M. Porter Publicado 15 Julho 2023 Citação de Gilberto Carlos, há 10 horas: Não conheço esse Alan, por isso não vou falar. Agora com 60M (que não vai ser isso) arranjar 3 ou 4 jogadores, que além de entrarem no 11 (e não serem um Veron), sejam capazes de dar bom dinheiro daqui a 1 ou 2 anos, é que já acho muito, muito dificil. É que 3 novos titulares, é 1/4 da equipa, equipa essa que "queres" vender o seu jogador mais fulcral. O Porto está numa situação económico-financeira muito débil. Eu leio por aqui e noutros espaços que o pessoal começa a ter noção da gravidade da situação, mas mesmo assim, por vezes, não se tem bem a noção do quão deficitária a situação é. Posto isto o reforço do plantel tem de ser cirúrgico para fazer uma equipa competitiva a fim de lutar pelo grande objetivo da época: a entrada na Liga dos Campeões 24/25. Por isso não me choca vendermos 1/2 jogadores chave para criarmos condições para montar um plantel com 3/4 reforços de qualidade inegável, que num contexto desportivo positivo possam valorizar e rentabilizar nas épocas seguintes, e juntar 1/2 jogadores de qualidade por empréstimos c/ ou s/ opção de compra. Se conseguirmos com estes jogadores valorizar os nossos será sempre um bom negócio e volto a referir que, dado o contexto, é fundamental construir um plantel com nível para atingir a Champions. A realidade é se tivermos insucesso desportivo esta temporada ficamos com os pregos todos no caixão. E falar de um empréstimo sem opção de compra como um negócio "ruinoso" é abusar da hipérbole atendendo ao que se passa/ou na órbita de negociatas do FCP na última década 😁 1 Compartilhar este post Link para o post
Samuel Publicado 15 Julho 2023 Pelos vistos cumprimos mesmo com o FP Financeiro. E andou o outro (censurado) a colocar-nos numa posição negocial ainda mais f*dida, só porque sim. É so animais. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 15 Julho 2023 (editado) Citação de M. Porter, há 1 hora: O Porto está numa situação económico-financeira muito débil. Eu leio por aqui e noutros espaços que o pessoal começa a ter noção da gravidade da situação, mas mesmo assim, por vezes, não se tem bem a noção do quão deficitária a situação é. Posto isto o reforço do plantel tem de ser cirúrgico para fazer uma equipa competitiva a fim de lutar pelo grande objetivo da época: a entrada na Liga dos Campeões 24/25. Por isso não me choca vendermos 1/2 jogadores chave para criarmos condições para montar um plantel com 3/4 reforços de qualidade inegável, que num contexto desportivo positivo possam valorizar e rentabilizar nas épocas seguintes, e juntar 1/2 jogadores de qualidade por empréstimos c/ ou s/ opção de compra. Se conseguirmos com estes jogadores valorizar os nossos será sempre um bom negócio e volto a referir que, dado o contexto, é fundamental construir um plantel com nível para atingir a Champions. A realidade é se tivermos insucesso desportivo esta temporada ficamos com os pregos todos no caixão. E falar de um empréstimo sem opção de compra como um negócio "ruinoso" é abusar da hipérbole atendendo ao que se passa/ou na órbita de negociatas do FCP na última década 😁 Não sei se é abusar da hipérbole, basicamente pagas um salário a um jogador que não é teu, tapando lugar a outros, e no fim sai a custo zero. Não é igual ao caso Uribe na medida em que o empréstimo, à partida, também terá custo zero, mas não deixa de ser um modelo de negócio insustentável para uma equipa que se quer a comprar e a vender bem. Vir sem OC é empurrar o problema com a barriga mais um ano. No final da próxima época estás outra vez com uma lacuna no meio campo. Claro que já fizemos bem pior, o Nakajima p.e. foi caro e não rendeu nada (nos dois sentidos), mas ainda assim prefiro o caminho em que se compram jogadores promissores com o intuito de gerarem rendimento a médio prazo e dinheiro a longo prazo. Nem sempre vai resultar mas isso é normal. Editado 15 Julho 2023 por Mica Compartilhar este post Link para o post
