Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sazuke

Fórmula 1

Publicações recomendadas

Citação de NIkeL, há 2 minutos:

Se fossem inteligentes tinham feito o quê então?

Sabes que nem todas as decisões corretas são necessariamente inteligentes, certo? Por exemplo, eu barro manteiga nas torradas depois de as torrar, e não antes, o que faz todo o sentido e não acho que seja uma decisão inteligente. É apenas senso comum.

O que a Red Bull fez é senso comum. Não vais conseguir bater o adversário em pista em condições normais, fazes o inverso do que eles fizerem para tentar beneficiar de qualquer cenário anormal que possa surgir.

Não é preciso ser-se inteligente para fazer isto, isto é uma jogada estratégica que existe há décadas e que toda a gente conhece. É senso comum.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rfss94, há 1 minuto:

Confesso que me ri muito mesmo. 

Ahah, bem sacado.

Eu hoje fiquei louco com a defesa do Perez. E as palavras depois do Max, depois de recuperar a desvantagem à pala dele: “Checo is a legend”. Porque retiraram o Perez da corrida? Ainda não percebi essa…

Ah, e Kimi 😢. Merecia uma última corrida diferente…

Compartilhar este post

Link para o post

Então, se percebi bem:

(1) todos os lapped cars deviam passar e só passaram os que estavam entre o Max e o Hamilton;

(2) normalmente a corrida só recomeça depois dos lapped cars se juntarem ao pelotão.

É isto?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, Agora:

Sabes que nem todas as decisões corretas são necessariamente inteligentes, certo? Por exemplo, eu barro manteiga nas torradas depois de as torrar, e não antes, o que faz todo o sentido e não acho que seja uma decisão inteligente. É apenas senso comum.

O que a Red Bull fez é senso comum. Não vais conseguir bater o adversário em pista em condições normais, fazes o inverso do que eles fizerem para tentar beneficiar de qualquer cenário anormal que possa surgir.

Não é preciso ser-se inteligente para fazer isto, isto é uma jogada estratégica que existe há décadas e que toda a gente conhece. É senso comum.

E foram inteligentes em aplicar o senso comum. A corrida não estava nas mãos deles, fizeram literalmente tudo o que puderam fazer. 

Se a Red Bull não tivesse feito literalmente todas as ações que fez hoje, não ganhava. Foi 5d chess? Não, mas há que dar mérito à Red Bull por arriscar tudo e fazer literalmente tudo o que podiam uma vez que os carros não têm o mesmo pace.

Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

Então, se percebi bem:

(1) todos os lapped cars deviam passar e só passaram os que estavam entre o Max e o Hamilton;

(2) normalmente a corrida só recomeça depois dos lapped cars se juntarem ao pelotão.

É isto?

O que eu leio na regra é que é (2) se (1). Não aconteceu (1), portanto não deverá ser necessário (2). Mas já disse anteriormente que não sei se só pode haver "Ou passam todos ou não passa ninguém" ou se há meios-termos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 3 minutos:

Então, se percebi bem:

É isto?

Não é o que faz sentido? Então como é que o lapped cars que estão fora do pelotão sabem se a corrida recomeçou? Como é que passam uns e não outros?

Não faz sentido.

Então avisam que não vai haver lapped cars então a mercedes também toma a decisão de não parar porque sabem que estão uns 4/5 carros atrás dele, entre o Lewis e o Max sabem que existe uma segurança para não arriscarem! Na entrada da última volta afinal, já existe lapped cars.

Isto é vergonhoso

Editado por Alonso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 minutos:

Então, se percebi bem:

É isto?

Pelo que li não. Não existe nenhuma regra que diga que todos os lapped cars devem ultrapassar e juntar ao pelotão. 

Compartilhar este post

Link para o post

Para não falar, que se fosse para haver lapped cars não poderiam fazer mais cedo, com segurança noutra zona da pista?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rfss94, Agora:

Pelo que li não. Não existe nenhuma regra que diga que todos os lapped cars devem ultrapassar e juntar ao pelotão. 

Imagem Postada

A regra está lá

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

Então, se percebi bem:

É isto?

Penso que a 1 não é obrigatória. E a 2 não implica que se juntem mas sim que o SC só pode acabar na volta a seguir a serem deixados passar e não na própria. 

