Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

O Lage já demonstrou por mais do que uma vez que é incapaz de dar a volta quando as coisas começam a correr mal. Já assim foi no Benifca e agora no Wolves aconteceu precisamente o mesmo. Quando entra numa série negativa de resultados não consegue resgatar a equipa.

O Amorim parece que está a seguir pelo mesmo caminho. Teimoso, intransigente, pouco flexível e agarrado ao único plano de jogo que conhece. Ou muda drasticamente ou vai seguir o mesmo caminho do Lage.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 3 horas:

Nestes dias tenho-me lembrado muito do @Black Hawk e de quando dizia que o Amorim era o primeiro treinador em alvalade que fazia exactamente aquilo que a pessoa em casa imaginava ser o correto e que era fácil de perceber o que fazia. 

Opa, até eu. Que saudades desses tempos. Que saudades desse treinador. Não sei o que aconteceu.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 25 minutos:

Olha, quase de certeza que tinha sido oportunidade clara de golo

Callai / Adan

Juste / Coates / Inácio

Bellerin                                                         Nuno Santos

Ugarte / Morita

Eddy                                                                 Pote

Chaimite

É pedir muito? Tanlongo, Fatawu, Essugo e Mateus Fernandes têm de ser as primeiras escolhas a saltar do banco.

Farto de ver o Esgaio. E o Pote a médio centro.

Eu percebo a ideia para melhorar a defesa mas não sei se nos deixam jogar com dois redes e mais um jogador. Ou isso ou estás a sugerir jogar com menos 3 jogadores para forçar a renovação de ciclo, também não desgosto da ideia.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 minutos:

lineup.png

Isto dá perfeitamente para ser competitivo no burgo, só melhorava a lateral esquerda. 

Já reparaste que a tática é a mesma que utilizamos? Com a diferença que o bellerin sobe mais, o Nuno recua um pouco e o Pote descai mais para a esquerda. 

A não ser que se meta mais um declaradamente a meio campo e/ou o Reis saia de defesa do lado esquerdo, invariavelmente jogamos 4-2-3-1 ou em 3-4-3.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, há 1 hora:

Com um avançado de terceira categoria é normal que os resultados também o sejam. Até o Luiz Phellype lhe dava um baile na movimentação dentro de área. 

Longe de mim querer defender o Paulinho (no início da época ainda fui a essa luta, na altura ele até fazia algumas coisas úteis na equipa, mas agora é impossível), mas o maior problema nem passa por ele. Ontem viu-se, embora isto tenha sido mais evidente contra o Porto, como a equipa não joga pão.

A sério, coletivamente, a equipa não sabe atacar. É um deserto de ideias. Contra o Porto estava a ver o jogo com o meu velhote, a certa altura a bola estava junto à bandeirola de canto do lado direito do nosso ataque e disse-lhe que daí a 20 segundos a bola a bola ia estar do outro lado do campo sem passar pela zona central. Nos 20 segundos seguintes, a bola recuou para o Esgaio (acho que era ele), depois para o Inácio, Coates, Matheus Reis e Nuno Santos até à linha de fundo. E daí voltou para trás até aos centrais.

Os nomes podem diferir, mas a ideia é essa. A equipa joga como uma de andebol. A bola circula por fora entre os laterais e os centrais. Zero jogo interior. Zero movimentações sem bola. O Pote não recebe por dentro. O Edwards e o Trincão (ou outro qualquer que jogue no ataque) não jogam entrelinhas no meio. O avançado, seja ele quem for, não vê a bola sequer a dez metros dele.

Isto após três anos de trabalho. Opa, é inconcebível.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 1 minuto:

Isto após três anos de trabalho.

Atenção que há ali muita gente que não tem esses 3 anos de trabalho. Não duvido que, se tivéssemos agora a equipa base da época do título, isto não andaria assim.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 8 minutos:

Já reparaste que a tática é a mesma que utilizamos? Com a diferença que o bellerin sobe mais, o Nuno recua um pouco e o Pote descai mais para a esquerda. 

A não ser que se meta mais um declaradamente a meio campo e/ou o Reis saia de defesa do lado esquerdo, invariavelmente jogamos 4-2-3-1 ou em 3-4-3.

Em ataque estamos quase sempre assim mas com o Bellerin ainda mais subido.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 20 minutos:

Já reparaste que a tática é a mesma que utilizamos?

Secalhar fiz-me entender mal mas o meu ponto não era sobre uma mudança drástica tática - isso é uma outra discussão, era o constatar que vocês tem equipa enquanto individualidades para serem mais competitivos do que tem sido ultimamente e para jogar melhor do que tem jogado. 