M. Porter Publicado 15 Julho 2023 Citação de Mica, há 1 minuto: Não sei se é abusar da hipérbole, basicamente pagas um salário a um jogador que não é teu, tapando lugar a outros, e no fim sai a custo zero. Não é igual ao caso Uribe na medida em que o empréstimo, à partida, também terá custo zero, mas não deixa de ser um modelo de negócio insustentável para uma equipa que se quer a comprar e a vender bem. Vir sem OC é empurrar o problema com a barriga mais um ano. No final da próxima época estás outra vez com uma lacuna no meio campo. Claro que já fizemos bem pior, o Nakajima p.e. foi caro e não rendeu nada (nos dois sentidos), mas ainda assim prefiro o caminho em que se compram jogadores promissores com o intuito de gerarem rendimento a médio prazo e dinheiro a longo prazo. Nem sempre vai resultar mas isso é normal. A questão é que um empréstimo de um jogador de valor, sem opção de compra, que indiscutivelmente acrescente valor e aumente o rendimento coletivo também ajuda a valorizar os nossos jogadores. Além disso, se não há capacidade financeira para comprar 5/6 reforços de qualidade indiscutível/potencial de valorização claro, mas há para 3 + 2 por empréstimos s/ opção de compra, não estamos a protelar o problema, estamos a ser racionais. Pior era pegar no orçamento disponível e comprar 6 jogadores de qualidade medíocre e não os rentabilizar, porque não há qualidade, como fizemos sucessivamente nas últimas épocas. Além disso não temos, neste momento, ativos que possamos ter rentabilidade nas próximas épocas se não tivermos sucesso desportivo, com exceção do Diogo Costa. Por isso é fundamental começar, de forma sustentável, começar a investir em ativos que possam ser rentabilizados, sim, mas isso não se faz numa época em que a capacidade financeira é muito deficitária. Terá de ser num plano de médio prazo, conjugado com sucesso desportivo, porque basta falhar um apuramento champions nesta fase e estamos na estaca 0 novamente. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 15 Julho 2023 Citação de M. Porter, há 5 minutos: A questão é que um empréstimo de um jogador de valor, sem opção de compra, que indiscutivelmente acrescente valor e aumente o rendimento coletivo também ajuda a valorizar os nossos jogadores. Além disso, se não há capacidade financeira para comprar 5/6 reforços de qualidade indiscutível/potencial de valorização claro, mas há para 3 + 2 por empréstimos s/ opção de compra, não estamos a protelar o problema, estamos a ser racionais. Pior era pegar no orçamento disponível e comprar 6 jogadores de qualidade medíocre e não os rentabilizar, porque não há qualidade, como fizemos sucessivamente nas últimas épocas. Além disso não temos, neste momento, ativos que possamos ter rentabilidade nas próximas épocas se não tivermos sucesso desportivo, com exceção do Diogo Costa. Por isso é fundamental começar, de forma sustentável, começar a investir em ativos que possam ser rentabilizados, sim, mas isso não se faz numa época em que a capacidade financeira é muito deficitária. Terá de ser num plano de médio prazo, conjugado com sucesso desportivo, porque basta falhar um apuramento champions nesta fase e estamos na estaca 0 novamente. Ainda ontem falei sobre isso com o Hammerfall, até a respeito do Sarabia. Reconheço todos esses pontos positivos sem quaisquer problema, mas preferia que tal opção fosse último recurso, como aliás aconteceu com o próprio Sarabia (assinou a 31 de agosto). Estamos em meados de julho, penso que a prioridade deveria ser tapar os buracos que a equipa tem com jogadores que tenham potencial e sejam novos, com vista não só a discutir um lugar na equipa principal já esta época como com vista a dar algum retorno financeiro no futuro. O Alan Varela encaixa perfeitamente nesse perfil. Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 15 Julho 2023 Citação de Diogo_CFB, há 17 horas: UEFA confirma que FC Porto ″cumpriu meta″ de fair-play financeiro (ojogo.pt) Já se sabia Citação de Samuel, há 59 minutos: Pelos vistos cumprimos mesmo com o FP Financeiro. E andou o outro (censurado) a colocar-nos numa posição negocial ainda mais f*dida, só porque sim. É so animais. Estava aí. No tópico correcto FC Porto sobe a parada por Alan Varela (ojogo.pt) FC Porto vai defrontar Wolverhampton, de Lopetegui, na pré-temporada (ojogo.pt) Compartilhar este post Link para o post
