Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
HappyKing

[Liga Bwin] Sporting CP 2-1 Vizela (RF)

Publicações recomendadas

Citação de Hammerfall, há 13 minutos:

🤔

Eu sou um adepto brejeiro que manda a sua opinião no calor do momento, ao ver uma regra estúpida a ser aplicada e que devia ser revogada das leis da arbitragem.

Tenho pena então das nossas equipas de arbitragem terem uma mentalidade fraca e sucumbirem ao que ouvem da bancada ao invés de fazer o seu trabalho como deve ser.

O habitual sacudir de responsabilidades.

Eu disse que a culpa é tua porque os teus posts neste tópico sobre esta matéria correspondem ao típico adepto de futebol. Alguém que não conhece profundamente as Leis do Jogo mas que se julga grande expert; que julga, em grande medida, as intervenções dos árbitros consoante elas se manifestam favoráveis ou desfavoráveis aos interesses das equipas que apoiam; que reagem de imediato com insultos mais ou menos violentos e acusações de incompetência e/ou premeditação criminosa; e que, depois de esclarecidos mostrando-lhes que não tinham razão, soltam um "moving on" e vão dormir de consciência tranquila.

Como são muitos com essas características, uns mais boçais do que outros, uns mais violentos do que outros, geram um clima ao longo de anos que torna a atividade de árbitro pouco atrativa para os jovens. Quer como hobby, quer como profissão. Só vai para árbitro quem não é bom da cabeça, sabendo o que vai ter que aturar ao longo da carreira. O próprio e aqueles que lhe são mais chegados. O universo de recrutamento é muito limitado. Torna-se natural que a qualidade no topo seja menor do que a que poderia existir caso o campo de recrutamento fosse maior.

E eis-nos chegados a um novo ponto em que a culpa volta a ser tua. Fizesses como o @JohnyM e seguisses a carreira. Tu e outros como tu poderiam ser opções bem melhores para a função do que aqueles que por lá andam.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 3 minutos:

Mais uma vez conceitos de ataque prometedor. Se quiseres entrar num conceito altamente abrangente até um pontapé de baliza pode ser um ataque prometedor. Se deve ser sancionado como tal? Não 

que conceito de ataque prometedor pode ser menos evidente que uma jogada que resulta em golo? não dá para entender. se não está definido e fica à interpretação de cada um, não dá para entender como uma jogada que 5/10seg depois dá golo não é interpretada como tal.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bobzz, há 4 minutos:

que conceito de ataque prometedor pode ser menos evidente que uma jogada que resulta em golo? não dá para entender. se não está definido e fica à interpretação de cada um, não dá para entender como uma jogada que 5/10seg depois dá golo não é interpretada como tal.

Um pontapé de baliza 5 segundos depois pode dar um golo. Não significa que seja um ataque prometedor

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bobzz, há 2 minutos:

Não é difícil entender o que escreveu o Johny. O árbitro deverá interromper o jogo apenas se, com a sua intervenção, houver uma influência direta transformando uma posse de bola "normal" num ataque prometedor. Se a bola, batendo no árbitro, for diretamente para um jogador que esteja isolado em direção à baliza, por exemplo. Não foi esse o caso. A bola bateu no árbitro, ficou por ali na mesma zona, houve dois jogadores do Vizela que até ficaram algo atrapalhados para continuar a jogar, havia jogadores do Sporting nas imediações que poderiam disputar o lance. Na sequência aconteceu golo? Sim. Mas não foi pela intervenção direta do árbitro.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 52 minutos:

Estou ansioso para saber qual o golo que vai indignar a brigada do IFAB do CMPT e que vai dizer que não concorda com regras que não conhece

A mim indigna-me bastante a desonestidade do Paulinho ao baixar a cabeça no lance do penalty para o Sporting. 

Compartilhar este post

Link para o post

É um escândalo o golo do Vizela. É um escândalo o penalty do Sporting. Portuguezices 

edit: lendo os posts dos (mais) entendidos na matéria, talvez não seja assim tão escandaloso o golo do Vizela

Editado por Duda34

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 39 minutos:

depois de esclarecidos mostrando-lhes que não tinham razão, soltam um "moving on" e vão dormir de consciência tranquila.

