Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fns

[FC Porto] Futebol 24/25

Publicações recomendadas

Citação de fns, há 2 horas:

João Mário, Zé Pedro, Grujic, Borges, Jaime, Pepê... Podem ficar todos na Noruega e quando chegarem a Portugal digam.

A atitude de alguns foi execrável. Principalmente do João Mário.

Um banho de realidade. Não sinto que perdemos por "excesso de rotação". Longe disso. Perdemos por jogadores com más exibições e más atitudes. Achavam que era a Liga Europa e era tudo peaners. Um banho bem gelado que foi.

E Vítor dos calções. Tu mexe ao intervalo crl. E não é depois deles estarem com 10 e em bloco baixo que metes o Galeno. O Galeno não faz nada contra este tipo de bloco. Pareceu-me que o mister estava muito perdido no plano de jogo e não soube reagir a nada.

Nada está perdido. Temos é de mostrar outra cara com o United em casa.

Pontos positivos: Diogo Costa, Moura e Samu novamente. Mora fez mais que o Jaime e o Pepê. O Gul mexe-se bem. 

Infelizmente é muito isso e cheira-me que vai ser o denominador comum ao longo da época

Compartilhar este post

Link para o post

Pior que as duas derrotas que tivemos esta época é mesmo a forma como aconteceram… que falta de atitude e compromisso  

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 54 minutos:

A mim não me vai custar nada fazer o mea culpa, pelo contrário, vai me dar um gozo do crl se ele se afirmar no plantel principal mais rápido do que a minha expetativa.

Hoje entrou bem.

Que o plantel não é o ideal, não discuto. Mas boa parte desses 5 ou 6 jogadores mais criticados hoje estiveram no onze-base das nossas primeiras vitórias, incluindo na Supertaça. A qualidade individual não justifica minimamente termos visto hoje uma equipa toda desorientada nas transições defensivas.

O Nehuén, que é um dos melhores jogadores do plantel, no primeiro golo fez lembrar o Pepe da época passada.

Mas independentemente de achar que o problema foi muito mais coletivo que individual, espero que pelo menos um de entre Martim, Djaló e Vasco tenha a oportunidade de regressar ao onze no próximo jogo.

O jogo da Supertaça foi super atípico para tirar referências, mas acho que o maior problema hoje foi a altivez de alguns jogadores...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de MichaelAndrews, há 2 minutos:

Infelizmente é muito isso e cheira-me que vai ser o denominador comum ao longo da época

O que a mim me parece que vai ser o denominador comum ao longo da época são estes problemas defensivos, fruto de uma abordagem ao jogo algo kamikaze. O VB já demonstrou que é capaz de ler bem o jogo e mexer bem no decorrer do mesmo, pensa é o futebol de uma forma demasiado arrojada, sobretudo para a valia do plantel que tem à disposição.

Isto é Adriaanseball no seu estado mais puro. No campeonato, cada vez mais fraco (não me canso de repetir!), vai dar para massacrar os adversários na maioria dos jogos e acredito, muito honestamente, que vamos perder poucos pontos, ao contrário das dificuldades que sentíamos em anos anteriores para desmontar os Airbus do Tugão. Por outro lado, tenho sérias dúvidas que consigamos ser a mesma equipa extremamente competitiva nas provas europeias com esta proposta de jogo.

Não acho que se trate de falta de atitude ou compromisso, embora possa passar essa imagem porque agora já não praticamos um futebol baseado na raça e na vertente física. Um Ivan Jaime, por exemplo, já é por natureza um gajo algo displicente, sem nervo, sem intensidade, sem a mentalidade competitiva adequada para representar um clube com esta grandeza e exigência. O problema é que é a principal alternativa ao Galeno e ao PP e quando assim é não há muito a fazer. O mesmo é válido para o Grujic, é uma banalidade tremenda mas se queremos poupar o Varela somos praticamente obrigados a dar-lhe uma oportunidade. Idem aspas para gajos como o J. Mário, o Zé Pedro, o Otávio, o Eustáquio, o Franco, o Namaso, o Navarro, o G. Borges...

Olhando friamente para a coisa, os únicos jogadores de indiscutível valia são os 3 reforços (e aqui há logo um mérito tremendo para a estrutura), o Diogo e o Alan Varela. O próprio Nico tenho dificuldades em colocá-lo neste lote porque o meio-campo é sempre engolido quando defrontamos adversários de outra valia e ele tb é incapaz de se destacar pela positiva.

É um plantel muito pobre para uma ideia tão audaz. Na Supertaça as coisas podiam ter facilmente descambado, em Alvalade podíamos ter sofrido igualmente 4/5 golos e hoje só não saímos de saco cheio porque eles ficaram reduzidos a 10 no início da 2ª parte. Infelizmente não será a última vez que corremos esse risco. Já tinha alertado que o grupo da Liga Europa era bem mais difícil do que aquilo que alguns queriam fazer ver e talvez este resultado sirva para gerir expectativas.