M. Porter Publicado 15 Julho 2023 Citação de Mica, há 5 minutos: Ainda ontem falei sobre isso com o Hammerfall, até a respeito do Sarabia. Reconheço todos esses pontos positivos sem quaisquer problema, mas preferia que tal opção fosse último recurso, como aliás aconteceu com o próprio Sarabia (assinou a 31 de agosto). Estamos em meados de julho, penso que a prioridade deveria ser tapar os buracos que a equipa tem com jogadores que tenham potencial e sejam novos, com vista não só a discutir um lugar na equipa principal já esta época como com vista a dar algum retorno financeiro no futuro. O Alan Varela encaixa perfeitamente nesse perfil. Eu quando aponto isto falo numa política de reforço de plantel concertada e planeada antecipada e com um orçamento rigoroso estabelecido a ser cumprido. Esperar pelo "ovo no cu da galinha", na situação negocial frágil do Porto, é para chegarmos ao dia 31/08, além de termos deixado escapar um ou dois negócios que até podiam representar uma +valia desportiva durante os meses anteriores, levamos com uma mão cheia de nada, ou pior, de lixo, só para dizer que afinal até se mexeram. Além disso sejamos claros: negócios de último dia de mercado como o do Sarabia são muito raros. Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 15 Julho 2023 Citação de Mica, há 3 horas: O SC não joga assim. A única variação mais recente foi um 4-4-2 losango no início da época passada que também não correu bem. E também não concordo muito com as posições que apontas. Existem duas posições absolutamente prioritárias: lateral direito e médio defensivo. Lateral direito porque só temos um, e esse que temos não deu provas de ser suficientemente regular, para além de que a sua propensão a lesões levanta receios. Médio defensivo porque só temos o Grujic, que nem sequer é a melhor representação de um médio defensivo e alternativa ao Uribe. Se o Porto fechar isto, assumindo que não fica de calças na mão noutras posições por via de vendas, luta pelo título até ao fim. Sim, com Wendell e Zaidu. Depois há o nice to have e aí seria sem sombra de dúvidas vender o Wendell e contratar um lateral esquerdo titular. Todo este exercício pode ter de ser refeito se sair um Pepê, Diogo Costa, Galeno ou outro jogador qualquer que tenha sido titular (sem ser ponta-de-lança) O SC alterna entre o 442 e 433, embora seja mais clássico no primeiro sistema com dois médios no miolo, o Otávio jogava na ala mas no fundo seria sempre o 3o médio. Médio defensivo puro acho desnecessário, mas o Alan faria bem esse trabalho pois é um gajo mais estilo Ugarte. Agora é preciso um 8 desde a saída do Vitinha, na Argentina têm lá mais uma ou outra opção interessante. Lateral direito sim é bem pensado, mas para cobrir o João Mário porque ele é o titular. O Costinha do Rio Ave pode ser boa opção. O Wndell é curto, o Zaidu é melhor opção. Mas surgindo propostas interessantes seria de vender os 2, a ficar com algum seria o Zaidu. Citação de Prata, há 3 horas: Não são 60 milhões, o Porto tem de entregar a um banco brasileiro mais de 30% do valor do Otávio. O Otávio é o último jogador que o Porto podia vender, pela dinâmica que dá ao meio campo, a polivalência, a qualidade e por fim o perfil competitivo que tem. O Navarro é um excelente avançado mas é mais estilo Evanilson e menos Taremi, acredito que saindo este o Porto passe a jogar com Verón/ Pêpê a jogar nas costas do Navarro/ Evanilson. Ficavam depois a faltar ao Porto 4/5 reforços que claramente acrescentassem porque perdia 3 jogadores fundamentais ( contando com o Uribe). O Varela é um excelente jogador e nem é assim caro. Eu então ele e o Taremi seriam os primeiros, sobretudo por esses valores. Não interessa isso da percentagem, os salários são enoemes e é a altura porreira para terminar o ciclo. Acho surreal como é que a malta fala de jogadores acabarem por sair a custo 0 com normalidade, isso só em casos excepcionais. Com estas vendas até conseguem manter o Diogo Costa (digo eu), e depois vender por 75M a curto prazo. Além disso, são necessário ativos com margem ter retorno financeiro interessante. Saindo Taremi e Otavio, sobram Pêpê e Diogo Costa. Citação de Mica, há 2 horas: Não sei se é abusar da hipérbole, basicamente pagas um salário a um jogador que não é teu, tapando lugar a outros, e no fim sai a custo zero. Não é igual ao caso Uribe na medida em que o empréstimo, à partida, também terá custo zero, mas não deixa de ser um modelo de negócio insustentável para uma equipa que se quer a comprar e a vender bem. Vir sem OC é empurrar o problema com a barriga mais um ano. No final da próxima época estás outra vez com uma lacuna no meio campo. Claro que já fizemos bem pior, o Nakajima p.e. foi caro e não rendeu nada (nos dois sentidos), mas