Refutador Publicado 8 Janeiro 2025 Hoje em dia, um gajo vê pouca bola, por isso, quando arranja tempo, quer ver mais qualidade do que isto, mas enfim, tendo em conta todas as condicionantes, é o que temos para apresentar…Não é muito, mas é trabalho honesto, já diz o outro. Valeu pela vitória, pela inteligência emocional e pela jogada do golo, que é bem construída. O que fica para a estatística é mais um golo do Gyokeres a passe do Quenda, mas além do mérito do Geny em invadir o corredor central, reparem na intervenção do Morita. Não faz aparentemente “nada de especial” - limita-se a estar bem posicionado, a temporizar e a devolver um passe de 2 metros - mas é o que desbloqueia tudo o que se segue. Se todos tivessem mais ações “banais” como estas, talvez se jogasse mais qualquer coisinha à bola. Mais Morita, menos Maxi Araújo. Saudações leoninas, companheiros. E tusa máxima com o Mister Rui Borges para o que resta da época. Vou aparecendo para dizer um olá. 21 Compartilhar este post Link para o post
El Shafto Publicado 8 Janeiro 2025 Citação de Refutador, há 9 minutos: Hoje em dia, um gajo vê pouca bola, por isso, quando arranja tempo, quer ver mais qualidade do que isto, mas enfim, tendo em conta todas as condicionantes, é o que temos para apresentar…Não é muito, mas é trabalho honesto, já diz o outro. Valeu pela vitória, pela inteligência emocional e pela jogada do golo, que é bem construída. O que fica para a estatística é mais um golo do Gyokeres a passe do Quenda, mas além do mérito do Geny em invadir o corredor central, reparem na intervenção do Morita. Não faz aparentemente “nada de especial” - limita-se a estar bem posicionado, a temporizar e a devolver um passe de 2 metros - mas é o que desbloqueia tudo o que se segue. Se todos tivessem mais ações “banais” como estas, talvez se jogasse mais qualquer coisinha à bola. Mais Morita, menos Maxi Araújo. Saudações leoninas, companheiros. E tusa máxima com o Mister Rui Borges para o que resta da época. Vou aparecendo para dizer um olá. eu juro que não fui eu que escrevi isto Compartilhar este post Link para o post
Longineu Publicado 8 Janeiro 2025 Eu sei que ainda se vai estando na fase de lua de mel mas isto deixa-me sempre com um sorriso na face. Que coisa linda de ver 💚 1 Compartilhar este post Link para o post
AndreSCP7 Publicado 8 Janeiro 2025 (editado) Citação de Refutador, há 40 minutos: Hoje em dia, um gajo vê pouca bola, por isso, quando arranja tempo, quer ver mais qualidade do que isto, mas enfim, tendo em conta todas as condicionantes, é o que temos para apresentar…Não é muito, mas é trabalho honesto, já diz o outro. Valeu pela vitória, pela inteligência emocional e pela jogada do golo, que é bem construída. O que fica para a estatística é mais um golo do Gyokeres a passe do Quenda, mas além do mérito do Geny em invadir o corredor central, reparem na intervenção do Morita. Não faz aparentemente “nada de especial” - limita-se a estar bem posicionado, a temporizar e a devolver um passe de 2 metros - mas é o que desbloqueia tudo o que se segue. Se todos tivessem mais ações “banais” como estas, talvez se jogasse mais qualquer coisinha à bola. Mais Morita, menos Maxi Araújo. Saudações leoninas, companheiros. E tusa máxima com o Mister Rui Borges para o que resta da época. Vou aparecendo para dizer um olá. Sempre bom quando apareces aqui!😊 Todo o golo é muito bom mas, a ter sido um passe e não um ressalto (não tenho 100% de certeza, mas pareceu-me que foi intencional), a assistência é mesmo a melhor parte. O Quenda não tem espaço nenhum e brinca completamente com a defesa do Porto, dando a entender que vai abrir na ala onde parece estar o espaço todo, usa essa sugestão e em vez disso encontra o Gyokeres ali num buraquinho. Cada vez mais acho que, nesta ideia, preferia ter o Quenda no corredor central que ao próprio Trincão, muito porque lhe vejo outra capacidade nesse tipo de acções. Mas se não for lá, por favor não o metam na esquerda, pelo menos. Está longe de ser um problema só dele, mas no caso dele acho que as perdas são as maiores de lá andar. De resto, o Geny se procurasse coisas daquelas com frequência era 10x mais jogador, e