A mim não me incomoda ver o Zé Pedro ser confrontado com situações de 1x1 com o adversário (faz parte do risco associado à nossa ideia de jogo), o problema está mais na forma como ele foi sucessivamente comido, como se fosse um central de um Arouca desta vida. Nada contra o rapaz, faz o melhor que pode e sabe, é apenas um exemplo. Podemos analisar isto de duas perspectivas diferentes. Se é verdade que podia ficar menos exposto se a equipa estivesse mais organizada tb não é menos verdade que um central do Porto tem que ganhar a maioria dos duelos e não o contrário. É preocupante vermos um Hauge, que até flopou em Itália e na Alemanha, fazer dele o que quer, ou analisarmos aquelas estatísticas assustadoras do Otávio diante do Farense, em que não conseguiu ganhar um único duelo aéreo ao craque do Tomané. São m*rda impensáveis para um Porto à Porto!

Hoje pelo menos ganhamos mais duas soluções para o futuro, o Mora e o Gul. Quem entra com esta personalidade tem que aparecer mais vezes, até porque as alternativas não são melhores, muito pelo contrário.

Compartilhar este post

Link para o post

Não vi a segunda parte, o Gul entrou bem ou existe aí algum bias porque marcou um golo?

Também estou curioso para perceber que tipo de jogador é. Se for mais estilo Samu então vejo vida muito difícil para o Navarro e Namaso, porque são dois jogadores que precisam de mais alguém para se completar, e não se completam entre si.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 22 minutos:

Não vi a segunda parte, o Gul entrou bem ou existe aí algum bias porque marcou um golo?

Também estou curioso para perceber que tipo de jogador é. Se for mais estilo Samu então vejo vida muito difícil para o Navarro e Namaso, porque são dois jogadores que precisam de mais alguém para se completar, e não se completam entre si.

Entrou bem, quis mostrar serviço, parecia quase um polvo no ataque. Sempre muito mexido, tenta sempre apoiar os colegas e o golo acabou por ser a recompensa pela bela entrada apesar de ter sido aos trambolhões que a bola ali fica mas não importa como acontece, importa é que teve frieza de marcar, muitos teriam ficado a olhar ou ainda falhavam o lance 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Boitswana , há 12 horas:

O plantel é pobre, muito pobre. Tirando os reforços Nehuen, Moura e Samu, o Diogo e o Varela o resto é tudo uma banalidade atroz.

O Nico Gonzalez deve jogar basket. E o próprio Galeno também. 

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 14 minutos:

O Galeno é bom para um certo contexto. Contra autocarros é muito limitado. 50M€ era a melhor venda da história do clube.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim o grande problema ontem, e o mais grave de todos porque pode ter um impacto brutal no resto da temporada é que o nosso meio campo sem o Varela não existe.

• Like 1
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 4 minutos:

Para mim o grande problema ontem, e o mais grave de todos porque pode ter um impacto brutal no resto da temporada é que o nosso meio campo sem o Varela não existe.

Pelo menos permitiu-nos saber que com o Grujic nunca existe.

Agora só nos resta trabalhar soluções com o que há na casa. Com Nico, Eustáquio e Vasco, não tendo nenhum destes as características defensivas do Varela, podem ajudar.

Outra solução pode passar pelo Nehuen a fazer de primeiro elemento de construção à frente da defesa, apesar de ser central e de ser uma pena não o usar nessa posição, já mostrou conforto a construir e a galgar metros pelo centro do terreno, como de resto passou a vida a fazê-lo frente ao Vitória. E ainda restam Zé Pedro, Tiago Djaló e Otávio para jogarem atrás.

Agora esta é a minha perspetiva a atacar, na organização defensiva não faço ideia se o Nehuen se sentiria confortável entre a defesa e meio campo.

Quando se muda tanta coisa num clube é normal haver estes dissabores. A melhor solução é sempre trabalhar em procura de soluções em vez de arranjar desculpas, terá de ser esse o trabalho do VB.

Compartilhar este post

Link para o post

O Varela é o motor do Porto. 

Apesar de o VB ter feito parte das equipas do Sérgio, há uma nova abordagem, nova forma de jogar e muitos jogadores novos. É normal que mudando um pouco o 11 a equipa sinta a mudança. 

Não acho que seja caso de alarme quando ainda por cima já ficou claro que o objetivo do Porto é só o campeonato. Um pouco Sporting style. É a entrada na Champions que permitirá o clube de respirar. 