E mesmo em segundas linhas estão melhor servidos / ou ela por ela no global que o Porto por exemplo.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 10 minutos:

Atenção que há ali muita gente que não tem esses 3 anos de trabalho. Não duvido que, se tivéssemos agora a equipa base da época do título, isto não andaria assim.

Não acho que tenha a ver com os jogadores. É a ideia. No ano passado não era diferente.

Ironicamente, era nos jogos mais difíceis que explorávamos mais vezes a zona central, muitas vezes pelo Matheus Nunes a sprintar por lá em contra-ataques aproveitando o espaço dado pelos adversários.

Nos outros jogos contra equipas mais fechadas, em que não era dado esse espaço, o Matheus Nunes não tinha o espaço, nem a criatividade ou capacidade de decisão de saber quando explorar se eles surgissem, e era mais do mesmo.

O Matheus Nunes ajudava a esconder algumas das deficiências das ideias do Amorim, para o bem e para o mal.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 12 minutos:

O Matheus Nunes ajudava a esconder algumas das deficiências das ideias do Amorim, para o bem e para o mal.

Como o João Mário.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 14 minutos:

Secalhar fiz-me entender mal mas o meu ponto não era sobre uma mudança drástica tática - isso é uma outra discussão, era o constatar que vocês tem equipa enquanto individualidades para serem mais competitivos do que tem sido ultimamente e para jogar melhor do que tem jogado. 

E mesmo em segundas linhas estão melhor servidos / ou ela por ela no global que o Porto por exemplo.

A que importa nem por isso.

O vosso avançado suplente tem os mesmos golos na liga que o nosso avançado titular.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Longineu, há 10 minutos:

O vosso avançado suplente tem os mesmos golos na liga que o nosso avançado titular.

O vosso avançado suplente também tem os mesmos golos na liga que o vosso avançado titular.

Mas vejam lá, se quiserem o Musa digam.

Editado por Ruas
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 2 horas:

"Essa mesma época" -> ano seguinte. Olha relê o que escrevi. O Benfica quando ganhou 16 jogos seguidos foi na época seguinte, já sem Felix.

Ah, certo. De acordo, sim. Quando li 16 jogos seguidos a ganhar nem pensei que tivesse sido na época da miséria.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Longineu, há 14 minutos:

A que importa nem por isso.

Certo, nos avançados não (embora devas encontrar exemplos de equipas a lutar pela manutenção com gente não titular com mais golos que o Paulinho ou quase). 

Alguns exemplos:

Nos centrais o Juste, embora seja de vidro, parece-me mais competente ao dia de hoje que qualquer uma das nossas opções de banco (embora eu goste do Fábio e ache que o Carmo ainda vá mostrar mais do que mostrou até aqui). 

Não vejo o Esgaio ou o Gonçalo Esteves como sendo inferior ao Manafá ou do que o Rodrigo.

Não vejo um Trincão inferior a um Gonçalo Borges.

O Mateus Fernandes parece-me com mais potencial que o Vasco Sousa ou que o Folha. O Tanlongo vi pouco portanto não consigo avaliar em relação ao Grujic.

Mas a maior lacuna é a que referiste sem dúvida. Arrisco-me a dizer que qualquer um dos três atacantes mais utilizados nossos era titular facilmente no Sporting. Aliás, os três jogadores avançados do Braga até ao mercado são melhores que o Paulinho - Banza, Vitinha e Abel.

Acho que em termos do plantel o Benfica parte claramente à frente, e depois mais abaixo mais ou menos em pé de igualdade estão os outros dois estarolas.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ruas, há 4 minutos:

O vosso avançado suplente também tem os mesmos golos na liga que o vosso avançado titular.

Mas vejam lá, se quiserem o Musa digam.

Exacto. O que torna o Paulinho ainda mais embaraçoso 😂

O Musa? Vou-te ser sincero, não me tinha importado nadinha que tivesse vindo para aqui 😂

Citação de HappyKing, há 3 minutos:

Certo, nos avançados não (embora devas encontrar exemplos de equipas a lutar pela manutenção com gente não titular com mais golos que o Paulinho ou quase). 

Alguns exemplos:

Nos centrais o Juste, embora seja de vidro, parece-me mais competente ao dia de hoje que qualquer uma das nossas opções de banco (embora eu goste do Fábio e ache que o Carmo ainda vá mostrar mais do que mostrou até aqui). 

Não vejo o Esgaio ou o Gonçalo Esteves como sendo inferior ao Manafá ou do que o Rodrigo.

Não vejo um Trincão inferior a um Gonçalo Borges.

