BrunoCardoso Publicado 7 Fevereiro 2025 Citação de Petar Musa, Agora: Eu sei que gostas muito de xG e ppdas mas valem pouco mais 0 fora do twitter Se o Peter Musa o diz, então é porque é verdade. E pelo meio ainda consegues ridicularizar um treinador profissional quando fala sobre a importância que estes dados podem trazer para complementar o trabalho. Imagino a comichão que causou. Eu sei que gostas muito de dar hate tudo o que é relativo a dados, mas valem pouco para quem não trabalha dentro dum clube de futebol. 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 7 Fevereiro 2025 Citação de Elvis, há 1 minuto: Ainda estou para perceber o problema que a malta tem com estatísticas. É um bom prato para os bimbos discutirem no Twitter, só isso. Citação de BrunoCardoso, há 2 minutos: Se o Peter Musa o diz, então é porque é verdade. E pelo meio ainda consegues ridicularizar um treinador profissional quando fala sobre a importância que estes dados podem trazer para complementar o trabalho. Imagino a comichão que causou. Eu sei que gostas muito de dar hate tudo o que é relativo a dados, mas valem pouco para quem não trabalha dentro dum clube de futebol. E dentro de um clube de futebol os dados são ótimos para deixar os analistas às aranhas do porquê da equipa não estar a marcar golos quando o xG é 2.0 É como na F1, lá por o radar do tempo dizer que está a chover, significa que está realmente a chover. Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 7 Fevereiro 2025 Citação de Elvis, há 1 minuto: Ainda estou para perceber o problema que a malta tem com estatísticas. Sinceramente já nem sei se é propriamente falta de noção, ignorância ou é mesmo bater por bater. Chegamos ao ponto de descredibilizar as declarações dum treinador profissional de futebol, a trabalhar num dos maiores clubes do mesmo, e a importância que lhe trás ao trabalho. Só visto mesmo. Compartilhar este post Link para o post
a.lopes Publicado 7 Fevereiro 2025 Citação de BrunoCardoso, há 3 minutos: Se o Peter Musa o diz, então é porque é verdade. E pelo meio ainda consegues ridicularizar um treinador profissional quando fala sobre a importância que estes dados podem trazer para complementar o trabalho. Imagino a comichão que causou. Eu sei que gostas muito de dar hate tudo o que é relativo a dados, mas valem pouco para quem não trabalha dentro dum clube de futebol. Mas já gostas do Anselmi ou continuas a ser hater ? Citação de Petar Musa, há 6 minutos: Eu sei que gostas muito de xG e ppdas mas valem pouco mais 0 fora do twitter Video muito fixe sobre o que um treinador da Premier faz. Na parte do Analista tens la um Xpiças Compartilhar este post Link para o post
Lurker Publicado 7 Fevereiro 2025 Eu não consigo compreender o ódio às estatísticas avançadas. Algum clube alguma vez pôs um recurso a pedir os 3 pontos por ter tido mais xG do que o adversário? Qual é o mal de utilizar métricas para medir a performance de uma equipa? A única resposta que vi até agora é irem contra um alegado "espírito do futebol", como se toda a gente vivesse o jogo da mesma forma e se as pessoas tivessem deixado de poder assistir ao jogo como sempre viram. Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 7 Fevereiro 2025 Citação de Petar Musa, há 2 minutos: É um bom prato para os bimbos discutirem no Twitter, só isso. E dentro de um clube de futebol os dados são ótimos para deixar os analistas às aranhas do porquê da equipa não estar a marcar golos quando o xG é 2.0 É como na F1, lá por o radar do tempo dizer que está a chover, significa que está realmente a chover. As estatísticas lidam com médias. Se a tua equipa estiver constantemente com um xG superior à outra, em média irá ganhar mais jogos. Não é por teres casos isolados que a lógica não se aplica. e isto em termos genéricos, pq honestamente não sei bem como se mede o xG e certamente não é esse um dos muitos dados que as equipas profissionais usam. Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 7 Fevereiro 2025 (editado) Citação de Petar Musa, há 6 minutos: É um bom prato para os bimbos discutirem no Twitter, só isso. E dentro de um clube de futebol os dados são ótimos para deixar os analistas às aranhas do porquê da equipa não estar a marcar golos quando o xG é 2.0 Juro eu não sei mesmo o que dizer. O Anselmi é que é o bimbo, e o Petar Musa é que é o visionário. Pronto, fica lá com o teu pensamento (alheado da realidade como é obvio). E para mais te contradizes todo: Se o xG duma equipa é de 2, e a equipa não consegue alcançar isso, não é um dado que nos pode ajudar a descobrir a causa e a encontramos a solução para esse problema ? É mais fácil mandar bitaites de fora, quando não se percebe como é lá dentro. Editado 7 Fevereiro 2025 por BrunoCardoso Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 7 Fevereiro 2025 Citação de Elvis, Agora: As estatísticas lidam com médias. Se a tua equipa estiver constantemente com um xG superior à outra, em média irá ganhar mais jogos. Não é por teres casos isolados que a lógica não se aplica. e isto em termos genéricos, pq honestamente não sei bem como se mede o xG e certamente não é esse um dos muitos dados que as equipas profissionais usam. Do que trabalhei, os clubes nem olham muito para os xG nem os ppdas porque não significam nada. Uma bola da área do Haaland conta o mesmo se for o Dias, e não deveria. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 7 Fevereiro 2025 Citação de HappyKing, há 16 minutos: Era a esta parte da CI que me referia, @kareca Jornalistas a ouvi-lo é tipo eu a ver os gráficos circulares do @BrunoCardoso Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 7 Fevereiro 2025 Citação de BrunoCardoso, há 4 minutos: Juro eu não sei mesmo o que dizer. O Anselmi é que é o bimbo, e o Petar Musa é que é o visionário. Pronto, fica lá com o teu pensamento (alheado da realidade como é obvio). E para mais te contradizes todo: Se o xG duma equipa é de 2, e a equipa não consegue alcançar isso, não é um dado que nos pode ajudar a descobrir a causa e a encontramos a solução para esse problema ? É mais fácil mandar bitaites de fora, quando não se percebe como é lá dentro. Sim, vai ver nas barrinhas porque é que o teu avançado é cepo e não consegue meter na bola na baliza Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado 7 Fevereiro 2025 fun fact: os 3 jogadores q marcaram os 4 golos da Supertaça já saíram do clube Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 7 Fevereiro 2025 Hola, que tal Acho que estão com mucha ilusion. Só com isso é que posso admitir a vossa confiança para um bom jogo logo. Acredito que vamos passar muito mal lol, com base no que se viu nas últimas semanas de Porto. Ou até nos grandes jogos desta temporada. Vamos precisar de uma boa dose de sorte para ter sequer um empate. Portanto vou ver o jogo cheio de tranquilidade, citando Paulo Bento. Espero um desastre portanto.. Compartilhar este post Link para o post
pedropb13 Publicado 7 Fevereiro 2025 Citação de Elvis, há 12 minutos: Ainda estou para perceber o problema que a malta tem com estatísticas. Muitas vezes servem para desmontar o que o olhómetro enviesado lhes faz parecer verdades absolutas e que querem fazer vender como uma certeza inquestionável. 1 Compartilhar este post Link para o post
La Flame Publicado 7 Fevereiro 2025 Citação de Petar Musa, há 22 minutos: Eu sei que gostas muito de xG e ppdas mas valem pouco mais 0 fora do twitter Pepê das quem ? Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 7 Fevereiro 2025 Estatísticas como o xG e o PPDA são coisas semelhantes ao "número de remates à baliza" ou a "percentagem de posse de bola", apenas um pouco mais avançadas, e com um pouco de melhor correlação entre bons números nestas métricas e sucesso continuado. Todas as estatísticas têm as suas limitações e têm de ser interpretadas no seu contexto. São apenas mais uma ferramenta para interpretar o jogo. Odiar métricas só porque sim é apenas parvo. 1 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 7 Fevereiro 2025 Citação de La Flame, há 1 minuto: Pepê das quem ? Passes Per Defensive Action (PPDA): This is used as a measure of the intensity of a high press. Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 7 Fevereiro 2025 (editado) Citação de Petar Musa, há 11 minutos: Sim, vai ver nas barrinhas porque é que o teu avançado é cepo e não consegue meter na bola na baliza Sim, porque é nas barrinhas que se vê se o avançado é cepo. É como eu digo, eu não sei mesmo o que dizer, porque o que interpreto é que tens pouca noção do objetivo dos dados no futebol, ou então pronto, é o 'bater por bater'. Ou então ainda devem achar mesmo que os clubes visitam os SofaScore para trabalhar. Não sei. Eu sinto-me completamente confortável, quase a fazer 10 anos que trabalho no futebol, sei o que é por dentro, neste caso em especifico, os dados, as mais valias que trouxe aos clubes na várias vertentes, desportiva, recrutamento e financeira, com tanta e tanta informação que atualmente anda por aí, clubes a falar abertamente sobre a importância dos dados no clube, só não aprende quem não quer. E claro, um bater palmas ao Anselmi por falar abertamente sobre isto (e sobre outros temas, já se viu que vem para falar do jogo e isso é uma lufada de ar fresco), mas mesmo assim ainda se chega ao cumulo de dizer que isto não passa para os "bimbos do twitter". Editado 7 Fevereiro 2025 por BrunoCardoso 1 Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 7 Fevereiro 2025 Isso do xG é bruxaria. Atirem o Anselmi ao Douro para ver se ele flutua. 4 Compartilhar este post Link para o post
Aiden Publicado 7 Fevereiro 2025 Obviamente as estatísticas têm que ter um peso e fazer parte do trabalho de qualquer um que almeja a ser o melhor. Basta ver na nba o peso que têm (a transição para um jogo de 3pt é o exemplo mais claro), ou no ciclismo (cálculo de watts e o seu controlo). É fundamental em qualquer desporto e naturalmente no futebol também o é. E se queres ser o melhor, tens que dominar esse campo, uma vez que te aproxima do sucesso. 2 Compartilhar este post Link para o post
Nowell Publicado 7 Fevereiro 2025 Citação de Petar Musa, há 43 minutos: Eu sei que gostas muito de xG e ppdas mas valem pouco mais 0 fora do twitter Está mais que comprovado que isso não é verdade. E nunca percebi muito bem qual é o problema que o pessoal tem em relação ao xg em específico, qualquer um de nós vê um jogo e diz a toda a hora que esta equipa teve azar ou ganhou sem saber bem como no único remate que fez, então como adepto do Benfica neste momento é quase um milagre um gajo não passar por isso jogo sim jogo sim Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 7 Fevereiro 2025 Se o Martín faz uso das estatísticas, eu também as usarei. O resto é conversa para boi dormir. Para hoje, claro que ganhar é sempre o mais importante, mas gostava mesmo era de continuar a ver melhorias na forma da equipa jogar e que as ideias do treinador estivessem um bocadinho melhor assimiladas. É isso que me dará esperança para o futuro, ganhar 1-0 numa transição bem efetuada é bom e suficiente, mas pode muito bem ser circunstancial. Se juntássemos as duas coisas, era ouro sobre azul. 2 Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado 7 Fevereiro 2025 a única estatística q interessa é golos marcados vs golos sofridos. o resto é secundário 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 7 Fevereiro 2025 Citação de pedropb13, há 1 hora: Muitas vezes servem para desmontar o que o olhómetro enviesado lhes faz parecer verdades absolutas e que querem fazer vender como uma certeza inquestionável. Isto é verdade, algumas vezes Citação de noikeee, há 57 minutos: Estatísticas como o xG e o PPDA são coisas semelhantes ao "número de remates à baliza" ou a "percentagem de posse de bola", apenas um pouco mais avançadas, e com um pouco de melhor correlação entre bons números nestas métricas e sucesso continuado. Todas as estatísticas têm as suas limitações e têm de ser interpretadas no seu contexto. São apenas mais uma ferramenta para interpretar o jogo. Odiar métricas só porque sim é apenas parvo. Não podia concordar mais Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado 7 Fevereiro 2025 Citação de Su1, há 4 minutos: a única estatística q interessa é golos marcados vs golos sofridos. o resto é secundário 1 3 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 7 Fevereiro 2025 Citação de fns, há 1 minuto: Sim, mas e os dados do driblab? Compartilhar este post Link para o post