e quatro latas de combustível para o “dia final” - Expresso

PsychotycNerd#6116. Era este o nickname na rede social Discord de João, o jovem de 18 anos que ficou em prisão preventiva esta sexta-feira pelos crimes de terrorismo e posse de arma. Foi num chat dessa rede social que o estudante de engenharia informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa revelou o seu plano de levar a cabo um assassinato em massa no Bloco 3 daquela universidade usando facas, uma besta e explosivos fabricados por si para matar e incendiar estudantes e as instalações universitárias.

Em conversa na Discord, João contou ao seu interlocutor, Sammy, que a sua motivação para o atentado se devia a um incidente sobre plágio naquela universidade. Alarmado com a conversa, Sammy avisou o FBI por email, a 4 de fevereiro, garantindo que apenas conhecia o jovem pelo seu nickname que usava naquela rede social.

Editado por HappyKing
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 10 horas:

Não sei se é de andar a ver mais notícias, mas acho que todos os nossos jornalistas (ou quem os dirige), são uma m*rda.

É só diretos non-sense, é escarafunchar na vida das pessoas sem necessidade, são informações completamente erradas (se acontece em infosec, nem quero imaginar nos outros temas que não domino)

Eu diria que o problema não está tanto nos jornalistas, mas como disseste em quem os dirige. As linhas editoriais e a forma de fazer jornalismo da maioria dos nossos órgãos de comunicação social resulta, em grande parte, da influência do imediatismo das redes sociais e do voyeurismo da nossa sociedade actual.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 28 minutos:

Eu só quero é ver os comentadores dos programas da manhã da TVI a falar mal de anime

Por acaso vi o programa e até foram relativamente ponderados, mas já não está lá o Quintino Aires.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 16 horas:

O Discord é dark web?

Se usares dark mode e acederes pelo browser!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 55 minutos:

Eu só quero é ver os comentadores dos programas da manhã da TVI a falar mal de anime

mas entretanto esteve um na rtp a dizer que a culpa é dos jogos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 33 minutos:

Plágio na fct? Queria incendiar a Varela?

Eu se fizesse um ataque terrorista seria na sede do psd

mas fds qnt mais penso nisto mais fico fdd… a familia pode acusar a pj de alguma coisa? Se o mediatismo for só pra ter ganhos políticos, isto devia ser criminoso…

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de What, há 1 hora:

Se usares dark mode e acederes pelo browser!

Win 👏

Compartilhar este post

Link para o post

O rapaz tem síndrome de Asperger, vi agora. Naturalmente que teria de padecer de algo do género 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 3 horas:

É pá eu acabei de ver um daqueles ex PJ da cmtv a falar dos filmes violentos que o puto via e que ele encarnava a personagem de nome esquisito que idolatrava nesses videos, como se pode ver numa foto em que ele aparece com um chapéu.

Btw, não me imaginava nesta semana a concordar com um artigo do JMT. 

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...