Oh xôr Descartes, você queria que eu fizesse o quê mesmo? Continuasse a refutar o irrefutável?

Até dei a minha opinião de que essa regra deveria ser revista, porque neste caso, não fez muito sentido, porque a bola ia para a outra equipa. Querias que dissesse o quê mesmo?

"Sim, mas..."? Mas o quê crl, mas nada. 

Saber meter a viola ao saco é uma característica que falta a muita gente. Controlar certos impulsos ao falar do que claramente pouco sabe, é outro. E nesta me incluo, que, felizmente a pide já não é do meu tempo e eu posso dar a minha opinião sobre x assunto. Seja ela qual for. Podes ignorar, ou podes me corrigir, que num mundo ideal, a pessoa vai aceitar e secalhar, até vai 1. Mudar o ponto de vista sobre determinado assunto 2. Dar a conhecer ao "entendido" outro ponto de vista do mesmo assunto, resultando assim, pegando neste exemplo, na mudança dessa regra de m*rda, e avançando/evoluindo no aperfeiçoamento da modalidade.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 18 minutos:

Oh xôr Descartes, você queria que eu fizesse o quê mesmo? Continuasse a refutar o irrefutável?

Até dei a minha opinião de que essa regra deveria ser revista, porque neste caso, não fez muito sentido, porque a bola ia para a outra equipa. Querias que dissesse o quê mesmo?

Saber meter a viola ao saco é uma característica que falta a muita gente. Controlar certos impulsos ao falar do que claramente pouco sabe, é outro. E nesta me incluo, que, felizmente a pide já não é do meu tempo e eu posso dar a minha opinião sobre x assunto. Seja ela qual for. Podes ignorar, ou podes me corrigir, que num mundo ideal, a pessoa vai aceitar e secalhar, até vai 1. Mudar o ponto de vista sobre determinado assunto 2. Dar a conhecer ao "entendido" outro ponto de vista do mesmo assunto, resultando assim, pegando neste exemplo, na mudança dessa regra de m*rda, e avançando/evoluindo no aperfeiçoamento da modalidade.

Sorry, eu não consigo ver escrito “secalhar”…

edit: mas louvo a viola no saco

Editado por Duda34
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 28 minutos:

É um escândalo o golo do Vizela. É um escândalo o penalty do Sporting. Portuguezices 

edit: lendo os posts dos (mais) entendidos na matéria, talvez não seja assim tão escandaloso o golo do Vizela

Há penálti nesse lance. O árbitro e o VAR é que decidiram ignorar o que existiu e inventar outro, por alguma razão.

Editado por JGabriel

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 3 minutos:

Sorry, eu não consigo ver escrito “secalhar”…

edit: mas louvo a viola no saco

Para grammar nazi já chega o sr. Desc 👍😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 1 hora:

Acho que ainda não percebeste completamente o alcance dos meus comentários. A questão não é pessoal. Eu não estou a dizer que tu, como indivíduo isolado, deverias fazer as coisas de maneira diferente. Porque não tens poder para alterar o quer que seja. Estou a apontar o dedo ao adepto típico, à cultura instituída. Se tens alguma coisa a alterar seria, na minha opinião, nas reações desproporcionada a quente. Fomentar alguma empatia com o árbitro. Imaginar como te sentirias no teu trabalho se, em cada coisa que fizesses, ainda que bem feita, tivesses uma turba de chefes, colegas, clientes, fornecedores a chamar-te incompetente e que devias mas é estar a lavar sanitas porque não tens condição para mais.

Fica-te bem meter a viola no saco, como é óbvio. O problema não está aí. O problema está quando decidiste, num momento anterior, tirar a viola do saco quando não havia motivos para o fazeres.

Quanto à mudança da Lei, é uma falácia. Porque se a regra fosse outra, se o árbitro interrompesse o lance para o retomar com uma bola ao solo e se, dessa decisão, resultasse uma jogada que terminasse em golo contra a equipa que apoias irias defender na mesma com unhas e dentes que a regra não fazia sentido e que o árbitro deveria deixar o lance continuar. Porque, lá está, estás a analisar a questão a partir das consequências favoráveis ou desfavoráveis para a tua equipa. Dito por outras palavras: se o lance não tivesse resultado em golo para o Vizela não haveria qualquer rasgar de vestes nem pedidos para se mudar a regra.