• Like 2
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

As palavras do AVB não transmitem que o único objetivo é o campeonato, curioso que essas palavras estão um bocadinho desalinhadas com aquilo que o VB disse ontem a seguir ao jogo. 

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bernas, Agora:

As palavras do AVB não transmitem que o único objetivo é o campeonato, curioso que essas palavras estão um bocadinho desalinhadas com aquilo que o VB disse ontem a seguir ao jogo. 

penso que ha algo para fora e algo para dentro. O VB é que se espalhou no que disse para fora.

Compartilhar este post

Link para o post

Faltam 3 jogos, todos em casa, até pararmos novamente para seleções:

Diogo, Martim, Nehuen, ? , Moura, Varela, Vasco, Nico, Galeno, ?, Samu.

É me indiferente que joga com o Nehuen. Se o Djaló tiver bem fisicamente e o VB quiser testar, força. Se o Otávio voltar mas com consciência das suas limitações tudo bem. Se for o Zé Pedro, também é me igual. Se quiserem ir buscar o Gabi também me serve para mim. 

Agora na frente de ataque o lugar espera e desespera pelo Fábio Vieira. O Gonçalo não. O Pepê é o mais talentoso mas enerva-me com os seus rodriguinhos e más decisões. O Franco não tem andamento para isto mas a verdade é que o VB gosta dele, entrou em 5 dos 8 jogos. O Jaime só está a dar razão a quem o sempre criticou, jogador sem esforço e sem vontade.

Opções do banco de suplentes: Cláudio Ramos, Eustáquio, Mora, Namaso (não a 9), Gul. E é isso. Não há mais. Não temos plantel para rodar, tá comprovado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 1 hora:

O Galeno só funciona em contextos muito específicos, como disse o @fns, e esta época palpita-me que terá um impacto ainda menor porque a equipa não explora as transições como em épocas anteriores. Neste futebol mais apoiado, em que queremos ser protagonistas e jogar sempre num bloco muito alto ainda sente mais dificuldades. Tivemos um jackpot à mão de semear e ficámos a ver navios.

Quanto ao Nico, já disse em comentários anteriores que o considero bom jogador mas continuo a ter dificuldades em colocá-lo no lote de jogadores diferenciados deste plantel. Acho que ainda lhe faltam algumas coisas para o podermos colocar no mesmo patamar do Diogo, do Nehuen, do Varela ou do Samu, por exemplo. A verdade é que nos jogos de maior dificuldade o nosso meio-campo foi completamente engolido e ele individualmente tb passou completamente ao lado do jogo.

Citação de Jimpo, há 1 hora:

O Varela é o motor do Porto. 

Apesar de o VB ter feito parte das equipas do Sérgio, há uma nova abordagem, nova forma de jogar e muitos jogadores novos. É normal que mudando um pouco o 11 a equipa sinta a mudança. 

Não acho que seja caso de alarme quando ainda por cima já ficou claro que o objetivo do Porto é só o campeonato. Um pouco Sporting style. É a entrada na Champions que permitirá o clube de respirar. 

E isto vai ser assim até ao final da época, com tudo o de bom e de menos positivo que isso poderá trazer. Recordo-me sempre daquele jogo na Reboleira, em que nos demos ao luxo de mudar de sistema, para uma defesa a 3, de modo a nos adaptarmos à equipa do Estrela. Fizemos uma exibição deplorável e que francamente me envergonhou enquanto portista mas acabámos por ganhar 1-0, que era o mais importante na altura.

A anterior equipa técnica era mais resultadista e jogava praticamente em função do adversário. Se essa abordagem estratégica resultava muitíssimo bem nos jogos de maior cartaz, inclusive na Champions, contra os autocarros do Tugão já era outra conversa. Com o VB acontece precisamente o oposto, mantemo-nos fieis aos nossos princípios (que ainda carecem de ser trabalhos e desenvolvidos) e não abdicamos da nossa ideia de jogo, independentemente do adversário.

Lógico que isso trará alguns dissabores no decorrer da época, sobretudo quando temos um plantel tão limitado e curto em opções de inegável valia para uma proposta de jogo tão arrojada.

Não podemos é cair no erro de confundir risco com falta de preparação [estratégica] para os jogos, porque nisso o VB já deu provas de ser bem competente. É outra forma de olhar para o futebol, com os seus prós e contras.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

O Galeno é um gajo que sem espaço principalmente nas costas das defesas torna-se ainda mais banal e limitado no que consegue fazer. Se ele ainda tivesse as skills do Leão por exemplo, as vezes ainda se podia safar melhor porque tem sempre mais vontade que o Leão que anda em campo em modo pastelão mas não tem, então perdendo a sua maior virtude, vem ao de cima todos os seus defeitos. 