ainda assim prefiro o caminho em que se compram jogadores promissores com o intuito de gerarem rendimento a médio prazo e dinheiro a longo prazo. Nem sempre vai resultar mas isso é normal. Eu num empréstimo sem OC só se for um jogador de uma dimensão ímpar, como aconteceu com o Sarabia no Sporting. De resto concordo contigo 😉 Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 15 Julho 2023 Então o objetivo é vender os melhores ativos que temos e ir buscar jogadores por empréstimo sem Opção de compra, que vão tapar lugar a jogadores que são nossos e que não nos vão dar retorno financeiro. Para mim isto faz zero sentido Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 15 Julho 2023 Citação de M. Porter, há 1 hora: Eu quando aponto isto falo numa política de reforço de plantel concertada e planeada antecipada e com um orçamento rigoroso estabelecido a ser cumprido. Esperar pelo "ovo no cu da galinha", na situação negocial frágil do Porto, é para chegarmos ao dia 31/08, além de termos deixado escapar um ou dois negócios que até podiam representar uma +valia desportiva durante os meses anteriores, levamos com uma mão cheia de nada, ou pior, de lixo, só para dizer que afinal até se mexeram. Além disso sejamos claros: negócios de último dia de mercado como o do Sarabia são muito raros. Para além do Sarabia tens o exemplo do Óliver que chegou na última semana do mercado de transferências. E o do Óliver foi um negócio em condições porque veio com OC. O Casemiro chegou antes mas até se compreende, não tínhamos médios mais defensivos excepto a incógnita (à altura) Rúben Neves, e o Porto tinha uma terceira pré-eliminatória de Champions para disputar contra o Lille. Mas também este veio com OC, já agora. Se calhar estamos aqui a discutir isto para nada, o Nico pode nem vir, e se vir até pode vir em moldes muito diferentes daqueles que se falam. Citação de Fajo, há 38 minutos: O SC alterna entre o 442 e 433, embora seja mais clássico no primeiro sistema com dois médios no miolo, o Otávio jogava na ala mas no fundo seria sempre o 3o médio. Médio defensivo puro acho desnecessário, mas o Alan faria bem esse trabalho pois é um gajo mais estilo Ugarte. Agora é preciso um 8 desde a saída do Vitinha, na Argentina têm lá mais uma ou outra opção interessante. Quando digo médio defensivo não digo necessariamente um 6, até porque o Porto não joga declaradamente com um 6 há algum tempo. O 433 é usado raríssimas vezes, excepto em mudanças no decorrer do jogo. Compartilhar este post Link para o post
M. Porter Publicado 15 Julho 2023 (editado) Citação de Mica, há 8 minutos: Para além do Sarabia tens o exemplo do Óliver que chegou na última semana do mercado de transferências. E o do Óliver foi um negócio em condições porque veio com OC. O Casemiro chegou antes mas até se compreende, não tínhamos médios mais defensivos excepto a incógnita (à altura) Rúben Neves, e o Porto tinha uma terceira pré-eliminatória de Champions para disputar contra o Lille. Mas também este veio com OC, já agora. Se calhar estamos aqui a discutir isto para nada, o Nico pode nem vir, e se vir até pode vir em moldes muito diferentes daqueles que se falam. Quando digo médio defensivo não digo necessariamente um 6, até porque o Porto não joga declaradamente com um 6 há algum tempo. O 433 é usado raríssimas vezes, excepto em mudanças no decorrer do jogo. O Oliver veio com uma opção de compra de 20M€ que foi ativada. Quando o compramos por 20M€ acabamos por fazer um negócio ruinoso do ponto de vista financeira, com prejuízo de 9M€. E eu adorava o Oliver. No primeiro empréstimo não teve OC acho eu. Exato. Mas atenção. eu sou o maior crítico da SAD e das suas negociatas. Mas tenho noção que este ano é fundamental garantir a champions e para isso precisamos de ter um plantel competitivo. Citação de Alonso., há 24 minutos: Então o objetivo é vender os melhores ativos que temos e ir buscar jogadores por empréstimo sem Opção de compra, que vão tapar lugar a jogadores que são nossos e que não nos vão dar retorno financeiro. Para mim isto faz zero sentido Não foi nada disso que eu disse. Editado 15 Julho 2023 por M. Porter Compartilhar este post Link para o post