Editado por Descartes
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tópico Benfica x Sporting: as últimas páginas são só arbitragem; Sporting x Vizela: as últimas páginas são só arbitragem.

Deixem os ménezinhos apitar à vontade e falem de bola 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 9 horas:

Mais uma vez conceitos de ataque prometedor. Se quiseres entrar num conceito altamente abrangente até um pontapé de baliza pode ser um ataque prometedor. Se deve ser sancionado como tal? Não 

De acordo, mas isso vale para os dois lados. Há tanta incerteza ao afirmar que é um ataque prometedor como ao afirmar que não o é. No entanto não pareceu que tivesses dúvida ao dizer, com toda a certeza, que não o era

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de frederico.dr, há 58 minutos:

De acordo, mas isso vale para os dois lados. Há tanta incerteza ao afirmar que é um ataque prometedor como ao afirmar que não o é. No entanto não pareceu que tivesses dúvida ao dizer, com toda a certeza, que não o era

Falha minha então que vamos agora esclarecer: não é um ataque prometedor 

Compartilhar este post

Link para o post

A decisão do golo do Vizela parece-me certa, agora isto de levar com tabelas ou obstruções de árbitros dois jogos seguidos é chato. Talvez esteja na hora de se rever o posiciomento dos árbitros em campo. É a própria IFAB que o diz:

The referee should be close enough to see play without interfering with play

Eu sei que ele deve fazer a diagonal e aproximar mais do lado oposto ao assistente, mas ele parece-me demasiado adiantado tendo em conta a posição onde está a acontecer a jogada. Mas posso estar errado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Inkie, há 42 minutos:

A decisão do golo do Vizela parece-me certa, agora isto de levar com tabelas ou obstruções de árbitros dois jogos seguidos é chato. Talvez esteja na hora de se rever o posiciomento dos árbitros em campo. É a própria IFAB que o diz:

The referee should be close enough to see play without interfering with play

Eu sei que ele deve fazer a diagonal e aproximar mais do lado oposto ao assistente, mas ele parece-me demasiado adiantado tendo em conta a posição onde está a acontecer a jogada. Mas posso estar errado.

Nada como os árbitros já em final de carreira do CP: só andam dentro do círculo de meio campo para não incomodar ninguém 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 23 horas:

Também não tenho direito?

Tens, claro, o mesmo que todos. Espero é que tenhas encarado o que disse como o elogio que era. É que reconheço-te conhecimentos e inteligência para seres uma mais-valia nestes tópicos com o teu insight, que é algo que mais nenhuma alma aqui tem, e isso é desperdiçado quando apareces aqui para mandar bocas e chamar estúpidos a todos.

Isto é um fórum de pessoal aleatório. A malta discute de tudo um pouco e quase ninguém tem conhecimentos nas áreas debatidas. Discute-se política quando a maioria não o é, foi ou será. Ninguém aqui é treinador (bem, a esmagadora maioria, pelo menos) mas isso não nos impede de mandar bitaites sobre tácticas, treinadores e jogadores. A arbitragem não é excepção.

Tu podes ajudar a meter conhecimento em mim e noutros, mas se te deixas chatear por a malta debater assuntos no fórum, que é basicamente o objetivo de um fórum, é um desperdício enorme da mais-valia que tu és nestes temas.

• Like 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, há 1 minuto:

Só por curiosidade, com que idade é que os árbitros normalmente iniciam a sua carreira? @JohnyM

Os que conheço, começaram todos entre os 16 e os 18.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 1 hora:

Tens, claro, o mesmo que todos. Espero é que tenhas encarado o que disse como o elogio que era. É que reconheço-te conhecimentos e inteligência para seres uma mais-valia nestes tópicos com o teu insight, que é algo que mais nenhuma alma aqui tem, e isso é desperdiçado quando apareces aqui para mandar bocas e chamar estúpidos a todos.