posso estar embirrar mas pareceu-me que ele esteve ali um bom tempo à espera para perceber se dava para ir para cima de alguém e só mesmo muito a pedido é que respeitou o apoio frontal do Morita😂 Quanto ao Maxi, tem um dos perfis de decisão mais estranhos que já vi. Ao contrário de muitos aqui não o acho um Acuña. Esse era sempre o mesmo arroz com feijão, e mau. O Maxi não é bem assim. A acção do Maxi no nosso 3º golo em Guimarães é fantástica, por exemplo. É o que desbloqueia o lance todo, e nunca na vida o Acuña ou a maioria dos gajos desse tipo veria uma coisa daquelas. E, das coisas que vi dele para trás, até tem intuições interessantes em alguns momentos, tanto de movimentação como de decisão. Agora, alia esses bons apontamentos a uma catrefada de erros de decisão completamente estúpidos, vários deles em situações bastante acessíveis. Eu acho que ele decide pior em zonas recuadas que no último terço, e em zonas mais laterais do que em zonas mais centrais. O que é tudo estranho, na verdade, mas era uma sensação que já tinha do que andei a ver dele e cada vez mais tenho agora. Os jogos em que menos gostei dele com bola foram mesmo a lateral-esquerdo, o que não é uma indicação fantástica para o que aí vem😆 Também não o acho alguém particularmente (ou minimamente...) sobredotado a desequilibrar, o que piora ainda mais a coisa se estes problemas se mantiverem. Nunca gostei muito de compras por causa de competições de selecções - e foi o caso aqui, podem confiar - e especialmente pelo valor que foi. Não acho impossível que até melhore bastante, mas vai ser curioso ver o que sai daqui e, se for mau, como vamos descalçar esta bota. Editado 8 Janeiro 2025 por AndreSCP7 1 Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 8 Janeiro 2025 O Maxi foi contratado para ser titular num sistema e posição que já não existem. Mesmo assim, não me faz minimamente confusão tê-lo a jogar sempre. Deixa de ser um titular óbvio e passa a ser um jogador bastante útil. Vai ser o dono da lateral esquerda na grande maioria dos jogos caseiros/contra adversários inferiores, e pode ser útil mais à frente no decorrer de jogos com outras características. Agora, aquilo que eu acabei de escrever ou a lesão do Reis (que já de si não é o ideal para alguns jogos) são só mais alguns dos motivos pelos quais eu queria o meu extremo-esquerdo. Já agora, e isto inclui o Maxi e os defesas que jogaram hoje: o que não convém acontecer é esta organização na saída de bola. É por demais evidente a facilidade que os adversários têm de anular o 4x3x3 em que tentamos construir, bastando para isso que o avançado inicie a pressão sobre o central a cortar a linha de passe para o colega do lado. A partir daí, podem perfeitamente marcar HxH e deixar um central na cobertura para as bolas longas do Gyo (e já muito faz o bicho, mesmo em situações adversas). Não faz sentido, tem-se repetido, a equipa fica desconfortável, sem soluções e temos somado erros atrás de erros na saída de bola, que eventualmente vão dar barraca. E não é culpa dos jogadores, é culpa de quem faz com que as opções de passe estejam dispostas da forma que estão. Pode tentar sair a 3 com um lateral projectado estilo extremo, pode sair a 3 com um dos laterais a vir trocar com um dos médios (o Morita passa a vida no corredor esquerdo), pode abrir os centrais, projectar os laterais e plantar um médio no meio, qual líbero... sei lá, o que não faltam são ideias e soluções. Assim é que não tem funcionado. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 8 Janeiro 2025 Citação de Longineu, há 59 minutos: Eu sei que ainda se vai estando na fase de lua de mel mas isto deixa-me sempre com um sorriso na face. Que coisa linda de ver 💚 não sei bem explicar, mas onde o Marcelo é assim com os apertos de mão O Rui Borges é da mesma maneira com os abraços. 1 Compartilhar este post Link para o post
Unclouded Publicado 8 Janeiro 2025 Para quando um extremo destro para aquela direita? O Trincão e o Geny comem muito o mesmo espaço assim... Compartilhar este post Link para o post
Simeone Publicado 8 Janeiro 2025 Pelo menos O Jogo fala também no interesse no Ricardo Velho, além do Rui Silva. Compartilhar este post Link para o post