A questão é que nesta 2ª diz que é depois do último carro ser deixado passar. É possível que só tenham deixado passar os que estavam entre o Max e o Lewis para que a regra não se aplicasse. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 3 minutos:

Não é o que faz sentido? Então como é que o lapped cars que estão fora do pelotão sabem se a corrida recomeçou? Como é que passam uns e não outros?

Não faz sentido.

Então avisam que não vai haver lapped cars então a mercedes também toma a decisão de não parar porque sabem que estão uns 4/5 carros atrás dele, entre o Lewis e o Max sabem que existe uma segurança para não arriscarem! Na entrada da última volta afinal, já existe lapped cars.

Isto é vergonhoso

Mas não é obrigatório que cheguem, nada nas regras o diz. A questão é que 1) não deixaram todos os carros fazerem o unlap, 2) supostamente o SC só entra na volta depois do unlap, não na mesma como aconteceu.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 2 minutos:

O que eu leio na regra é que é (2) se (1). Não aconteceu (1), portanto não deverá ser necessário (2). Mas já disse anteriormente que não sei se só pode haver "Ou passam todos ou não passa ninguém" ou se há meios-termos.

Pois, não sei também. Gostava de ser esclarecido porque, lendo apenas a regra 48.12, há um parágrafo que menciona que isso só se aplica aos carros que estavam lapped em determinado momento.

Citação de Alonso., há 1 minuto:

Não faz sentido.

Isto é vergonhoso

Lá está, não sei. Estou convicto que, se isto fosse por exemplo no 2° GP do ano, teria acabado em SC, sem sombra de dúvidas.

Citação de rfss94, há 1 minuto:

Pronto, é isso que estou a tentar perceber.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 3 minutos:

Pergunta do momento: Também colocas os cereais antes do leite?

Fora de tangas, corrida estragada pela direção de corrida (não que isto seja uma novidade ainda mais este ano). Era red flag que seria a decisão mais justa e sensata para este final. Assim tornou o final mais mediático, polémico e acima de tudo "político" (braço de força da RBR foi maior que a Mercedes).

Luta incrível ao longo do ano entre o Max e o Lewis. Qualquer um merecia a vitória, sejamos honestos. Fico contente pelo Max para espevitar aqui uma alteração, mas o Max ainda tem muito para aprender. Tem de parar com aquelas entradas abusadas que toma.

Este ano a RBR também apresentou um carro muito competitivo e algo de bom saiu finalmente da Honda em termos de motor. Veremos como será para o ano com uma unidade motriz nova. Corridaça do Perez hoje, conseguindo fazer um trabalho fenomenal frente ao Hamilton com pneus novos vs macios com 20 voltas. Isto sim foi o melhor de hoje da corrida.

Quanto à Mercedes veremos o que faz a chegada do Russell. O Hamilton deve estar descontente com a equipa, após mais uma corrida recheada de más decisões, e o sangue novo do Russell pode voltar a introduzir uma nova rivalidade com a "velha" raposa.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que as regras nao dizem que todos os lapped cars devem ultrapassar e juntar ao pelotão.

Editado por fatBatman

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 minutos:

Pois, não sei também. Gostava de ser esclarecido porque, lendo apenas a regra 48.12, há um parágrafo que menciona que isso só se aplica aos carros que estavam lapped em determinado momento.

Lá está, não sei. Estou convicto que, se isto fosse por exemplo no 2° GP do ano, teria acabado em SC, sem sombra de dúvidas.

Pronto, é isso que estou a tentar perceber.

Isso é óbvio, mas consigo compreender perfeitamente ter um campeonato que chega à última corrida empatado e não querer terminar a corrida em SC. Mas se fosse fã do Hamilton estaria furioso, claro. É normal.

Compartilhar este post

Link para o post

Relendo a regra 48.12, está claramente aí dito: "a não ser que seja considerado que a presença do SC ainda é necessária, depois do último lapped car passar o líder, o SC regressa às boxes no final da PRÓXIMA volta".

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, Agora:

Devem-lhe ter dito para ficar calado, porque não deve ficar por aqui.

Os tempos onde diz m*rda de forma deliberada são coisas de 2011. Estamos em 2021 e se calhar ele próprio nem tem necessidade dado o estatuto que ganhou. Fora isso nada é oficial, até porque a Mercedes vai arrastar este processo.