Isto é um fórum de pessoal aleatório. A malta discute de tudo um pouco e quase ninguém tem conhecimentos nas áreas debatidas. Discute-se política quando a maioria não o é, foi ou será. Ninguém aqui é treinador (bem, a esmagadora maioria, pelo menos) mas isso não nos impede de mandar bitaites sobre tácticas, treinadores e jogadores. A arbitragem não é excepção.

Tu podes ajudar a meter conhecimento em mim e noutros, mas se te deixas chatear por a malta debater assuntos no fórum, que é basicamente o objetivo de um fórum, é um desperdício enorme da mais-valia que tu és nestes temas.

Tens que conceder que não é fácil, até aqui no CMPT, um árbitro ser imediatamente insultado quando manifesta uma opinião, normalmente fundamentada, que não vai ao encontro das opiniões maioritárias dos adeptos das equipas alegadamente prejudicadas.

E ainda é mais frustrante quando alguém chama o Johny para se pronunciar sobre um lance, o Johny fá-lo, contrariando a opinião de quem o chamou e leva logo com o rótulo de corporativista. Isto na versão mais simpática dos insultos com que o costumam brindar.

Mas, lá está, como ele é árbitro só tem que se aguentar à bomboca. E não tem o direito de se sentir chateado porque, nesse caso, demonstra uma mentalidade fraca e sucumbe ao que por aqui é escrito.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 7 horas:

Tudo certo e agradeço isso. No entanto é aquilo que o Descartes disse.

É tudo muito bonito citarem-me a pedir opinião mas depois levo com alguns bonecos que, quando a opinião não é aquela que querem ouvir, lá vêm bocas ou respostas parvas e sem sentido algum e há dias que simplesmente não tenho paciência para isso.

E agora que venha daí o rótulo de corporativista mas sim custa-me um bocado ver malta que está num PC a ver um jogo escrever num fórum filho da p*ta e coisas que tais a "colegas" (escrevo entre aspas porque para eles é profissão e para mim é somente um hobby). Custa porque sei que para eles é igual ao litro e eles vivem (quase todos) muito bem com isso mas a nossa cultura tem de mudar rapidamente porque corremos o risco de, a médio prazo, não ter árbitros.

É muito fácil dizer que os árbitros são fracos (e muitos deles são). Difícil é perceber porque isso acontece. Ignorando a malta que diz que são fracos sem razão só porque é uma decisão contra o seu clube (e para veres que não é nada contra o Sporting ontem no jogo do Porto o Godinho era tudo e mais alguma coisa porque não assinalou um pênalti a favor do Porto que não é pênalti nenhum) temos de perceber o porquê de termos cada vez menos árbitros a entrar nisto. 

Exemplo prático: são 7h30 e já estou a caminho do meu primeiro jogo do dia. Sai de casa às 7h e só devo voltar às 19h. Vou ter 3 jogos hoje portanto quando muitos estão a descansar no fim de semana eu ando feito estúpido de um lado para o outro para andar a ser insultado e dizer que lá ando pelo dinheiro. Devo fazer hoje perto de 150km e se tirar 100 euros hoje deve ser muito. Com o que vou gastar em portagem, combustível e almoço faz contas por alto do quanto eu vou receber (sendo que é recibo verde portanto depois mete isso nas contas). Eu felizmente posso bem com isso e não ando cá pelo dinheiro agora pensa num miúdo de 18 anos que tira agora o curso. Faz isto tudo mas, à chuva e ao frio, é insultado e ameaçado só porque sim. É claro que depois vai abandonar se tiver meio dedo de testa porque é muito melhor ficar no sofá a descansar ou ir curtir com amigos e família do que andar nestes embrulhos.

Tendo em conta que o post já vai demasiado longo concluir que provavelmente a minha postura na 6a se calhar não foi a melhor porque baixei o nível e desci ao nível do porco para andar na lama com ele. No entanto, estava num dia sem paciência e como tal o filtro já estava desligado 

• Like 10

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, há 8 horas:

Só por curiosidade, com que idade é que os árbitros normalmente iniciam a sua carreira? @JohnyM

O curso pode-se tirar entre os 14 e os 35 (a idade máxima não tenho certeza mas se não for os 35 não deve estar longe). Diria que a maior parte tira o curso entre os 17 e os 19/20

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...