Lurker Publicado 15 Julho 2023 Essa história do Nico não faz muito sentido de nenhum dos lados. Para o FC Porto não faz sentido assumir custos quando não se está a falar de um jogador que seja um diferenciador por defeito. Gosto do Nico mas está longe de ser um gajo que encaixe que nem uma luva no 11 do Sérgio ou que tenha atualmente um nivel que o torne titular por defeito (como aconteceu com o Sarabia). Do lado do Barcelona, com tantos supostos interessados, porquê escolher um clube que está a investir numa alternativa que tem interesse em potenciar e correr o risco de não ter o Nico como titular indiscutível? Estou céptico. Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 15 Julho 2023 FC Porto vence equipa B na pré-época: saiba quem marcou os golos (ojogo.pt) FC Porto divulga programa de jogos do estágio de pré-época (ojogo.pt) A equipa de Sérgio Conceição começa com um teste frente ao Portimonense, à porta fechada, no dia 19. Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 15 Julho 2023 Citação de Mica, há 1 hora: Para além do Sarabia tens o exemplo do Óliver que chegou na última semana do mercado de transferências. E o do Óliver foi um negócio em condições porque veio com OC. O Casemiro chegou antes mas até se compreende, não tínhamos médios mais defensivos excepto a incógnita (à altura) Rúben Neves, e o Porto tinha uma terceira pré-eliminatória de Champions para disputar contra o Lille. Mas também este veio com OC, já agora. Se calhar estamos aqui a discutir isto para nada, o Nico pode nem vir, e se vir até pode vir em moldes muito diferentes daqueles que se falam. Quando digo médio defensivo não digo necessariamente um 6, até porque o Porto não joga declaradamente com um 6 há algum tempo. O 433 é usado raríssimas vezes, excepto em mudanças no decorrer do jogo. Sim eu percebo, o 433 é o modelo alternativo. Agora saindo o Taremi poderia ser uma possibilidade.. Mas acredito que vão haver várias mexidas ao longo do verão. Compartilhar este post Link para o post
TiagoFC Publicado 15 Julho 2023 Em Espanha falam em "debate" entre Varela e Nico, mas FC Porto quer os dois Compartilhar este post Link para o post
fsociety Publicado 15 Julho 2023 Citação de TiagoFC, há 2 minutos: Em Espanha falam em "debate" entre Varela e Nico, mas FC Porto quer os dois Que assinem rápido. Demoram séculos para fechar um negócio. Compartilhar este post Link para o post
fsociety Publicado 15 Julho 2023 Nico González pode chegar com opção de compra (abola.pt) Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 16 Julho 2023 A BOLA - Duelo de Milão por Taremi! (FC Porto) Citação de Diogo_CFB, Em 09/07/2023 at 06:42: Rodrigo Conceição pode seguir as pisadas do irmão Francisco (ojogo.pt) Lateral tem no Heerenveen uma forte hipótese para prosseguir a carreira. Pode, por isso, jntar-se ao irmão no campeonato dos Países Baixos. A BOLA - Rodrigo Conceição ganha mais um interessado (FC Porto) E o Manafá, que também já saiu, pode interessar ao Botafogo também. Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 16 Julho 2023 O Otávio sempre é pra sair? Um dia dizem que está próximo da saída, noutro dizem o oposto, depois dizem que afinal asai, mas depois não são. Que confusão… se o Porto for buscar o Varela e o Njco fica bem servido no meio, não? Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 16 Julho 2023 Citação de HIM, há 1 minuto: O Otávio sempre é pra sair? Um dia dizem que está próximo da saída, noutro dizem o oposto, depois dizem que afinal asai, mas depois não são. Que confusão… se o Porto for buscar o Varela e o Njco fica bem servido no meio, não? A cláusula voltou hoje aos 60M 1 Compartilhar este post Link para o post
Samuel Publicado 16 Julho 2023 Essa história da clausula andar ai a saltitar também deve ser boa. Deve ser é mais "levem agora estes pêssegos enquanto estão baratos" Compartilhar este post Link para o post
Samuel Publicado 16 Julho 2023 Gabriel Costa Brás . Vamos ter central. Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 16 Julho 2023 Fiquei mais fã do António Ribeiro Compartilhar este post Link para o post
Boitswana Publicado 16 Julho 2023 Sim, tudo muito bonito mas têm muito papinha a comer. Até aos 25, pelos menos, têm que aprender com a dupla de excelência Zé Pedro e Romain. Como acreditamos muito neles já contratámos pela via das dúvidas mais um central zuca neste defeso. 2 Compartilhar este post Link para o post
Samuel Publicado 16 Julho 2023 Vou ali abrir o jogo do Boca, para ver se o Varela chora no fim Compartilhar este post Link para o post