JPB Publicado 8 Janeiro 2025 "Até entrámos bem, depois fomos caindo e perdendo um ou outro comportamento defensivo, deixámos FC Porto entrar entre linhas. Por vezes a linha defensiva estava a baixar demasiado cedo e criava esse espaço que não ajudava a linha média." E na segunda parte, acertou isto. E aliás, isto já estava a acontecer contra o Benfica e contra o Vitória. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 8 Janeiro 2025 Citação de AndreSCP7, há 8 horas: e foi o caso aqui, podem confiar fala com quem tens de falar que é o Velho que tem de vir, o melhor guarda redes da liga passada e que este ano continua a mostrar que não foi apenas fluke Compartilhar este post Link para o post
Kluivert Publicado 8 Janeiro 2025 O que me incomoda mais, para já, neste sistema, é que me parece demasiado estático, com os jogadores presos às suas posições. Quanto ao Morita, já tinha referido no jogo anterior que a sua simplicidade desbloqueia muitas das jogadas. 1 Compartilhar este post Link para o post
Modulor Publicado 8 Janeiro 2025 Citação de Kluivert, há 6 minutos: O que me incomoda mais, para já, neste sistema, é que me parece demasiado estático, com os jogadores presos às suas posições. Quanto ao Morita, já tinha referido no jogo anterior que a sua simplicidade desbloqueia muitas das jogadas. Por acaso acho zero que a equipa esteja demasiado estática. O Morita, por exemplo e já que falaste nele, correu zonas do campo completamente distintas consoante o avançar do jogo. Mesmo o Quenda apareceu várias vezes no corredor central, com o Gyo a cair na ala “n” vezes. O Geny também me parece que é suposto ir os ilando, principalmente com bola, mas é mais aselha a escolher e definir esses momentos. Aquele que me parece ainda um pouco preso e ainda a encontrar o seu espaço nesse sistema é mesmo o Trincão, mas pode também ser um bocado do cansaço, não sei. Aquilo que ainda denoto em demasia é alguma fragilidade na saída. Já deviamos ter encontrado alguma correção - mesmo que em jeito de remendo - para suprir as dificuldades que temos tido desde o jogo com o Benfica em construir assim. A história do sair a três não está bem bem a acontecer e acabamos por ficar com os centrais demasiado apertados e propensos ao erro. Ontem, ainda assim, pareceu-me que foi o jogo que conseguimos sair mais tranquilos e seguros, mesmo que sem grande pressão porque este Porto, coiso… 1 Compartilhar este post Link para o post
JPB Publicado 8 Janeiro 2025 A mim parece-me que as dinâmicas de saída ainda nem devem ter sido treinadas. Ainda ontem tivemos um momento onde a equipa saiu em 3 e fez o mesmo que fazia com o Amorim. E quando não o faz, mesmo em 4, procura sempre a ala porque ainda não se rotinou o que o Rui Borges fazia nos outros clubes (um dos médios a descer). Em particular, porque ainda estás, em teoria, a jogar com 2 médios. Compartilhar este post Link para o post
Modulor Publicado 8 Janeiro 2025 Citação de JPB, há 3 minutos: A mim parece-me que as dinâmicas de saída ainda nem devem ter sido treinadas. Ainda ontem tivemos um momento onde a equipa saiu em 3 e fez o mesmo que fazia com o Amorim. E quando não o faz, mesmo em 4, procura sempre a ala porque ainda não se rotinou o que o Rui Borges fazia nos outros clubes (um dos médios a descer). Em particular, porque ainda estás, em teoria, a jogar com 2 médios. É a tal questão que ele refere vezes sem conta de estarem a estudar coisas com recurso a imagem, video, etc mas com pouco treino de campo. Não consigo pedir muito mais. E na verdade seria difícil pedir mesmo mais, tendo em conta o caco em que estava a ficar a equipa e os maus resultados como consequência - ele consegue recuperar o suficiente para, com alterações à mistura, ganhar a Benfica e Porto e escorregar em Guimarães num jogo caótico. Compartilhar este post Link para o post