Quanto à corrida:

Tal como tem acontecido nesta 2ª parte da época, o Hamilton não meteu um pé errado em pista e fez todo o trabalho que necessitava para garantir o máximo de pontos.

Arrancou muito bem, melhor do que esperava, e teve a corrida sempre no controlo, mesmo com o facto da RBR ter parado depois do VSC, o diferencial de pace foi obvio. Mas isto tudo foi pelo ar com o SC. E aqui, tal como aconteceu em muitas das corridas, a Mercedes ficou manca, porque o Bottas raramente esteve presente esta época e enquanto o Perez esteve mais vezes. Parar primeiro ia obrigar a perder track position, não parando ia deixar à mercê de um free pit stop com softs. Completamente redundante ter hards com 35voltas em cima ou 15. Seja como for acho a decisão da direção de corrida muito estranha.

Props para a RBR, o team game foi essencial para a pole e para o facto do Checo de fazer o tipo de trabalho, que sinceramente foi a primeira vez que vi numa equipa grande a resultar, onde o piloto nº2 bloqueia com sucesso o adversario. Foram 5 segundos ganhos numa volta.

Quanto ao resto, o Sainz mais uma vez o herói invisível com mais um pódio e mais uma prova da consistência que tem, fantástico.

No balanço, se o Max merece o título sim, porque ele é um piloto extramamente completo, seja em quali, seja a manter vida nos pneus, race pace e agressividade. No entanto, a confirmar o título, tudo que vi premiar, para além das qualidades como piloto, é o constante dirty driving e mais deprimente é ele achar que há uma campanha contra ele (aliás basta ver o maravilhoso rádio segundos antes do anúncio da decisão da direção de corrida no último SC) quando é exatamente o oposto que aconteceu todo o ano. Aliás todo este campeonato premiou m*rda como Imola, Espanha, Monza, Brasil, Abu Dhabi e Arábia Saudita, onde ele simplesmente;

-não aceita e nunca vai aceitar existir alguém que possa ser mais rápido do que ele e se for preciso puxa o adversário para fora da pista;

-acha que todo o tipo de espaço pode ser disputado;

-que os restantes pilotos têm de tomar medidas evasivas porque vem o menino de ouro da RBR (à custa da despromoção do Kvyat, saida do Ricciardo e do Sainz da RBR) e têm de se desviar senão há colisão.

Mas de qualquer forma, foi a melhor época desde 2012, quer em termos de qualidade de corrida, incidentes e dramas. 2016 era quase impossível para o Hamilton. Mas estes seguintes eventos foram os determinantes para a época ter sido decidida:

-Baku: Com o Max fora, por um incidente causado pela Pirelli e com o Perez com problemas hidráulicos, o Hamilton devia ter ganho a corrida e foi este erro humano que lhe custou 25 pontos.

-Hungria: Mais uma vez com o Max fora, a Mercedes acho que fez cagada ao não ter parado o Hamilton naquele restart.

-Bélgica: Para mim foi uma grotesta palhaçada o facto de terem existido pontos para essa corrida.

-Monza, aqui acho que o melhor desfecho, isto já com a Mercedes com o melhor carro, o Max ter sofrido o acidente com o Hamilton, cortou por completo qualquer momento do Hamilton ali. Ninguém pontua e conseguiu "empatar" a diferença pontual por uma corrida.

-Rússia. O masterclass do Max ao sacar o 2º, num traçado onde não esperava que ia ganhar e minimizar danos com foi importante para abordar Turquia, USA e Mexico, pistas onde tinham boas chances de ganhar, com outros olhos.

• Like 3
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Agora:

Relendo a regra 48.12, está claramente aí dito: "a não ser que seja considerado que a presença do SC ainda é necessária, depois do último lapped car passar o líder, o SC regressa às boxes no final da PRÓXIMA volta".

Volta essa que seria o final da corrida, algo que não aconteceu.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 1 minuto:

Volta essa que seria o final da corrida, algo que não aconteceu.

Não percebi. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 4 minutos:

Mas o último lapped car não passou o líder 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Caviar, há 1 minuto:

Mas o último lapped car não passou o líder 

Porque a regra não foi cumprida?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Agora:

Porque a regra não foi cumprida?

Qual regra?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...