Por isso é que a LE ele se estava a safar, muitos metros para galgar e ninguém conta muito que o lateral vá entrar pelo meio da área como ele fazia porque normalmente os extremos e laterais acabam por ficar muito junto a linha.

Quer a gente queira admitir ou não, perder o FC foi um rude golpe na nossa vertente ofensiva. 

Jaime, Pepê, Galeno, Borges...Todos bons jogadores(Borges é discutível se é bom mas acho que se entende o ponto) mas nenhum está ao nível do FC em termos ofensivos.  

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 6 minutos:

O Galeno é um gajo que sem espaço principalmente nas costas das defesas torna-se ainda mais banal e limitado no que consegue fazer. Se ele ainda tivesse as skills do Leão por exemplo, as vezes ainda se podia safar melhor porque tem sempre mais vontade que o Leão que anda em campo em modo pastelão mas não tem, então perdendo a sua maior virtude, vem ao de cima todos os seus defeitos. 

Por isso é que a LE ele se estava a safar, muitos metros para galgar e ninguém conta muito que o lateral vá entrar pelo meio da área como ele fazia porque normalmente os extremos e laterais acabam por ficar muito junto a linha.

Quer a gente queira admitir ou não, perder o FC foi um rude golpe na nossa vertente ofensiva. 

Jaime, Pepê, Galeno, Borges...Todos bons jogadores(Borges é discutível se é bom mas acho que se entende o ponto) mas nenhum está ao nível do FC em termos ofensivos.  

Acho que um total de 0 pessoas acredita que o Francisco Conceição não era uma mais valia e provavelmente o melhor extremo do Porto, ainda para mais com a nossa forma de jogar.

Ele quis sair, é compreensível. Veremos se volta ou se é vendido.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Junto só mais uma opinião sobre o Galeno. O Porto reforçou-se muito bem com o Moura mas aquela posição de joker do Galeno era a melhor para ele neste Porto. 

• Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 15 minutos:

Junto só mais uma opinião sobre o Galeno. O Porto reforçou-se muito bem com o Moura mas aquela posição de joker do Galeno era a melhor para ele neste Porto. 

A nível interno, sim. Quando o nível sobe, parece-me que o problema das laterais já não é o Galeno, o Moura ou os outros que lá jogam.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

O Ivan Jaime da vontade de atirar um tijolo sempre que faz aquele sorrisinho. Punchable face máxima 

Compartilhar este post

Link para o post

Depois da antevisão ao jogo por parte do VB fiquei bastante reticente quando vi o 11 e se tiver que apontar o dedo a alguém pela derrota é a ele mesmo. Um treinador que faz a analise do adversário como ele fez a evidenciar bastante os pontos fortes do Bodo e vamos para jogo com o Grujic a 6? Contra uma equipa super vertical?? Como é óbvio o tempo de comparações já lá vai, mas o Borges com o SC ontem tinha saído aos 30, e era o que devia ter acontecido, estamos a falar de um jogador que taticamente é 0, que mesmo num campo onde a imagem não era a melhor para vermos a equipa exposta taticamente mas 'n' vezes o mesmo teve a jogar em cima do Jaime expondo totalmente o nosso corredor direito. Por isso VB, desculpa, mas ontem perdemos por casmurrice. 

Engraçado que fui criticado pelo que disse do Galeno no ultimo dia do mercado, mas hoje o mesmo já não presta.  

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 17 minutos:

A nível interno, sim. Quando o nível sobe, parece-me que o problema das laterais já não é o Galeno, o Moura ou os outros que lá jogam.

Como disse nao estava a contar muito com o Porto para a Europa e mesmo ai este ano estao na Europa League e nao Champions..

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ANOIRONE, há 5 minutos:

Depois da antevisão ao jogo por parte do VB fiquei bastante reticente quando vi o 11 e se tiver que apontar o dedo a alguém pela derrota é a ele mesmo. Um treinador que faz a analise do adversário como ele fez a evidenciar bastante os pontos fortes do Bodo e vamos para jogo com o Grujic a 6? Contra uma equipa super vertical?? Como é óbvio o tempo de comparações já lá vai, mas o Borges com o SC ontem tinha saído aos 30, e era o que devia ter acontecido, estamos a falar de um jogador que taticamente é 0, que mesmo num campo onde a imagem não era a melhor para vermos a equipa exposta taticamente mas 'n' vezes o mesmo teve a jogar em cima do Jaime expondo totalmente o nosso corredor direito. Por isso VB, desculpa, mas ontem perdemos por casmurrice. 

Engraçado que fui criticado pelo que disse do Galeno no ultimo dia do mercado, mas hoje o mesmo já não presta.  

A avaliação que foi feita na altura foi ao Galeno LE e antes da chegada do Moura, é natural que a percepção da maioria das pessoas fosse outra.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...