Kluivert Publicado 8 Janeiro 2025 Citação de Modulor, há 11 minutos: Por acaso acho zero que a equipa esteja demasiado estática. O Morita, por exemplo e já que falaste nele, correu zonas do campo completamente distintas consoante o avançar do jogo. Mesmo o Quenda apareceu várias vezes no corredor central, com o Gyo a cair na ala “n” vezes. O Geny também me parece que é suposto ir os ilando, principalmente com bola, mas é mais aselha a escolher e definir esses momentos. Aquele que me parece ainda um pouco preso e ainda a encontrar o seu espaço nesse sistema é mesmo o Trincão, mas pode também ser um bocado do cansaço, não sei. Aquilo que ainda denoto em demasia é alguma fragilidade na saída. Já deviamos ter encontrado alguma correção - mesmo que em jeito de remendo - para suprir as dificuldades que temos tido desde o jogo com o Benfica em construir assim. A história do sair a três não está bem bem a acontecer e acabamos por ficar com os centrais demasiado apertados e propensos ao erro. Ontem, ainda assim, pareceu-me que foi o jogo que conseguimos sair mais tranquilos e seguros, mesmo que sem grande pressão porque este Porto, coiso… Quando escrevi aquilo, o jogador que me veio à cabeça foi mesmo o Trincão 😅 ele aparecia mais no espaço vazio e agora está sempre ali no meio, parece que meio perdido. E depois é a tal primeira fase de construção, basta uma pequena pressão sobre a defesa, não há qualquer apoio e resolve-se com um chutão. E foi algo comum nos três jogos. Mas lá está, tempo de treino é quase nenhum. Portanto é dar tempo para perceber se a equipa tem melhorias. Em termos de atitude e intensidade não tem faltado. 1 Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 8 Janeiro 2025 O Trincão é melhor a jogar da direita para dentro. E gostava de ver como aí sugeriram o Quenda no meio, na esquerda não convence e na direita só se fosse para rodar com o Trincao Compartilhar este post Link para o post
JPB Publicado 8 Janeiro 2025 (editado) Citação de Hammerfall, há 4 minutos: O Trincão é melhor a jogar da direita para dentro. E gostava de ver como aí sugeriram o Quenda no meio, na esquerda não convence e na direita só se fosse para rodar com o Trincao Acho o mesmo E testava o Trincão à esquerda onde acho que ele também é bastante bom. Faltam-lhe rotinas para tal apenas. Aliás, o Amorim chegou a dizer que o Trincão chegou a estar, num momento, a jogar melhor à esquerda Editado 8 Janeiro 2025 por JPB Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 8 Janeiro 2025 Só sei que voltei a gostar de ouvir as CI's do nosso treinador. 6 Compartilhar este post Link para o post
Hidden Publicado 8 Janeiro 2025 Há um mês estávamos aflitos para ganhar ao Boavista em casa, com cruzamentos a torto e a direito para a área. Ganhar ao Porto e Benfica em serviços mínimos está ótimo. Compartilhar este post Link para o post
Edu Seba Publicado 8 Janeiro 2025 Citação de Modulor, há 12 minutos: Alberto tazonde? Ainda chega a tempo de jogar a lateral esquerdo no sábado 😎 Compartilhar este post Link para o post
PRFA47 Publicado 8 Janeiro 2025 Citação de Hammerfall, há 30 minutos: O Trincão é melhor a jogar da direita para dentro. E gostava de ver como aí sugeriram o Quenda no meio, na esquerda não convence e na direita só se fosse para rodar com o Trincao Pote no meio, Trincão na direita e o desejado extremo esquerdo de pé direito... 1 Compartilhar este post Link para o post
Modulor Publicado 8 Janeiro 2025 Citação de Edu Seba, há 1 minuto: Ainda chega a tempo de jogar a lateral esquerdo no sábado 😎 Tendo em conta como o RB parece querer que a equipa jogue, não vejo muitas alternativas ao Maxi para sábado. A não ser que o Matheus recupere, claro. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 8 Janeiro 2025 O trincao também era claro que está esgotado de pilhas, é preciso rodar mais um bocado Citação de Modulor, Agora: Tendo em conta como o RB parece querer que a equipa jogue, não vejo muitas alternativas ao Maxi para sábado. A não ser que o Matheus recupere, claro. Esgoat 1 Compartilhar este post Link para o post
JPB Publicado 8 Janeiro 2025 Citação de Modulor, Agora: Tendo em conta como o RB parece querer que a equipa jogue, não vejo muitas alternativas ao Maxi para sábado. A não ser que o Matheus recupere, claro. Posso estar errado, mas a forma como o Matheus Reis saiu, parece-me ser coisa para 1 mês parado +- E quase nem de pé conseguia estar Compartilhar este post Link para o post