O Mateus Fernandes parece-me com mais potencial que o Vasco Sousa ou que o Folha. O Tanlongo vi pouco portanto não consigo avaliar em relação ao Grujic.

Mas a maior lacuna é a que referiste sem dúvida. Arrisco-me a dizer que qualquer um dos três atacantes mais utilizados nossos era titular facilmente no Sporting.

O Juste é um craque. O problema são mesmo as lesões, o que é uma pena.

Eu acho que o maior problema aqui está na mentalidade e o Amorim não está a saber lidar com isso.

E sim, tanto o Taremi como o Evanilson como o Toni eram titularissimos aqui 😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de migxstoper, há 1 hora:

Eu percebo a ideia para melhorar a defesa mas não sei se nos deixam jogar com dois redes e mais um jogador. Ou isso ou estás a sugerir jogar com menos 3 jogadores para forçar a renovação de ciclo, também não desgosto da ideia.

Era entre o um dos dois GR's xD

Editado por Hammerfall
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Estabilizar Bellerin na direita, Chermiti e Pote na frente, meter uma mordaça ao Amorim, enviar Varandas para muito longe e dar umas férias a Paulinho e Trincão.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de AriGold76, há 37 minutos:

meter uma mordaça ao Amorim

Isto não deixa de ser curioso quando o aspeto comunicacional era considerado um dos grandes aspetos positivos do Amorim quando chegou ao Sporting e durante o ano em que foram campeões.

Compartilhar este post

Link para o post

O jogo de ontem foi absolutamente horrível. Confesso que não pude ver os primeiros vinte minutos onde disseram que fomos melhores mas do que vi foi mau demais. Continuo a achar que é absolutamente essencial no modelo do Sporting ter um jogador de definição e com acerto na baliza no último terço. Baixando o Pote para 8 temos Edwards que é um desequilibrador mas não é esse jogador com golo e ontem tivemos Trincão e Arthur que também não são esse jogador. 

Quanto ao jogo lateralizado isso acontece desde a primeira época, mas a diferença é que aí existia Nuno Mendes e Porro que eram exímios ofensivamente e criavam quer em cruzamento quer a jogar por dentro e tínhamos uma série de movimentos básicos ofensivos que funcionavam porque as equipas demoraram a adaptar se ao Amorim.

Com isto tudo não quero dizer que o sistema está perdido, que há que mandar embora o Amorim ou que um ciclo tenha terminado. A qualidade de quem deu tantos títulos ao Sporting está lá e há muitos jogadores jovens com qualidade para entrar e aumentar a qualidade do plantel, sendo preciso apenas coragem para apostar neles.

Por outro lado, para jogadores como Adán, Esgaio, Neto, Jovane o ciclo Sporting tem de terminar esta época.

Subir Callai ou então investir num guarda redes de qualidade, subir Esteves, contratar um ala esquerdo diferenciado, contratar um 8 ou apostar em Mateus Fernandes ou Bragança e por fim trazer pelo menos um jogador de topo para a esquerda do ataque. 

Fazendo 3/4 contratações acertadas o nível do plantel sobe e muito.

Editado por Prata

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Dante Allighieri, há 8 horas:

O Amorim é aquele caso em que antes acertava todas e que agora não dá uma para a caixa. Por teimosia, por não querer dar o braço a torcer, para proteger alguns jogadores, seja pelo que for... está todo desorientado.
Há alguns treinadores assim, que quando chegam fazem maravilhas com os recursos existentes e que quando começam a introduzir os "seus" jogadores ou quando têm que trocar peças do leque inicial de jogadores não acertam uma.

Jorge Jesus inteirinho.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 5 horas:

Longe de mim querer defender o Paulinho (no início da época ainda fui a essa luta, na altura ele até fazia algumas coisas úteis na equipa, mas agora é impossível), mas o maior problema nem passa por ele. Ontem viu-se, embora isto tenha sido mais evidente contra o Porto, como a equipa não joga pão.

É verdade que não somos mais do que razoáveis na manobra ofensiva (e tem sido sempre assim com o Amorim) e há dias em que somos mesmo terríveis, mas acho que não devemos desvalorizar alguns emplastros do nosso plantel, seja o Paulinho que não se sabe mexer no último terço e não consegue finalizar as oportunidades que lhe vão ter aos pés, seja o Adán que a partir de um lance inofensivo consegue criar lances de perigo para o adversário, seja o Pote que passou de um finalizador exímio para alguém que falha 3 em 4, seja o Trincão, o Esgaio, etc.

Claro que culpa não deixa de ser de quem os mete lá dentro, ainda assim, mas há jogadores que andam a arrastar-se em campo e que não têm qualidade nem mentalidade para serem jogadores do Sporting.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...